Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 17 mar 2006, 11:00

Morbus Escreveu:[Morbus falls from his seat]Ai...[Morbus slips to the doorway and bumps agains te wall]Ouch![Morbus rolls through the floor towards the stairs]AHHHHH![Morbus falls down the stairs]Ouch![Morbus keeps falling]Ai![Morbus reaches the end of the stairs and bumps agains the wall]Argh...[Morbus slips through the ground towards the other stairs]IIICH![Morbus falls down the stairs and crashes against the door]AH![Morbus gets up][Morbus go upstairs][Morbus sits down again]

[xx(]
Com todos esses trambulhões qual foi o objectivo? :roll: :lol: (Ficar com galos na cabeça ?)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sexta 17 mar 2006, 17:42

Newtomic Escreveu:
Morbus Escreveu:[Morbus falls from his seat]Ai...[Morbus slips to the doorway and bumps agains te wall]Ouch![Morbus rolls through the floor towards the stairs]AHHHHH![Morbus falls down the stairs]Ouch![Morbus keeps falling]Ai![Morbus reaches the end of the stairs and bumps agains the wall]Argh...[Morbus slips through the ground towards the other stairs]IIICH![Morbus falls down the stairs and crashes against the door]AH![Morbus gets up][Morbus go upstairs][Morbus sits down again]

[xx(]
Com todos esses trambulhões qual foi o objectivo? :roll: :lol: (Ficar com galos na cabeça ?)
Penso que o objectivo é tentar sensibilizar o pessoal do forum para reunir dinheiro de modo a pagar uma nova cadeira ao morbus, a dele parece que está em MUITO mau estado!
Kidding! :wink:
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 17 mar 2006, 17:47

Morbus só sabe falar na terceira pessoa. Isso diz-nos o que?
hax face
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 17 mar 2006, 17:59

Chris Escreveu:Morbus só sabe falar na terceira pessoa. Isso diz-nos o que?
Não sei dis-nos tu! :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 17 mar 2006, 18:07

Tenho cara de Freud? :P
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 17 mar 2006, 18:18

Man, estas frases, como lhe queiram chamar, servem para expressar um estado de espírito. Um talvez demasiadamente inspirado em anime. Este:

Imagem

Não querer saber de questões metafísicas é uma coisa, mas atacar quem quer saber e dizer que é perca de tempo é outra! Sabem uma coisa: não gosto muito de viver por viver... Gosto de saber e de questionar, gosto de discutir e aprender... :roll: Se não gostam é convosco, mas por favor, permaneçam na "escuridão" sem querer puxar os outros para lá... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 17 mar 2006, 18:27

Oh pronto, here we go.

Mais uma vez fui mal entendido. Cmon, hit me.
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 17 mar 2006, 20:02

Chris Escreveu:Oh pronto, here we go.

Mais uma vez fui mal entendido. Cmon, hit me.
Não me estava a referir a ti, Chris, estava-me a referir mais precisamente ao Cyrax e ao Newtomic... E também não disse atacar no seu pleno sentido, porque sei que eles não disseram aquilo por mal :wink: Foi mesmo só um desabafo que se extendeu pelas escadas abaixo :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » sexta 17 mar 2006, 23:54

Ora pelos vistos já chego bastante tarde a este tópico, mas mais vale tarde que nunca, como se costuma dizer.


Na minha opinião o Fahrenheit está longe de ser o suprasumo do storytelling na arte dos videojogos. Quantos não foram os jogos que apresentaram uma história bem melhor e envolvente que a do Fahrenheit?


Nem é preciso ir muito longe para os encontrar, basta verem por exemplo o Neverwinter Nights, o KOTOR, ou até o Syberia!


Mas a verdade é que o Fahrenheit é um jogo muito bom, mas como tu próprio afirmaste, o argumento passa de genial a completamente banal - aquela introdução da AI no jogo estragou completamente o ambiente criado - assim como a jogabilidade, que no inicio parece simplista, mas que ao longo do jogo vai tornando-se completamente irritante - quantas foram as vezes que tive que sair, porque algumas partes do jogo são totalmente irritantes.


Mas apesar disto tudo, como disse anteriormente, é um jogo excelente e é um dos melhores jogos de 2005!


Penso que actualmente poderemos considerar os videojogos como uma forma de arte, tal como o cinema e como a literatura, porque tal como nesses dois, os videojogos contam uma história, mas duma maneira mais ou menos apelativa a um determinado público - uma história jogável.
Cada vez mais tem assumido a sua posição como forma de arte porque muitos videojogos de hoje em dia, não limitam o jogador a jogar a história, mas sim a fazer a sua própria história ( Fable, KOTOR, GTA, e muitos outros ).


Também acredito que os videojogos estão á altura do cinema e até da literatura, ou até muito á frente, pois como disse anteriormente, os videojogos actualmente não se limitam a contar uma história : eles deixam o jogador fazer a sua própria história ( dentro dos limites do que foi criado, obviamente ). E talvez seja isto que demonstra a superioridade dos videojogos.


Mas compreendi que não seria isto que querias dizer quando perguntaste se os videojogos estariam á altura da literatura e do cinema.
É como tudo. Sem uma pessoa que saiba escrever uma história, um argumento, nem os videojogos, nem o cinema e nem a literatura vão a lado algum. E penso que existam dessas pessoas na área dos videojogos : Will Wright, Peter Molineux, Warren Spector e muitos outros. Todos estes criaram jogos que marcaram os videojogos, tal como Saramago e Luís de Camões marcaram a literatura e como o Spielberg marcou o cinema.

Os videojogos ainda não são considerados arte por todos porque ainda há muita pessoa que acha que por jogar o GTA irá sair á rua matar 2 pessoas.


E não vale a pena entrar pelo conceito da arte, porque como já foi dito aqui, depende dos pontos de vista.


Eu considero os videojogos uma arte, e acredito que dentro duns anos todos irão pensar como eu.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sábado 18 mar 2006, 4:48

DaRk_4n6eL Escreveu:...
Dizer que os jogos são "melhores" ou "piores" que o cinema, literartura ou qualquer outra forma de arte, é uma forma redutora, subjectiva e altamente depreciativa de encarar formas dearte.

Alguma vez alguém diria que o cinema é "melhor" que música, porque pode conter som e imagem? Ou fotografia "melhor" que pintura, porque a imagem está mais próximada realidade?

Então, porque é que leio a toda a hora, os jogos são "melhores" que o cinema, porque adicionam uma dimensão interactiva? As artes são todas diferentes, e contêm em si especificidades que tornam cada uma delas especial. Que uma, outra forma de arte, apele mais ao vosso sentido estético, ou que vocês a achem especialmente apelativa, tudo bem: gostos são gostos! Mas dizer que os jogos são "melhores" que filmes, tem tanto nexo como dizer que as fotografias são melhores que os quadros.

E, se fosse a vocês reflectia melhor sobre se os autores actuais de jogos merecem mesmo ser comparados com os suprassumos de outras formas de arte...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » sábado 18 mar 2006, 11:05

Pois claro! Tudo depende dos gostos duma pessoa! Para mim os Videojogos representam uma arte superior a todas as outras, mas isto é o que eu acho! Claro que nenhuma arte é melhor que a outra - elas são diferentes em diversas caracteristicas e nem sequer deve ser feita a comparação.
Cada uma tem o seu estilo - eu prefiro os videojogos, outros preferem a literatura - ninguém é igual.


E sinceramente acho que sim. O que os criadores actuais de videojogos fazem não é arte? Não é uma forma de expressão, tal e qual a do cinema e da literatura? Dizer que eles não são iguais aos escritores ou realizadores é afirmar descaradamente que os Videojogos não são uma forma de arte.

Mas como sempre, esta é a minha opinião, como tu deves ter a tua :wink:
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 20 mar 2006, 12:04

Morbus Escreveu:
Chris Escreveu:Oh pronto, here we go.

Mais uma vez fui mal entendido. Cmon, hit me.
Não me estava a referir a ti, Chris, estava-me a referir mais precisamente ao Cyrax e ao Newtomic... E também não disse atacar no seu pleno sentido, porque sei que eles não disseram aquilo por mal :wink: Foi mesmo só um desabafo que se extendeu pelas escadas abaixo :P
Páh tipo eu só estava a perguntar qual era o sentido dakeles trambulhões todos e já respondeste. "Desabafo!" :) 8) :wink:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » segunda 20 mar 2006, 12:09

:lol: I like this!! :lol:
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 mar 2006, 20:31

DaRk_4n6eL Escreveu:E sinceramente acho que sim. O que os criadores actuais de videojogos fazem não é arte? Não é uma forma de expressão, tal e qual a do cinema e da literatura? Dizer que eles não são iguais aos escritores ou realizadores é afirmar descaradamente que os Videojogos não são uma forma de arte.
Por acaso não é. A questão prende-se com o facto de se estar a comparar artistas com histórias diferentes, e com valores e estéticas muito diferentes.

Se me arranjares um, apenas um, produtor/criador/designer de jogos, que tenha dissecado a natureza humana como Saramago, ou criado epopeias como as de Camões, ou mesmo aberto novos horizontes do entretenimento e reflexão humana como Spielberg, então aí aceito que compares estes artistas no mesmo nível.

Como não conheço nenhum, nunca compararei a arte dos jogos com as restantes num patamar de igualdade. Nem sentido faz, tendo em conta a relativa curta história desta arte.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 21 mar 2006, 20:37

Maedhros Escreveu:(...)ou mesmo aberto novos horizontes do entretenimento e reflexão humana como Spielberg, então aí aceito que compares estes artistas no mesmo nível.
Kojima. Abriu novos horizontes de entertenimento e, senão todo o jogo, os ultimos pensamentos de Solid Snake, em Metal Gear Solid, são um excelente exemplo de reflexão humana.
Responder