Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%

Total de votos: 54
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » quarta 07 fev 2007, 16:00

DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:eu continuo a achar o direito á vida do feto, um valor maior que kualker valor apresentado pelo sim.

e não te esquecas que a organização mundial de saude está a favor da despenalização do aborto, mas de certesa que não deve ser do modo que kerem aprovar em portugal.
Eu sei o que vi no programa e o que foi mostrado da OMS era bem português e escrito na nossa língua, portanto sim é da forma que querem fazer em Portugal, que aliás é exactamente igual ao que está feito lá fora, nós até somos dos poucos que é até às 10 semanas , porque no Reino Unido por exemplo é até às 12. Olha se eles fossem como nós? Revolução na certa.

O que disseram e muito bem, que fez até baixar cabeças do não:

"Se o não ganhar a lei não muda, portanto como querem que se criem condições de apoio à mulher? A mulher vai chegar a um qualquer centro e dizer, eu sou uma criminosa e por isso quero apoio?"

É este o não que temos. Mas esta foi uma das muitas perguntas que o não deixou sem resposta e deixou porque? Porque não tem uma opção válida ao sim.
achas ke a liberalização do aborto iria diminuir o numero de abortos?
Vou usar as palavras que foram usadas ontem, por um dos intervenientes.

"Despenalizar continua a significar despenalizar e liberalizar continua a significar liberalizar."

A pergunta é clara e não dá aso a ambiguidades, está lá bem patente o termo usado, Despenalizar e não liberalizar que são duas coisas bem diferentes, só o não parece não perceber o significado das duas, lá porque se despenaliza não quer dizer que se liberalize, porra é assim tão difícil olhar para o lado e ver o que acontece lá fora? Todos os nossos vizinhos estão contentes com a situação actual é porque não é bem o que o não quer fazer crer se o sim ganhar, mas se o não ganhar, relembro-vos o que disse o primeiro-ministro, a lei não muda, fica tal como está e realmente vamos ter mulheres a pedir apoio quando sabem que são criminosas. #-o
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » quarta 07 fev 2007, 16:03

ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:eu continuo a achar o direito á vida do feto, um valor maior que kualker valor apresentado pelo sim.

e não te esquecas que a organização mundial de saude está a favor da despenalização do aborto, mas de certesa que não deve ser do modo que kerem aprovar em portugal.
Eu sei o que vi no programa e o que foi mostrado da OMS era bem português e escrito na nossa língua, portanto sim é da forma que querem fazer em Portugal, que aliás é exactamente igual ao que está feito lá fora, nós até somos dos poucos que é até às 10 semanas , porque no Reino Unido por exemplo é até às 12. Olha se eles fossem como nós? Revolução na certa.

"Se o não ganhar a lei não muda, portanto como querem que se criem condições de apoio à mulher? A mulher vai chegar a um qualquer centro e dizer, eu sou uma criminosa e por isso quero apoio?"

É este o não que temos. Mas esta foi uma das muitas perguntas que o não deixou sem resposta e deixou porque? Porque não tem uma opção válida ao sim.

"Despenalizar continua a significar despenalizar e liberalizar continua a significar liberalizar."

A pergunta é clara e não dá aso a ambiguidades, está lá bem patente o termo usado, Despenalizar e não liberalizar que são duas coisas bem diferentes, só o não parece não perceber o significado das duas, lá porque se despenaliza não quer dizer que se liberalize, porra é assim tão difícil olhar para o lado e ver o que acontece lá fora? Todos os nossos vizinhos estão contentes com a situação actual é porque não é bem o que o não quer fazer crer se o sim ganhar, mas se o não ganhar, relembro-vos o que disse o primeiro-ministro, a lei não muda, fica tal como está e realmente vamos ter mulheres a pedir apoio quando sabem que são criminosas. #-o
qual a diferença em termos práticos entre os dois termos?
Tens a certeza que os outros paises estão contentes com a lei que aprovaram?

