Publicidade nos Videojogos

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Aceitam publicidade em videojogos?

Sim
17
52%
Nao
5
15%
So em alguns generos de videojogos
11
33%
 
Total de votos: 33
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Publicidade nos Videojogos

Mensagem por Hunter » terça 21 nov 2006, 0:18

Com especial destaque nos jogos desportivos, tem-se visto ultimamente um crescente numero de publicidade em videojogos. A minha questao é a seguinte:
:arrow: Até que ponto a publicidade servirá como "braço direito" das editoras para fazerem face aos elevados custos de produçao de videojogos?
:arrow: Será que a publicidade, se gerar uma boa receita poderá um dia contribuir para uma diminuiçao dos preços dos videojogos, visto que parte dos lucros das empresas ja vêm desta "fonte"?
:arrow: Até que ponto os jogadores aceitam ver num videojogo publicidade a marcas da vida real?
:arrow: Em que jogos acham que a publicidade é mais bem implementada, e em que genero de jogos nunca seria bem aceite???

Deiam opinioes e vamos la fazer uma boa discussao com este assunto que tem gerado bastante "murmurinho" dentro da comunidade de jogadores
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » terça 21 nov 2006, 1:02

Se a publicidade fizer com que o preço dos videojogos diminua por mim desde que não seja exagerada podem por à vontade =D>
E claro penso que será uma medida mesmo que não directamente pode fazer com que a pirataria diminua.... :pray:
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 21 nov 2006, 1:10

Ao jogar Splinter Cell Double Agent vê-se muita publicidade à Nokia, e também há uma à Nivea For Men ( lol wtf?). Em alguns casos simplesmente aumenta o realismo visto que se estamos a jogar um jogo situado no mundo real é suposto haver referências que vemos todos os dias, tal como a publicidade.
hax face
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 21 nov 2006, 1:32

Chris Escreveu:Ao jogar Splinter Cell Double Agent vê-se muita publicidade à Nokia, e também há uma à Nivea For Men ( lol wtf?). Em alguns casos simplesmente aumenta o realismo visto que se estamos a jogar um jogo situado no mundo real é suposto haver referências que vemos todos os dias, tal como a publicidade.
sim, mas sera que as editoras têm lucro com a inclusao de publicidade nos seus jogos??? Exceptuando a EA com os jogos desportivos, acham que as outras editoras poderao beneficiar da publicidade?
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » terça 21 nov 2006, 9:42

Eu já li algo relacionado com este tema... O grande problema não é haver ou não publicidade nos jogos mas sim qual a reacção dos jogadores a ela. vou tentar dar um exemplo

No jogo Fight Night R3 há imensa publicidade (burger king... é o único que me lembro agora) mas o problema é que o jogador está demasiado ocupado a jogar (neste caso a lutar) para prestar atenção à publicidade.
A meu ver a publicidade para ser eficaz devia aparecer, não só durante o jogo, mas em momentos de pausa onde o jogador depois de uma sessão intensa pode respirar de alivio e prestar atenção ao que se passa no ecrã... No caso do FNR3 devia ter cut-scenes (tipo conferencia de imprensa) onde há product-placement, tipo garrafas de água ou coca-cola na mesa e banners da burger king no painel por detras do jogador. A meu ver esta estratégia era bem mais eficaz...

Mas se nos jogos de desporto é fácil ter publicidade nos de acção e aventura é mais dificil... ou talvez não... pode-se aprender muito pelos filmes do James Bond, onde a publicidade ao Austin Martin (*Aston Martin) está por todo o lado...
Última edição por Dark_Apprentice em terça 21 nov 2006, 9:59, editado 1 vez no total.
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 21 nov 2006, 9:45

Aston Martin queres tu dizer, a marca de carros.
hax face
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » terça 21 nov 2006, 9:58

I stand corrected
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » terça 21 nov 2006, 10:17

ora bem, acho que a publicidade em jogos poderá ter vantagens, mas só em certos jogos. mas já la vou. então, se for implementada a publicidade (ou para aqueles que já a têm, ainda mais) é obvio que irá dar uma realismo totalmente diferente ao jogo, e se estiver-mos a falar de locais que existam no mundo real, acho que colocar publicidade é muito bem vindo.

imaginem o que era um jogo, em que temos uma personagem que passa por Times Square e não haver ponta de publicidade? seria completamente ridiculo. ou então, e indo buscar um exemplo com menos envergadura que Times Square, um centro comercial, será que esse centro comercial iria ser mais intuitivo com publicidade ou sem ela? será que não conseguiria imergir mais o jogador no jogo? eu acho que sim

agora, há certos jogos que publicidade não iria ficar bem. um dos exemplos que eu me lembro de ter lido em qualquer lado, e que é realmente um excelente exemplo, é em Final Fantasy. será que gostariamos de ver lá uma publicidade à coca cola? ou mesmo aos pensos da Evax? duvido que isso fosse ficar bem e muito menos imergir o jogador. isto porque o jogo não se passa no nosso mundo, logo não existem as mesmas coisas.

mas em jogos em que são no futuro, seja ele um futuro em que o mundo esteja a evoluir ou completamente destruido, publicidade é bem vinda. no mundo do futuro é facil implementar, no mundo destruido, basta por as publicidades juntas com destroços. placas meio dobradas e destruidas por exemplo...

no que diz respeito aos preços dos jogos, eles hoje em dia já custam tanto dinheiro para se realizarem como um filme (não como todos os filmes, mas na grande maioria há valores que estão muito próximos), e a inclusão da publicidade iria dar mais dinheiro às produtoras, mas será que isso iria benefeciar o jogador? eu duvido que isso aconteça, já que o dinheiro lucrado com a publicidade iria somente servir para ajudar a melhorar o jogo (ou não), e não me parece que servisse para diminuir o preço do produto final. a unica vantagem para o jogador neste caso será mesmo a imersão no titulo e nada mais, e talvez uma estagnação dos preços dos jogos e nao o seu consecutivo aumento como se tem vindo a verificar.

concluindo, publicidade sim, se souberem como a usar e não somente como forma de angariarem mais dinheiro para a produçao do jogo.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Publicidade nos Videojogos

Mensagem por Newtomic » terça 21 nov 2006, 11:28

Hunter Escreveu:Com especial destaque nos jogos desportivos, tem-se visto ultimamente um crescente numero de publicidade em videojogos. A minha questao é a seguinte:
:arrow: Até que ponto a publicidade servirá como "braço direito" das editoras para fazerem face aos elevados custos de produçao de videojogos?
:arrow: Será que a publicidade, se gerar uma boa receita poderá um dia contribuir para uma diminuiçao dos preços dos videojogos, visto que parte dos lucros das empresas ja vêm desta "fonte"?
:arrow: Até que ponto os jogadores aceitam ver num videojogo publicidade a marcas da vida real?
:arrow: Em que jogos acham que a publicidade é mais bem implementada, e em que genero de jogos nunca seria bem aceite???

Deiam opinioes e vamos la fazer uma boa discussao com este assunto que tem gerado bastante "murmurinho" dentro da comunidade de jogadores
A publicidade é algo que se fosse bem aproveitado para os 2 campos seria benéfica, no entanto e por enquanto está a ser apenas e só benéfica para as editoras dos jogos e não para os seus consumidores.
Não acredito que alguma x venhamos a vir ver uma redução no custo dos jogos por causa da publicidade, acredito + em extremos, tipo jogos completamente grátis mas que com isso fazem com k tenhas publicidade aos potes nele, ou então jogos como um FIFA onde tens publicidade a monte e o consumidor final não lucra nada com isso.
Acho k os jogadores aceitam a publicidade bastante bem, desde que não passe a ser exagerada, isto é desde que não comece a ser completamente descabida e sem nexo.
A pub pode ser excelentemente bem implementada em jogos como: corridas de variadíssimas coisas desportivas; desporto quase todos em geral; alguns FPS, depende muito da sua temática e situação temporal; RTS, muito específicos e tb muito dependentes do espaço/tempo em que este se passar, etc... Acho k nunca seria aceite em jogos tipo medievais e onde não faz absolutamente sentido nenhum existir publicidade, isto é já se imaginaram num jogo onde o tempo em que este se passa seja por exemplo na época medieval existirem placards com publicidade? :? [xx(] Pois né. :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Re: Publicidade nos Videojogos

Mensagem por cinemaniac » terça 21 nov 2006, 11:37

Newtomic Escreveu:Acho k nunca seria aceite em jogos tipo medievais e onde não faz absolutamente sentido nenhum existir publicidade, isto é já se imaginaram num jogo onde o tempo em que este se passa seja por exemplo na época medieval existirem placards com publicidade? :? [xx(] Pois né. :D
se por acaso o jogo fosse num tom cómico como certos filmes medievais em que se vê coisas que supostamente nao deviam lá estar, acho que até seria engraçado.

lembro-me tb de uns desenhos animados assim que davam na SIC e ainda dão no Disney Chanel se nao caio em erro, Dave, O Barbáro lol tipo, um guerreiro medroso? uma princesa que passa o tempo no centro comercial? lol claro que também é dificilimo fazer coisas dessas que resultem... mas, sim eu entendo onde queres chegar, e realmente publicidade num jogo medieval, só se fosse ao carpinteiro Don Francisco, arranja as rodas enquanto come um petisco!

LOL
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 21 nov 2006, 12:08

Concordo nos pontos de vista relatados, mas acho sinceramente que as editoras podiam usar mais publicidade e desse modo beneficiar tambem o player.
E em relaçao aos jogos onde a pub foi bem implementada, lembro-me agora do Crazy taxi e alguns destinos dos clientes tipo Burger's king, Mc Donald's e afins...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 21 nov 2006, 12:55

O problema é q a publicidade metida nos jogos nunca irá beneficiar os jogadores. Já há vários jogos com publicidade pelo meio e mesmo assim continuam ao mesmo preço que os restantes. A verdade é que isto é uma forma para as editoras ganharem mais dinheiro.
Basta lembrar que ao mesmo tempo que se fala nisto as editoras andam desejosas de aumentar o preço dos videojogos.
Temos o mercado em crescimento, com custos inferiores ao do cinema e receitas superiores, ainda temos a publicidade e mesmo assim querem aumentar o preço dos jogos.
Querem é espremer todos os cêntimos que puderem dos jogadores e até agora só temos provas disso.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 21 nov 2006, 14:31

Pessoalmente não vejo grandes problemas na publicidade em jogo, respeitando certas regras claro.
Seria no mínimo infeliz um cartaz em WOW a dizer "Honda Cars" ou mudar o nome de City 17 para City Pizza Hut ou mesmo os Combine fazerem-se transportar numa carrinha com o letreiro "Peixinhos da horta do Tó".
São exemplo um pouco drásticos mas creio que um dos principais perigos reside mesmo ai, em colocar publicidade completamente desajustada ao jogo e á ambiência, desvirtuando assim a experiência.
Claro que em jogos cuja finalidade seja um pouco de realismo o product placement e os ocasionais cartazes podem de facto servir.
Em termos económicos apesar do capital que entraria nas editoras os preços para o publico não seriam reduzidos. Os custos de produção são cada vez mais altos bem como a sede de lucro portanto enquanto se puder esticar a corda, seguramente assim o será.
Outro dos perigo está relacionado com a possibilidade de os jogos serem criados já a pensar em rentabiliza-los com a publicidade que poderia ser colocada no jogo.
Enfim bom senso e tudo devera correr bem até porque a comunidade já não tem a mesma paciência que antigamente. Digo eu.
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » terça 21 nov 2006, 15:06

A publicidade está incorporada em alguns jogos já há algum tempo, mas os preços mantêm-se ou aumentaram... dá que pensar...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » terça 21 nov 2006, 15:14

Até agora, mas podendo ser só por estar no "principio", vê-se publicidade nos videojogos, justificação? Deveria-se com o patrocinio reduzir o investimento no jogo em causa.

No entanto até a data, tudo o que é publicidade, vÊm totalmente com a justificação de ser tal e qual como nos estádios(fifas ou outros jogos do género) não havendo em muitos jogos ma redução.
Sendo assim, sou contra pagar com um produto e levar com a publicidade que não preciso.

A EA/Dice com o novo jogo BF2142, depois de claro ter sido comprado, e aberta a caixa, têm logo em primeiro lugar um papelito com um disclaimer no qual para se jogar se têm que aceitar a publicidade no jogo, que será por sua vez enviada e visivel enquanto se joga online.
Caso não se concorde com isto, deve-se devolver o jogo.

Na minha opinião e neste sentido é demais, pois não vi uma redução no bf2142 que justifique isto, sobretudo quando o bf2142 é um mod do bf2 futurista com algusn gadgets e muitos mais ranks para desbloquear.

Quer-se ganhar tudo de uma vez.
Responder