Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 20:49

Morbus Escreveu:
kvk Escreveu:Parece que já é oficial, o sim ganhou com uma margem de quase 10% em relação ao não (http://referendo.mj.pt/). Fico muito feliz com este resultado, sinto que estamos um bocadinho mais perto dos restantes países civilizados e um bocadinho mais longe da "cauda" da europa.
Mas o referendo não conta, porque há muita abstenção!!!

Penso eu...
Mesmo que não fique vinculado, a lei tem de ser mudada para o sim até ao próximo referendo.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 11 fev 2007, 20:51

Player-Zero Escreveu:Mesmo que não fique vinculado, a lei tem de ser mudada para o sim até ao próximo referendo.
Se não for vinculado fica tudo como está. Isso é certo. Mas queres dizer: vai haver segunda volta? :shock:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » domingo 11 fev 2007, 20:52

Morbus Escreveu:
kvk Escreveu:Parece que já é oficial, o sim ganhou com uma margem de quase 10% em relação ao não (http://referendo.mj.pt/). Fico muito feliz com este resultado, sinto que estamos um bocadinho mais perto dos restantes países civilizados e um bocadinho mais longe da "cauda" da europa.
Mas o referendo não conta, porque há muita abstenção!!!

Penso eu...
Como eu já tinha explicado antes tecnicamente o referendo não é vinculativo. Mas no ultimo referendo em que a abstenção foi ainda maior, achou-se por bem respeitar a vontade do lado vencedor (o do não portanto) e ninguém nem do lado do não, nem do lado do sim levantou objecções. Seria agora uma grande hipocrisia os movimentos do não virem afirmar que o resultado não é vinculativo quando da ultima vez (que o resultado lhes foi favorável) não o fizeram.

De qualquer das maneiras não acho que isso venha a ser um problema. Tenho visto as reacções dos militantes do não e todos parecem respeitar o resultado do referendo, uma atitude que obviamente aplaudo.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 20:54

Se o referendo fosse vinculativo o governo teria que legislar com base na directiva do refenedo, nao sendo vinculativo pode fazer o que bem entende. Isto é, se por exemplo o nao ganhasse num referendo nao vinculativo podia despenalizar o aborto.
No entanto o nosso primeiro ministro ja tinha esclarecido o que ira fazer fasse aos varios resultados possiveis.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 21:12

Primeiro Ministro:

"A lei deverá respeitar a escolha dos portugueses, mas deverá aprender dos exemplos de outros países europeus e respeitar as boas práticas legislativas e organizacionais"

Advinhem que países são esses. José Socrates parece não querer falhar com a sua promessa. O aborto será regulamentado seguindo os melhores exemplos do exterior. Porque segundo ele: "Devemos aprender com estes países que já têm uma lei destas à vários anos". Imaginem agora quais são.
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » domingo 11 fev 2007, 21:13

kvk Escreveu:
Krao Escreveu:Pode até parecer um comentário idiota, mas parece-me que muita gente não votou por causa do mau tempo. A ser verdade, só consigo pensar que esses que tiveram receio da chuvinha não tinham opinião formada sobre o asunto, ou então não tinham convicção suficiente para votar Sim ou Não...
Não é nada idiota, infelizmente neste país ainda se deixa de ir votar por causa de coisas como chuva -_- Já tornavam era o voto obrigatório, e sujeito a multa para quem n votar como acontece em muitos outros países.
Acho que com este referendo deve-se tomar a decisão em tornar o voto obrigatório, porque assim teremos a repetição (ou algo parecido) do caso da Franca em 2002 no qual o partido de extrema-direita foi a segunda volta das eleições presidenciais.

