PC vs Consolas- Round Final?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Vai o PC sobreviver enquanto máquina de jogos?

Sim
9
90%
Não
1
10%
 
Total de votos: 10
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 02 ago 2006, 22:31

Mas o facto é que tu não precisas de um PC de centenas ou milhares de euros para ouvir musica, navegar na net ver filmes, etc.
Basta referir que o podes fazer numa consola ou em equipamento dedicado bastante comum em casa.
Creio que não há duvidas acerca da versatilidade do PC, mas convem lembrar que o preço de um é sempre inflacionado quando se quer correr jogos.
Uma consola é mais barata, mais fiavel, mais amigavel, tem maior tempo de vida etc.
Obviamente o PC tem as suas vantagens mas estas começam a fazer sentido, no campo dos jogos e mesmo do multimedia, para um segmento cada vez menor de pessoas.
Em ultima analise, serão os jogos, sempre eles, que terão um papel preponderante no colapso do PC, sendo já poucos os generos que resistem exclusivamente nessa plataforma.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 03 ago 2006, 7:19

A PS3 vai sair para o mercado a custar cerca de 500 euros. E a cada nova geração o preço das consolas vai aumentando, sendo a excepção as consolas da Nintendo.
Os preços dos jogos das consolas são mais caros que os dos PCs por uma boa margem. Com o tempo vai contribuir para que o dinheiro dispendido se aproxime do que é gasto num PC.
Além disso com um PC tens sempre graficos de topo, enquanto que numa consola basta um ou dois anos e já está claramente ultrapassada pelo PC.

Mas como eu disse o PC não é apenas uma maquina de jogos.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 03 ago 2006, 10:14

pedropaulo Escreveu:Vou fazer reset á votação será interessante ver como após o esgrimar de argumentos de ambos os lados as opiniões se mantêm, ou não.
A votação terminou com 53 votos sendo 49 para o "lado" que diz que o PC viverá feliz e 4 votos que apontam o seu fim.
Votei novamente no sim, o meu voto mantem-se completamente inalterado assim como a minha opinião sobre o assunto.
Winjer Escreveu:Mas como eu disse o PC não é apenas uma maquina de jogos.
E por muito k se keira não dá pra ser vista apenas como tal, plo menos para mim é complicado olhar para o PC "apenas" como mákina de jogos... :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » quinta 03 ago 2006, 11:47

pedropaulo Escreveu:Vou fazer reset á votação será interessante ver como após o esgrimar de argumentos de ambos os lados as opiniões se mantêm, ou não.
A votação terminou com 53 votos sendo 49 para o "lado" que diz que o PC viverá feliz e 4 votos que apontam o seu fim.
Voltei a votar no sim porque continuo a ter a certeza que o Pc irá ser a plataforma do futuro.
José Pinto
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 03 ago 2006, 13:29

Também voltei a votar no SIM porque apesar das consolas serem cada vez mais uma máquina multimédia os PC's têm muito para dar. São os senhores de um estilo de jogo cada vez mais popular: os MMORPG's e têm uma grande massa de adeptos que nunca irão dispensá-los!
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 07 ago 2006, 17:21

Cada vez surgem mais vozes , e de peso, que afirmam que a pirataria está a "matar" o mercado dos jogos para PC:
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 1&Itemid=2
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 07 ago 2006, 18:11

pedropaulo Escreveu:Cada vez surgem mais vozes , e de peso, que afirmam que a pirataria está a "matar" o mercado dos jogos para PC:
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 1&Itemid=2
E o problema é que niguem na industria ve (ou quer ver) que o que está a levar aos consumidores a cada vez mais adoptar a pirataria são preços elevados e injustos que enchem mais os bolsos de distribuidores que das software houses.

Tem de haver uma mudança e mentalidades, tanto por parte dos consumidores como dos distribuidores e retalhistas. Mas o exemplotem de se iniciar da lado de quem vende.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 07 ago 2006, 18:42

Winjer Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Cada vez surgem mais vozes , e de peso, que afirmam que a pirataria está a "matar" o mercado dos jogos para PC:
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 1&Itemid=2
E o problema é que niguem na industria ve (ou quer ver) que o que está a levar aos consumidores a cada vez mais adoptar a pirataria são preços elevados e injustos que enchem mais os bolsos de distribuidores que das software houses.

Tem de haver uma mudança e mentalidades, tanto por parte dos consumidores como dos distribuidores e retalhistas. Mas o exemplotem de se iniciar da lado de quem vende.
Isso não vai acontecer. Não vai acontecer com a Microsoft e não vai acontecer com a Sony. È um dado adquirido que os preços dos jogos vão subir. Vão subir para sustentar os custos de desenvolvimento e ironicamente vão subir sob o pretexto de que a pirataria está a provocar percas que precisam de ser recuperadas.
Se é justo ou a melhor medida? Penso que não e a N já provou isso, mas a nos proximos anos e volto a dizer que o sucesso ou fracasso da Wii vai inluenciar em muito o mercado, será o que vai acontecer.
E quem desenvolve jogos vai faze-lo para uma plataforma onde o seu trabalho seja o menos prejudicado possivel um mercado onde existam milhões de potenciais clientes, um mercado em franca expansão.- As consolas.
È provavel que a industria ceda ao peso de um eventual fracasso da "NexT-Gen" e reconsidere as prioridades mas nos proximos anos a tendencia sera a de comabter a pirataria de diversas formas mas seguramente não ceder no campo do preço.
Isto é se o mercdao não se "partir", finalmente, em grupos de consumidores com generos e gostos bem defenidos que sejam alvo de investimento por parte das editoras.
Um ou mais desses grupos terão como prioridade jogos baratos. E se o custo de produção for baixo e o modo de distribuição directo........
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 07 ago 2006, 19:22

Eu tenho que reformular o que disse no ultimonivel.blogspot.com. A pirataria está de facto a matar, mais que os jogos de PC, os jogos em si. Com a passagem da maioria dos jogos para consola, está-se a assistir a uma diminuição drástica na qualidade conceptual dos mesmos. O que vemos são FPS e mais FPS's, Final Fantasies rascôncios e RPG's de caca. Onde estão os bons jogos de antigamente que só surgiam no PC? Não estão, simplesmente. Ao matar o PC, a pirataria está a matar os jogos, porque os obriga a passarem para as consolas e a, consequentemente, se tornarem jogos de caca para que o público mainstream goste deles. E pior do que isso: os jogos estão-se a tornar muito "cinematizados" (or something), o que resulta em jogos curtos e intensos... É muito bonito e tal, mas, para além de isto implicar a morte dos jogos longos e duradouros, mas, pior do que isso, implica a morte, a curto prazo (se não já uma morte consumada) dos chamados Character Role-Playing Games. Se por um lado ainda tinha esperanças que Fallout 3 fosse o renascer dos CRPG's, por outro já não tenho ilusões e acho sinceramente que a bethesda vai matar a série. KotOR 3 não há notícias, nem duma possível correcção do KotOR 2 para ficar como realmente foi planeado... Onde andam os CRPG's nos tempos de hoje? :cry: Poderemos esperar algo de Heavy Rain? Se andar na onda do Fahrenheit com escolhas inconsequentes a longo prazo, a minha resposta é não.

Claro que o público mainstream não se importa nada com isto, mas QUE É QUE O PÚBLICO MAINSTREAM PERCEBE DE JOGOS? É como dizer que o que o público quer é professor chanfrado 7, american pie 13 e os três ninjas 41... Kill mainstreamers, kill dead games, kill noobs and sob's... :cry:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 07 ago 2006, 23:33

Um dos trunfos apontados ao PC é a capacidade que a comunidade tem em produzir mods para os jogos.
Mas mesmo aí a crise pode vir a sentir-se devido á complexidade cada vez maior dos motores de jogo.
E quem o diz sabe;)
http://www.bit-tech.net/news/2006/08/07 ... _QuakeCon/
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 08 ago 2006, 18:04

Outro dos trunfos do PC é a sua uniformização baseada na plataforma ISA, mais a uniformização de API's no formato DirectX que permitem baixar custos ao ter uma plataforma já bem conhecida e com retrocompatibilidade.

Por outro lado as consolas são feitas usando arquitecturas completamente novas e por vezes muito complexas o que dificulta a programação para essa plataforma, aumentando custos e tempo de duração dos projectos. É verdade que tanto a Sony como a Microsoft tem kits de apoio ao desenvolvimento de jogos, mas isto apenas simplifica a programação até certo ponto.
Por outro lado, no PC, vamos ter o DirectX10 que impõe regras de certa forma restritas á forma como é feita a renderização, sendo a principal entre fabricantes a diferença de desempenho. Isto permite aos programadores não ter de andar a criar paths especificos para cada fabricante, reduzindo custos e permitindo melhores optimizações.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quinta 31 ago 2006, 22:05

