Entrevistas a membros do forum

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 08 nov 2006, 21:22

Perguntas adicionais!!!

36 - Bu77erCup242 - A seguinte frase é tua e esta no topico da E3: "Como já deixei entender, acho que um hardcore gamer é aquele que se dedica de corpo e alma aos jogos e não aquele que joga brutamente...". Podias-me explicar o que queres dizer com "entregar-te aos jogos de corpo e alma"? Nao será um erro descartar os jogos como meio de entretenimento para os utilizar meios de enriquecimento cultural? Achas que esse cultura dos jogos tem mesma utilidade que aquele que aprendes com um bom livro ou filme?
Morbus -
Em termos conceptuais os jogos têm tão ou mais capacidade de enriquecer culturalmente alguém que qualquer outro media, na minha opinião. Infelizmente a maioria dos jogos não tira partido dessa vertente, limitando-se a serem meios de entretenimento. Portanto, sim, a cultura dos jogos tem a mesmíssima utilidade que a cultura dos livros ou dos filmes, e era muito bom que os jogos se dedicassem mais a esse aspecto. Por isto não quero dizer que hajam mais jogos de edutainment, não, nem pensar, acho esses jogos muito muito massudos. O que eu gostava mesmo era que houvessem mais jogos que se dedicassem a ter uma boa história, um bom lore, um bom background, proporcionando ao jogador a mesma cultura que eu filme ou um livro (de ficção) proporciona. Por dedicar de corpo e alma aos jogos, eu entendo uma pessoa gostar mesmo dos jogos, mas não apenas de jogar, mas sim de entender, de gostar de saber como se faz (e até de querer fazer), e de (e isto é o mais importante) olhá-los SEMPRE com espírito crítico.

37 - Bu77erCup242 - Como a distingues, então, um jogador de corpo e alma daquele pessoa que sabe a historia dos super herois porque compra comics?
Morbus -
Não os distingo, são conceptualmente iguais, só que com meios diferentes.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 08 nov 2006, 21:44

Morbus Escreveu:Perguntas adicionais!!!

36 - Bu77erCup242 - (...)Nao será um erro descartar os jogos como meio de entretenimento para os utilizar meios de enriquecimento cultural? Achas que esse cultura dos jogos tem mesma utilidade que aquele que aprendes com um bom livro ou filme?(...)


Para o Buttercup, tu achas que os jogos não tem esse valor? Achas que só servem para enterter?
hax face
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 08 nov 2006, 21:57

Chris Escreveu:
Morbus Escreveu:Perguntas adicionais!!!

36 - Bu77erCup242 - (...)Nao será um erro descartar os jogos como meio de entretenimento para os utilizar meios de enriquecimento cultural? Achas que esse cultura dos jogos tem mesma utilidade que aquele que aprendes com um bom livro ou filme?(...)


Para o Buttercup, tu achas que os jogos não tem esse valor? Achas que só servem para enterter?

sim gstava tb k m respondesses a essa... ja li livros que ficavam mt atrás de certos jogos... assim como filmes que ficavam mt atras de jogos.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 08 nov 2006, 22:37

Sim penso que jogos sao unicamente como entertenimento. Tambem sou leitor de banda desenhada e nao considero que ler o xmen me inrequece culturamnete de qualquer maneira, mesmo quando o plot e bastante mais evoluido quando na maioria dos jogos. Se calhar falta o Watcher ou o Regresso do Cavaleiro dos trevas dos jogos, mas mesmo nesse caso nao podia comparar com a literatura e em alguns casos o cinema. Mas diz-me qual foi o ultimo jogo que tivesse a oportunidade de jogar que te inrrequeceu culturamente ?


Claro que tb ha livros que nao te dao qualquer cultura, e no casos dos cinema e a sua manioria, mas a verdade e que sao dois meios de cultura e de educaçao enquato, para mim, os jogos nao passam de um meio de entertenimento.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 08 nov 2006, 22:51

Bem.. Cultura é algo dificil de definir. Quando eu jogo um jogo que conta uma história particularmente cativante, eu identifico-me com essa história, retiro-lhe significados e reflecto sobre as ideias e emoções que vivo. Isso para mim é a cultura que se ganha de um bom filme, livro ou jogo. Não necessariamente uma cultura geral como definição de conhecimentos técnicos e teóricos mas sim uma assimilação ética das situações com as quais somos confrontadas e as conclusões que tiramos a partir dai que passam a fazer parte do nosso ser. Jogos que me porpocionaram tal experiência foram por exemplo Final Fantasy, Metal Gear, KOTOR. E há outros jogos que me enriqueceram num nível mais especifico, como por exemplo Monkey Island e Indiana Jones, com os quais eu aprendi a falar inlês. Há tanta coisa que nós como humanos assimilamos de tudo o que nos rodeia, e alguem como eu que desde sempre foi constantemente rodeado por jogos de certeza que muito da sua personalidade e forma de estar deriva dessa convivência.
hax face
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 08 nov 2006, 23:03

Chris Escreveu:Bem.. Cultura é algo dificil de definir. Quando eu jogo um jogo que conta uma história particularmente cativante, eu identifico-me com essa história, retiro-lhe significados e reflecto sobre as ideias e emoções que vivo. Isso para mim é a cultura que se ganha de um bom filme, livro ou jogo. Não necessariamente uma cultura geral como definição de conhecimentos técnicos e teóricos mas sim uma assimilação ética das situações com as quais somos confrontadas e as conclusões que tiramos a partir dai que passam a fazer parte do nosso ser. Jogos que me porpocionaram tal experiência foram por exemplo Final Fantasy, Metal Gear, KOTOR. E há outros jogos que me enriqueceram num nível mais especifico, como por exemplo Monkey Island e Indiana Jones, com os quais eu aprendi a falar inlês. Há tanta coisa que nós como humanos assimilamos de tudo o que nos rodeia, e alguem como eu que desde sempre foi constantemente rodeado por jogos de certeza que muito da sua personalidade e forma de estar deriva dessa convivência.
acho que ta tudo dito... e ainda para completar há aqueles jogos (como mencionaste Monkey Island ou outros) que fazem-nos pensar na melhor maneira de resolver um problema, e há que exercitar a memória para isso.
mas um livro conta uma boa história, lês livros e adquires novo vocabulário... pois bem um jogo faz exactamente o mesmo, e se leres livros em inglês, praticamente é a mesma coisa. se ha coisa que faço é isso, ler livros em inglês... e diferença entre jogar um jogo e ler um livro em inglês... desfolhar? ... lol
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 08 nov 2006, 23:07

Para além de um jogo incluir muitas formas de cultura. Se considerarmos Musica, cinematografia e literatura formas de cultura então um jogo como KOTOR ou NWN tem essas todas e muitas mais num só pacote.
hax face
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 08 nov 2006, 23:11

Antes demais. Nao devia-mos estar discutir neste topico, nao sei se axiste um topico para debater istou ou nao.

Mas a defeniçao de cultura que apresentaste Chris e muito limitada "conta uma história particularmente cativante, eu identifico-me com essa história, retiro-lhe significados e reflecto sobre as ideias e emoções que vivo" de certeza que muito telespectadores das telenovelas que achas os seus plots cativantes, se identificam com as personagens e que debatem o que aconteceu no dia seguinte na escola....dai ate arte e um salto muito grande.
Fico ainda mais supredido com opiniao no cinemanic que pelo seu nick cojcluo que é um fa de cinema. Nao vez qualquer diferença entre o cinema de entretenimento e cinema cultural ?Eu nao sei mas olhas para ,sei la...A Pianista ou A Festa com os mesmos olha que olha para a Guerra das Estrelas. Nao e por pensares na historia e nas personagems da Guerra das Estrelas que deixa de ser somente entertenimento...


EDIT- Atençao, eu nao estou tirar qualquer merito a Guerra das Estrela e ao cinema do genro pq afinal fez, e muito bem, aquilo que se propoem fazer. Mas nao nos podemos esquecer que tal como este filme os jogos estao aqui para ser jogados e desfrutados e é esta discuçao acerca da arte nos video jogos so nos afasta disto.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 08 nov 2006, 23:29

Bu77erCup242 Escreveu:Antes demais. Nao devia-mos estar discutir neste topico, nao sei se axiste um topico para debater istou ou nao.

