Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 08 fev 2007, 21:32

Bu77erCup242 Escreveu:Despenalizacao e dizer que as mulheres que praticam o aborto nao sao penalizadas, dai o des-penalizacao. Quanto o estado garante e paga os abortos, sem a mulher te que apresentar qualquer justificacao...sempre que esta quer chamasse liberalizacao.
Uma pergunta parva mas se sabias porque é que perguntaste mais atrás? :-s
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 08 fev 2007, 21:33

Olha outro ?

Achas que mulher vai chegar uma clinica e ter que apresentar razoes porque vai abortar ? Pode ate ser acompanhada, mas a decisao e dela, independentemente de concordarmos ou nao com os motivos. Capiche


Chris:
Eu nao disse nada disse, mas na pergunta do referendo e nos perguntado se concordamos da despenalizacao. Acho que a maioria concorda, na proposta de lei ja nao existe qualquer despenalizacao mas sim liberalizacao.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 08 fev 2007, 21:36

Bu77erCup242 Escreveu:Olha outro ?

Achas que mulher vai chegar uma clinica e ter que apresentar razoes porque vai abortar ? Pode ate ser acompanhada, mas a decisao e dela, independentemente de concordarmos ou nao com os motivos. Capiche

Isto quem inventa e nao sabe e como quem nao ve...
Motivos que têm de ser válidos e fundamentados, ninguém vai fazer um aborto a uma mulher que acha que a barriga não fica bem com os sapatos que usa.

No restante dou-te toda a razão, inventar estorinhas da carochinha é deprimente, é o não.

Vês como inventar é feio, não nem toda a gente concorda, tanto não concordam que os do não agora vêm com a descriminalização, mas continuam a não aceitar a despenalização.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 08 fev 2007, 21:38

Isso e mentira. Uma mulher pode ser acompanhada mas a decisao de abortar ate as 10 semanas num establecimento autorizado e dela independentemente dos motivos. Isso e o que diz a lei. Nao gosta da barriga, se esta entre as 10 primeiras semanas da gravidez pode por lei abortar desde que o fassa num establecimento autorizado.
Tu ja reparei que es quem inventa mais e escreve mais meias verdades neste topico.
Última edição por Bu77erCup242 em quinta 08 fev 2007, 21:40, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 08 fev 2007, 21:40

Uma coisa é certa, ver-se uma barriga na décima semana seria um big-ass baby.
hax face
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 08 fev 2007, 21:42

Bu77erCup242 Escreveu:Isso e mentira. Uma mulher pode ser acompanhada mas a decisao de abortar ate as 10 semanas num establecimento autorizado e dela independentemente dos motivos. Isso e o que diz a lei. Nao gosta da barriga, se esta entre as 10 primeiras semanas da gravidez pode por lei abortar.
Tu ja reparei que es quem inventa mais e escreve mais meias verdades neste topico.
Mostra-me a lei então!!!!

Vá mostra!!!

Que lei falas tu quando ela ainda não existe, o que existe são propostas de lei, se não sabes a diferença, mais vale estares calado. E propostas de lei existem bastantes, tanto no sim como no não, só depois do referendo é que as propostas vão à Assembleia para serem aprovadas, até lá acreditas na lei que queres, eu acredito nas propostas que me dizem que irá haver controlo.

Quanto ao resto mais vale nem dizer nada, se tens alguma coisa contra mim diz de uma vez.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 08 fev 2007, 21:49

Contra ti pessoalmente nao tenho nada tenho sim contra as meias verdades que contas, especialmente neste topico..e sao muitas.
Sim a proposta de lei e esse que eu disse. No entanto ti achas que um mulher so vai poder abortar quando apresentar um motivo valido....espera hummm essa nao e a lei actual ? Um mulher na lei actual pode abortar deste que tenha um motovo descrito em lei.
A lei proposta que vamos votar perguntanos em efeitos praticos, se concordamos que qualquer mulher possa abortar num establecimento autorizado, pago pelo estado, ate as 10 semanas. Pode ter acompanhamento, mas a decisao e exclusivamente sua...ainda nao entendes-te isso. Quer aborto porque nao quer redecorar a casa para m,ais um bebe entao ta tudo, pode deste que seja ate as 10 semanas num establecimento autorizado...e mais, o estado paga o aborto.
Sinceremante
Porque que tens criar discuacao com coisas ridculas, agora era o medicos que decidia se a mulher abortava ou nao, quando a lei lhes da esse direito ate as 10 semanas.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 08 fev 2007, 21:56

Bu77erCup242 Escreveu:Contra ti pessoalmente nao tenho nada tenho sim contra as meias verdades que contas, especialmente neste topico..e sao muitas.
Sim a proposta de lei e esse que eu disse. No entanto ti achas que um mulher so vai poder abortar quando apresentar um motivo valido....espera hummm essa nao e a lei actual ? Um mulher na lei actual pode abortar deste que tenha um motovo descrito em lei.
A lei proposta que vamos votar perguntanos em efeitos praticos, se concordamos que qualquer mulher possa abortar num establecimento autorizado, pago pelo estado, ate as 10 semanas. Pode ter acompanhamento, mas a decisao e exclusivamente sua...ainda nao entendes-te isso. Quer aborto porque nao quer redecorar a casa para m,ais um bebe entao ta tudo, pode deste que seja ate as 10 semanas num establecimento autorizado...e mais, o estado paga o aborto.
Sinceremante
Porque que tens criar discuacao com coisas ridculas, agora era o medicos que decidia se a mulher abortava ou nao, quando a lei lhes da esse direito ate as 10 semanas.
Não é o médico que irá decidir, é a própria lei que irá ser votada em AR. De outra forma, existe certa liberdade na lei, mas condicionada como todas leis, irão haver alíneas que dirão o que não pode ser feito, mostrando assim de que a mulher tem de mostrar argumentos e não porque quer, até porque isso iria gerar o que mais me preocupa, filas de espera. Isto é, será diferente da lei actual na medida em que irá alargar as razões válidas para um aborto, mas não te darão nunca liberdade absoluta e digo-te mais pessoalmente se houvesse capacidade para isso nem estaria contra, só vos estou a fazer ver, ao não, que tal como tudo na medicina isto terá controlo, pelo menos algum, não existe uma única área na medicina que não seja controlada não será esta que irá alterar o panorama.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 08 fev 2007, 21:59

ICE Escreveu:Isto é, será diferente da lei actual na medida em que irá alargar as razões válidas para um aborto, mas não te darão nunca liberdade absoluta e digo-te mais pessoalmente se houvesse capacidade para isso nem estaria contra
E isso que vai acontecer. As mulheres teram toda a liberdade para fazer abortos sempre que os entenderem. Sim, todos dizem as mulheres sao concientes e so os vao fazer quando tem motivos validos. Mas eu que nao vivo num mundo cor de rossa sei que os vao fazer com motivos validos e com motivos invalidos.
De quaquer maneira ca estaremos com a lei aprovada e tu vais ver que estas errado. O que estamos a decidir e se a mulher por decisao propria ( independentemente do motivo ), pode fazer um aborto garantido pelo estado, desde que seja feito ate as 10 semanas em establecimento de saude devidamente autorizado. As condicoes a bold sao as unica necessarias, e para mais veremos, ca estaremos os dois no fim para ver que tinha razao...olha eu nao tenho duvida.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 08 fev 2007, 22:13

"As políticas relativas ao aborto diferem de um Estado membro para outro, o qual explica que as mulheres viajem entre os estados da União para que se efectue o aborto. A política mais restritiva é a da Irlanda, onde só se permite o aborto para salvar a vida da mãe; em Portugal e Espanha, o aborto é legal em caso de malformação fetal, violação ou para proteger a saúde física ou mental da mulher mas, na realidade a prática do aborto difere consideravelmente. Outros países permitem o aborto por razões médicas e socio-económicas. Na maioria dos países, o limite no período de gestação para realizar o aborto é de 12 semanas; passado esse tempo, ainda é possível realizar o aborto em determinados países e em circunstâncias especiais. Em alguns países, é necessária a autorização dos pais se quem aborta for menor de idade. Os custos variam, muitos governos incluem o aborto nos sistemas de segurança social nacionais: outros só procedem deste modo quando o aborto tem uma justificação médica."




Encontrei isto no site Aborto.com à dias e imprimi para mostrar a um colega que tinha essas mesmas duvidas.

Se vires bem nada, nenhum país mencionado aí tem uma lei totalmente livre, existem sempre regras, porque seria diferente em Portugal? Pensar assim é ter uma ideia muito deturpada do país e dos portugueses.

Falam em razões médicas e socio-económicas que é o que falta na nossa lei, noutros razões especiais, não especificadas mas que não deixam de ser razões. Nenhum tem uma lei sem fronteiras e completamente livre, nem um

Atenta na frase: "na realidade a prática do aborto difere consideravelmente."

Estive a ver mais documentos que cá tenho e aqui mostro o meu modelo preferencial o francês:

"Permitida até às 12 semanas a pedido da mulher caso não tenha razões para ser mãe; razões sociais ou económias. É exigido o aconselhamento da mulher. Permitida após as 12 semanas em caso de risco de vida ou saúde física da mulher, risco de malformação do feto. É necessária a certificação de dois médicos da situação."

Devo dizer em abono da verdade que existem alguns países com leis muito libertinas que não concordo, apesar de terem sempre algumas restrições. Como o caso da Holanda, se não estou em erro, mas cá tanto o PS, como o PCP já declararam seguir um modelo semelhante ao francês, algo que gerou tremenda polémica, injustificada, nas mesas redondas do jornal Publico.

espero que tenha ficado claro que não ando aqui a inventar factos e meias verdades.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 08 fev 2007, 22:35

Isso interssa para que ?...deculpa nao entendo.
Domingo vais ser chamdo a votar, se concorda com o aborto ate as 10 semans, por vontade da mulher, em establecimento de saude devidamente autorizado. Essas saos as condicoes suficeintes ,no refende em que vais votar, para o aborto. Concordas ? Achas que devia haver restricoes ? Entao votas nao. Nao eu nao concordo com os abortos ate as 10 semans, por exclusiva vontade da mulher em establecimentos de saude devidamente autorizados, concordo sim com o aborto ate as 10 semans, quando a mae quer e apresenta uma razao valida descrita em lei, quando realisado em establecimento de saude devidamente autorizado
Sabes isto nao e futebl com a campanmha do sim quer fazer parecer ( eu nao comentei mas acho increvil ninguem ter mencionado a vergonha que foram aqueles dois pros e contras ), nao e ganhar que interssa. Vais votar sim se concorda totalemnte com o que estas escrito, nao se disconrdas nem que seja so numa alinea.

De qualquer maneira ca estaremos os dois quando a lei for aprovada, e veremos se nao tenho razao. Alias nenhum dos partidarios do sim parace concordar contigo, porque em todos os debates onde o nao se propos a arranjar mais casos onde o aborto e permitido o sim sempre disse que devia ser sempre que a mulher quer.
Veremos.

E um facto e uma meia verdade porquye o que vai ser votado nao e isso, mas sim se concordas com os abortos ate as 10 semanas, por vontade da mulher, em establecimento de saude autorizado. Se calhar vais ter um supresa quando leres a pergunta no dia do refendo e reparares que nao esta la nenhum " por razoes socio economicas"

Mas tal como disse varias vezes, tu inventes ou nao o sim ganha disso estou certo. Tb estou certo de que dentro de uns mes ja temos as respostas para te provar que o aborto vai ser permito sempre que a mulher o deseja. Nao te esquecas que eu tb nao.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 08 fev 2007, 22:43

Bu77erCup242 Escreveu:Isso interssa para que ?...deculpa nao entendo.
Domingo vais ser chamdo a votar, se concorda com o aborto ate as 10 semans, por vontade da mulher, em establecimento de saude devidamente autorizado. Essas saos as condicoes suficeintes no que vais votar para o aborto ? Concordas ? Achas que devia haver restricoes ? Enato votas nao. Nao eu nao concordo com os abortos ate as 10 semans, por exclusiva vontade da mulher em establecimentos de saude devidamente autorizados, concordo sim com o aborto ate as 10 semans, quando a mae quer e apresenta uma razao valida descrita em lei, quando realisado em establecimento de saude devidamente autorizado
Sabes isto nao e futebl com a campanmha do sim quer fazer parecer ( eu nao comentei mas acho increvil ninguem ter mencionado a vergonha que foram aqueles dois pros e contras ), nao e ganhar que interssa. Vais votar sim se concorda totalemnte com o que estas escrito, nao se disconrdas nem que seja so numa alinea.

De qualquer maneira ca estaremos os dois quando a lei for aprovada, e veremos se nao tenho razao. Alias nenhum dos partidarios do sim parace concordar contigo, porque em todos os debates onde o nao se propos a arranjar mais casos onde o aborto e permitido o sim sempre disse que devia ser sempre que a mulher quer.
Veremos.
Volta a ler o meu post anterior, vê a lei francesa e já agora a inglesa e ficas a saber que estas leis foram aprovadas partindo do mesmo pressuposto português.

O que tu parece que ainda não percebeste, é que tu não vais votar numa lei, vais votar sim para que esta seja reformulada, porque estás a votar numa pergunta não estás a votar numa lei porque o povo não tem poder para isso só assembleia da republica, portanto desculpa mas não, votar não é continuar como está. Escapou-te a parte que o primeiro-ministro disse que esta não iria ser alterada se o não ganhasse, porque ele não pode passar por cima do tribunal constitucional? Escapou-te ou não te interessa. Escapou-te também que a lei ainda não existe, apenas propostas e projectos e que portanto esta ainda irá ser submetida a votação e elaboração? Escapou-te ou não te interessa? Escapou-te vários membros do PS e PCP, incluindo os seus projectos de lei, terem afirmado que iriam seguir o exemplo francês e Inglês em certa medida? Escapou-te ou não te interessa?

TU, os Portugueses, vão votar para que a lei seja REVISTA, não vão votar na LEI, isto escapou-te também ou não te interessa?

Não fica descansado que não me vou esquecer, não te esqueças tu também das enormes barbaridades que os defensores do não andaram a proliferar que iria acontecer caso o sim ganhe e depois veremos.

Ah! Já agora o aborto tem diminuído em vários países Europeus, mais uma vez com a França à cabeça
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 08 fev 2007, 22:49

Escapou-me que o senhor Primeiro Ministro estaja a fazer uma pequena "chantagem" com o elitorado ? Nao.
ICE Escreveu:TU, os Portugueses, vão votar para que a lei seja REVISTA, não vão votar na LEI, isto escapou-te também ou não te interessa?
Mentira. Tu, os portugueses estao a votar se "Concordam com a despenalizacao da interrupecao voluntaria da gravidez, se feita ate as 10 semanas, por vontade da mulher, em establecimento de saude devidam,ente autorizado"
Isto e o que estao a vontar. Concordam ou nao que uma mulher possa fazer aborto se feita ate as 10 semans por vontade propria desde que seja feito em establecimento de saude autorizado. Isto e o que vao votar. Nao se concordam se a mulher pode abortar se respeitar alguns razoes. A pergunta e se concordam sempre que a mulher quiser com o aborto, desde que seja ate as 10 semans em establecimentos autorizados. Isto e o refendo.
Concordas com o que te e perguntado votas sim, nao concordas votas nao. Mais nada.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 08 fev 2007, 22:53

Bu77erCup242 Escreveu:Escapou-me que o senhor Primeiro Ministro estaja a fazer uma pequena "chantagem" com o elitorado ? Nao.
ICE Escreveu:TU, os Portugueses, vão votar para que a lei seja REVISTA, não vão votar na LEI, isto escapou-te também ou não te interessa?
Mentira. Tu, os portugueses estao a votar se "Concordam com a despenalizacao da interrupecao voluntaria da gravidez, se feita ate as 10 semanas, por vontade da mulher, em establecimento de saude devidam,ente autorizado"
Isto e o que estao a vontar. Concordam ou nao que uma mulher possa fazer aborto se feita ate as 10 semans por vontade propria desde que seja feito em establecimento de saude autorizado. Isto e o que vao votar. Nao se concordam se a mulher pode abortar se respeitar alguns razoes. A pergunta e se concordam sempre que a mulher quiser com o aborto, desde que seja ate as 10 semans em establecimentos autorizados. Isto e o refendo.
Nao, concordas com a frase ? Isso e o referendo.
Eu não sei ainda qual é a parte que tu não entendes, em que o governo vai partir desse pressuposto para criar leis, mas essas ainda não estão criadas, portanto PODE SER ALTERADO e se depender do que o governo diz, irão haver regras, aliás alterado nem é a palavra certa, não me ocorre é outra, porque desde a primeira proposta de lei que se nota preocupação em não deixar abandalhar a situação. Mas se isso acontecer, acredita serei o primeiro a arrepender-me e culpabilizá-los, não tenho é feitio de ver as coisas más e deixar rolar, sem tentar nada para alterar que é o que o não significa.

EDIT: Essa da chantagem fez-me rir a sério que fez. desde quando é que o Primeiro-Ministro pode passar por cima do tribunal constitucional? Portanto o que ele disse foi verdade, não chantagem, mesmo que tentassesem alterar a lei, iria depois contra eles e vetada, isto se passase sequer pelo PR.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 08 fev 2007, 22:56

Eu nao quero saber de proposta de lei nenhuma. Eu quero sim saber do que vai ser votado. mais uma vez "Concordas.....establecmento de saude autorizado" Isto é concordas que a mulher pode abortar sempre que quiser ate as 10 semanas em establecimento de saude autorizado. A minha respota e nao, quem respode sim concorda que pode. Mais nada.

Bem vou acabar que tenhho que ir montar a TV. De quaquer maneira a minha opiniao mantessem. Opiniao de alguem que estava indeciso mas com os debates ficou esclarecidos, e que nao pode de deixar de fazer um comentario para os partidarios do sim ( sim porque sao defacto os partidos que fazem a campanha do sim, do nao sao movimentos civicos ) que vi terem as posturas mas gozonas, imaturas, desrepeitadores, nojentas nos debates televisisvos, onde nao deixavam ninguem expressar a sua opiniao em paz sem serem gozados e apupados, mas quando falavam exegim o respeito que nao tinham tido para com os outros. Isto para eles e um jogo de futebol e eles deceram ao nivel das claques.
Última edição por Bu77erCup242 em quinta 08 fev 2007, 23:02, editado 3 vezes no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Bloqueado