Já agora este referendo mereceu a atenção do mundo (pelo menos no que se respeita ao site da BBC News).
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 21:14

Jose Socrates: "Deve existir um periodo de reflexao, apos o qual a vontade da mulher deve sempre prevalecer"
Vamos continuar ? E que tu parace que so ouves a parte que te interessa.
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 11 fev 2007, 21:15, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 21:15

Bu77erCup242 Escreveu:Jose Socrates: "Deve existir um periodo de reflexao, apos o qual a vontade da mulher deve sempre prevalcer"
Vamos continuar ? E que tu parace que se ouves a parte que te interessa.
tu também parece que sim, pelos vistos não ouviste o resto.
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » domingo 11 fev 2007, 21:16

Bu77erCup242 Escreveu:Jose Socrates: "Deve existir um periodo de reflexao, apos o qual a vontade da mulher deve sempre prevalecer"
Vamos continuar ? E que tu parace que so ouves a parte que te interessa.
Não percebo, de que te queixas ?
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 21:17

Ouvi, sim. Ouvi que se ira seguir as boas praticas de outros paises, mas tendo em conta a frase que disse nao e com medidas restritivas. Olha poem la as frases no contexto para ver se entendes ?
Mas isto e mesmo para continuar, e que esta a torna-se irreal.

MadnessJonny-Eu nao me queixo de nada. O sim ganhaou, por isso a pergunta a que os Portugueses responderam sim tem que ser respeita. Isto sim e um discuacao particular com o senhor ICE, que tem uma ideia errada daquilo que votamos. Se fores atraz percebes.
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 11 fev 2007, 21:19, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 21:19

Não não é, contigo já deu para perceber que não vale a pena.

Leva lá a bicla, a lei sai daqui, no máximo a 90 dias.

Acabaram de dizer e bem, o aborto não se irá transformar numa anti-conceptivo. Quem disse sinceramente não sei, não estou a olhar para a televisão.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 11 fev 2007, 21:21

kvk Escreveu:De qualquer das maneiras não acho que isso venha a ser um problema. Tenho visto as reacções dos militantes do não e todos parecem respeitar o resultado do referendo, uma atitude que obviamente aplaudo.
Sim, é uma coisa boa, mas não vai para além do dever deles... :anxious: Anyway, tanto melhor, assim, se for vinculativo. Faz-se a vontade de grande parte da população, pelo menos...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 21:22

...
A pergunta foi "Concorda com a despenalizacao da interrupecao involuntaria da graviz, se realizada ate as 10 semanas, em establecimento de saude devidamente autorizado"

Nao "Concorda com a despenalizacao da interrupecao involuntaria da graviz, se realizada ate as 10 semanas, quando apresentedo justificativo descrito em lei, em establecimento de saude devidamente autorizado"

E obvio demais...e que as medidas restritivas na pergunta estao bem esplicitas. Tu estas a colocar mais uma, que la nao esta. mas tudo bem. Ja passou, discutir ja nem leva a lado nenhum. E como disses-te mais tarde veremos.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 21:25

Continuas???

http://sic.sapo.pt/referendoAborto2007

Vejam o mapa? A discrepância entre norte e sul, a excepção Porto. Claramente objecto de estudo!!!
O Primeiro comentário que ouvi cá em casa, as pessoas do Norte têm uma mente mais fechada e mais tradicionalista do que o Sul.

EDIT:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais ... rto_ue.htm

Vejam quais as legislações que os estados membros da UE têm.

Há claramente duas frentes, aliás 3, mas esta passa a ser completamente minoritária, qual das frentes acham que Portugal irá adoptar? A Liberal? Ou a "Social"?
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » domingo 11 fev 2007, 21:36

ICE Escreveu:Continuas???

http://sic.sapo.pt/referendoAborto2007

Vejam o mapa? A discrepância entre norte e sul, a excepção Porto. Claramente objecto de estudo!!!
O Primeiro comentário que ouvi cá em casa, as pessoas do Norte têm uma mente mais fechada e mais tradicionalista do que o Sul.
Isso não tem nada de inesperado, já tinha acontecido o mesmo na ultima vez. O Norte do país é em geral mais conservador que o centro e sul, e a igreja ainda têm aí uma influência que hoje é impensável ter no resto do país. Mas nestas coisas acho sempre importante ter cuidado com o que dizemos e não nos pormos com generalizações do estilo "as pessoas do norte são isto e aquilo". Afinal de contas na região do Porto o sim também ganhou, por isso acho que faz mais sentido falar em regiões mais desenvolvidas e menos desenvolvidas do que dividir as opiniões em norte, centro, sul.
Bloqueado