Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » segunda 29 jan 2007, 14:38

Eu penso que ou é ser vivo ou não é ser vivo...não pode ser mais ou menos.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » segunda 29 jan 2007, 16:26

ricky_insane Escreveu:Eu penso que ou é ser vivo ou não é ser vivo...não pode ser mais ou menos.
Pelos vistos pode :lol:

eu concordo contigo mas temos de aceitar a opinião de quem não concorda.
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » segunda 29 jan 2007, 16:45

Eu vejo esta questão assim..a lei permite o aborto legal se certas circunstancias acontecerem, como violação, mal formação do feto, etc...

O que estamos aqui a falar com este referendo é a possibilidade de abortar quando se quiser, sem condições..dois namorados não têm cuidado, a miuda não quer ter filho, aborta...e ninguém a vai condenar.

Aqui vem a questão se o feto é ou não um ser humano. Isso, como todos sabem, dá pano para mangas, mas já vi médicos especializados que afirmam que sim, e até um que praticava abortos ilegais que mais tarde se reconheceu criminoso porque acreditava que tinha andado a "matar" seres humanos.

Outros afirmam que isso é propaganda para que se vote não.

Eu tenho dúvidas. Se por um lado o não me parece o mais humanamente lógico penso que outras vidas se vão salvar se votar Sim (neste caso as mulheres porque não terão de recorrer ao aborto clandestino) mas ao mesmo tempo que se salva a vida da mulher destroi-se uma futura existência.

Se a mãe de Einstein tivesse abortado...vocês que têm irmãos olhem para eles e pensem se a vossa mãe tivesse abortado...

A questão aqui nem é se está vivo ou não...continua a ser uma vida, e se ainda não o é às 10 semanas, poderia tê-lo sido quando nascesse.

O aborto é uma questão de consciencia. Nada mais.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 29 jan 2007, 17:10

Boas

Eu so queria relembrar uma coisa que parace que ninguem entendeu. No referendo ninguem vai votar se concorda ou nao com a lei existente, vamos sim votar se concordamos com a "lei" proposta. Achas que a lei actual nao e boa, mas tambem nao concordas completamente com a "lei" a votacao...tens obrigacao de votar nao. Um referendo nao escolher menos de dois males, se nao concordas plenamente com o que vai a votaçao votas nao.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 29 jan 2007, 17:12

ricky_insane Escreveu:mas ao mesmo tempo que se salva a vida da mulher destroi-se uma futura existência.
Sem dúvida, mas é como disseste:
Sim = Morre o filho
Não = Morre o filho e morre a mãe.
Qual é que é melhor? :?
ricky_insane Escreveu:O aborto é uma questão de consciencia. Nada mais.
Mas o referendo não aborda essa questão... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » segunda 29 jan 2007, 17:17

Morbus Escreveu:
ricky_insane Escreveu:mas ao mesmo tempo que se salva a vida da mulher destroi-se uma futura existência.
Sem dúvida, mas é como disseste:
Sim = Morre o filho
Não = Morre o filho e morre a mãe.
Qual é que é melhor? :?
ricky_insane Escreveu:O aborto é uma questão de consciencia. Nada mais.
Mas o referendo não aborda essa questão... :?
é mais assim,

sim:

morrem 1000 filhos e morrem 50 maes

não:

morrem 100 filhos e 40 maes.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » segunda 29 jan 2007, 17:18

a ideia é se concordam com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado.

não tem nada a ver se concordam com o aborto ou não... tem a ver se concordam se a mulher, se optar por um aborto, não deve ser penalizada.

Vejam por este prisma... concordam com a "proliferação" de crianças que nascem em meios com poucas condições? Concordam de um agregado familiar com poucas posses tenha 4-5-6 filhos? é humano deixar estas crianças crescerem com carencias emocionais e alimentares? Concordam com a destruição do futuro de uma jovem de 14 anos que teve um acidente?

falam da vida do feto... mas não falam na qualidade de vida da criança... nem da mãe.
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 29 jan 2007, 17:24

DesertStorm Escreveu:é mais assim,

sim:

morrem 1000 filhos e morrem 50 maes

não:

morrem 100 filhos e 40 maes.
Não me acredito que os abortos aumentem. O mais provável é diminuírem.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » segunda 29 jan 2007, 17:27

Morbus Escreveu:
DesertStorm Escreveu:é mais assim,

sim:

morrem 1000 filhos e morrem 50 maes

não:

morrem 100 filhos e 40 maes.
Não me acredito que os abortos aumentem. O mais provável é diminuírem.

