Daremos então inicio à contenda.
Chris Escreveu:O teu gato está muito mal habituado, daí é que ele não come ração seca. Se forem habituados de pequenos a comerem ração e não comer restos à hora de almoço/jantar, eles não chateiam os donos quando estes estiverem a cozinhar (um miar persistente pode ser muito enervante...). É claro que dar-lhe peixe ou frango ou algo assim de vez em quando não lhe faz mal, mas se o habituares a dar-lhe da tua comida ele vai passar a vida a chatear-te quando fores ter a tua refeição.
O meu gato começou por comer Friskies Junior e simplesmente recusava-se, por vezes não é uma questão de hábito, tal como nós também os animais têm determinados gostos, se quiseres envio-te a borlliu umas 4 caixas desta ração

. no entanto ele está habituado a comer ração e não chateia ninguém nas horas do almoço e jantar, só não é ração seca é humida. E não o habituo a comer restos simplesmente por vezes ele vai ao restaurante. LOOOL. tal como tu por vezes gostas de comer algo diferente eu faço isso pelo meu gatinho.
Chris Escreveu:O teu gato tem de ter sempre coleira, seja ela de identificação, anti-parasita ou com sininho. Gatos de casa não precisam de coleiras anti-parasitas mas uma coleira com sino dá jeito principalmente nos primeiros meses porque são pequenos e podem meter-se literalmente em tudo quanto é sítio. A coleira com sino provocar depressão em gatos caçadores diria que é dependente do gato, tenta meter-lhe uma coleira com sino, se ele passado algumas semanas não te aparecer com um rato à frente da porta é porque algo está mal. (ratos à frente da porta são um sinal de lealdade e afeção).
A não ser que tenhas um palácio não te deves preocupar com isso, por muito que ele se esconda tu dás com ele, basta tentares pensar à gato. Se eu fosse um gato onde me escondia? eu nunca tive problemas em encontrar o meu gato e garanto-te que não vivo numa barraca

. Se quando o encontrares em locais que não deve lhe pregares um susto acredita que ele nunca mais lá volta. O problema nem é tanto a caça, que lhe dificulta a vida isso parece-me óbvio, mas se o dono não o capar acredita que o maior problema vão ser as gatas. E a mesma coisa que apareceres em frente a uma mulher com o chapéu do Noddy

, sendo que as gatas não acharão piada nenhuma, ao contrário da mulher que até pode achar piada mas leva-la "mais longe" vai ser complicado. Quanto aos ratos à frente da porta nem sempre são um desses sinais, pode significar pura e simplesmente um regressar à toca. é assim que os gatos fazem ao ar livre. Nenhum gato livre como a sua presa no sitio one a caçou mas sempre perto de "casa".
Chris Escreveu:Sim é facil educares o teu gato para ele vir quando ouvir o seu nome utilizando a comida. Mas ele não virá porque o chamaste mas sim porque acha que vai receber uma guloseima... E gatos não são mais dah! que cães, antes pelo contrário. Eles simplesmente fazem o que querem e não sentem a mesma subordinação que sente um cão perante o dono.
Exactamente e é por fazerem o que querem que convém que os ensines assim, caso contrário quando o quiseres chamar ele simplesmente borrifa-se de alto pra ti, mas com esta estratégia vais ver que ele vem sempre.
Chris Escreveu:O desparasitante exterior... bem.. Em gatos caseiros que não tenham contacto com outros animais nem vão muito à rua eu tambem aconselho frontline combo 15€, 3 aplicações. Quanto a gatos de rua, é um desperdicio de dinheiro.. Após aplicado o frontline combo eles vao directamente para a rua e passado uma semana estão iguais. Portanto eu diria que uma coleira anti-parasita seja uma forma de pelo menos evitar uma infestação excessiva, mas evitar as pulgas em gatos de rua - mission impossible.
Não é bem assim, o meu é um gato de rua e desde que leva este tratamento ainda não lhe vi qualquer parasita no pelo e acredita que não é por falta de atenção. Seja como for é sempre melhor prevenir que remediar. E uma ou duas pulgas são melhores que autênticas colónias destas.