Qual a melhor consola next generation

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Quantas consolas pretendes comprar?

Pelo menos uma
40
44%
Duas de certeza
12
13%
Todas
6
7%
Nenhuma, fico-me pelo PC
32
36%
 
Total de votos: 90
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 10 out 2006, 19:00

evilman Escreveu:E se deixássemos de lado a parte do poder gráfico e passássemos para questões mais relevantes como:

O que significa Nova Geração? Melhores gráficos, novas maneiras de interacção com o jogo, maior profundidade no desenrolar da história, etc...
Já existe um tópico para isso, onde a questão, aliás, foi bastante discutida.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 10 out 2006, 19:11

keko Escreveu:E mais uma coisa se o just cause o fifa e outros não podem ser tomados de referencia porquê que o oblivion pode? Dizes que só o oblivion é next generation e os outros só têm gráficos. Mas não é de gráficos que estamos a falar? E também posso dizer que o oblivion só tem gráficos.
Eu acho o Oblivion um muito melhor exemplo, pelas características tecnicas do mesmo. O Oblivion não é só gráficos, se perceberes minimamente de programação, consegues ver o trabalho em termos de IA e Motor Físico que ali anda. Nos outros jogos, o mesmo não acontece. São tudo jogos que, gráficos aparte, poderiam ser programados em máquinas inferiores. Tendo isso em conta, eu acho, muito mais provável jogos como Oblivion serem a norma e não a excepção, porque os jogos que aí vêm, vão explorar gráficos, IA e motor físico (UT 2007 é um excelente exemplo...).
keko Escreveu:Uma duvida cada core da 360 realiza duas tarefas. Mas mesmo assim dizem que o da 360 produz menos operaçôes poir ciclo? Isto não é afirmação mas sim duvida que quero que respondam.
Cada Core não executa duas tarefas, tem dois pipelines de "tarefas" (pensa nisso como duas filas de espera). O problema é que, no caso das operações de branching, os cores demoram muito mais ciclos de relógio a executar essas mesmas operações, que as arquitecturas presentes no desktop.
keko Escreveu:Dizem que o processador da 360 teoricamente passa um processador de PC. Mas os jogos não os usam ao maximo mas sim o que podem ou necessitam. Quem disse que não usam? Para já não, mas vão usar um dia quando necessitarem.
Não, infelizmente isso não funciona assim. Para chegar ao poder máximo teórico da 360, era necessário que os jogos não tivessem operações de branching. Ora isso seria literalmente impossível.

Os jogos têm de ser programados a pensar nas suas funcionalidades (sem esquecer as possibilidades da plataforma), e só depois podem ser optimizados consoante a plataforma.

Mas mesmo muito optimizados, são sempre modelados pelas necessidades do jogo e não da máquina. Não se define à partida, que se quer um código assim e assado, só porque a plataforma para atingir o máximo precisa de um código com certas características. Imagina só, quero fazer um jogo com uma IA avançada, mas como a 360 é lenta nese aspecto, vou fazer personagens muito estúpidas, só para chegar ao poder máximo de processamento. Isso tem lógica? Terá, se houver problemas de performance, mas senão houver, isso não tem sentido nenhum.

Daí, o poderio teórico de qualquer plataforma (seja ela qual for) nunca ser atingida.
2 - "Compare this with ATI’s current PC add-in flagship card and the Xbox 360 more than doubles its abilities."
Isso aceitando o limite teórico (que como eu já disse, implicaria que os jogos fossem programados "à la carte", o que é impossível), e esquecendo que a placa mais rápida do mercado não é da ATI (por uma margem considerável).
Referiste, algures, que GPUs ao nível do Xenos já existem há mais de 1 ano. Não percebo, a 360 não saiu há 1 ano, e nessa altura tinha 1 gpu duas vezes superior ao existente na altura para PC.
3 - Por fim, queres-me mencionar um GPU para pc da ATI com a arquitectura unificada do Xenos e com embedded DRAM. Se existe, saiu há quanto tempo? Quanto custa?
Peço perdão, enganei-me redondamente. Algum vipe meu :). Só a nova série vai conter um pipeline unificado(mas sem memória embebida). De qualquer forma, segundo o que li, a nova geração será ainda mais complexa (devido a API, que terá de ser Direct X10 compliant, coisa que a da 360 não é, como o spokesman acaba por afirmar).
4 - Como sabes que o Oblivion não é mal optimizado? Tudo o que dizes são meras suposições, nada mais. Queres falar de IA e de motor físico. Já viste a demo do Assassins Creed? Já viste a complexidade da IA de toda uma população de uma cidade, cidade essa muito mais humana e real que as do Oblivion? Curiosamente, o jogo corre com uma fluidez incrivel. Penso que terás uma surpresa com o mundo de Alan Wake. O Oblivion vai parecer um joguito de crianças..

