Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
_Omega_
Veteran
Mensagens: 635
Registado: domingo 23 jan 2005, 11:14
Localização: Great Big White World
Contacto:

Mensagem por _Omega_ » segunda 24 abr 2006, 20:21

Cyrax Escreveu:receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar
E não tens mais nada para comprar? Com o dinheiro que poupavas em piratear o jogo tinhas mais dinheiro para outras coisas [mais] importantes
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » segunda 24 abr 2006, 20:25

_Omega_ Escreveu:
Cyrax Escreveu:receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar
E não tens mais nada para comprar? Com o dinheiro que poupavas em piratear o jogo tinhas mais dinheiro para outras coisas [mais] importantes
Não tenho maus vicios e sei gerir o meu dinheiro! Queres melhor resposta?
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 24 abr 2006, 20:45

_Omega_ Escreveu:
Cyrax Escreveu:receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar
E não tens mais nada para comprar? Com o dinheiro que poupavas em piratear o jogo tinhas mais dinheiro para outras coisas [mais] importantes
Outras coisas importantes? Tais como? Vá lá, diz...

O dinheiro que eu poupo é o dinheiro que eu não gasto nas coisas importantes, e é o dinheiro que tenho para comprar coisas menos importantes. É esse dinheiro que eu uso para comprar jogos (e diga-se também que quase não o uso para mais nada, comprar hardware, talvez? xD)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
diefor
Novato||Novata
Mensagens: 19
Registado: sexta 07 abr 2006, 23:53

Mensagem por diefor » terça 25 abr 2006, 0:23

João Miranda Escreveu:... Porque razão e´q ue vocês nãot tentão perceber. Eu á tentei perceber a vossa, eu tive cerca de 2 semanas sem fazer piratria, tentei aperceber-me se afinal era eu o mauzão ou não. O que fiz? Desinstalei todos os jogos piratas que tinha no pC.... depois fiquei uma semana, UMA SEMANA!!!, sem jogar deposi dela, eu volteui a instalat todos os jogos piratas que tinha.
Tive a pensar se comentava, mas acho que sim. Se não se importam, não fui chamado... Mas não consegui evitar. João por não teres meios, não sei se monetários ou outros de nãp poderes comprar jogos originais, e "matares" o vicio de Jogar da-te o direito de piratear? [-X , e sabes acho que tens que ter cuidado, não quero ser paternal, mas quando o satisfazer um desejo está aliado a algo ilicito, estamos mal, muito mal. Começa a avaliar o proposito de jogares, se é apenas para te divertires, distraires, ter outras emoções que não as podes ter na realidade, e não algo mais. Piratear é roubar, como já foi dito, mesmo que o prejudicado sejam milionário. Quando era mais novo queria comprar jogos, mas não podia... Não havia. O que fazia? Juntava uns trocos e comprava um jogo de três em três meses. Agora não queiras ter tudo ao mesmo tempo, porque não vais conseguir gosar em pleno cada momento de um grande jogo. E se comprares poucos, mas bons, vais ver como valorizas mais o jogo que tens, antes mesmo de o por na gaveta. Sei que não tenho o direito de dizer isto, porque a vida é tua, e tens o poder de decisão, mas tinha que dizer alguma coisa. Obrigado.
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 25 abr 2006, 10:04

Cyrax Escreveu:
_Omega_ Escreveu:
Cyrax Escreveu:receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar
E não tens mais nada para comprar? Com o dinheiro que poupavas em piratear o jogo tinhas mais dinheiro para outras coisas [mais] importantes
Não tenho maus vicios e sei gerir o meu dinheiro! Queres melhor resposta?
Eu tenho um mau vicio, jogar jogos... e' ai que meto o meu dinheiro, se calhar a razao de nao ter ainda um computador completo. :(
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
_Omega_
Veteran
Mensagens: 635
Registado: domingo 23 jan 2005, 11:14
Localização: Great Big White World
Contacto:

Mensagem por _Omega_ » terça 25 abr 2006, 10:55

Morbus Escreveu:
_Omega_ Escreveu:
Cyrax Escreveu:receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar
E não tens mais nada para comprar? Com o dinheiro que poupavas em piratear o jogo tinhas mais dinheiro para outras coisas [mais] importantes
Outras coisas importantes? Tais como? Vá lá, diz...
Livros
Discos
Filmes
Hardware
Software [utilitários].
Queres que continue ou....
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 25 abr 2006, 11:21

_Omega_ Escreveu:Livros
Discos
Filmes
Hardware
Software [utilitários].
Queres que continue ou....
E que tal deixar de comprar isso tudo para se poder comprar jogos... Depende tudo de que prioridades temos. Eu nao compro filmes (mas tambem nao pirateio) nem utilitarios (uso freeware e windows nao freeware :lol: ) e compro jogos. Depende das nossas prioridades, e se a tua prioridade e isso que inomeraste, nem sequer tens o direito de piratear jogos porque nao sao a tua prioridade. Se nao sao a tua prioridade, e nao tens dinheiro para eles, melhor para ti, porque ha pessoas que tambem nao teem denheiro para eles, e os teem como prioridade... ](*,)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
_Omega_
Veteran
Mensagens: 635
Registado: domingo 23 jan 2005, 11:14
Localização: Great Big White World
Contacto:

Mensagem por _Omega_ » terça 25 abr 2006, 11:40

Morbus Escreveu:...nem sequer tens o direito de piratear jogos
Eu não pirateo jogos [tirando o facto de pedir jogos emprestados].
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 25 abr 2006, 11:42

_Omega_ Escreveu:
Morbus Escreveu:...nem sequer tens o direito de piratear jogos
Eu não pirateo jogos [tirando o facto de pedir jogos emprestados].
Estava a falar de uma situação hipotética, não a fazer acusações. O que queria que entendesses era o meu ponto de vista: depende tudo das nossas prioridades.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » terça 25 abr 2006, 12:22

viriato_iceview51 Escreveu:
Cyrax Escreveu:
_Omega_ Escreveu:
Cyrax Escreveu:receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar
E não tens mais nada para comprar? Com o dinheiro que poupavas em piratear o jogo tinhas mais dinheiro para outras coisas [mais] importantes
Não tenho maus vicios e sei gerir o meu dinheiro! Queres melhor resposta?
Eu tenho um mau vicio, jogar jogos... e' ai que meto o meu dinheiro, se calhar a razao de nao ter ainda um computador completo. :(
Mau vicio, digamos, algo como o tabaco, droga, alcool, etc, em que prejudicamos a nós e em alguns casos, outras pessoas... mas como disse, sei gerir o meu dinheiro e dar prioridades...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » quarta 26 abr 2006, 9:01

Todo o vicio e' mau, mas ha uns que fazem mais males que outros.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 26 abr 2006, 16:12

_Omega_ Escreveu:
Morbus Escreveu:
_Omega_ Escreveu:
Cyrax Escreveu:receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar
E não tens mais nada para comprar? Com o dinheiro que poupavas em piratear o jogo tinhas mais dinheiro para outras coisas [mais] importantes
Outras coisas importantes? Tais como? Vá lá, diz...
Livros
Discos
Filmes
Hardware
Software [utilitários].
Queres que continue ou....
ya, porque é que eu gasto todo o meu dinheiro em jogos, porque livros tenho bibliotecas, e filmes video clubes (foi por esta razão que deixei de piratear filmes). Ou seuja, eu livros, excluindo harry potter, não compro, mas no entanto farto-me de ler- salve biblioteca.
Eu filmes de vez em quando compro um ououtro, mas ´so em promoção, já comprei filmes como pulp fiction ou midnight cowboy por menos de 5 €.
Mas em quanto não houver uma forma legal de jogar jogo por baixo preço, como por exemplo um sitio onde os possa requisitar ou alugar, tenho que fazer alguma coisa se quiser jogar.

diefor Escreveu: Começa a avaliar o proposito de jogares, se é apenas para te divertires, distraires, ter outras emoções que não as podes ter na realidade, e não algo mais...
Desculpa lá, mas tu estás a tentar dizer que eu faço pirataria por ser crime? Então eu tenho mesmo espirito mau não é? é isso que tentaste dizer. Se não então explica-me o que é algo mais...
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 26 abr 2006, 16:57

João Miranda Escreveu:
diefor Escreveu:Começa a avaliar o proposito de jogares, se é apenas para te divertires, distraires, ter outras emoções que não as podes ter na realidade, e não algo mais...
Desculpa lá, mas tu estás a tentar dizer que eu faço pirataria por ser crime? Então eu tenho mesmo espirito mau não é? é isso que tentaste dizer. Se não então explica-me o que é algo mais...
Acho que não joão. De facto, acho que essa frase que citaste foi a melhor frase que vi até agora neste tópico (sim senhor diefor). Muitas pessoas jogam por vício, e piratear para matar o vício é mau. Outras pessoas jogam por divertimento e para passar o tempo, e o facto de jogar ser das poucas actividades lúdicas que podem ser feitas sem pagar não dá o direito a ninguém de não pagar, sendo isso ilegal. Mas há também que ver certos aspectos. Por exemplo: tu queres jogar Fallout 2 (uma obra-prima de todos os tempos) mas não encontras o jogo em lado nenhum, ou mesmo não tens dinheiro para o comprar. Aí, porque queres jogar o jogo para conheceres melhor aquilo que falas e para aumentares a tua cultura geral (ao fim e ao cabo é isso), a pirataria pode tornar-se uma última medida (mas nunca a primeira).

Eu deixo uma questão muito simples. É certo que ninguém precisa de jogar para ganhar a vida, ou para viver? É? Então digam-me lá o que é feito de uma pessoa que não tem dinheiro para jogos e gostava de ser jornalista de jogos, ou mesmo programador de jogos, ou designer? E não são só essas pessoas que precisam de jogar, muitas outras profissões ganham muito com os jogos, porque, cada vez mais as profissões se estão a tornar multidisciplinares, e aprender um pouco com tudo é muito bom (eu tenho sérias vantagens em relações a colegas meus que não jogam, no campo de entender as civilizações passadas, porque treinei sempre a minha capacidade de abstração e desconecção dos preconceitos).

Que não se entenda com isto que eu defendo a pirataria. O que defendo é que, se gostam de jogar e não têem dinheiro, façam um esforço e procurem jogos mais antigos, não vão atrás dos gráficos, não caiam na futilidade da maior parte dos hypes, procurem bons negócios, comprem jogos usados (mesmo que isso seja ilegal). Ninguém é obrigado a jogar CoD2. Pode muito bem jogar o CoD1 que deve estar mais barato.

A propósito, antes de piratearem jogos deste género (2ª guerra, FPS), comprem o Hidden and Dangerous 2 que está a um preço muito acessivel. Ao piratearem não estão a roubar ninguém. Estão sim a não apoiar aqueles que vos proporcionam os momentos passados com o jogo. Há um tipo de software que se chama donationware (dá-se uma donação, se se quizer), e eu digo-vos que já por uma vez fiz uma donação, porque vi que o trabalho era muito bem feito, e não queria que a empresa e o trabalho morressem. Portanto, se querem continuar a jogar, não mordam a mão que vos alimenta, não sejam egoistas, e não sejam parasitas.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 26 abr 2006, 17:10

Morbus Escreveu:
João Miranda Escreveu:
diefor Escreveu:Começa a avaliar o proposito de jogares, se é apenas para te divertires, distraires, ter outras emoções que não as podes ter na realidade, e não algo mais...
Desculpa lá, mas tu estás a tentar dizer que eu faço pirataria por ser crime? Então eu tenho mesmo espirito mau não é? é isso que tentaste dizer. Se não então explica-me o que é algo mais...
Acho que não joão. De facto, acho que essa frase que citaste foi a melhor frase que vi até agora neste tópico (sim senhor diefor). Muitas pessoas jogam por vício, e piratear para matar o vício é mau. Outras pessoas jogam por divertimento e para passar o tempo, e o facto de jogar ser das poucas actividades lúdicas que podem ser feitas sem pagar não dá o direito a ninguém de não pagar, sendo isso ilegal. Mas há também que ver certos aspectos. Por exemplo: tu queres jogar Fallout 2 (uma obra-prima de todos os tempos) mas não encontras o jogo em lado nenhum, ou mesmo não tens dinheiro para o comprar. Aí, porque queres jogar o jogo para conheceres melhor aquilo que falas e para aumentares a tua cultura geral (ao fim e ao cabo é isso), a pirataria pode tornar-se uma última medida (mas nunca a primeira).

Eu deixo uma questão muito simples. É certo que ninguém precisa de jogar para ganhar a vida, ou para viver? É? Então digam-me lá o que é feito de uma pessoa que não tem dinheiro para jogos e gostava de ser jornalista de jogos, ou mesmo programador de jogos, ou designer? E não são só essas pessoas que precisam de jogar, muitas outras profissões ganham muito com os jogos, porque, cada vez mais as profissões se estão a tornar multidisciplinares, e aprender um pouco com tudo é muito bom (eu tenho sérias vantagens em relações a colegas meus que não jogam, no campo de entender as civilizações passadas, porque treinei sempre a minha capacidade de abstração e desconecção dos preconceitos).

Que não se entenda com isto que eu defendo a pirataria. O que defendo é que, se gostam de jogar e não têem dinheiro, façam um esforço e procurem jogos mais antigos, não vão atrás dos gráficos, não caiam na futilidade da maior parte dos hypes, procurem bons negócios, comprem jogos usados (mesmo que isso seja ilegal). Ninguém é obrigado a jogar CoD2. Pode muito bem jogar o CoD1 que deve estar mais barato.

A propósito, antes de piratearem jogos deste género (2ª guerra, FPS), comprem o Hidden and Dangerous 2 que está a um preço muito acessivel. Ao piratearem não estão a roubar ninguém. Estão sim a não apoiar aqueles que vos proporcionam os momentos passados com o jogo. Há um tipo de software que se chama donationware (dá-se uma donação, se se quizer), e eu digo-vos que já por uma vez fiz uma donação, porque vi que o trabalho era muito bem feito, e não queria que a empresa e o trabalho morressem. Portanto, se querem continuar a jogar, não mordam a mão que vos alimenta, não sejam egoistas, e não sejam parasitas.
Eu não fiz pirataria de jogos como Battlefront 2, kotor 2, freedom fighters porque arranjei emprestado, caso contrário.

E isso dos jogos poderem servir para o futuro é bem visto, até porque quero ser jornalista, de preferência numa revista de videojogos.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 26 abr 2006, 17:19

João Miranda Escreveu:E isso dos jogos poderem servir para o futuro é bem visto, até porque quero ser jornalista, de preferência numa revista de videojogos.
Então acho que vais ter que começar a piratear menos e a arranjar jogos mais antigos. Tens que começar pelas velhas relíqueas para poderes apreciar bem os jogos recentes. E melhor é mesmo jogar relíqueas e jogas recentes quase em simultâneo porque a nostalgia faz muita coisa.

Daytona para mim foi, durante muito tempo, um dos melhores jogos de carros, mas quando o joguei há uns tempos (princípio do ano) vi logo o que o jogo realmente é. A nostalgia aqui trabalhava a favor do daytona.

Fallout 2 é para mim o melhor RPG de todos os tempos e quando o joguei o ano passado, pouco tempo depois de ter acabado o KotOR, só pude ficar com a mesma impressão: Fallout 2 é mesmo o melhor. Mesmo depois de jogar Oblivion, vou achar fallout 2 melhor, quase de certeza. A nostalgia não trabalha aqui. Fallout 2 é mesmo o melhor [:D]

Joguei há uma semana e meia (ou duas) Doom (o primeiro) e finalmente (finalmente) compreendo o porque da decepção quanto aos FPS's actuais. Doom é uma excelente peça (embora não a considere a melhor de sempre), e posso dizer que agora sim, sei analizar com olhos de ver mais ou menos um FPS.

Aposto que os jornalistas da MegaScore (e de qualquer revista decente) conhecem a maior parte dos jogos gloriosos de antigamente, e também é por isso que eles fazem o trabalho que fazem. Portanto, olha: se queres mesmo ser jornalista de jogos (estou do teu lado), deixa os on-the-top actuais e começa pelos bons e velhos :wink:

P.S.: Estou a falar, mas não estou ligar a tu em especial, pelo que pode haver inconcistências no post, porque, por exemplo, podes já ter jogado muitos jogos antigos. É só uma opinião, não necessariamente dirigida a ti.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder