Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » quinta 20 abr 2006, 20:38

Bem eu vou dizer agora uma pequena verdade....
Graças às ofertas de jogos por parte das revistas comecei a ter muitos jogos originais... :mrgreen:
Antes era-me impossivel (se bem que só tenho um pc novo à meses) correr jogos recententes pelas melas minhas mãos porque passei 6 anos sem poder adquirir jogos ou mesmo comprar visto o meu pc não aguentar!! E apesar de ter bastantes Megascore antigas(até ganhei um micro!) ...houve uma altura que deixei de comprar revistas de videojogos por fustração de não ter dinheiro para um computador novo de modo a correr jogos actuais...6 anos e muita coisa :x :cry: ...
E com o computador que tenho agora fez com que ano passado as minhas férias fossem uma pobreza diverti-me...claro...mas muito limitado em termos de saídas...e dinheiro [-(
:arrow: Agora pergunto-me será que depois de ter um computador novo apeteceu-me arranjar todos os jogos pirateados??
A resposta sincera é sim...mas mesmo tendo alguns(pirateados) vou continuando ao sabor das revistas nos oferecem aumentando a minha parteleira :-s :wink:
De resto os meus pais nunca apoiaram compras de jogos e outros componentes informáticos pois considerão coisas fúteis....mas uma coisa mudou pois finalmente puseram Net em minha casa graças em parte a minha pressão e depois a minha irmã fez o resto....visto terem tomado consciencia de que é um "mal" necessário :twisted: :twisted:
:arrow: Quanto aos meus anos anteriores...confesso que adorei a época do spectrum pois foi a epoca em que tinha muitos jogos quer originais quer copias dos jogos meus colegas (não era pirataria!!)....
Depois recebi uma super nintendo e confesso que só tenho 2 jogos o super mario e o sim city pois de resto tinha a sorte de ter um colega meu carregado de jogos e por isso não foi preciso comprar :D
Mais tarde recebi um Pc que em 1 mes teve de ir para arranjar pois era só virus #-o 8-[ mas tive alguns joguitos poucos e bons...
E mais recentemente um primo meu deu-me um game boy color e ele com carradas de jogos só adquiri um jogo que foi o Zelda (Oracle of SEason) e confesso adorei o jogo se bem que tive 4 meses(!!!!) empancado numa parte mas assim que arranjei uma solução nunca mais fui o mesmo até o acabar... :mrgreen:
De resto chego aos dias de hoje com um bom PC...e digo-vos se tivesse dinheiro comprava originais mas como o dinheiro não chega simplesmente não os jogos ou então se tiver sorte peço emprestado...mas a vida também não pode ser só facilidades :mrgreen:
Quanto ao futuro vai ter de ser um portatil visto pro ano ter cadeiras que exigem computador e o meu curso até nem é de informática...
:!: Peço desculpa pelo meu post longo e pode ter algumas falhas de Portugues ](*,) ](*,) mas desde que o compreendam... :-s 8)
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quinta 20 abr 2006, 22:48

Mas aí está, ha varios metodos semi-legais (sim, visto que comprar em 2ª mão e emprestar é ilegal... #-o ) de ter jogos! Eu no pc pouco jogo, visto não comprar jogos, e se compro é em 2ª e só com singleplayer (pois, pode vender o jogo mas ainda tem a cdkey e eu é que me lixo)! A sorte é que tenho um amigo que é pc maniaco, jogos originais, upgrades em, uhm, 3 a 4 meses, se não menos... Pois... Professor de Informatica e dar aulas de apoio rende...
La no fundo aproveito mais a consola, rende o dinheiro que gasto, senão tinha de fazer upgrades ao pc e ficava sem o dinheiro para os jogos...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Fatalit1#4
Senior
Mensagens: 349
Registado: terça 21 mar 2006, 14:02
Localização: Aguada de Baixo, Águeda

Mensagem por Fatalit1#4 » sexta 21 abr 2006, 18:30

Cyrax Escreveu:Mas aí está, ha varios metodos semi-legais (sim, visto que comprar em 2ª mão e emprestar é ilegal... #-o ) de ter jogos! Eu no pc pouco jogo, visto não comprar jogos, e se compro é em 2ª e só com singleplayer (pois, pode vender o jogo mas ainda tem a cdkey e eu é que me lixo)! A sorte é que tenho um amigo que é pc maniaco, jogos originais, upgrades em, uhm, 3 a 4 meses, se não menos... Pois... Professor de Informatica e dar aulas de apoio rende...
La no fundo aproveito mais a consola, rende o dinheiro que gasto, senão tinha de fazer upgrades ao pc e ficava sem o dinheiro para os jogos...
Pois, isto de comprar jogos de PC e estar constantemente a gastar dinheiro em upgrades para os poder jogar, não é para todos, não senhor... :twisted:
Nem sempre os melhores ganham...
_____________________________

Instantes - Finalmente, o meu blog, actualizado diariamente...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 21 abr 2006, 21:01

Fatalit1#4 Escreveu:
Cyrax Escreveu:Mas aí está, ha varios metodos semi-legais (sim, visto que comprar em 2ª mão e emprestar é ilegal... #-o ) de ter jogos! Eu no pc pouco jogo, visto não comprar jogos, e se compro é em 2ª e só com singleplayer (pois, pode vender o jogo mas ainda tem a cdkey e eu é que me lixo)! A sorte é que tenho um amigo que é pc maniaco, jogos originais, upgrades em, uhm, 3 a 4 meses, se não menos... Pois... Professor de Informatica e dar aulas de apoio rende...
La no fundo aproveito mais a consola, rende o dinheiro que gasto, senão tinha de fazer upgrades ao pc e ficava sem o dinheiro para os jogos...
Pois, isto de comprar jogos de PC e estar constantemente a gastar dinheiro em upgrades para os poder jogar, não é para todos, não senhor... :twisted:
As pessoas fazem uns conceitos do caraças... As minhas contas:

3 anos, comprei:
1 PC - 1100€
Consumiveis para o PC (Disquetes, CD's, Tinteiros...) - 100€
Consolas - 0€
Jogos - 500€
Programas - 30€
Net (só ultimamente) - 150€
Upgrades no PC - 300€

Nivel de satisfação: 100% porque posso trabalhar e jogar os jogos que mais gosto e tudo o resto tudo na mesma máquina!

Total - 2180€

----------

3 anos, com consola:
1 PC - 750€
Consumiveis para o PC (Disquetes, CD's, Tinteiros...) - 100€
Consolas - 250€
Jogos - 500€
Programas - 30€
Net (só ultimamente) - 150€
Upgrades no PC - 100€

Nivel de satisfação: 90% porque tinha que mudar de máquina para trabalhar e jogar e tal e ainda por cima não há assim muitos jogos que goste nas consolas (Halo 2, Gran Turismo 4)

Total - 1880€ (-300€)

Será que 100€ por ano são compensadores?... Já para não dizer que 200€ do meu upgrade ao PC foram para jogar Oblivion, e para isso tinha que comprar um 360 (350€)... Não há assim tanta diferença para quem tem PC e consola ao mesmo tempo...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sexta 21 abr 2006, 21:21

Ehhh? não percebi esse conceito mas...
Gastei 420€ pela xbox 360 e durante 4-5 anos só irei comprar jogos para a consola e pagar o live... não faço upgrades ao pc...
Se fizesse uma actualização ao meu pc (p4 3.4ghz, 512 ddr e ati radeon x300), teria basicamente de comprar Ram 512 ddr e uma nova placa grafica, iria gastar talvez
300€ pela placa grafica e talvez uns 70-80€ pela ram... Para quanto tempo? 1 ano e meio, e aí teria de usar qualidade media... bah! Quando pago um jogo quero usufrui-lo ao maximo, não ter qualidade média e ainda "apanhar" com frames baixos... O unico inconveniente que vejo é o facto dos preços dos jogos na consola serem muito caros, mas enfim, alguma vez irá baixar...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 21 abr 2006, 21:42

Cyrax Escreveu:Ehhh? não percebi esse conceito mas...
Gastei 420€ pela xbox 360 e durante 4-5 anos só irei comprar jogos para a consola e pagar o live... não faço upgrades ao pc...
Se fizesse uma actualização ao meu pc (p4 3.4ghz, 512 ddr e ati radeon x300), teria basicamente de comprar Ram 512 ddr e uma nova placa grafica, iria gastar talvez
300€ pela placa grafica e talvez uns 70-80€ pela ram... Para quanto tempo? 1 ano e meio, e aí teria de usar qualidade media... bah! Quando pago um jogo quero usufrui-lo ao maximo, não ter qualidade média e ainda "apanhar" com frames baixos... O unico inconveniente que vejo é o facto dos preços dos jogos na consola serem muito caros, mas enfim, alguma vez irá baixar...
Gastei 170€ contos numa placa que me durou 2 anos e meio sem problemas a bombar jogos de topo quase até ao fim, e ainda dura (está no Pc do meu primo). Gastei agora quase 200€ numa que espero que me dure mais um ano e meio, mas como estou a pensar comprar um PC novo e este fica para a minha irmã... Agora com 300€ compravas uma placa que, se não fosse o DX10 a aparecer, te dava para, pelo menos, três anos.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sexta 21 abr 2006, 22:03

Morbus Escreveu:
Cyrax Escreveu:Ehhh? não percebi esse conceito mas...
Gastei 420€ pela xbox 360 e durante 4-5 anos só irei comprar jogos para a consola e pagar o live... não faço upgrades ao pc...
Se fizesse uma actualização ao meu pc (p4 3.4ghz, 512 ddr e ati radeon x300), teria basicamente de comprar Ram 512 ddr e uma nova placa grafica, iria gastar talvez
300€ pela placa grafica e talvez uns 70-80€ pela ram... Para quanto tempo? 1 ano e meio, e aí teria de usar qualidade media... bah! Quando pago um jogo quero usufrui-lo ao maximo, não ter qualidade média e ainda "apanhar" com frames baixos... O unico inconveniente que vejo é o facto dos preços dos jogos na consola serem muito caros, mas enfim, alguma vez irá baixar...
Gastei 170€ contos numa placa que me durou 2 anos e meio sem problemas a bombar jogos de topo quase até ao fim, e ainda dura (está no Pc do meu primo). Gastei agora quase 200€ numa que espero que me dure mais um ano e meio, mas como estou a pensar comprar um PC novo e este fica para a minha irmã... Agora com 300€ compravas uma placa que, se não fosse o DX10 a aparecer, te dava para, pelo menos, três anos.
Atenção, eu falo eu usufruir o jogo ao maximo, não em reduzir a qualidade grafica ano após ano! Enfim... isto também está a ficar off-topic...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » domingo 23 abr 2006, 14:34

Ai senhores...
Por amor de DEus, quem é que nos su juizo perfeito, QUEM!!, é que vai comparar o roubo de um carro a uma cópia de um jogo.

Quando eu faço uma cópia, não estou a prejudicar ninguém caramba, se eu roubar um jogoa uma loja, faço com que o gajo que comprou o jogo perca o dinheiro, láo dono da loja ou o caraças.

Porque razão e´q ue vocês nãot tentão perceber. Eu á tentei perceber a vossa, eu tive cerca de 2 semanas sem fazer piratria, tentei aperceber-me se afinal era eu o mauzão ou não. O que fiz? Desinstalei todos os jogos piratas que tinha no pC. Completei omque me faltava do unreal 2 m 2 ou 3 dias, e dpeois pedi emprestado um jogo a um amigo meu, e era original, qie passados 3 dias já ele me tava a xatear a dizer que ele me fazia cópia se eu quisesse, eu percebi isso e devolvi-o.

depois fiquei uma semana, UMA SEMANA!!!, sem jogar deposi dela, eu volteui a instalat todos os jogos piratas que tinha.

Não é o simples facto de eu deixar de jogar durante semanas ou meses que vai fazer com que eu não prejudique, e tb não prejudico se quiser jogar.


Eu sei que vocês não vão acreditar em mim, mas houve users a quem eu contei isso no msn, como o peddie ou o newtomic, se não acreditarem eles podem comprovar. Foi por isso que eu não vim a este tópico durante algum tempo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 23 abr 2006, 20:12

Mas tens de compreender uma coisa, lá por não conseguires "viver" sem fazer pirataria de x em quando não tens k dizer k ela não é "má" entendes?

Tipo faz pirataria copia os jogos k kiseres para ti, faz o k te der na real gana, mas tem na consciencia de k estás a prejudicar alguém, mesmo k esse alguém tenha muitos MILHÕES a + do k tu estás a prejudicar esse alguem percebes? :wink:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 23 abr 2006, 23:49

João Miranda Escreveu:Ai senhores...
Por amor de DEus, quem é que nos su juizo perfeito, QUEM!!, é que vai comparar o roubo de um carro a uma cópia de um jogo.

Quando eu faço uma cópia, não estou a prejudicar ninguém caramba, se eu roubar um jogoa uma loja, faço com que o gajo que comprou o jogo perca o dinheiro, láo dono da loja ou o caraças.

Porque razão e´q ue vocês nãot tentão perceber. Eu á tentei perceber a vossa, eu tive cerca de 2 semanas sem fazer piratria, tentei aperceber-me se afinal era eu o mauzão ou não. O que fiz? Desinstalei todos os jogos piratas que tinha no pC. Completei omque me faltava do unreal 2 m 2 ou 3 dias, e dpeois pedi emprestado um jogo a um amigo meu, e era original, qie passados 3 dias já ele me tava a xatear a dizer que ele me fazia cópia se eu quisesse, eu percebi isso e devolvi-o.

depois fiquei uma semana, UMA SEMANA!!!, sem jogar deposi dela, eu volteui a instalat todos os jogos piratas que tinha.

Não é o simples facto de eu deixar de jogar durante semanas ou meses que vai fazer com que eu não prejudique, e tb não prejudico se quiser jogar.


Eu sei que vocês não vão acreditar em mim, mas houve users a quem eu contei isso no msn, como o peddie ou o newtomic, se não acreditarem eles podem comprovar. Foi por isso que eu não vim a este tópico durante algum tempo.
Eu não comparei um roubo de um carro à pirataria! Lê novamente. Fizeste uma comparação absurda baseada na felicidade que determinada acção te dá, foi o que eu fiz mas com um carro. Se achas absurdo isso quer dizer que a tua também está?
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » segunda 24 abr 2006, 7:31

ICE Escreveu:
João Miranda Escreveu:Ai senhores...
Por amor de DEus, quem é que nos su juizo perfeito, QUEM!!, é que vai comparar o roubo de um carro a uma cópia de um jogo.

Quando eu faço uma cópia, não estou a prejudicar ninguém caramba, se eu roubar um jogoa uma loja, faço com que o gajo que comprou o jogo perca o dinheiro, láo dono da loja ou o caraças.

Porque razão e´q ue vocês nãot tentão perceber. Eu á tentei perceber a vossa, eu tive cerca de 2 semanas sem fazer piratria, tentei aperceber-me se afinal era eu o mauzão ou não. O que fiz? Desinstalei todos os jogos piratas que tinha no pC. Completei omque me faltava do unreal 2 m 2 ou 3 dias, e dpeois pedi emprestado um jogo a um amigo meu, e era original, qie passados 3 dias já ele me tava a xatear a dizer que ele me fazia cópia se eu quisesse, eu percebi isso e devolvi-o.

depois fiquei uma semana, UMA SEMANA!!!, sem jogar deposi dela, eu volteui a instalat todos os jogos piratas que tinha.

Não é o simples facto de eu deixar de jogar durante semanas ou meses que vai fazer com que eu não prejudique, e tb não prejudico se quiser jogar.


Eu sei que vocês não vão acreditar em mim, mas houve users a quem eu contei isso no msn, como o peddie ou o newtomic, se não acreditarem eles podem comprovar. Foi por isso que eu não vim a este tópico durante algum tempo.
Eu não comparei um roubo de um carro à pirataria! Lê novamente. Fizeste uma comparação absurda baseada na felicidade que determinada acção te dá, foi o que eu fiz mas com um carro. Se achas absurdo isso quer dizer que a tua também está?
é capaz...
Para quem ainda não sabe, eu não apoio completamente a pirataria, eu acho que é mal fazer pirataria quando se tem dinheiro para comprar, ou ainda pior vender pirataria, sendo rico ou pobre, aproveitar-se do trabalho de alguem para ganhar algum dinheiro é porco.

e eu não estou a afazer uma campanha p´ro pirataria, eu estou a fazer uma campanha para quem não pensem mal de mim, e pensarem que se fosse com voçês também faziam o mesmo.

Quem daqui é que tem a lata de dizer que conseguia ficar mais de 2 ou 3 meses sem jogar, era como eu ficava se não fizesse pirataria.
ainda por cima aqui no forum há pessoas que jogam mais de 10 horas por dia...
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » segunda 24 abr 2006, 12:03

João Miranda, se não queres perceber, ninguém te irá "meter" as ideias à força. Alguns factos:

- Pirataria (cópias de obras originais sem a devida compensação aos criadores, produtores e/ou distribuidores): pela legislação portuguesa é considerada crime, punível com pena de prisão até 3 anos.

- Pirataria = roubar. Roubar propriedade intelectual tem as mesmas consequências que roubar propriedades físicas (carros, vestuário, comida, livros, ...).

- Pirataria => aumento de protecções anti-pirataria => perda de desempenho e facilidade de utilização do software para os que o utilizam.

- Pirataria => perda de rentabilidade de empresas que se dedicam à criação, produção e/ou distribuição de material informático => diminuição do lançamento de novas versões e aumento dos preços.

Sublinho que o que acabei de escrever são factos. Se concordas ou não com isto, és o único juiz. Não tentes é justificar as tuas acções com o argumento "todos fazem; porque não hei-de eu também?" nem tentes arranjar "seguidores" para desculpabilizar as tuas reprováveis acções. Especialmente neste fórum. [-X
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » segunda 24 abr 2006, 17:43

SoRHunter Escreveu: Não tentes é justificar as tuas acções com o argumento "todos fazem; porque não hei-de eu também?" [-X
OK, agora vais tu me dizer, se faz favor, quando é que eu disse isso...
Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » segunda 24 abr 2006, 17:46

Cyrax Escreveu:Mas aí está, ha varios metodos semi-legais
Uau cyrax, tás mesmo lá, agora, não me queres explicar essa do meios-legais? Como é que isso é? se uma pessoa for apanhada é meio presa?
Óu é semi-legais, porque a na tua opinião não devia ser crime, é isso? Boa, uma pessoa que já fez pirataria era a que devia tentar me compreender, mas pronto.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » segunda 24 abr 2006, 19:39

João Miranda Escreveu:
Cyrax Escreveu:Mas aí está, ha varios metodos semi-legais
Uau cyrax, tás mesmo lá, agora, não me queres explicar essa do meios-legais? Como é que isso é? se uma pessoa for apanhada é meio presa?
Óu é semi-legais, porque a na tua opinião não devia ser crime, é isso? Boa, uma pessoa que já fez pirataria era a que devia tentar me compreender, mas pronto.
Helloooooooooooooooooooooooooo... Quando digo algo, fazes quote à frase toda, ok?
Mas aí está, ha varios metodos semi-legais (sim, visto que comprar em 2ª mão e emprestar é ilegal... #-o ) de ter jogos!
Ou seja, estava a ser ironico, a gozar com o facto de que emprestar 1 jogo é ilegal!
E desde que acabei o ghost recon, apenas estou a jogar um jogo que emprestaram no pc e um jogo num emulador no telemovel! Podia ja ter o Oblivion ilegal no pc, mas não, estou à espera de maio em que irei receber um "rendimento" extra para compra-lo, pois sei que se tivesse o Oblivion ilegal, sei que para Maio ja não o iria querer comprar, ja o tinha acabado, qual o interesse? (ya, sei, posso repetir e fazer muitas side-quests, etc, mas perceberam o meu ponto)! Como disseram e bem, não existe justificação para a pirataria, fizeram, pronto, acabou, não é por isto ou por aquilo que não deixa de ser algo ilegal, imoral, etc...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Responder