porke é ke haveriam de diminuir? so se for por:

ai e tal... ja não é ilegal, já não dá pica.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 29 jan 2007, 17:33

DesertStorm Escreveu:porke é ke haveriam de diminuir? so se for por:

ai e tal... ja não é ilegal, já não dá pica.
Tal como no divórcio, as mulheres vão ter acompanhamento para as dissuadirem de fazer aborto e mostrar outras alternativas. Não é assim tão limpinho como possa parecer. Não é chegar lá, ò fáxabor e tá andar... :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 29 jan 2007, 17:36

Dark_Apprentice Escreveu: concordam com a "proliferação" de crianças que nascem em meios com poucas condições?
Entao é uma questao de discriminacao economica ? Criancas que nascem em familias de class media alta tem direito a viver, na classe baixa nao ? Parace que as pessoas se esquecem de quandas pessoas provenientes de familas com poucos recursos conseguem ser bem sucedidos na vida...bastas ires as faculdades publicas hoje em dia que vens muita gente que nao teve ou tem um vida cheia de privilegios, a lutar para melhorar a sua condicao. Sera que eles nao tem esse direito ? O direito a sequer ser, e poder fazer alguma coisa para melhorar a sua condicao ? De qualquer maneira parace-me que o dinheiro nao traz felicidade, porque a muita gente que vive feliz sem muitos recursos.
Mas as argumentos que eu vejo, nunca estao do lado das futuras crianças, porque essas ninguem sabe se vao ter sucesso ou nao, ser felizes ou nao...esta sempre do lado dos pais que nao querem gastar mais dinheiro, da mulher que nao quer estar gravida.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » segunda 29 jan 2007, 17:42

Morbus Escreveu:
DesertStorm Escreveu:é mais assim,

sim:

morrem 1000 filhos e morrem 50 maes

não:

morrem 100 filhos e 40 maes.
Não me acredito que os abortos aumentem. O mais provável é diminuírem.
Penso que inicialmente irá aumentar o número de casos de aborto, visto que tornando-se oficial muitos portugueses não terão de recorrer a Espanha nem a clínicas ilegais... agora,espero que caminhe depois futuramente para uma fase de estagnação/diminuição do número de casos!
Se a lei for avante o aborto não irá ser uma coisa banal como muitos pensam que é chegar e abortar... a mulher em causa irá ter acompanhamento psicológico e será estudado o historial da mulher e penso só depois desse estudo é que irá ser proposta ou não ao aborto!


Eddit: exactamente como o Morbus escreveu aí em cima :P
estavas a responder ao mesmo tempo... BAH :P :evil: :mrgreen:
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 29 jan 2007, 17:46

Ainda na semana passada foi apresentado um estudo que mostra que nos paises onde o aborto foi despenalizado os abortos amuentaram exponecialmente nos anos seguintes. Com o passar dos anos o numero diminui mas e sempre maior a taxa antes da despenalizacao.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » segunda 29 jan 2007, 17:58

Bu77erCup242 Escreveu:Ainda na semana passada foi apresentado um estudo que mostra que nos paises onde o aborto foi despenalizado os abortos amuentaram exponecialmente nos anos seguintes. Com o passar dos anos o numero diminui mas e sempre maior a taxa antes da despenalizacao.
exactamente como referi no meu post, é natural que o número de CASOS aumente mas não quer dizer que seja por isso que as mulheres estejam a abortar mais isso deve-se ao facto de aborto sendo legal existem registos de todos os abortos feitos, enquanto que por exemplo, actualmente em portugal é muito difícil quantificar o número de mulheres que abortam visto muitas recorrerem a clínicas espanholas e claro que em relação às clinicas ilegais nem se fala, por isso o número de casos anuais de aborto em portugal é feito numa estimativa com uma margem de erros bastante grande...
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » segunda 29 jan 2007, 18:50

Morbus Escreveu:
DesertStorm Escreveu:porke é ke haveriam de diminuir? so se for por:

ai e tal... ja não é ilegal, já não dá pica.
Tal como no divórcio, as mulheres vão ter acompanhamento para as dissuadirem de fazer aborto e mostrar outras alternativas. Não é assim tão limpinho como possa parecer. Não é chegar lá, ò fáxabor e tá andar... :P
Isso pode ser verdade em outros países, mas penso que em Portugal nada foi definido em relação a esse aspecto. Corrijam-me se eu estiver errado neste aspecto, porque não tenho a certeza absoluta, mas tenho ideia que sim.
Bloqueado