pedropaulo Escreveu:Parece que a maioria elegeu a Nintendo como tendo sido a "vencedora" desta edição da E3.
Bu77erCup242 Escreveu:Sinceramente penso que Nintendo ja tinha ganho este poll mesmo antes da E3 comecar.
Concordo com o
Bu77erCup242. Muito dificilmente a
Nintendo seria relegada para segundo plano:
- a
XBOX já está no mercado há algum tempo e, depois das "broncas" por que passou, o mínimo que podia fazer era mostrar muitos e bons jogos para recompensar os que se aventuraram nas lojas neste último ano (falta de consolas, falta de jogos, ...);
- a
PS3 deixou de ser mito para ser uma coisa mais "palpável" (os próprios
developers afirmaram que algumas das novidades, como o comando, só lhes foi anunciado 2 (duas!) semanas antes da
E3...). E a realidade "palpável" fica muito longe (pelo menos na minha perspectiva) daquilo que estava no papel.
pedropaulo Escreveu:Proxima votação diz respeito á influencia da E3 na opinião do consumidor.
Desculpem a simplicidade das opções de resposta mas era dificil abranger todas as variantes posiveis.
De facto, as hipóteses são tão abrangentes que é difícil escolher qualquer uma delas, tal como foi referido pelo
Newtomic.
pedropaulo Escreveu:Portanto a Nintendo como vencedora da E3 pode ver esse triunfo aplicado no mercado? Ou está dependente de como processa essa informação ao publico em geral, que nao costuma estar atento a estes eventos?
A
E3, apesar de contar cada vez mais com pessoal não ligado ao jornalismo, continua a ser um meio fechado: poucas pessoas sabem da sua existência, quanto mais do seu conteúdo! Os meios de comunicação social dão-lhe pouca importância, quase como nota de rodapé. Os milhões movimentados nesta indústria (ainda) não são suficientes para terem o destaque de outras cerimónias (por exemplo, os óscares). Por isso, a
Nintendo tem que mostrar ao público quais os seus trunfos com campanhas de marketing bem dirigidas e direccionadas. Caso contrário, a
Wii tenderá a ser uma curiosidade que alguns jogadores possuirão.
pedropaulo Escreveu:O Live da Microsoft e o bom catalogo apresentado conseguiram atingir os consumidores?
Mais uma vez, falta comunicar e publicitar para os potenciais consumidores as mais-valias oferecidas pelo
Live no desfrutamento dos jogos. E, já agora, expandir o
Live para mais países (não adianta toda a gente saber o que é se não o puder usar...). Quanto aos jogos, parece ser um bom catálogo.
pedropaulo Escreveu:A Sony saiu prejudicada da fraca representação? Ou o nome Playstation continua imaculado?
Para a indústria e para os jogadores mais informados, a
Sony ficou muito mal na "fotografia", tantas foram as mentiras que os seus executivos disseram nestes últimos tempos. Depois temos as questões do plágio do comando, do elevado preço para uma consola de jogos, da protecção anti-pirataria, ...
Para a sociedade em geral, a
E3 não passa de um evento do qual não têm conhecimento. Logo, a imagem da
Sony não fica muito beliscada com estes "pormenores"... A marca
Playstation goza de um prestígio enorme, tanto mais porque as campanhas de marketing são, em geral, bem direccionadas (até patrocina a Liga dos Campeões!). "Jogar", para a maioria da sociedade portuguesa, é sinónimo de "Playstation".
pedropaulo Escreveu:Os jogos apresentados fazem-se "ouvir" ao publico ou só conseguiram captar a atenção de quem acompanhou a E3?
Os jogos apresentados fazem-se "ouvir" através de campanhas publicitárias e de publicações especializadas. Pelo que me apercebi, todos eles estão ainda em desenvolvimento. Resta esperar pelas versões finais para se tirarem conclusões bem fundamentadas.