The Da Vinci Code --- 8/10
Se o livro de Dan Brown (The Da Vinci Code) foi um sucesso, o filme não lhe irá ficar nada atrás, aliás, como tem mostrado lá fora e também cá em Portugal. No segundo dia da estreia do filme, nos cinemas Warner Lusomundo em Almada, assistiram 4mil pessoas ao filme, graças também à existencia de duas salas (as maiores) com o filme. Sem dúvida que este filme será um dos maiores sucessos deste ano e quem sabe, dos grandes sucessos de sempre. Mas falando do filme em si.

Sem dúvida que o filme consegue prender o espectador da mesma maneira que o livro conseguiu (tirando um pequeno promenor que eu só o li até metade) e pelo que eu me lembro de ter lido estava mesmo muito fiel. Deve ser das obras que melhor conseguiram transpor para o grande ecrã todo o detalhe e emoçao que o livro também transmite. Não posso comparar todo o livro, mas do que eu li sem dúvida que está muito bom, e pelo que me disseram, toda a restante obra estava muito bem convertida.

No que respeita aos actores, o que foge mais do que tinha imaginado foi Robert Langdon (Tom Hanks), mas que esteve muito bem no seu papel, mas em relaçao as outras personagens estavam muito muito bem escolhidas Audrey Tautou como Shopie Neveu, Jean Reno como Fache, Ian McKellen fez o papel de Sir Leigh Teabing e por fim Paul Bethany que estava de arrepiar no papel do albino Silas. Claro que haviam mais actores para falar, mas estes sem dúvida que são os que tem mais destaque não so pelas personagens que são mas sim pelo trabalho esplêndido que fizeram. Nada de mais se pode dizer.

Na realizaçao temos o veterano Ron Howard (A Beautiful Mind). Não há muito que se destaque, penso que o que este realizador fez muitos outros conseguiam fazer, não surpreende, não desilude, mantem-se neutro. Existem planos muito bem conseguidos sem dúvida que sim, mas não é nada que mais tarde seja associado a este realizador.

A história penso que não seja necessário falar, todos sabem que está muito bem conseguida, concordemos ou nao com as teorias expostas. Esta história tem dado muito que falar e principalmente por as pessoas nao conseguirem distinguir ficção de realidade (além de que acredito muito fortemente em certas coisas, como Jesus ter a sua descendencia com Maria Madalena. Ele primeiro de tudo era um homem, depois tinhamos a Maria Madalena que era uma mulher, e é perfeitamente normal existir uma atracçao entre ambos, ou nao fossem eles humanos, mas isto é conversa para outras alturas). Mas não adianta a história ser falada, pois está toda muito bem colocada no filme e além de todos ja a conhecermos, poderia estar a estraga-la ao conta-la aqui.

No geral, é um filme que consegue fzer jus ao livro e que prende o espectador do inicio ao fim. Com boas representaçoes, boa história (mais uma vez digo, acreditemos ou nao) e que nunca nos deixa em aborrecimento perante a sua duraçao de 2h40min. Aconselho vivamente a verem.
-----------x------------
e voces o que acharam?