Mas a defeniçao de cultura que apresentaste Chris e muito limitada "conta uma história particularmente cativante, eu identifico-me com essa história, retiro-lhe significados e reflecto sobre as ideias e emoções que vivo" de certeza que muito telespectadores das telenovelas que achas os seus plots cativantes, se identificam com as personagens e que debatem o que aconteceu no dia seguinte na escola....dai ate arte e um salto muito grande.
Fico ainda mais supredido com opiniao no cinemanic que pelo seu nick cojcluo que é um fa de cinema. Nao vez qualquer diferença entre o cinema de entretenimento e cinema cultural ?Eu nao sei mas olhas para ,sei la...A Pianista ou A Festa com os mesmos olha que olha para a Guerra das Estrelas. Nao e por pensares na historia e nas personagems da Guerra das Estrelas que deixa de ser somente entertenimento...


EDIT- Atençao, eu nao estou tirar qualquer merito a Guerra das Estrela e ao cinema do genro pq afinal fez, e muito bem, aquilo que se propoem fazer. Mas nao nos podemos esquecer que tal como este filme os jogos estao aqui para ser jogados e desfrutados e é esta discuçao acerca da arte nos video jogos so nos afasta disto.
da mesma maneira que nao é por pensares na historia e nas personagens da Pianista que é ou nao cinema de entertenimento ou cultural.

mas antes de mais qualquer troca de opiniões:

cultura - é um complexo articulado de valores, crenças, normals e práticas sociais. É, portanteo, o conjunto de todas as maneiras especificas de pensar, sentir e agir de um grupo.

o grupo a que se referem é um grupo social - é um conjunto de interacções formais, estruturadas e continuas entre agentes sociais que desempenham normas, interesses e valores sociais para a consecução de objectivos comuns.

resumindo, um grupo social é um conjunto de pessoas que partilham dos mesmos interesses e valores sociais.

ou seja, o que cada um absorve seja de um filme, jogo, livro, pintura, música ou o que for, varia de pessoa para pessoa... e há cultura seja no que for mas nem sempre esta se manifesta de maneira identica de pessoa para pessoa, pois as maneiras de sentir, pensar e agir variam.

agora, eu num jogo aproveito-o ao máximo, desde que a história seja cativante eu levo-o como um bom livro ou um bom filme.

falaste nA Pianista, eu falo em Eternal Sunshine of the Spotless Mind ou Stay (por exemplo...), mas se calhar, ao veres o Eternal Sunshine ou o Stay irás retirar diferentes conclusoes das que eu tirei.

p.s.: as definiçoes que dei de Cultura e Grupo Social sao as que hoje se dão nas aulas de sociolgia LOL
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 08 nov 2006, 23:37

Eu penso que há uma relação directa entre o "nivel de cultura" e aquilo que se faz com a vida. Para mim é claro que se alguem passa o dia a ver telenovelas tem um certo nivel de cultura, quem passa a vida a jogar tem outro e quem passa os dias em museus tem outro. Isso não tira o valor cultural de cada uma dessas formas de passar o tempo. Mesmo que o das telenovelas seja a tender para zero. E sim eu tiro muita cultura de filmes a que tu chamas de entertenimento. Lá por ter lasers a passar não significa que seja só para os olhinos ver.
hax face
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 08 nov 2006, 23:43

Eu estava espera que usassem esse argumento. Que se reduz no fundo, a arte esta nos olhos que quem a ve. Teoricamente podes ter razao. Teoricamente talvez um quadro so possa ser considerado arte quando tem um publico para o apreciar.
Mas nao na verdade nao e bem assim. Alias se quiseres mater essa opiniao tem aceitar na sua totalidade. Sera que Mozart e tao arte como os Dzert ? Afinal para as fans to Dzert as suas musicas tem todo o sentido ? Sera que telemovela das 5 da TVI e tao valida como forma de arte como Romeu e Julieta ?
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 08 nov 2006, 23:46

O argumento que eu usei foi o da universalidade. Eu disse que todas as expressões de arte tem o seu valor nem que seja para dizer "Olha isto não tem valor nenhum.".
hax face
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 08 nov 2006, 23:48

O que eu escrevi nao foi como resposta ao teu post, mas sim do cinemanic. Isto de estar em AV e a escrver ao mesmo tempo faz com que os post demorem um bocadinho.


EDIT: Acabou ( ganha-mos se estiverem interessados, o que nao e novidade ja que a alliança ganha sempre AV ).
Bem o que posso dizer Chris, para alem de dizer que nao concordo e que nao e assim. Afinal se assim fosse o estado noa poderia apoiar as orquestra classicas ou grupos de teatro, porque antes de os apoiar tinha que dar todo o seu dinheiro para os ranchos falcoricos ( EDIT- Foi um mau exemplo pq ate fazem parte da cultura nacional. Colocamos antes o Quim Barreiros ou o Toy ) e para os grupos de teatro da paroquias...que para grande parte da populaçao tem muito mais valor.
De qualquer maneira gostei do teu post, e tenho a certeza que vou fazer cote a tua ultima frase muito em breve ("Lá por ter lasers a passar não significa que seja só para os olhinos ver" ).
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 09 nov 2006, 14:21

Bu77erCup242 Escreveu:Tambem sou leitor de banda desenhada e nao considero que ler o xmen me inrequece culturamnete de qualquer maneira,
A questão está precisamente aqui: a capacidade de ganhar com aquilo que não aprece dar nada 8) Claro, há pessoas que conseguem, e outras, infelizes (que é mesmo assim), que não conseguem ganhar nada daquilo que não é mais que uma parábola, uma metáfora, uma experiência em laboratório de uma realidade imaginária. 8) Eu entendo bem o que o butter quer dizer, e entendo porque é que diz isso.

:EDIT: Peço desculpa mas não li esta conversa toda até ao fim, simplesmente já discuti este assunto demasiadas vezes e não me está a apetecer ver tudo outra vez. Posso parecer um gajo que pensa que sabe tudo (neste aspecto), mas o que é certo é que já discuti o significado disto tudo tantas tantas vezes, com tanta gente diferente, que se torna um pouco massudo estar a contra-argumentar outra vez. Pelo menos não agora, que tenho que fazer :P Já dei a minha opinião, quem souber entendê-la que a entenda.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 09 nov 2006, 15:59

Bu77erCup242 Escreveu:Sim penso que jogos sao unicamente como entertenimento. Tambem sou leitor de banda desenhada e nao considero que ler o xmen me inrequece culturamnete de qualquer maneira, mesmo quando o plot e bastante mais evoluido quando na maioria dos jogos. Se calhar falta o Watcher ou o Regresso do Cavaleiro dos trevas dos jogos, mas mesmo nesse caso nao podia comparar com a literatura e em alguns casos o cinema. Mas diz-me qual foi o ultimo jogo que tivesse a oportunidade de jogar que te inrrequeceu culturamente ?


Claro que tb há livros que não te dão qualquer cultura, e no casos dos cinema e a sua manioria, mas a verdade e que sao dois meios de cultura e de educaçao enquato, para mim, os jogos nao passam de um meio de entertenimento.
Pois jogar pode não te enriquecer culturalmente, isto se passares ao lado as enciclopédias enormes que vêm em jogos como Age Of Mytholigy ou Rome: Total War. Os jogos podem mesmo não enriquecer a esse nível, mas enriquecem em muitas outras coisas que nem os livros nem o cinema enriquecerão seja em que dia for sendo a principal capacidade intelectual, não se admirem que o vosso QI tenha subido consideravelmente em todos estes anos de jogos que foram tendo por causa exactamente destes.

Nunca te aconteceu ou vos aconteceu no meio do nada retirarem soluções para determinados problemas onde mais ninguém as via?

Outra coisa que os jogos podem ajudar de sobremaneira é na aprendizagem de línguas em especial a inglesa, eu sou um exemplo vivo de alguém que começou de certa medida a dominar esta língua em frente a um monitor de PC.

Portanto os jogos podem não te dar muita cultura, afinal pra isso tens a Tv Cabo ou semelhantes, mas dá-te muitas outras coisas que são bem mais importantes que isso.
Responder