Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%

Total de votos: 54
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » segunda 29 jan 2007, 20:28

Bu77erCup242 Escreveu:Ainda na semana passada foi apresentado um estudo que mostra que nos paises onde o aborto foi despenalizado os abortos amuentaram exponecialmente nos anos seguintes. Com o passar dos anos o numero diminui mas e sempre maior a taxa antes da despenalizacao.
Não te esqueças é que o número de aborto ilegais era achado por aproximação e um pouco às escuras da realidade. É impossível saber o verdadeiro número de abortos ilegais logo comparar um número encontrado por estatísca com outro que reflecte exactamente a realidade é um pouco... sei lá, subjectivo :?

Quanto ao facto de um feto de 10 semanas estar ou não vivo, parece que a minha opinião foi de encontro ao que alguns acham. Mas eu explico melhor.
1º Algo que nunca esteve vivo, não pode morrer. Logo, se dizem o que o feto está morto é o mesmo que afirmar que ele já esteve vivo, e quanto a isso tenho dúvidas.
2º Existe ainda uma outra categoria de seres a acrescentar ao vivos e aos mortos: os seres não-vivos, que são seres que apenas não estão vivos mas que também não estão mortos, e não são considerados mortos exactamente porque nunca estiveram vivos. O exemplo mais típico é a pedra. Aqui eu tenho alguma relutância em comparar um feto a uma pedra, no entanto podem argumentar que o feto é um ser não-vivo.

Seguindo esta lógica, quem achar (tal como eu) que o feto não está vivo também não o poderá considerar morto restando apenas o ser não-vivo (feto <=> pedra ?) ... ou como eu disse algum outro estado entre o ser nao-vivo e o vivo.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Warhead
Expert
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Contacto:

Mensagem por Warhead » segunda 29 jan 2007, 23:19

Estou a favor do nao, devido a factores económicos, demográficos e as actuais infraestruturas do sistema de saude, que aposto que uma mulher com dois ou tres meses se for a pedir aborto so lhe abortam 9 meses depois lol...
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 30 jan 2007, 10:36

Ina pá desculpem-me lá mas já estou farto de ver o mesmo episódio e de ouvir a mesma musica x's e x's sem conta, por isso ignorei por completo uma série de páginas, este assunto já cheira a WC não lava à uns mesitos por isso eu por cá acho k vou deixar de o ler, isto se não me levarem a mal...
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 30 jan 2007, 19:20

Banzo-me :shock: Tu leste isto tudo?!?!? :shock: Eu é páginas e páginas de treta que salto à frente todos os dias (o que não é nada bom sinal, diga-se).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » terça 30 jan 2007, 21:44

Morbus Escreveu:Banzo-me :shock: Tu leste isto tudo?!?!? :shock: Eu é páginas e páginas de treta que salto à frente todos os dias (o que não é nada bom sinal, diga-se).
lol se não gostas não comes, mão não deverias de xamar treta.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 30 jan 2007, 22:35

DesertStorm Escreveu:
Morbus Escreveu:Banzo-me :shock: Tu leste isto tudo?!?!? :shock: Eu é páginas e páginas de treta que salto à frente todos os dias (o que não é nada bom sinal, diga-se).
Eu chamo o que quiser, quem quiser que se sinta ofendido. Além disso, eu não como :P (mas pera aí, essa argumento do não gostas não comes também não se aplica à questão que está a ser debatida aqui? xD)

:runs away:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Bu77erCup242
Expert
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 30 jan 2007, 22:52

Espero que estejam a ver o debate na Sic Noticias ( Depois da vergonha que foram os Pros e Contras ontem ), onde no painel esta um medico obestrecta que clarificou bem que nao se sabe se antes das 10 semanas ha vida humana no feto ou nao e que nada esta provado cientificamente havendo opiniao divergentes dentro da comunidade cientifica. Pode ser que parem de espalhar rumores como verdades absolutas.
Última edição por Bu77erCup242 em terça 30 jan 2007, 23:01, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » terça 30 jan 2007, 22:55

Morbus Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
Eu chamo o que quiser, quem quiser que se sinta ofendido. Além disso, eu não como :P (mas pera aí, essa argumento do não gostas não comes também não se aplica à questão que está a ser debatida aqui? xD)

:runs away:
em kê?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 31 jan 2007, 15:51

"A criança ás 6 semanas já tem ondas eléctricas cerebrais."

Dito por um médico hoje no programa Sociedade civil.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quarta 31 jan 2007, 22:11

Eu acho que o ponto fulcral e racional de toda esta discução prende-se com um facto indesmentível: a lei tal qual como elá está não funciona. Mais, não só não funciona como os juizes se vêm por razões morais obrigados a contornar inumeras vezes a lei para não condenar uma mulher que se viu obrigada a abortar. Vidas são expostas, mulheres são humilhadas nas barras dos tribunais, juízes veem-se obrigados a "jogar" com a lei, o estado gasta dinheiro e recursos humanos importantíssimos (a justiça portuguesa é lenta, e estes casos teimam a ajudar a entupila) e no final nada se conclui. É simplesmente irracional, esta lei não funciona, nunca funcionou e nunca irá funcionar. E o que se faz quando algo não funciona ? Muda-se.

A solução proposta pode não resolver tudo, poderão efectivamente continuar a existir aborto após as 10 semanas, mas mais vale um passaro na mão do que dois a voar e isso todos concordarão comigo.

Resumindo, o Sim apresenta uma nova solução, uma alternativa para uma situação totalmente absurda e que começa a ser ridícula. Por outro lado, o Não aposta nesta lei, numa lei que só causa sofrimento e que em nada impede o aborto.
Os partidários do Não que se desenganem, a pergunta do referendo não é "concorda com o aborto?", a pergunta é se uma mulher deve ou não ser punida, pelo menos teoricamente, por abortar. Se o Não vencer, abortos continuarão a acontecer, as mulheres continuarão a ser humilhadas sem no entanto serem punidas pelas lei, como alguns partidários do Não defendem. Ou seja, esta situação degradante e inconclusiva continuará a persistir num país que se diz de 1º mundo.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 31 jan 2007, 22:15

Madness posso entao fazer-te uma pergunta simples. Podias me dizer alguns casos onde aches que o aborto e solucao ? Falta de meios para susper o filho...quais as razoes em que achas que aborto e um solucao a considerar ?
Imagem
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quarta 31 jan 2007, 22:36

Bu77erCup242 Escreveu:Madness posso entao fazer-te uma pergunta simples. Podias me dizer alguns casos onde aches que o aborto e solucao ? Falta de meios para susper o filho...quais as razoes em que achas que aborto e um solucao a considerar ?
O aborto é, na prática, um dilema de consciência. Tão e só isto. Não é racional, pelo menos não no meu ponto de vista, comparar um assassínio de uma pessoa ao aborto, seria como comparar a amputação de um braço ao acto de cortar o cabelo.

Ao me perguntares quais os casos em que o aborto é solução, estás a desviar-te da pergunta, daquilo em que se foca o referendo. Não é essa a questão, nunca foi. Ainda assim, respondo-te à tua pergunta, pedindo-te apenas que não te deixes desviar da questão central. É verdade, a falta de meios é uma razão muito forte, assim como o são tantas outras. Uma mulher pode muito bem não estar mentalmente preparada para ter um filho, para passar pelo longo processo de gavidez. Uma mulher pode também não querer ligar-se, permanentemente, a um homem. Sim porque ter filho de uma pessoa é ter automaticamente uma ligação a essa pessoa, ligação que terminará jamais. São razões que podem ser apontadas, outras poderiam ser apontadas, mas eu nunca estivesse nessa situação portanto desconheço, assim como tantos de vós, muitas das motivações que poderão levar ao aborto.

Mas agora pergunto eu, aos defensores de que o feto está vivo e de que deve ser preservado, se um feto que resultou de uma violação deixa de ser considerado vivo apenas por ter resultado de um crime ? Na vossa forma de pensar, seria resolver um erro com outro, ou aliás, resolver um crime com um outro crime. Estou ou não correcto ? E agora digam-me, concordam que a mulher não possa abortar quando violada ? Se concordam com ela poder abortar nessa circuntância, estão a ser incoerente com a vossa forma de pensar, o feto continua a estar vivo (segundo vós). Se não concordam, e acham que a mulher não deveria poder abortar quando violada ai o vosso problema já é socio-moral e aí o caso é ainda mais grave pois estou perante pessoas sem coração.
Resumindo, se concordam com certas formas de aborto e defendem que o feto está vivo estão a ser incoerentes com a vossa forma de pensar, adoptando em cada situação uma posição diferente e iria mais longe, de extremos opostos. Se não concordam com nenhuma forma de aborto em qualquer circuntância (violação por exemplo) eu retiro-me e vou dialogar com pessoas que vivam neste século.
Imagem
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 31 jan 2007, 22:46

Espera Madness eu acho que tu escreves-te muito para te desviares a questao. O referende diz nos se concordamos com a despenalizacao do aborto ate as 10 semanas por escolha da mulher. No entanto acho que todos concordamos que ninguem o vao fazer de animo leve. Que um aborto e algum que mesmo sendo escolha para a mulher lhe vai deixar marcas. Concordamos ambos ?

Mas agora vamos todos votar, e sabendo que escolha e da mulher. Que razoes tu achavas pessoalmente justificaveis para efectuar um aborto ? Porque um filho e caro e estava a poupar para o carro novo ? nao acredito. E por isso te perguntei, em que casos nao colocas objeçoes morais ao aborto ? Quais sao os casos, da me so uns exemplos, nao e dificil. Mesmo eu consigo pensar em alguns, mas gostava de ouvir a opiniao de alguem que ja esta tao decidido a votar sim.
Última edição por Bu77erCup242 em quarta 31 jan 2007, 22:49, editado 2 vezes no total.
Imagem
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 31 jan 2007, 22:46

MadnessJonny Escreveu:Eu acho que o ponto fulcral e racional de toda esta discução prende-se com um facto indesmentível: a lei tal qual como elá está não funciona. Mais, não só não funciona como os juizes se vêm por razões morais obrigados a contornar inumeras vezes a lei para não condenar uma mulher que se viu obrigada a abortar. Vidas são expostas, mulheres são humilhadas nas barras dos tribunais, juízes veem-se obrigados a "jogar" com a lei, o estado gasta dinheiro e recursos humanos importantíssimos (a justiça portuguesa é lenta, e estes casos teimam a ajudar a entupila) e no final nada se conclui. É simplesmente irracional, esta lei não funciona, nunca funcionou e nunca irá funcionar. E o que se faz quando algo não funciona ? Muda-se.

A solução proposta pode não resolver tudo, poderão efectivamente continuar a existir aborto após as 10 semanas, mas mais vale um passaro na mão do que dois a voar e isso todos concordarão comigo.

Resumindo, o Sim apresenta uma nova solução, uma alternativa para uma situação totalmente absurda e que começa a ser ridícula. Por outro lado, o Não aposta nesta lei, numa lei que só causa sofrimento e que em nada impede o aborto.
Os partidários do Não que se desenganem, a pergunta do referendo não é "concorda com o aborto?", a pergunta é se uma mulher deve ou não ser punida, pelo menos teoricamente, por abortar. Se o Não vencer, abortos continuarão a acontecer, as mulheres continuarão a ser humilhadas sem no entanto serem punidas pelas lei, como alguns partidários do Não defendem. Ou seja, esta situação degradante e inconclusiva continuará a persistir num país que se diz de 1º mundo.

so ke tens ke te lembrar de que as mulheres que foram acusadas de aborto nos ribunais e foram julgadas abortaram depois das 10 semanas, resumindo, se a lei tivesse sido aprovada em 1998 essas mulheres que foram humilhadas e tiveram a sua vida exposta, iriam sofrer do mesmo.
Bu77erCup242 Escreveu:Espera Madness eu acho que tu escreves-te muito para te desviares a questao. O referende diz nos se concordamos com a despenalizacao do aborto ate as 10 semanas por escolha da mulher. No entanto acho que todos concordamos que ninguem o vao fazer de animo leve. Que um aborto e algum que mesmo sendo escolha para a mulher lhe vai deixar marcas. Concordamos ambos ?

Mas agora vamos todos votar, e sabendo que escolha e da mulher. Que razoes tu achavas pessoalmente justificaveis para efectuar um aborto ? Porque um filho e caro e estava a poupar para o carro novo ? nao acredito. E por isso te perguntei, em que casos nao colocas objeçoes morais ao aborto ? Quais sao os casos, da me so uns exemplos, nao e dificil. Mesmo eu consigo pensar em alguns, mas gostava de ouvir a opiniao de alguem que ja esta tao decidido a votar sim.

e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 31 jan 2007, 22:50

DesertStorm nao era ai que eu queria chegar, por isso nao tires essa conclucao das minhas palavras....
Imagem
Bloqueado