Vou agora para um debate sobre a questão na UA

UA rules!!!! 8)
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quarta 07 fev 2007, 16:09

DesertStorm Escreveu: qual a diferença em termos práticos entre os dois termos?

UA rules!!!! 8)
Mas não é óbvio qual é a diferença? Mesmo despenalizado a mulher não pode chegar a uma clínica e dizer, quero abortar porque sim, isto foi dito pelo próprio PS, o partido que irá fazer a lei. A mulher tem de ter uma forte razão, prová-la e ainda será acompanhada durante 3 dias, no que se está a chamar período de reflexão. Parece que só o não não houve estas coisas, ou não vos interessa ouvir? Já se o não ganhar, fiquem a saber os apologistas do não que a mulher vai continuar a poder fazer abortos porque sim, porque mesmo contra a lei e exactamente por causa disso, e visto que é uma lei que na prática é incongruente a mulher tem ainda mais liberdade de o fazer se o não ganhar. Irónico não é? Vocês dão às mulheres mais liberdade do que nós. Relembro-vos já nem é preciso recorrer a clínicas duvidosas ou atravessar a fronteira. à clínicas espanholas cá dentro, que não se regem pela nossa lei e que dá toda a liberdade à mulher.

Portanto se realmente não quereis dar essa liberdade à mulher, pensai bem se no fundo não a estais a dar mesmo. E ainda a dar de mamar aos espanhóis, porque esta lei é muito benéfica para eles e nunca serão punidos por isso.
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 07 fev 2007, 20:55

ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu: qual a diferença em termos práticos entre os dois termos?

UA rules!!!! 8)
Mas não é óbvio qual é a diferença? Mesmo despenalizado a mulher não pode chegar a uma clínica e dizer, quero abortar porque sim, isto foi dito pelo próprio PS, o partido que irá fazer a lei. A mulher tem de ter uma forte razão, prová-la e ainda será acompanhada durante 3 dias, no que se está a chamar período de reflexão. Parece que só o não não houve estas coisas, ou não vos interessa ouvir? Já se o não ganhar, fiquem a saber os apologistas do não que a mulher vai continuar a poder fazer abortos porque sim, porque mesmo contra a lei e exactamente por causa disso, e visto que é uma lei que na prática é incongruente a mulher tem ainda mais liberdade de o fazer se o não ganhar. Irónico não é? Vocês dão às mulheres mais liberdade do que nós. Relembro-vos já nem é preciso recorrer a clínicas duvidosas ou atravessar a fronteira. à clínicas espanholas cá dentro, que não se regem pela nossa lei e que dá toda a liberdade à mulher.

Portanto se realmente não quereis dar essa liberdade à mulher, pensai bem se no fundo não a estais a dar mesmo. E ainda a dar de mamar aos espanhóis, porque esta lei é muito benéfica para eles e nunca serão punidos por isso.
o periodo de reflexão existe, mas kualker ke seja o motivo, o aborto será aceite se a nova lei for avante

mas como o sim não acaba com o aborto clandestino, o sim vai ter toda a "liberdade" do aborto clandestino + a libertinagem do aborto "legal"
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quarta 07 fev 2007, 21:03

DesertStorm Escreveu:o periodo de reflexão existe, mas kualker ke seja o motivo, o aborto será aceite se a nova lei for avante

mas como o sim não acaba com o aborto clandestino, o sim vai ter toda a "liberdade" do aborto clandestino + a libertinagem do aborto "legal"
Não acaba? em que te baseias para dizer isso? Segunda dados apresentados ontem o aborto clandestino é reduzido em mais de 90%.

Desculpa mas isso para mim é como acabar com ele, além disso não te enganes não irá haver libertinagem. Parece-me que vocês querem acreditar nisso para continuar a ter razões, mas essa não existe.
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 07 fev 2007, 21:12

ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:o periodo de reflexão existe, mas kualker ke seja o motivo, o aborto será aceite se a nova lei for avante

Não acaba? em que te baseias para dizer isso? Segunda dados apresentados ontem o aborto clandestino é reduzido em mais de 90%.

Desculpa mas isso para mim é como acabar com ele, além disso não te enganes não irá haver libertinagem. Parece-me que vocês querem acreditar nisso para continuar a ter razões, mas essa não existe.
como tu o disseste não acaba, pode diminuir mas o numero total de abortos aumenta.

E agora diz-me o ke é ke pode impedir essa libertinagem?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quarta 07 fev 2007, 21:57

DesertStorm Escreveu:
como tu o disseste não acaba, pode diminuir mas o numero total de abortos aumenta.

Estás a dar dados que ninguém pode confirmar, ninguém sabe o numero de abortos ilegais totais, portanto dizer que aumenta ou diminui, em alguns países pensa-se que diminui em outros que aumentou.

tu continuas mesmo a achar que a mulher pode chegar a um hospital e dizer quero fazer um aborto e siga pra bingo, vira porca venha outra???

Estas coisas irão ser controladas e se eu não acreditasse que assim seria seria o primeiro a votar NÃO.
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 07 fev 2007, 22:06

ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:

Estás a dar dados que ninguém pode confirmar, ninguém sabe o numero de abortos ilegais totais, portanto dizer que aumenta ou diminui, em alguns países pensa-se que diminui em outros que aumentou.

tu continuas mesmo a achar que a mulher pode chegar a um hospital e dizer quero fazer um aborto e siga pra bingo, vira porca venha outra???

Estas coisas irão ser controladas e se eu não acreditasse que assim seria seria o primeiro a votar NÃO.

uso dados dos defensores do sim.

podes crer que se algum dia fores adulto e tiveres um filho com uma mulher, se ela quiser abortar tu não podes fazer nada para a evitar, o aborto é totalmente a pedido da mulher, até podes ser o bill gates e teres o maior amor pelo teu filho ke se a mulher kiser abortar aborta o os teus direitos não interessam a ninguem.

E não há nenhuma entidade reguladora dos abortos, apenas irá haver aconselhamento, pelo menos no projecto que o ps quer aprovar.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quarta 07 fev 2007, 22:18

DesertStorm Escreveu:

podes crer que se algum dia fores adulto e tiveres um filho com uma mulher, se ela quiser abortar tu não podes fazer nada para a evitar, o aborto é totalmente a pedido da mulher, até podes ser o bill gates e teres o maior amor pelo teu filho ke se a mulher kiser abortar aborta o os teus direitos não interessam a ninguem.

E não há nenhuma entidade reguladora dos abortos, apenas irá haver aconselhamento, pelo menos no projecto que o ps quer aprovar.
Lol e tu achas que agora não é assim? Em que mundo vives? Se a mulher quiser abortar tu não podes fazer nada, Despenalizado ou não liberalizado ou não.

Eu digo-te o mesmo, esperando que não, se um dia tiveres numa posição má como estão todos os que fazem abortos, espero que não te arrependas da tua decisão.

Quanto à entidade reguladora, peço-te que me mostres então o tal projecto lei, pois não é esse o conhecimento que tenho.
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 07 fev 2007, 22:20

ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:

Lol e tu achas que agora não é assim? Em que mundo vives? Se a mulher quiser abortar tu não podes fazer nada, Despenalizado ou não liberalizado ou não.

Eu digo-te o mesmo, esperando que não, se um dia tiveres numa posição má como estão todos os que fazem abortos, espero que não te arrependas da tua decisão.

Quanto à entidade reguladora, peço-te que me mostres então o tal projecto lei, pois não é esse o conhecimento que tenho.
Mas tens a lei do teu lado, que é mais uma coisa que vai protejer o teu filho, e se mesmo assim ela abortar o ke achas ke deve ser feito á mulher?

