novas colunas de opinião

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 13 dez 2006, 0:37

Este mês ainda não li, mas parece-me para já que é uma mais valia para a revista ainda para mais agora que os jogos partilham tanto com o cinema. Talvez no futuro um engula o outro em termos de entretenimento mainstream.
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » quarta 17 jan 2007, 23:52

Sinceramente são este tipo de artigos que, mais que as análises ao jogos ( que são exelentes), fazem-me comprar a revista.
\\\"o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente\\\" :-({|= :-({|= \\:D/ \\:D/
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 18 jan 2007, 0:47

Same here, ainda para mais ultimamente :(

:(
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
SamusBoy
Novato||Novata
Mensagens: 13
Registado: segunda 19 fev 2007, 10:59
Localização: Aljustrel

Mensagem por SamusBoy » segunda 19 fev 2007, 11:55

Eu gostei do Plano 9,agora a outra ainda não li!
Avatar do Utilizador
H1TmAn
Novato||Novata
Mensagens: 16
Registado: terça 24 out 2006, 12:01
Localização: PORTUGAL

Mensagem por H1TmAn » terça 20 fev 2007, 0:24

NEC Escreveu:Sinceramente são este tipo de artigos que, mais que as análises ao jogos ( que são exelentes), fazem-me comprar a revista.
Tens toda a razão por estes lados também XD
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 11 abr 2007, 23:13

A coluna Pensar Videojogos foi na minha opinião a melhor de sempre, talvez por eu ter a mesma opinião do André Carita. E ao contrário de nós muitos criticaram o cansaço e as dores musculares pós-Wii, e com base na coluna deste mês em pergunto: será que esses que criticaram a Wii estarão algum dia preparados para uma possível realidade virtual que submeta o nosso corpo a algo mais do que estar sentado no sofá a exercitar polegares?

Quanto ao Plano 9 também gostei do texto e sobre o assunto falado foi coisa que nunca pensei para dizer a verdade, mas sou obrigado a concordar.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 abr 2007, 11:52

Death Crow Escreveu:A coluna Pensar Videojogos foi na minha opinião a melhor de sempre, talvez por eu ter a mesma opinião do André Carita. E ao contrário de nós muitos criticaram o cansaço e as dores musculares pós-Wii, e com base na coluna deste mês em pergunto: será que esses que criticaram a Wii estarão algum dia preparados para uma possível realidade virtual que submeta o nosso corpo a algo mais do que estar sentado no sofá a exercitar polegares?
Concordo com a tua opinião sobre a qualidade da coluna. E já agora, sobre isso da "realidade virtual" (termo tão mal aplicado mas enfim... :roll: ), é bem provável que um dia se venha a generalizar. No fundo acaba por ser a consequência lógica do que temos vindo a ver. Cada vez mais os jogos se baseiam na destreza física do jogador, o que, em certos casos, é excelente (digamos jogos de acção, desporto ou condução), mas é PÉSSIMO para outro tipo de géneros, especificamente a estratégia e o role-play. Mas deixando esta discussão de parte, se algum dia a tal "realidade virtual" se generalizar, nunca vai ser como um padrão, mal era. É péssimo que haja, agora, um padrão na indústria, e se os jogos querem amadurecer tem que haver jogos para todos os gostos. Pessoalmente, não vejo isso a existir. Está-se a melhorar, sim, mas basicamente não se aproveitam suficientemente bem certos mercados nicho, e muitos deles são demasiado importantes. O mercado nicho daqueles que querem "realidade virtual" será, eventualmente, aproveitado, mas, por maior que esse mercado se torne, nunca mas NUNCA pode ser a totalidade dos jogadores. Mal de nós.

Ainda para mais quando o objectivo máximo dos jogador não é ser o principal elemento activo do jogo, no que se refere a certos géneros, nomeadamente o da aventura. Nunca foi e nunca o será. Não o era/é nos jogos de Role-Play Hardcore, em que as acções da personagem do jogador depende das suas próprias características e não da destreza do jogador, e não o é nos jogos de Role-Play casual nem nos jogos de Aventura, em que a história não depende das acções do jogador mas sim de quem a escreveu.

É uma questão muito complexa, e isso de elevar o jogador ao seu expoente máximo só pode ser tido em conta quando nos referimos aos e-sports, e não aos jogos como meios de difusão culturar ou de expressão artística.

Por outro lado, apesar de reconhecer a qualidade geral do texto, vejo nitidamente que o andré não vê as coisas como eu. Basta olhar para a distinção clara que ele faz entre simulação e realidade e dar uma vista de olhos a este meu artigo, principalmente nas partes com mais reflexão, e menos dedicadas ao tema que me impeliu a escrever, para ver como eu não penso como ele.

(ainda tenho que escrever mais sobre esse tema, num editorial do site, provavelmente ;) )
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder