Nintendo

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
The Godfather
Senior
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56

Mensagem por The Godfather » segunda 01 mai 2006, 14:29

ICE Escreveu:
The Godfather Escreveu:
kvk Escreveu:Parece que a Nintendo contractou uma empresa de estudos de marketing para avaliar o impacto do nome da consola na sua potencial compra ( http://www.kotaku.com/gaming/nintendo/n ... 170467.php ). Serei o unico a achar que foi uma estupidez não fazerem isto ANTES de mudarem o nome à consola??

Pergunto aos utilizadores do fórum, especialmente aqueles que talvez não liguem tanto a consolas e mais a pc, ou ainda aqueles que se vêm a si mesmo como jogadores casuais (provavelmente será dificil encontrar aqui jogadores casuais mas pronto :P) o nome "Wii" apela-vos? Não vos parece estranho? Ainda ontem à noite quando fui sair, estava num bar a conversar com os meus amigos e resolvi contar-lhes o novo nome da consola:

Wii.
"Não percebi"
Wii!
"Hum?"
WII!!!
"Uí?"
Sim Wii, dabliu i i.
"Que raio de nome é esse? Tipo "Sim" em francês?"
Não, tipo "Nós" em inglês.
"Não acaba por ser a mesma coisa?"
...Acho que sim...
"Pk?"
Tem qualquer coisa a ver com ser uma consola para todos...
"Ah ok... isso é um bocado estranho"

As reacções das outras pessoas foram todas as mesmas, quando lhes digo o nome pensam que ouviram mal e quando percebem qual é o nome não entendem o pk do nome, e sim era um grupo de pessoas que se poderiam designar como sendo jogadores casuais...

Como têm sido as reacções dos vossos amigos/amigas/namoradas/namorados/familiares/animais de estimação ao nome da nova consola da Nintendo?
A reacção dos meus amigos que se inserem no grupos de jogadores casuais à pergunta "O que achas da nova consola da Nintendo se chamar Wii?", foi invariavelmente uma sonora gargalhada juntamente com as seguintes exclamações: "Estás a gozar" ou "Que nome tão estúpido".

Momentos depois tive a oportunidade de discutir este tema com um amigo meu mais entendido no assunto, que se mostrou em sintonia com a minha opinião: Wii é um nome com muito menos impacto comercial que Revolution. Se para os jogadores hardcore, a importância do nome de uma máquina é reduzida, já aos olhos do jogador casual um nome tão ridículo e sem apelo comercial pode dissuadir à aquisição da consola.

Um exemplo:

Imaginemos o típico jogador casual, que de videojogos pouco mais conhece do que o nome PlayStation. Chega a uma FNAC com a intenção de adquirir uma nova consola.

"Ora aqui temos uma PlayStation 3, ao lado uma daquelas consolas 360, e ali ao fundo uma... Revolution?! Revolution, o que será?"
Neste momento, já o indivíduo colocou toda a sua atenção na consola da Nintendo. Apercebe-se, incrédulo, do comando revolucionário que esta possui. Lê no cartão da caixa todo o novo conceito de jogo que irá ser implementado.
Possivelmente, a máquina da Nintendo conseguiria ser a escolhida.

O mesmo filme, agora com a Wii:

Imaginemos o típico jogador casual, que de videojogos pouco mais conhece do que o nome PlayStation. Chega a uma FNAC com a intenção de adquirir uma nova consola.

"Ora aqui temos uma PlayStation 3, ao lado uma daquelas consolas 360, e ali ao fundo uma... Wii?! Wii, que ridículo."
Neste momento já o indivíduo colocou a PS3 ou a X-Box 360 no carrinho das compras.
Coloquem o pad da Wii nas mão do segundo jogador que referencias e ele deixa de dizer "Wii que ridiculo" para dizer "Wiiiiiiii que espectáculo".

Claro que estou a fazer um pouco de futurologia, mas com uma campanha de markting acertada por parte da Nintendo, tipo entrar-mos na tal FNAC e darmos logo de caras com uma Wii pronta a jogar, podemos estar num excelente exemplos do dito primeiro estranha-se depois entranha-se. :wink:
De facto, uma Wii em exposição na FNAC, em que seja possível experimentar o novo comando pode ajudar a contornar o "problema" do nome. É claro que a máquina não estará lá disponível eternamente para todos nós a testarmos, mas depois será o passa-a-palavra a espalhar o feedback positivo.
Partindo do princípio que o novo comando seja realmente tão bom como parece, porque senão terá o efeito inverso.
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » segunda 01 mai 2006, 22:01

É de mim ou 85% das lojas a que vou e onde existe uma consola para demonstração têm os comandos desligados ou é de qualquer forma impossível de, efectivamente, jogar :? ?
E quando tal é possível há sempre uma cambada de pessoal de roda da consola, já a fazer fila para serem os próximos a jogar ? Secalhar é de mim e dos sitios que frequento :?
De facto só me lembro de duas alturas em que consegui jogar numa dessas consolas em exposição, curiosamente duas ps2, experimentei o Metal Gear Solid 2 e ... o Eye Toy, agora imaginem, no meio do "El Corte Ingles" eu, a minha namorada e mais um amigo nosso a cabecear o nada super-atentos à bola que ia saltitando no ecrã :mrgreen:8-[ eh eh

EYE TOY POWER!!!
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 02 mai 2006, 0:57

MadnessJonny Escreveu:É de mim ou 85% das lojas a que vou e onde existe uma consola para demonstração têm os comandos desligados ou é de qualquer forma impossível de, efectivamente, jogar :? ?
E quando tal é possível há sempre uma cambada de pessoal de roda da consola, já a fazer fila para serem os próximos a jogar ? Secalhar é de mim e dos sitios que frequento :?
Pois não deve ser só teu não. :roll:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
viriato_iceview51
Expert
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 02 mai 2006, 9:50

Acabei o Killer7, no Domingo e quereria saber, daqui quem ja' o jogou, que achou do final?
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » terça 02 mai 2006, 12:45

MadnessJonny Escreveu:E quando tal é possível há sempre uma cambada de pessoal de roda da consola, já a fazer fila para serem os próximos a jogar ? Secalhar é de mim e dos sitios que frequento :?
Mas isso é óptimo, queres melhor markting do que esse? Eh lá! Tanta gente de volta da consola o jogo deve ser bom.

Apesar disto, este é um aspecto, como já tinha referido antes, em que estou bastante céptico, a Concentra já demonstrou que de markting e técnicas de venda não percebe práticamente nada, pelo menos no que diz respeito às consolas de sala da Nintendo. Sendo a Wii, uma revolution, no que a conceito videojogável diz respeito, vai precisar de uma forte campanhã que crie hype em torno dela ou corre o risco de ser mais uma consola igual às anteriores, só para os fãs.

Não nos esqueçemos do principal alvo da nova consola da Nintendo, os jogadores casuais, esses pouco pegaram num pad convencional e até pode ter havido hipótese de não terem gostado, agora metam-lhe um Pad como o da Wii, tão diferente daquilo que alguma vez viram, é preciso demonstrar às pessoas, se possível antes da consola ser lançada nos mercados, as suas potencialidades para não correrem o risco de afastar o potencial consumidor da nova Wii.
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » terça 02 mai 2006, 14:21

ICE Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:E quando tal é possível há sempre uma cambada de pessoal de roda da consola, já a fazer fila para serem os próximos a jogar ? Secalhar é de mim e dos sitios que frequento :?
Mas isso é óptimo, queres melhor markting do que esse? Eh lá! Tanta gente de volta da consola o jogo deve ser bom.

Apesar disto, este é um aspecto, como já tinha referido antes, em que estou bastante céptico, a Concentra já demonstrou que de markting e técnicas de venda não percebe práticamente nada, pelo menos no que diz respeito às consolas de sala da Nintendo. Sendo a Wii, uma revolution, no que a conceito videojogável diz respeito, vai precisar de uma forte campanhã que crie hype em torno dela ou corre o risco de ser mais uma consola igual às anteriores, só para os fãs.

Não nos esqueçemos do principal alvo da nova consola da Nintendo, os jogadores casuais, esses pouco pegaram num pad convencional e até pode ter havido hipótese de não terem gostado, agora metam-lhe um Pad como o da Wii, tão diferente daquilo que alguma vez viram, é preciso demonstrar às pessoas, se possível antes da consola ser lançada nos mercados, as suas potencialidades para não correrem o risco de afastar o potencial consumidor da nova Wii.
Pois, eu compreendo que seja uma boa técnica de markting no entanto não sei se o novo comando da revolution, ups desculpem da Wii chamará assim tanta a atenção do jogador casual. Digo isto pois não é só a facilidade que o jogador casual procura e, não sei se é mais uma vez de mim, mas muita gente que eu conheço diz que o Eye Toy é engraçado mas curiosamente ninguém o tem :? Não sei se o Eye Toy é um sucesso de vendas ou não, mas no circulo que me rodeia a sua existência é escassa (senão mesmo nula). E isto porquê? Bem, não sou nenhum entendido na matéria mas diz-me a experiência de vida que as pessoas gostam de se integrar no meio nem que para isso tenham que imitar o comportamento dos outros (a maneira mais fácil de nos inserir-mos num grupo é comportando-nos da forma como esse grupo espera) e, neste momento e nesta nossa sociedade o "fashion" é jogar playstation, ou seja, o jogador casual que foi bombardeado ao longo de todos estes anos com os nomes Sony e Playstation sentirá um impulso quase que inreflectido de optar por um nome que conhece, por uma marca de que todos falam, por uma consola que todos jogam. E o mais provável é, quando virem numa loja alguém a deambular com o comando da Wii de um lado para o outro, pensarem que aquilo não está nada "in", que a nintendo é para os putos e que o comando é para "amadores" que gostam de "fazer figuras".

Deixo só aqui bem explícito que este post não reflecte a minha opinião pessoal sobre a Wii mas sim o pouco que tenho percebido da (pouca) reacção de alguns jogadores casuais que conheço. Para o bem da nintendo, espero estar mesmo enganado e que seja uma pequena fracção de jogadores casuais a pensar assim :wink:

REVOLUTION, ups WII POWER!!!
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » terça 02 mai 2006, 14:49

MadnessJonny Escreveu:Bem, não sou nenhum entendido na matéria mas diz-me a experiência de vida que as pessoas gostam de se integrar no meio nem que para isso tenham que imitar o comportamento dos outros (a maneira mais fácil de nos inserir-mos num grupo é comportando-nos da forma como esse grupo espera) e, neste momento e nesta nossa sociedade o "fashion" é jogar playstation, ou seja, o jogador casual que foi bombardeado ao longo de todos estes anos com os nomes Sony e Playstation sentirá um impulso quase que inreflectido de optar por um nome que conhece, por uma marca de que todos falam, por uma consola
Lá está é esse o desafio. Lembro-te da época Sony, Sega. A Sony nessa altura era uma newcommer e soube implementar bem, muito bem, na mentalidade dos consumidores esse sentimento "fashion" que era jogar PlayStation, de tal forma que colocou a Saturn completamente à margem, a Sony, tal como já disse noutro local, sabe melhor que ninguém vender o seu peixe. Esse é o desafio da Nintendo, se é "fashion" jogar DS há que dar a entender ao jogador que também o será jogar Wii, até porque é diferente de tudo o resto e isso tem sido uma arma excelente por parte da N. Eu penso que a Nintendo está ciente deste valor, basta ver o logo da Wii, tal como ja foi referido, muito semelhante ao logo Vaio e aos logos da Apple que relembro são dos mais "fashion's" que existem, o meu receio é que não me parece que a Concentra esteja disposta a fazer este sacrificio, pois campanhas fortes de Markting saiem caras e nunca vi por parte desta distribuidora muita vontade de realçar as consolas caseiras da Big N.
Golden Echo
Expert
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10

Mensagem por Golden Echo » terça 02 mai 2006, 15:42

Eu ultimamente parece que estou a ficar muito interessado na Wii. Isto podia ser razão para pensar, WWi que bom, mas não. Acontece que as outras 2 concorrentes são superiores, mas é a Revolution (vou continuar a chamar-lhe assim visto a outra parecer um bocado amaricado) é a única que inclui novidades. Eu estive a pensar, e aco que controlar um FPS, até pode ser alo bastante imocionante. Imaginem, a parte do comando que fica na mão esquerda controlava a personagem, como o comando é sensivel ao movimento, o movimento da mão controlava a mira, para saltar podiamos fazer um gesto brusco par cima, e para agachar uma gesto brusco para baixo. para mudar de armas podiamos usar as setas direcionais, esquerda ou dirita. Vista bem as coisas, o controlador aé parece bem apelativo.
Talvez a Revolution seja como o filme Crash, que vença quando ninguem estava á espera.
Imagem
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 03 mai 2006, 14:26

Aqui ficam alguns logos que podem ser usados na promoção da Wii
http://revoeyes.blogspot.com/2006/04/cl ... logos.html

Alguns deles são muito "fashion".
Golden Echo
Expert
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10

Mensagem por Golden Echo » quinta 04 mai 2006, 10:06

Foi com grande gosto que vi a noticia da mega score, sobre a parceria da sega com a nintendo. Apesar de na noticia dizer que poderão-se jogar apenas clássicos, é já um passo para que jogos como Sonic ou quem sabe uma sequela de shenmue chegue á wii. E eu já me decidi, vou começar a juntar umas massas para a nintendo. Todo o dinheiro que tonha para a 360 vai agora reverter para a nintedo e sã várias as razões:
- Preço dos jogos e consola mais barato.
- Controlo da nintendo extremamente excitante e interactivo (como será utilizar uma espada num jogo?)
- Os Clássicos da Nintendo e Sega (quem sabe um jogo com Sonic e Mario?)

Nem sei como critiquei a nintendo já a alguns tempos.
Imagem
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » quinta 04 mai 2006, 13:58

Interessante mas difícil:

How the Wii might be priced

The below information comes from an email sent via our tips form. The tipster makes an unsubstantiated claim that Nintendo's Wii will be priced as follows:

The Wii will be free with the purchase of:
- Four Wii Games
- Three Wii Games and a Controller (w/ nunchuck attachment)
- Bundle will sell for about $199.

I'm pretty sure the system will include a nunchuck attachment, but alas, I have no professional training of console pricing and bundles. If Ninty's next-gen console is as different as they say it is and given its off-the-wall name, maybe an unconventional purchase option will follow.

[Thanks, Coffee Guy]

Fonte

--------------------------------------------------

Era excelente por parte da Nintendo e só facilitava as escolhas ao jogador. Comprar 4 jogos que poderão entreter durante 1 ano e ter como oferta a consola é no mínimo apetecível.
Última edição por Death Crow em quinta 04 mai 2006, 15:06, editado 1 vez no total.
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 04 mai 2006, 14:03

È pouco provavel que a Wii venha a ser oferecida na compra de 4 jogos, porque a Nintendo nao deve ver com bons olhos perder dinheiro com a consola em si.
No entanto se bem aplicada a estrategia permite compensar os danos com a venda de jogos, partindo do principio que a Wii sera pouco permeavel á pirataria.
Mas talvez a N esteja mesmo decidida a criar algo de diferente e uma opcção de venda assim seria no minimo apetecivel.
viriato_iceview51
Expert
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 04 mai 2006, 16:08

pedropaulo Escreveu:È pouco provavel que a Wii venha a ser oferecida na compra de 4 jogos, porque a Nintendo nao deve ver com bons olhos perder dinheiro com a consola em si.
No entanto se bem aplicada a estrategia permite compensar os danos com a venda de jogos, partindo do principio que a Wii sera pouco permeavel á pirataria.
Mas talvez a N esteja mesmo decidida a criar algo de diferente e uma opcção de venda assim seria no minimo apetecivel.
Se os Royalties que os jogos dao a Nintendo, pagar a consola entao porque nao?! Ja' que a consola nao oferece disco duro, porque nao fazer como as concorrentes e perder um pouco de dinheiro por consola vendida?!

Alias eu gostaria que essa estrategia [rumor] se realizasse, talvez permitisse um aumento de vendas em termos de jogos nunca esperada, desde a era Super Nintendo. E tal incentiva um maior suporte das third-party a consola... o que deveras seria excelente! [Nintendo are you listening?]
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
kvk
Senior
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por kvk » quinta 04 mai 2006, 16:38

Death Crow Escreveu:Interessante mas difícil:

How the Wii might be priced

The below information comes from an email sent via our tips form. The tipster makes an unsubstantiated claim that Nintendo's Wii will be priced as follows:

The Wii will be free with the purchase of:
- Four Wii Games
- Three Wii Games and a Controller (w/ nunchuck attachment)
- Bundle will sell for about $199.

I'm pretty sure the system will include a nunchuck attachment, but alas, I have no professional training of console pricing and bundles. If Ninty's next-gen console is as different as they say it is and given its off-the-wall name, maybe an unconventional purchase option will follow.

[Thanks, Coffee Guy]

Fonte

--------------------------------------------------

Era excelente por parte da Nintendo e só facilitava as escolhas ao jogador. Comprar 4 jogos que poderão entreter durante 1 ano e ter como oferta a consola é no mínimo apetecível.
Duvido que isto se venha a concretizar. A Nintendo é a única fabricante de consolas cujo modelo de vendas inclui lucro com a venda da consola desde o primeiro dia. Sempre foi assim e não vejo isso mudar até pq do ponto de vista de uma empresa (não se esqueçam que o objectivo da Nintendo é fazer dinheiro) é essa a estratégia mais lógica. É claro que se isto acontecesse era óptimo :P, mas não me cheira que as margens de lucro da Nintendo em 4 jogos sejam suficientes para pagar a totalidade da consola... De qq das maneiras eu planeio estoirar quantidades ridiculas de dinheiro quando a Wii (argh!) sair
The Godfather
Senior
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56

Mensagem por The Godfather » quinta 04 mai 2006, 17:31

Acho que andamos todos a esquecer-nos de um pequeno pormenor, com este entusiasmo todo em redor da nova consola da Nintendo. E se o comando da Wii falhar e não for aceite pelos jogadores? Que consequências poderá trazer à Nintendo?
Temos de ter em conta que trata-se do seu principal argumento de venda (se não mesmo o único). Sem ele, a Wii fica perigosamente indefesa face à PS3 e 360.
Do meu ponto de vista, se tal vier a suceder poderá matar a Wii logo à nascença, pois toda a consola foi projectada à volta do comando, e não o contrário. Os jogadores simplesmente podem não se conseguir adaptar ao comando.
Terá a Nintendo um plano B?
Última edição por The Godfather em sexta 05 mai 2006, 15:08, editado 1 vez no total.
Responder