Mostra-me tu o projecto lei que inclua a actividade reguladora, pois és tu ke tens ke ternar a questão mais gradavel, mais explicita do que o ke está a ser exposta.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
ZheadShot
Expert
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55

Mensagem por ZheadShot » quarta 07 fev 2007, 22:33

Por acaso esta segunda feira passei 3 horas fechado numa sala a falar sobre o aborto. Era um debate. Foram convidados 2 pessoas, uma senhora que defendia o sim e um senhor que defendia o Nao. Ambos deram argumentos mas nenhum me convenceu. Ela porque era demasiado feminista e porque nao me veio dizer nada que eu nao sobesse, ele porque tinha um jeito mais ou menos para distorcer a verdade, ou melhor, para contar aquio que lhe convinha. Ele deu o seguinte exemplo:

"Existe uma mulher que está gravida, tem uns 5filhos, 2 dos quais sao cegos, 2 surdos e o ultimo tem problemas mentais/motores. A pergunta era: Neste caso recomendavam o aborto? A quem respondeu sim que fique sabendo que acabou de matar o Beethoven." (atenção que so estou a dar uma ideia do que o homem disse, nao me lebro de como o diss ao certo)

O que ele não disse foi que quando Beethoven compos as suas obras mais conhecidas estava surdo... pois é, ele compos surdo devido a problemas que teve. agora eu pergunto, porque terá sido?

Outro caso que o senhor podia ter falado era:
Havia um casal, a mulher estava gravida. esse casal tinha filhos, todos eram saudaveis, inteligentes sem problemas de saude etc etc. recomendavam que a mulher abortasse? se respondera nao fiquem sabendo que acabaram de permitir o nascimento de Pateta. eh eh.

Isto vi eu uma vez num mail, nao era bem assim mas a ideia era parecida. O que quero dizer é que tudo é muito bonito mas que convem saber distinguir aquilo que vai acontecer daquilo que muitas das vezes querem fazer-nos pensar que irá acontecer.

EDIT: Eu nao escrevi pateta escrevi o nome daquele alemao que todos conhecem da segunda guerra munidal...
Imagem
Imagem
PeddieKitsune
Expert
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26

Mensagem por PeddieKitsune » quarta 07 fev 2007, 22:38

ICE Escreveu:Relembro-vos já nem é preciso recorrer a clínicas duvidosas ou atravessar a fronteira. à clínicas espanholas cá dentro, que não se regem pela nossa lei e que dá toda a liberdade à mulher.
Ahamm, claro. Estão em Portugal mas regem-se por leis de Espanha. São clínicas abertas dentro do consulado de Espanha? Se não, soa-me bastante a ilegal.
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 07 fev 2007, 22:40

ZheadShot Escreveu:Por acaso esta segunda feira passei 3 horas fechado numa sala a falar sobre o aborto. Era um debate. Foram convidados 2 pessoas, uma senhora que defendia o sim e um senhor que defendia o Nao. Ambos deram argumentos mas nenhum me convenceu. Ela porque era demasiado feminista e porque nao me veio dizer nada que eu nao sobesse, ele porque tinha um jeito mais ou menos para distorcer a verdade, ou melhor, para contar aquio que lhe convinha. Ele deu o seguinte exemplo:

"Existe uma mulher que está gravida, tem uns 5filhos, 2 dos quais sao cegos, 2 surdos e o ultimo tem problemas mentais/motores. A pergunta era: Neste caso recomendavam o aborto? A quem respondeu sim que fique sabendo que acabou de matar o Beethoven." (atenção que so estou a dar uma ideia do que o homem disse, nao me lebro de como o diss ao certo)

O que ele não disse foi que quando Beethoven compos as suas obras mais conhecidas estava surdo... pois é, ele compos surdo devido a problemas que teve. agora eu pergunto, porque terá sido?

Outro caso que o senhor podia ter falado era:
Havia um casal, a mulher estava gravida. esse casal tinha filhos, todos eram saudaveis, inteligentes sem problemas de saude etc etc. recomendavam que a mulher abortasse? se respondera nao fiquem sabendo que acabaram de permitir o nascimento de Pateta. eh eh.

Isto vi eu uma vez num mail, nao era bem assim mas a ideia era parecida. O que quero dizer é que tudo é muito bonito mas que convem saber distinguir aquilo que vai acontecer daquilo que muitas das vezes querem fazer-nos pensar que irá acontecer.

EDIT: Eu nao escrevi pateta escrevi o nome daquele alemao que todos conhecem da segunda guerra munidal...
isso só ker dizer ke as veses poderia ser preferivel o aborto, e noutras seria um desastre, mas o minority report é ficção
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quinta 08 fev 2007, 17:10

PeddieKitsune Escreveu:
ICE Escreveu:Relembro-vos já nem é preciso recorrer a clínicas duvidosas ou atravessar a fronteira. à clínicas espanholas cá dentro, que não se regem pela nossa lei e que dá toda a liberdade à mulher.
Ahamm, claro. Estão em Portugal mas regem-se por leis de Espanha. São clínicas abertas dentro do consulado de Espanha? Se não, soa-me bastante a ilegal.
Eu digo isto porque se estiveres atento ao JN, por vezes aparecem anúncios de clínicas espanholas, principalmente em Lisboa que se propõem fazer abortos, portanto penso que de alguma forma eles contornaram os trâmites legais, mas atenção, não é por se fazer um aborto a uma clínica espanhola ou a Espanha que a mulher deixa de ser criminosa, simplesmente tem mais condições, mas a diferença, na criminalização da mulher, entre este e o clandestino é exactamente igual.

Mas isto para dizer que a tal liberalização do aborto de que fala o não é mentira, pois ela já existe. Sendo mais que liberal é livre, pois a lei actual é inoqua, que é o mesmo que dizer que não existe, dando total liberdade à mulher de o fazer. Pensem na questão como se fosse a pirataria, as leis existem mas não actuam e todos sabemos as consequências que isso tem na pirataria, no aborto é exactamente igual, proporcionando um total sistema livre. Não querendo comparar, obviamente, o facto é que me parece que o Não significa um continuar de coisas, mais que significar é certo.
kvk
Senior
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por kvk » quinta 08 fev 2007, 17:10

DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:

qual a diferença em termos práticos entre os dois termos?

UA rules!!!! 8)
Pega num dicionário e descobre... temos todos pena que os partidários do não não conheçam a diferença entre despenalização e liberalização, sempre soubémos que a inteligência e o conhecimento da lingua portuguesa não eram o seu prato forte mas eu julgava que sabiam ao menos consultar um dicionário...

Pessoal a escolha entre o sim e o não vai-nos pôr mais próximo da legislação dos outros países da união europeia caso o sim ganhe (países como a suécia, a noruega e outros países que culturalmente coitadinhos ainda têm muito que andar para chegar aos nossos calcanhares) ou da legislação dos vários países PALOP caso o não ganhe (Angola, Brasil e outros bastiões de cultura e desenvolvimento que de terceiro mundo têm apenas a classificação porque em termos de mentalidade e desenvolvimento espiritual são zénites culturais a que todos devemos ambicionar!)

Acredito seriamente que se o não ganhar este país está para lá da "salvação". Espanta-me como é que no século XXI em plena União Europeia ainda possa haver tanto obscurantismo, desinformação e estupidez pura e simples! Até nos estados ultra-conservadores dos Estados Unidos a legislação do aborto é mais liberal que a nossa! É por estas e por outras que as mentes mais brilhantes do nosso país não estão em Portugal, estão em Inglaterra, na Alemanha, nos USA. Realmente é uma tristeza olhar a nossa volta e percebermos que não temos nada a ver com esta mentalidade, não temos nada a ver com esta cultura.

Já estou como aristóteles, não sou lisboeta nem português, sou um cidadão do mundo. A sorte de todos nós é que estou sinceramente convencido que o sim vai ganhar, muito graças à massa populacional mais jovem que não tem os preconceitos que os velhos do restelo e as beatas de fátima ainda carregam, e não se deixam enganar por argumentos falaciosos.
Bloqueado