Até ver, não sei. Como sabes que a IA é mais real, que a do Oblivion? O jogo ainda não saiu... isso sim é um suposição. Possivelmente será. Mas isso não altera a complexidade do Oblivion. Mal ou bem Optimizado é dos jogos mais complexos (senão o mais) da nova geração. E não é uma suposição à toa, é um olhar com algum conhecimento dos processos de programação.
Deixo-te este link. Sim, corre num quad core, mas asseguro-te que a qualidade da versão 360 não difere muito da mostrada nesse vídeo.

http://www.gameklip.com/v/1606/

É impressionante, mas sem ver a fluidez da versão da 360 não posso comparar. E se queres comparar com o Oblivion, não te esqueças da imensidão de npc's (e respectivas IA), items, e acções que tens no jogo. Infinitamente mais complexo que um jogo como Alan Wake. Portanto se o AW ganha em motor físico, Oblivion ainda marca muitos pontos em IA e interactividade com o ambiente.
E não esquecer, Alan Wake, muito possivelmente, terá de correr em 2 cores, porque quando sair, dificilmente haverá um mercado de 4 cores passível de tornar o jogo rentável.
5 - Também acho piada quando referes que os jogos de lançamento não são next gen. O argumento do multi thread também é muito vago, já que alguns desses jogos usam-no. Sim, o oblivion é um jogo next gen mas não pelas razões que apresentaste. É um jogo next gen, pela imersão, pela vastidão e pela grandiosidade daquele mundo, não por utilizar multi thread nem as "gráficas ao máximo"
Eu não disse que não eram next gen. Disse que apenas os gráficos eram next gen. Mas na prática, facilmente se faria DOA4, PGR3 ou Kameo numa ps2, ou achas que não? Oblivion é impensável numa máquina inferior. E é next-gen, porque, como já disse, explora as novas possibilidades nas diversas áreas técnicas, e não só em termos gráficos. O multi-thread é uma consequência desse facto. Se um jogo fosse next-gen "pela vastidão e pela grandiosidade daquele mundo" então GTA era next gen. Next Gen, a meu ver, é um título relacionado com as características técnicas.
Vou-me repetir novamente (o que é chato): é óbvio que os pcs sejam superiores às consolas. Agora, para serem superiores, o jogador terá de abrir os cordões à bolsa para ir jogando os seus jogos preferidos em melhores condições que jogaria numa consola, é um facto...
Concordo em absoluto. Eu não tenho um PC topo de gama, tenho uma 360. Mas não é isso que está em causa.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
evilman
Beginner
Mensagens: 41
Registado: quinta 31 jul 2003, 21:45
Localização: Torres Vedras

Mensagem por evilman » terça 10 out 2006, 19:12

Então sinceramente não percebo por que foi este tópico criado... basicamente tem-se discutido X360 vs PC... ou seja, todo este topico tem sido um completo off-topic... ao menos aquilo que eu estava a dizer podia ajudar a decidir que sistema realmente é melhor, mesmo sabendo que dois deles ainda não saíram e que provavelmente aquilo que se discutiria seria baseado em conjecturas... analisar-se-ia os prós e contras tendo em conta aqueles aspectos e depois dizia-se: para mim a consola "a" é a melhor porque... tentando manter os argumentos racionais e não com atitudes de fanboy...
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » terça 10 out 2006, 19:24

evilman Escreveu:Então sinceramente não percebo por que foi este tópico criado... basicamente tem-se discutido X360 vs PC... ou seja, todo este topico tem sido um completo off-topic... ao menos aquilo que eu estava a dizer podia ajudar a decidir que sistema realmente é melhor, mesmo sabendo que dois deles ainda não saíram e que provavelmente aquilo que se discutiria seria baseado em conjecturas... analisar-se-ia os prós e contras tendo em conta aqueles aspectos e depois dizia-se: para mim a consola "a" é a melhor porque... tentando manter os argumentos racionais e não com atitudes de fanboy...
Este tópico nem deveria ter existido à partida, por isso tou-me um bocado a borrifar acerca do assunto inicial do tópico.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 10 out 2006, 19:48

evilman Escreveu:E se deixássemos de lado a parte do poder gráfico e passássemos para questões mais relevantes como:

O que significa Nova Geração? Melhores gráficos, novas maneiras de interacção com o jogo, maior profundidade no desenrolar da história, etc...
Declaro este o melhor post deste tópico =D>
Gráficos para aqui e para ali, está tudo contra uma pessoa que julga os jogos pelos seus gráficos, nem percebi como já se vai na 14ª página!

Nova Geração foi o salto de 16 bits para 32 bits! Gráficos 3D, nova e melhorada jogabilidade, novas possibilidades no campo dos videojogos, etc...
O salto de 32bits para 64bits não foi tão notado porque a PS1 continuou a dominar a indústria e a única (?) consola de 64bits foi a Nintendo 64!
128 e 264 bits já é mais do mesmo e nem sei se ainda se pode aplicar o termo de bits!
Quanto a esta nova geração parece-me que o que poderá ser considerado de Nova Geração é o online e o comando da Wii que mudará a maneira como o jogador interage com o jogo!
Avatar do Utilizador
evilman
Beginner
Mensagens: 41
Registado: quinta 31 jul 2003, 21:45
Localização: Torres Vedras

Mensagem por evilman » terça 10 out 2006, 20:01

Obrigado, obrigado... :P

Sinceramente também acho que, por enquanto, a única coisa realmente capaz de ser apelidada de próxima geração é o comando da Wii... Mesmo sabendo que a tecnologia, pelo menos parcialmente, já tinha sido adaptada aos gamepads, nomeadamente o sidewinder freeslyle pro... Tive um e era mesmo terrível... LOL! Mas o facto é que não haviam jogos optimizados para o uso dessa tecnologia, ao contrário dos jogos da Wii, que são criados de propósito para aproveitar essa tecnologia!
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 10 out 2006, 20:42

Maedhros eu nao sou especialista nenhum ( como voces paracem ser ) mas olha que mesmo sabendo que versao 360 do Oblivion tem falhas optimizaçao. A versao PC nao lhe fica de manira nenhuma atras, alias ouve uma discuçao enorme nos foruns da Gamespot por causa da versao 360 ter tido uma nota mais alta, conclusao foi que versao PC tinha mais Bugs e problemas de performance. Claro que tb vi os screen e comprei para PC e sei que num exelente Pc sao ligueiramente superiores.

Acho neste forum se bate sempre na mesma tecla, primeiro qualquer topico onde se debate qual das consolas vai ser vencedora tem como vencedor os PC ( ? ) sera pq este forum so e acessivel por PC e todos os seus adeptos estao aqui ?
Segundo, o discartar dos graficos ( afinal hoje em dia neste forum se disser-mos bem dos graficos some uns jogadores "mainsteam" ), mas os graficos nao nos ajudam a mergulhar no universo de jogo ? Claro que sim, e muito. Assim respondo a pergunta deixada pelo Evil, para mim a nova geraçao e a geraçao onde o hardware deixou de importar, os graficos ja estao tao bons que finalemnte nos podemos deixar de preocupar e podemos escolher os jogos pelo que sao sem pensarmos na parte tecnica.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
djb0la
Junior
Mensagens: 56
Registado: domingo 08 out 2006, 19:10
Localização: Corroios City

Mensagem por djb0la » terça 10 out 2006, 20:47

Para mim a mior Next-Gen e mesmo a wii, não pelos grafico porque como o pedropaulo disse e be dito, se os jogos so sao considerados bons pelos graficos, prefiro fikar por esta...
a wii ultrapassa todas porque qlem de adoptar um comando extremamente original quase impessavel pelas rivais, ten outro estilo nos jogos, sendo a XboX 360 dedicada mais a acção, a PlayStation as licensas de sucesso passado ou em jogos com mais potencial de vendas, a nintendo não recorre só a estes estilos, utilisando um pouco de todos em doses adquadas, tendo muitos jogos infantis e joviais (como é o hitorico da nintendo, faça-se juz ao nome Mario!), jogos de acção, existiram poucos, mas todos muito originais e de qualidade supriendentes (por exemplo a serie Metroid e o jogo mais bem aproveitador das pontecialidades da consola ate agora (do comando principlamente) RedSteel) e jogos de desporto como a serie ISS alem de jogos mais de cultos e muito retros!
inda não saiu e posso admitir que sou um fanboy da Xbox e não duvido das capacidades dela... e a PlayStation podera ser a mais vendida já que é um nome de referencia em tudo, mas a que desenvolveu um maio avanço a todos os niveis foi a Nintendo, ja desde a NES!
Avatar do Utilizador
evilman
Beginner
Mensagens: 41
Registado: quinta 31 jul 2003, 21:45
Localização: Torres Vedras

Mensagem por evilman » terça 10 out 2006, 21:00

Bu77erCup242 Escreveu:Segundo, o discartar dos graficos ( afinal hoje em dia neste forum se disser-mos bem dos graficos some uns jogadores "mainsteam" ), mas os graficos nao nos ajudam a mergulhar no universo de jogo ? Claro que sim, e muito. Assim respondo a pergunta deixada pelo Evil, para mim a nova geraçao e a geraçao onde o hardware deixou de importar, os graficos ja estao tao bons que finalemnte nos podemos deixar de preocupar e podemos escolher os jogos pelo que sao sem pensarmos na parte tecnica.
Acho que estares a dizer que é um jogador mainstream aquele que gosta de bons gráficos é estar a generalizar um bocado... Agora se te estiveres a referir àquele tipo de pessoa que só dá importância a isso, já concordo contigo!

Quanto ao facto de os gráficos ajudarem à imersão no jogo: totalmente de acordo! No entanto, se não se perdesse tanto tempo a melhorar os gráficos mas sim a melhorar as histórias e mesmo as técnicas de as contar, isso sim, seria uma grande evolução! O que basicamente vai dar àquilo que tu disseste no final do teu post...
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
r3av3r2k
Senior
Mensagens: 242
Registado: sábado 21 mai 2005, 16:20
Localização: sao miguel açores

Mensagem por r3av3r2k » terça 10 out 2006, 21:04

Bu77erCup242 Escreveu:Maedhros eu nao sou especialista nenhum ( como voces paracem ser ) mas olha que mesmo sabendo que versao 360 do Oblivion tem falhas optimizaçao. A versao PC nao lhe fica de manira nenhuma atras, alias ouve uma discuçao enorme nos foruns da Gamespot por causa da versao 360 ter tido uma nota mais alta, conclusao foi que versao PC tinha mais Bugs e problemas de performance. Claro que tb vi os screen e comprei para PC e sei que num exelente Pc sao ligueiramente superiores.

Acho neste forum se bate sempre na mesma tecla, primeiro qualquer topico onde se debate qual das consolas vai ser vencedora tem como vencedor os PC ( ? ) sera pq este forum so e acessivel por PC e todos os seus adeptos estao aqui ?
Segundo, o discartar dos graficos ( afinal hoje em dia neste forum se disser-mos bem dos graficos some uns jogadores "mainsteam" ), mas os graficos nao nos ajudam a mergulhar no universo de jogo ? Claro que sim, e muito. Assim respondo a pergunta deixada pelo Evil, para mim a nova geraçao e a geraçao onde o hardware deixou de importar, os graficos ja estao tao bons que finalemnte nos podemos deixar de preocupar e podemos escolher os jogos pelo que sao sem pensarmos na parte tecnica.
este deve ter sido dos melhores posts k já vi nos forums da mega score num topico sobre consolas isto dá voltas e voltas e acaba sempre no pc .
bu77er antecipaste-te a mim com este post =D>
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 10 out 2006, 21:14

evilman Escreveu:Acho que estares a dizer que é um jogador mainstream aquele que gosta de bons gráficos é estar a generalizar um bocado...

Eu nao disse isso, mas exactmento o contrario. Trocando por miudos quando da MegaDrive, Saturne e mesmo na ultima geraçao havia jogos que se destacavam pela sua parte tecnica, mas na nova ha cada vez menos espaço para que isso possa acontecer. Queres um shooter, tens o CoD3, o GoW e o Rainbow Six e neste momento os graficos ja sao de tal maneira exelentes que te pode concentrar naquele que realmente te interessa mais sabendo que qual diferença tecnica entre eles e minima. Isto para mim e que e a next generation.


Hehe r3av3r2k ja tinha reparado em participaçoes anterios que partilhamos alguns pontos de vista :D
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Fatalit1#4
Senior
Mensagens: 349
Registado: terça 21 mar 2006, 14:02
Localização: Aguada de Baixo, Águeda

Mensagem por Fatalit1#4 » terça 10 out 2006, 21:29

Bu77erCup242 Escreveu:Acho neste forum se bate sempre na mesma tecla, primeiro qualquer topico onde se debate qual das consolas vai ser vencedora tem como vencedor os PC ( ? ) sera pq este forum so e acessivel por PC e todos os seus adeptos estao aqui ?
Tambem me parece que sim... :-k :-k
Nem sempre os melhores ganham...
_____________________________

Instantes - Finalmente, o meu blog, actualizado diariamente...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
keko
Senior
Mensagens: 364
Registado: segunda 02 out 2006, 15:59

Mensagem por keko » terça 10 out 2006, 21:32

Maedhros o que é que tomaste? Onde é que uma PS2 consegue por tres mil troles no ecra ao mesmo tempo? E ter a perfeição do DOA4 ou o realismo do PGR? Quando jogo PS2 aquilo notasse os serrilhados e os poligonos.

E o oblivion tem sim muita inteligencia artificial. Se tu fizeres asneira numa cidade vai ser falado nas vizinhas e pode destorcer no passa a palavra. E eles estudaram processos de crescimento das plantas e erosão das pedras para parecer mais real. Mas os jogos que vêm ai como o Fable 2 ou o assassin creads passa esse ou iguala pelo que tenho ouvido. Mas não há certezas. E tem melhores gráficos.
E jogos como AW não têm tanta IA como outros porque não é preciso. Depende do genero.
É como comparar a IA de um jogo de carros com o oblivion.
Agora eu até não gosto muito do genero do oblivion. E jogos como Gears of War e assassin creads passam o oblivion. E a 360 ainda tem muito para evoluir e melhorar graficamente e fisicamente.

Quanto à 360 chegar ao maximo se não chegar totalmente chega quase. Tal como uma PS2 que está no maximo e estagnada. Ou a x box 1.

A 360 tem algus efeitos DX10 tal como a propria ATI disse.

E esperem para ver a 360 com o processamento no maximo o mais bem aproveitado possivel e a gráfica no maximo mas isso só deve acontecer daqui a uns dois anos.

Eu lá para julho ou agosto vou comprar um PC DX10 em principio melhor que a minha 360. E o meu PC vai ficar a evoluir tal como a 360.

A 360 e o PC ainda vão estar a par durente uns tempos.
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » terça 10 out 2006, 21:39

Sim a PS2 está estagnadíssima, é só ver a quantidade de títulos que continuam a sair em quantidades cavalares para essa consola, muitos deles muito bons.
Avatar do Utilizador
keko
Senior
Mensagens: 364
Registado: segunda 02 out 2006, 15:59

Mensagem por keko » terça 10 out 2006, 21:44

Eu falei em termos de gráficos.
Responder