Ricardo Escreveu:Com um computador pode-se jogar a praticamente todos os jogos (nem que seja com emuladores) no entanto, o computador é pouco prático quanto á instalação de videojogos, enquanto que nas consolas, basta inserir o disco e já esta.
No computador temos os jogos online e facilidade de utilizar o mouse como instrumento joystick, o que com o comando da consola não é muito prático em alguns estilos de jogo, tipo FPS e alguns rpg's. Penso que num futuro próximo quando as consolas tiverem todas as funções de um computador, ai sim, se deixe de utilizar o computador como consola, e se começe a inverer o processo, a transformar a consola num computador!
Por muitas funções que um pc possa desempenhar a que está aqui em causa é os jogos. Para além do mais as consolas têm uma característica que para mim é muito importante e que de muito me serviu no último vez: a sua "portabilidade" (se é que a palavra existe).
Eu por exemplo estive longe de casa durante quase um mês. Por mais praia que tenha durante um mês inteiro existem sempre alturas em que te apetece jogar este ou aquele jogo, e embora jogar não seja uma necessidade vital ou alguma dependência a verdade é que estar 1 mês inteiro de férias sem jogar um único jogo é bastante. Se não tivesse consola, lá tinha eu que agarrar na torre, ecrã, teclado, rato, fios, estenções, etc, etc para ter algo ao que jogar. Assim com consola, foi só enfia-la dentro de uma pequena mochila e voilá (sim, porque consegui enfiar a xbox, 2 comando e uma caterfada de jogos numa mochila da Monte Campo, daquelas relativamente pequenas).
É esta, pelo menos para mim, uma das grandes vantagens de uma consola.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 31 ago 2006, 22:19

Actualmente existem muitos Barebones bem pequenos e potentes. Por isso a questão da portabilidade não é assim tão diferente. Além disso as consolas ainda precisam de um TV, e se é verdade que é possivél encontrar uma TV em quase qualquer lado, tambem é verdade que é possivel ligar um PC a uma TV (sendo que muitos tem garficas capazes de o fazer).

Admito que as consolas tem uma portabilidade superior ádo PC, mas não é muito superior.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 31 ago 2006, 22:24

MadnessJonny Escreveu:Por muitas funções que um pc possa desempenhar a que está aqui em causa é os jogos. Para além do mais as consolas têm uma característica que para mim é muito importante e que de muito me serviu no último vez: a sua "portabilidade" (se é que a palavra existe).
Eu por exemplo estive longe de casa durante quase um mês. Por mais praia que tenha durante um mês inteiro existem sempre alturas em que te apetece jogar este ou aquele jogo, e embora jogar não seja uma necessidade vital ou alguma dependência a verdade é que estar 1 mês inteiro de férias sem jogar um único jogo é bastante. Se não tivesse consola, lá tinha eu que agarrar na torre, ecrã, teclado, rato, fios, estenções, etc, etc para ter algo ao que jogar. Assim com consola, foi só enfia-la dentro de uma pequena mochila e voilá (sim, porque consegui enfiar a xbox, 2 comando e uma caterfada de jogos numa mochila da Monte Campo, daquelas relativamente pequenas).
É esta, pelo menos para mim, uma das grandes vantagens de uma consola.
Concordo plenamente, e não é por acaso k tenho várias consolas, e se tivesse com + $ nesta altura compraria uma xBox, (sim a 1ª), pra jogar quase exclusivamente ao Forza. :)
Winjer Escreveu:Actualmente existem muitos Barebones bem pequenos e potentes. Por isso a questão da portabilidade não é assim tão diferente. Além disso as consolas ainda precisam de um TV, e se é verdade que é possivél encontrar uma TV em quase qualquer lado, tambem é verdade que é possivel ligar um PC a uma TV (sendo que muitos tem garficas capazes de o fazer).

Admito que as consolas tem uma portabilidade superior ádo PC, mas não é muito superior.
Bolas mas concordas que geralmente quando se tem uma mákina +/- decente ela não é nenhum exemplo de portabilidade, por exemplo comparar um PC, exceptuando os portateis, a uma PS "Two" em termos de portabilidade é completamente absurdico. :D Não? :)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 01 set 2006, 11:45

Newtomic Escreveu: Bolas mas concordas que geralmente quando se tem uma mákina +/- decente ela não é nenhum exemplo de portabilidade, por exemplo comparar um PC, exceptuando os portateis, a uma PS "Two" em termos de portabilidade é completamente absurdico. :D Não? :)
Sabes o que é um barebone?

Isto é um:
Imagem

Imagem

Imagem

Vais-me dizer que é dificil de carregar isto?
È verdade que estes sistemas não tem desempenho de topo, pois não podem ter componentes muito grandes nem que produzam muito calor, mas tem poder que chegue para correr os jogos actuais, e normalmente são mais potentes que portateis.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder