Entrevistas a membros do forum

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 30 out 2006, 20:53

Foi um erro meu mas devia ter feito as perguntas numa ordem diferente. Primeiro: "Consideras os jogos arte?" e so depois as outras duas.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
uni
Veteran
Mensagens: 661
Registado: quinta 15 dez 2005, 19:21
Localização: Liberty City
Contacto:

Mensagem por uni » segunda 30 out 2006, 23:35

Já mandei as minhas.
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 31 out 2006, 0:35

Morbus Escreveu:Oh lee Sheez!!! :shock: Meeeeeeeeee?
:mrgreen: lol
Parece-me que tavas em pulgas para seres finalmente um escolhido... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ok. o prazo entao para o envio de questoes é ate ao proximo domingo à noite.... :wink:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 31 out 2006, 4:30

Hunter Escreveu:Parece-me que tavas em pulgas para seres finalmente um escolhido... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ok. o prazo entao para o envio de questoes é ate ao proximo domingo à noite.... :wink:
Não concordo k o prazo seja só até domingo, afinal ontem, (quando o PeddieKitsune respondeu), era SEGUNDA-FEIRA, por isso acho k o limite deveria ser até segunda-feira à noite! :x

Haha Morbus agora é k vai ser vou-te massacrar com as minhas perguntas, quer dizer, de momento nem me lembro quais fazer, mas descansa k vou pensar nisso... :twisted:

Btw, PeddieKitsune gostei da tua entrevista, foi pequena mas mt porreira. :)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 31 out 2006, 9:34

Newtomic Escreveu:
Hunter Escreveu:Parece-me que tavas em pulgas para seres finalmente um escolhido... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ok. o prazo entao para o envio de questoes é ate ao proximo domingo à noite.... :wink:
Não concordo k o prazo seja só até domingo, afinal ontem, (quando o PeddieKitsune respondeu), era SEGUNDA-FEIRA, por isso acho k o limite deveria ser até segunda-feira à noite! :x

Haha Morbus agora é k vai ser vou-te massacrar com as minhas perguntas, quer dizer, de momento nem me lembro quais fazer, mas descansa k vou pensar nisso... :twisted:

Btw, PeddieKitsune gostei da tua entrevista, foi pequena mas mt porreira. :)
Ok. tens razao. assim sendo o prazo sera ate 2ª feira à noite :wink:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 31 out 2006, 9:36

Hunter Escreveu:Ok. tens razao. assim sendo o prazo sera ate 2ª feira à noite :wink:
À assim está melhor. :mrgreen: Bem mas tb eu já enviei as minhas... :P
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 06 nov 2006, 21:52

Ora aqui vai disto :mrgreen:

1 - Cyrax - Achas que com o avançar da idade perde-se o interesse pelos jogos? Já aconteceu contigo?
Morbus -
Não, nem pensar. O que acontece é que, com o avançar da idade, se perde o interesse pelos jogos para crianças, e é isso que acontece com muitos. Um outro problema é também a evolução (ou não) que os jogos em si têm. Para mim os jogos têm perdido algum interesse, mas apenas os jogos que têm saído ultimamente. Não acredito que algum dia vá perder o interesse por jogos como Fallout ou outros RPG’s do género, e não acredito que aconteça isso com alguém. Por outro lado, tudo depende de como olhamos os jogos. Se os olhamos como passatempo, é provável que um dia percamos interesse, mas eu, pelo contrário, olho-os como parte integrante da minha formação como pessoa, e respeito-os por isso, tanto como respeito a literatura e os filmes. E claro, tal como é estranho perguntar-se se, com a idade, se perde interesse nos filmes ou nos livros, é também estranho perguntar-se se acontece isso com os jogos.

2 - Cyrax - Entre estas duas opções, preferes dedicar a um jogo com forte componente online ou uma experiência offline (ou até um jogo que possua estas 2 vertentes, qual delas preferes?)? Porquê?
Morbus -
Sem dúvida uma experiência offline. A razão reside na maneira como eu olho os jogos. Para mim, para por isto simples, os jogos singleplayer são os únicos que conseguem transmitir conhecimentos e sentimentos realmente fortes, para além do que a outer life poderia transmitir. Claro que isto não é assim tão linear, mas sem dúvida que prefiro o singleplayer, até porque, acho eu, todos os multiplayer são apenas para divertimento, e os jogos, para mim, são mais do que isso, como disse, são conhecimento e aprendizagem.

3 - Cyrax - Qual o jogo que mais esperas? Porquê?
Morbus -
Neste momento será o Neverwinter Nights 2, mas quando postar esta resposta já ele terá saído. E espero-o porque é, assim à partida, o único RPG que poderá trazer algo de bom. Se não contarmos com ele, portanto, acho que será o Fallout 3, mas não por ter esperanças que seja bom, mas sim por estar curioso por saber a cagada que a Bethesda vai fazer.

4 - Cyrax - Diz como seria para ti o jogo perfeito (dentro do possível e sem a desculpa que não existe o jogo perfeito :p)
Morbus -
Não é uma desculpa, é a realidade: tal como não há um filme perfeito, um livro perfeito, um quadro perfeito, uma música perfeita, assim também não há um jogo perfeito. Um jogo é uma obra de arte, e, como tal, variará sempre de autor para autor, e devemos aceitá-lo como é. No entanto, mais que arte (e tendo atenção ao mundo em que vivemos, obviamente), os jogos, tal como quase toda a outra arte, são também bens de consumo, com maior ou pior qualidade. Por essa razão, sim, podemos dizer que há um jogo perfeito, no sentido abstracto do termo. Para mim, o jogo perfeito era um jogo que criasse as suas próprias histórias, nas quais nos poderíamos meter, com toda a liberdade possível, com recurso a uma inteligência artificial excelente. Como essa inteligência artificial (que substituiria o trabalho do homem), ainda não existe (embora eu espere, como é óbvio, que venha a existir), o jogo perfeito é simplesmente impossível nos tempos que correm. E quando digo liberdade digo mesmo liberdade, desde jogar footbal, correr atletismo, matar terroristas e ser o terrorista, desde fazer parapente, treinar uma equipa de ciclismo a gerir um hotel na baixa de Madrid [:D]

5 - Cyrax - Qual o jogo que mais emoções despertou em ti?
Morbus -
Sem dúvida KotOR, mas mais pela maneira que o joguei que pelo jogo em si. O jogo é excelente, é certo, mas se eu não me tivesse deixado envolver tanto na história, nunca teria tirado tanto proveito dela :) Desde ler as falas da minha personagem em voz alta até falar para os meus colegas no campo de combate, tudo ajudou para que o jogo se tornasse para mim numa experiência inigualada até agora.

6 - uni - Parabéns pelo trabalho feito no site não oficial. Tens várias limitações à cerca do que podes e não podes fazer no site, mesmo assim ainda podes explorar de várias maneiras. Que ideias tens para o site no futuro?
Morbus -
Antes de mais, obrigado pelos parabéns :P De momento as limitações de ordem borucrática são mínimas. As maiores limitações residem, no fundo, na falta de dinheiro e de patrocínios. Com uma equipa paga, com mais espaço para trabalhar, tudo seria possível. Mas isso seria pedir de mais não? :P Acho que temos que aprender a saber trabalhar com os recursos que temos, e até agora acho que temos feito um bom trabalho para o que se tinha proposto, e acho que estamos no bom caminho. É certo que o site ainda não “abriu”, e portanto ainda há trabalho por fazer, mas uma vez inaugurado (em Dezembro, em princípio), espero que tudo corra sobre rodas, com o mínimo de esforço possível da parte dos membros, limitando-nos a cumprir horários e rotinas, e com o máximo de dedicação possível. Quando a projectos futuros... Pfff... Sei lá, pode acontecer tanta coisa. Se o site for bom, é possível que se torne mesmo o site oficial da megascore, e que tenha participação da redacção ou mesmo da editora. Mas se isso não acontecer, espero que o site continue por tanto ou mais tempo que a Mega Score existir, e isso implica, como é óbvio, remodelações e adaptações conforme as necessidades. Não sei bem se respondi à tua questão, mas se queres saber mais, acho que o melhor que tens a fazer é mesmo visitar o site ;)

7 - uni - Caso tivesses liberdade da parte da MS o que mudarias de imediato?
Morbus -
De imediato mudava o logo e o cabeçalho :lol: Mas acho que a liberdade também tinha que ser compensada com algo. Para o site ser oficial seria preciso apoios, e uma das coisas que contava deixar para trás, e deixar de me preocupar com ela, era a conta anual do servidor :P Depois... Sei lá... Como disse, não temos muitas limitações burocráticas, e a maior parte do queremos fazer, fazemos, apenas moldado pelos 100MB que temos de espaço online... O maior problema é mesmo não termos uma equipa dedicada, mas acho que para um site não oficial, amador e on the fly, temos uma excelente equipa, e estou muito grato por fazer parte dela. Como disse, só espero ter de me preocupar com coisas para além disto quando o site for lançado de facto (e espero uma noticiazita na MS quando isso acontecer e tal :lol:). Por agora é só trabalhar para acabar o que falta, e por tudo a correr :)

8 - uni - O fórum da MS tem um modo bem diferente de funcionar de todos os outros. Em qualquer fórum é perfeitamente normal abrir um tópico para um assunto novo. Já aqui não é bem assim. Isso afasta muito users como é óbvio. Achas que isso vai prejudicar o fórum a longo prazo? Qual dos dois modos preferes?
Morbus -
A questão é complicada sabes? Por um lado gosto muito, mas muito mesmo, de fazer parte de uma comunidade fechada em que todos se conhecem e se dão bem, e que os membros que de facto entram têm, na sua maioria, excelentes participações. Acima de tudo, ser uma comunidade fechada ajuda a manter o nível de qualidade de posts, e o facto de ser uma revista com nome e com muitos leitores, não impede aqueles que querem mesmo entrar e são bons de entrar e vingar, não é? Ou seja, assim como está, está bem, e temos um excelente fórum. Por outro lado, se se tornasse num fórum enorme, cheio de gente, isso iria ajudar, por um lado, a Mega Score, a tornar-se conhecida, e a “nata” do fórum, aqueles que realmente são bons, a serem conhecidos e destacarem-se. No entanto, para se chegar a essa nata, muito fica pelo caminho, abafado pela grande maioria de users que só diz porcaria. Isso não seria bom, acho eu, pois muito se perderia (para além de perder este quentinho familiar que há aqui – basta dizer que a minha homepage é esta [:D]). Definitivamente, prefiro este tipo de fórum, em que a nata está cá toda e nada se perde, pois ainda é relativamente fácil ler-se os posts todos, e que os que não são nata acabam por se tornar, por arrastamento.

9 - uni - Dos projectos que tens desenvolvido, qual dirias ser o teu preferido? Porquê?
Morbus -
Bem... Projectos... Tenho desenvolvido montões de projectos, mas infelizmente nunca acabei nenhum. Mas isso deve-se essencialmente à natureza desses projectos: jogos :lol: Como eu não sou programador nem sou nada disto, limito-me a criar conceitos, mas sou basicamente um amador nisto, e sei bem isso. De facto, o único projecto que está a ir em frente e que vou, de facto, acabar, é o Site Não Oficial, e esse sim, cabe dentro das minhas capacidades, e sei que sou capaz de o levar avante ser bom nisso. É importante sentir isso, sentirmo-nos capazes de fazer algo, e esse algo sabemos que o vamos fazer bem. Se não for assim como poderemos fazer alguma coisa? Acho que é esse o problema com os meus conceitos :lol: Portanto, sim, acho que posso dizer que o meu projecto preferido é o Site Não Oficial, e quero mesmo que ele vá em frente e que ajude a Mega Score e a Indústria a desenvolver-se mais e mais. É, para mim, o meu contributo para a comunidade, e estou orgulhoso disso :) Também tenho alguns outros projectos, mods para o Oblivion especificamente, mas isso não passa de passatempo, algo que faço para meu proveito e para proveito da comunidade Elder Scrolls. Nada de mais ;)
Mas quanto aos meus conceitos... Bem, o que eu gostava mesmo de desenvolver era o “The Last of the Eldar” (TLOTE), principalmente por ser um jogo de Role Play imenso, que apostava fortemente na história, algo do género do Baldur’s Gate, em termos de storyline. Neste momento, o único em que estou a trabalhar é mesmo o Phoenix, não só por ter a ver com Fallout, mas também por ser o único que, para já, me dá pica para desenvolver.

10 - uni - Vamos imaginar que tens a possibilidade de vender um conceito teu a uma produtora a tua escolha. Qual escolherias? Porque?
Morbus -
Bem... Estas perguntas fazem-me sempre lamentar a morte da Black Isle e da Troika... :cry: Se elas ainda existissem sem dúvida que escolheria uma delas, dando prioridade à BIS. Das que existem... Bem... Não sei, depende do jogo. O The Last of the Eldar (uma história na terceira pessoa à volta do último elfo na terra, baseado no lore de Tolkien, que se passa nos dias de hoje) daria-o (sim, porque ficava felicíssimo se alguma vez visse um jogo começado por mim publicado, mesmo que de graça) à Obsidian, por acho que são capazes de fazer bons RPG’s, se quizerem, e principalmente por terem pessoal da Black Isle a trabalhar lá. O Danithar (um RPG high fantasy passando num mundo à escala real, em que o foco era o estilo de combate mais que inovador – desenvolvido já ao pormenor –, uma história fabulosa, também inovadora, também cujo conceito já está desenvolvido ao pormenor e um sistema de criação de personagem fenomenal, completamente inédito, também já desenvolvido ao pormenor, em conceito, tal como tudo o resto) dá-lo-ia à Blizzard, porque sei do que eles são capazes, e vê-se bem em todas as suas excelentíssimas obras. Mesmo que nenhuma delas seja um RPG de gema, isso não importa, porque o Danithar não é, também, um RPG de gema. Os outros projectos, mais antigos, variam entre a estratégia por turnos e os jogos de corridas tipo Carmageddon. Os jogos de corridas gostava de ver feitos (não há nada do género, nada mesmo) pela equipa do NFS, mas não uma equipa movida a dinheiro, uma equipa movida a gosto. Gostei bastante dos seus trabalhos no NFS Porsche Unleashed e nos Undergrounds. Os outros (jogos de Mechs e da segunda guerra), são jogos algo básicos, portanto acho que é melhor deixá-los na gaveta :P

11 - Newtomic - Sei que esta pergunta é bastante pessoal, mesmo assim quero perguntar-ta na mesma. Já namoraste com uma jogadora/apreciadora de v-jogos, devo dizer-te que não sei o k pode ser isso, não nos queres dar umas luzinhas? Ou seja assim por alto o lado positivo e o lado negativo, provavelmente ajudava-nos a compreender o porque das nossas namoradas/mulheres em geral não gostam ou não serem propriamente adeptas do nosso passatempo, ou + k isso, preferido. Chiça k a pergunta é grande.
Morbus -
Bem... O ponto forte de se namorar com uma jogadora é o facto de termos algo mais que nos une, acho, à semelhança de dois adeptos de footbal que namoram [:D] Por outro lado, é também excelente partilhar experiências e conhecimentos mais de perto, e isso sem dúvida que é bom. Mas há setbacks... Dizem que os opostos se atraem, e por vezes os iguais repelem-se, e é preciso ter cuidado para que isso não aconteça sem nos darmos conta. Sempre fui um pouco solitário, e namorar com uma solitária não é, por assim dizer, uma experiência muito ortodoxa :P É diferente, mas não acho que seja muito diferente de namorar com outra pessoa qualquer, no fundo...

12 - Newtomic -Tal como já me disseste és um jogador, "a sério" como empregaste a expressão, à relativamente pouco tempo, sendo assim o k para ti é um jogador "a sério" e um jogador "não a sério"?
Morbus -
Para mim, ser um jogador a sério é o mesmo que ser um jogador hardcore, e a definição é simples: um jogador hardcore é um jogador que dedica a sua vida e a sua mente aos jogos. Antes também jogava, mas não era "a sério", ou seja, jogava exporádicamente, e nunca me preocupava muito em ser bom naquilo que fazia (independentemente da maneira em que era bom) nem de entender os jogos e disfrutar disso. No fundo, jogava os jogos de uma maneira passiva, limitando-me a aceitar o que me diziam sobre eles, e o que os jogos me impunham. Depois de ter o meu primeiro PC, aí sim, comecei a questionar, a interessar-me, e a olhar para os jogos e para o seu mundo com um olhar crítico e activo, respeitando-me a mim e aos jogos que jogo. É esse, acho eu, um jogador a sério, um jogador que respeita os jogos e que não olha para eles como um simples meio de intertenimento, mas sim como um meio de comunicação e expressão moral e artística.

13 - Newtomic - Lembro com alguma saudade os meus tempos iniciais por cá no fórum, assim como alguns utilizadores k deixaram de participar quase na totalidade, e até tenho alguma saudade do tempo em que tu entraste por cá como uma espécie de tornado e animaste a coisa, sinto k provavelmente seria necessário outro alguém assim para reanimar isto, ou será k nós, comunidade já existente, podemos fazer alguma coisa por isso?
Morbus -
Entendo o que queres dizer, mas acho que uma comunidade é assim mesmo: dinâmica. E por ser dinâmica modifica-se, sempre. É natural que tenhamos saudades dos tempos antigos, do tesão que dava um gajo vir aqui, ler cenas novas e porreiras, discutir, ter grandes conversas. Eu sei bem o que isso é. Mas é preciso saber aceitar a mudança, saber ver como uma comunidade online como a nossa é tão dependente da indústria dos jogos, ou seja, tudo tem a ver com os jogos que saiem. Por exemplo, acho que ultimamente temos andado melhor que o que andavamos nas férias grandes, e isso só depende do que acontece na indústria. Anda tudo um pouco parado, isso é certo, mas uma comunidade é feita disso mesmo, de altos e baixos. Acredito que eu tenha sido um alto, e quero que o meu "alto" continuem por quanto tempo eu estiver por cá. Mas acaba por chegar um ponto em que já não há muito mais para dizer, e isso acontece, acho eu, um pouco com cada um de nós. É por essa razão que é preciso sangue novo, e num fórum como o nosso isso não implica que seja muito sangue novo, implica sim que seja excelente sangue novo. Lembro-me de quando aparecemos, pouco depois, o maedhros ter cá chegado com o tópico "Estado de Arte" (para mim, um dos melhores tópicos de sempre, aconselhado a todos). Esse foi um alto, em meu entender, fenomenal, mas houve outros, com certeza. Mas, no fundo, o facto de chegar mais pessoal como o maedhros, e assim à primeira fazer um tópico excepcional só depende da qualidade geral do fórum. Por isso sim, acho, e tenho a certeza, que podemos fazer algo para reanimar isto, pois ao lutarmos por, todos os dias, termos intervenções de excelente qualidade (o único standard para todos deve e tem que ser o excelente, nunca abaixo), só estamos a contribuir para que outros altos apareçam, para que novas pessoas venham, novos altos se dêm.

14 - Newtomic - Se te fossem dadas 2 oportunidades únicas na vida, mas ambas ao mesmo tempo, uma relacionada com a arqueologia e outra com v-jogos, qual escolherias e porquê?
Morbus -
Escolhia os jogos sem dúvida, porque os jogos são arte, e através dela posso exprimir o que sinto. A arqueologia é, também como os jogos, uma maneira de aperfeiçoar o que sinto, e o que sei. Mas só os jogos que dão *aquela* liberdade.

15 - Newtomic - Qual é o jogo neste momento que te faz pensar que ainda vale a pena esperar por um bom v-jogo?
Morbus -
Boa pergunta... Mas não há propriamente um jogo que me faça ter esperança no futuro. Estou ainda para ver o que vai sair de Neverwinter Nights 2, e se for bom, aí sim, acredito sinceramente que a Obsidian tenha pano para custurar, que chegue. Estou também para ver o que vai ser de Heavy Rain. Se for bom, mais outra acha para a fogueira, mais um ponto para me fazer acreditar em boas histórias. Mas não acredito que nada desses jogos ditos inovadores venham melhorar, só por si, a indústria. Fable foi uma farsa, a meu ver, o Spore, por coiso e tal que seja, ah... Company of Heroes, já joguei o demo... Bah... Mais gráficos que outra coisa. Basicamente não se fazem jogos como antigamente, e acho que a minha esperança, embora nunca morra, isso não, só pode ser reavivada se aparecer algo como o que se fazia dantes. KotOR2 deu o que deu, e isso foi bom, mas depois disso? Nada... Isso entristeceme, mas não me faz perder a esperança. Fallout 3 podia ser boa peça, mas é estúpido pensar que um bando de trolhas pode construir uma estação espacial, e é também estúpido pensar que pessoas sem esperiência no género possam fazer algo de bom... Mas no fundo sempre espero e sempre esperarei por um bom jogo, venha lá ele de onde venha, mas não é os jogos que têm saido que me fazem esperar, isso não. O que me faz esperar é acreditar que ainda há gente que valoriza os valores antigos, people that know better then pimping up graphics and making a omg-shiny-game. Mas se queres saber, não é de conceitos inovadores que eu espero, é de conceitos bem desenvolvidos.

16 - José Pinto - Quando chegas-te á comunidade MegaScore vies-te com intenção de ver o fórum e participares por gostares da revista, por quereres fazer amizades ou ambas?
Morbus -
Vim com a intenção de ver como era. Comprava a Mega Score regularmente há meia dúzia de meses, tinha tido net há um mês e ainda era novo nestas coisas, sem dúvida. Apareci por cá, e dei o meu melhor, tal como sempre dei. Olha... Calhou assim :P

17 - José Pinto - Visto seres um grande fã do Oblivion, diz-me o que achas que se sobressai em relação aos outros jogos.
Morbus -
Antes de mais, não gosto de me considerar um fã de Oblivion. Por duas razões. A primeira é basicamente o facto de o Oblivion não ser um RPG decente, e a segunda é o facto de ficar tudo muito resumido: "Fã de Oblivion". A minha postura face qualquer coisa na vida é sempre demasiado complicada para ser explicada correctamente em poucas palavras. Mas como não estou aqui para explicar o que realmente sou em relação a Oblivion, vou responder à tua questão. O que sobressai em relação aos outros jogos, de Oblivion, é o facto de Oblivion ser a hell of a game, tremendamente imenso, completamente overwhelming. Não falo de gráficos, falo de mapa de jogo e de variedade. Não há mais nenhum jogo que alie um mapa tão grande com tanta liberdade de movimentos e intervensões. Claro que essa liberdade é extremamente restrita para um RPG (por isso mesmo é que Oblivion é um péssimo RPG), mas se não considerarmos Oblivion como um RPG, aí sim, Oblivion é um jogo excelente, que sai acima de tudo o resto. É isso que sobressai em Oblivion, a meu ver. Agora em side note, devo referir que aquilo que eu acho que deveria mesmo sobressair era a liberdade de acção. Não falo de ir para onde queremos, nem de vestir o que quizermos. O jogo que considero mais livre de acção é Fallout, e não tinha muito mais que 200 items de jogo. O conceito de Oblivion é pobre, nesse aspecto, e tenho pena por isso.

18 - José Pinto - Ao jogares Tomb Raider quises-te ser arqueolego. Achas que a tua "carreira" profissional foi devido ao(s) jogo(s)?
Morbus -
Eu não gosto de dividir o meu eu em várias partes. Eu sou eu, a soma de todas as minhas partes, e não sou eu arqueólogo, eu jogador ou eu outra coisa qualquer. Por isso mesmo, mesmo quando jogo, estou sempre consciente de quem sou e estou, no fundo, a pensar em arqueologia, e eu tudo o resto que me forma. Assim como quando estou nas aulas, estou sempre a pensar em jogos e no resto. E é assim que eu gosto de ser, a junção das partes. Dessa forma posso ser realmente único e usar essa combinação para meu bem e para o bem dos outros. Se queres saber, sim, os jogos ajudaram-me muito muito mesmo na minha carreira, mas como expliquei antes, ajudaram-me em tudo o que eu sou. Posso dizer que, se não fossem os jogos, eu era provavelmente um estúpido tone que só sabia estudar e fazer coisas banais (mesmo que jogar), e não era nem longe tão único como me considero agora. Ser jogador qualquer um é, arqueólogo também, filósofo de uma maneira rebelde e diferente de tudo o resto também, músico também, desportista também, mas o que eu gosto realmente de ser é tudo junto ao mesmo tempo, e não cada coisa em separado, em momentos diferentes da minha vida, ou da minha rotina. Portanto, os jogos ajudaram-me a crescer, e devo muito muito a eles, e acho que daí posso tirar a conclusão de que me ajudaram na minha vida proficional.

19 - José Pinto - Achas que os jogos servem de incentivo para o que quer que seja?
Morbus -
Tudo depende da maneira como uma pessoa os vê. Mas no fim, sim, podem servir, assim como qualquer outra coisa o pode.

20 - Hunter - Qual a tua opiniao em relaçao aos videojogos no seu conceito actual? Se pudesses o que mudarias actualmente neste conceito?
Morbus -
O que eu acho que, actualmente, falta mais aos jogos é maturidade. E essa falta de maturidade deriva da ânsia por ganhar dinheiro, resultando em jogos para putos que não têm mais nada que fazer. Se pudesse fazia com que se fizessem mais jogos com boas histórias, RPG's à moda antiga, e que não se ligasse tanto aos gráficos... Agora agora o que eu mudava mesmo era a equipa que está a fazer o Fallout 3, e punha-o nas mãos da Obsidian. [:D]

21 - Hunter - Que opiniao tens do forum e dos seus membros?
Morbus -
Esta comunidade é excelente, no meu ponto de vista. Pequena mas forte, e isso é o que é importante. Ultimamente tem andado a receber membros novos, o que é bom, e o que eu espero é que eles venham para ficar. No fundo, é tudo gente porreira, basicamente por gostarem todos de jogos. Ainda me lembro de uma discução que tu e o -sergio- tiveste (já no antigo fórum) sobre considerar amigos os membros do fórum. E é isso que eu considero: amigos.

22 - Hunter - Como achas que és visto pela comunidade?
Morbus -
Quanto a como sou visto :-k Bem... Não sei bem, mas acho que devo ser visto mais ou menos como um membro muito activo... Sei lá... Não penso muito nisso :anxious:

23 - Hunter - A liderança no Site nao oficial fez-te modificar em algo a tua atitude para com os Membros do forum e/ou membros desse mesmo site?
Morbus -
Não, continua a ser a mesma comunidade, as mesmas pessoas com quem eu convivo neste fórum.

24 - Hunter - Que peso tem o Site no nosso forum?
Morbus -
Bem, para já é natural que não tenha muito, mas espero, assim que o site seja lançado, que ele tenha um peso muito grande. Tenho a intenção de propor ao Admin a criação de um subfórum do fórum apenas relativo ao Site Não Oficial. É prática comum em vários fóruns, e acho que isso ia beneficiar muito o site. A partir daí, só o tempo o dirá, mas se trabalharmos bem, é possível que um dia até tenhamos uma coluna na Mega Score, quem sabe? :P

25 - Hunter - Qual o teu top10 dos melhores jogos de sempre?
Morbus -

- Saga Fallout - No topo por ser, basicamente, o jogo mais bem conseguido que eu alguma vez joguei, por ter um lore e uma história fasciantes e por ser um RPG de primeira. Confesso que gosto mais do 2, mas sei que o 1, ainda assim, é melhor. São para mim, atá à data, os melhores jogos de sempre, e nada que tenha jogado os passou alguma vez.
- Saga KotOR - Prefiro de longe o primeiro porque o segundo é inacabado, e saiu para o mercado mais cedo que o que devia (um pouco como o que aconteceu ao Fallout 2, mas neste não há problemas nisso). São os jogos mais emotivos que alguma vez joguei, e são aqueles nos quais mais me embrenhei na minha personagem. Isso aliado ao factor RPG que nestes jogos é simplesmente excelente, e para mim são um espectáculo de jogo.
- Baldur's Gate 2 - (vão-me emprestar o 1 e a expansão do 1 dentro em pouco, portanto ainda é melhor!) Este jogo é um enorme RPG, em que o role-play é soberbo, quer em termos de skills (D&D) quer em termos de história (simplesmente assombroso IMO). A história é muito interessante e, mesmo com gráficos muito velhinhos, é imersiva e mais que imersiva. Além disso é Forgotten Realms (o que só é bom) e é feito pela Black Isle, o que diz muito.
- Vampire: The Masquerade - Bloodlines - Nunca joguei o primeiro mas sei que muitos dizem ser ainda melhor. Se assim é então não sei não :P De qualquer forma VtMB é um jogo e peras. Acção com fartura, gráficos muito porreiros, Role-Play de eleição, uma história muito boa e elaborada e lore espetacular IMO (vampiros duh!) e aprofundado. Este jogo está muito muito bem conseguido, apesar dos bugs enormes, mas é um espetáculo. Se não tivesse sido o KotOR, nesse ano, então este, na minha opinião, seria o RPG do ano.
- Diablo 2 - Este jogo é basicamente o jogo mais viciante que eu já joguei. Mas é viciante pelo conceito. É mesmo aquela vontade doentia do só mais um nível, só mais um item único. Considero este jogo o grande causador da minha fluência em inglés, por causa das centenas de páginas de walkthroughs que li sobre ele :lol: Além disso, o lore é um espetáculo, o ambiente é soberbo, e os filmes são de ver e chorar por mais. Não tem CRPG, mas tem SRPG com fartura. O Multiplayer é excelente também, sem dúvida alguma.
- FarCry - Um jogo espetacular. Gráficos de topo, ainda hoje, uma jogabilidade fasciante, e uma história elaborada e interessante. E andar de gipe pela selva é basicamente uma delícia :D
- Morrowind - Este jogo é um espetáculo, sem dúvida alguma. Tem muitas muitas falhas, mas continua a ser um excelente jogo, enorme e imersivo.
- Oblivion - Originalmente não tão bom como Morrowind, mas com mods é um espetáculo. Pena é que eu ainda não tive tempo de o acabar... :P
- Starcraft - Este jogo de estratégia é basicamente o melhor que alguma vez joguei. Não pelos graficos, não pela jogabilidade, mas pelo lore e pela história. Não é que o jogo seja fraco em termos de jogabilidade, em multiplayer aquilo é do melhor, mas o ambiente sci-fi é tão porreiraço que eu basicamente não podia deixar este jogo de fora da lista.
- Half-Life 2 - Uma excelente história, uma excelente jogabilidade e muito bons gráficos. Este jogo só peca por ser tão streamlined e não ter grande replayability.

26 - viriato_iceview51 - Nunca pensaste em tornar o site nao oficial numa referencia na net, ao estilo de um eurogamer, ou mesmo gamedaily mas em menor escala e em portugues? Ja' que na comunidade de lingua portuguesa nota-se a necessidade de um site de referencia e de qualidade a imagem da propria revista Mega Score.
Morbus -
Claro que sim! Sempre foi esse o meu objectivo. Mas para isso é preciso ser-se precistente, saber-se preserverar e ter dedicação suficiente para ultrapassar as partes mais difíceis do processo. Para já o primeiro objectivo é lançar o site, depois é ter algum (nem que pouco) destaque na própria revista (não me acredito que não haja uma notícia na revista quando o site for lançado), depois vêm os patrocínios (quer, possivelmente, por parte da editora quer por parte de outras empresas, tem é que se saber um pouco de marketing e relações públicas). Depois disso tudo é possível, pois podem-se ultrapassar todas as limitações. Não conto ser, na altura em que o SNO for um grande site, o líder do projecto, mas se isso se proporcionar melhor ainda, mas o que é preciso mesmo é pessoas dedicadas para levar isto ávante. Para já, o primeiro objectivo é fazer o site: para Dezembro meus amigos, para Dezembro. ;)

27 - viriato_iceview51 - Se te dessem a escolher entre uma das consolas da corrente velha geracao, qual escolherias e porque?
Morbus -
PlayStation 2 sem dúvida alguma. É uma excelente consola com excelentes jogos, a única consola que me faz realmente ter pena de não poder (porque não posso mesmo) comprar: GT4, Yakuza, SotC e mais alguns excelentes jogos, e são esses mesmos jogos que podem fazer qualquer plataforma uma máquina a comprar.

28 - viriato_iceview51 - Nessa consola qual o teu jogo favorito?
Morbus -
Diria Yakuza mas ainda não o joguei, mas acho que está soberbo. Dos que joguei será o Grand Turismo.

29 - viriato_iceview51 - Achas que existem jogos de tua preferencia para ela que deveriam ter recebido mais atencao? Quais?
Morbus -
Não, simplesmente porque eu conheço são os jogos que receberam atenção. Se não tivessem recebido não os conheceria, porque eu não sou muito dado a consolas...

30 - viriato_iceview51 - Qual o jogo que tu aconselharias os foristas a jogarem?
Morbus -
Não só para os foristas mas para toda a gente, o jogo será Fallout 1 e 2 e nada mais. Uma vez jogadas essas obras primas, toda a nossa maneira de ver o mundo muda... Mas atenção, é preciso saber-se jogar o jogo, e não jogar como quem joga outro qualquer. E claro, o jogo é para maiores de 17...

31 - Bu77erCup242 - Quais sao os teus genros de jogos favoritos? ( Ja sei que RP vai estar no topo da lista por isso estou mais interessado no resto)
Morbus -
Eu ia só dizer Aventura (Role-play) mas como falaste em lista vou dá-la: Role-Play, Aventura, Estratégia, Simulação. Mas, no fundo, todos os jogos que jogo TÊM que ter uma história mimimamente decente, ou então só os jogo para passar o tempo e para me divertir.

32 - Bu77erCup242 - Achas que Roleplay por si só pode ser considerado um melhor jogo que outro de um diferente genro?
Morbus -
Não considero um jogo de Role-Play melhor que os outros, só por isso. Isto é, isso não é a base. A base para mim é considerar os jogos com história melhores que os sem ela, e a partir daí tudo deriva, quer seja um RPG, um FTS ou um jogo de plataformas. A história de um jogo é a única maneira de o jogo se tornar um bom jogo, um jogo que perdura por anos e anos e anos, e que merece ter um remake. É desse tipo de jogos que eu gosto, sejam eles Tomb Raider, Final Fantasy ou Fallout, se tiver história e lore, para mim é o que basta.

33 - Bu77erCup242 - Qual e a tua opinião acerca de um fan de RP e um pessoa que fan de um diferente tipo de jogo? Como comparas os dois?
Morbus -
Bem, assim sem conhecer a pessoa em questão pessoalmente, é difícil de julgar, e, portanto, é preciso dar aso aos estereótipos. Portanto digo que um fan de Role-Play é um jogador hardcore de certeza absoluta (pelo próprio conceito que eu tenho de jogador hardcore), e que olha os jogos como um meio para atingir um objectivo (a história, ou seja, o cerne da questão, par mim, como disse na resposta anterior. Um jogador de outro tipo diferente pode ser ou não um jogador hardcore, mas a questão aqui é que quase de certeza que esse jogador vê os jogos como o fim e não como o meio de o atingir. Normalmente, em meu entender, são jogadores que têm uma visão muito característica (embora seja a mais comum) dos jogos, e que os vêm como meros brinquedos ou ferramentas. Já disse várias vezes, em outros tópicos, que não considero que isso seja respeitar os jogos. Aliás, acho que isso é limitá-los.

34 - Bu77erCup242 - Das 3 consolas da proxima geraçao, qual achas que tem no mercado ou anunciados os jogos que mais interesse te despertam?
Morbus -
Ui... Não sei bem bem, mas assim à primeira Mass Effect e Fable 2. Claro que não estou confiante ao máximo (estou à espera da análise da Mega Score) mas esses são os dois únicos jogos de consola (exclusivos) que me puxam pela atenção. Depois também temos BioShock (que parece que vai ser algo RPG), mas isso já sai para PC... E se queres que te diga, até agora a Wii não me puxou interesse por nenhum jogo, embora se puder, para o natal de 2007, compro uma para cá para casa :P

35 - Bu77erCup242 - Deixa um comentario a tua participaçao no forum.
Morbus -
Já respondi antes que não sei bem como me expressar sobre isso. Vê a resposta 22.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » segunda 06 nov 2006, 22:10

Boa entrevista, e algumas boas perguntas, gostei! =D>
Só faltou mesmo aquele pequeno pormenor, o proximo utilizador a ser entrevistado! (para eu ja enviar as perguntas) :P
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 06 nov 2006, 22:24

Cyrax Escreveu:Boa entrevista, e algumas boas perguntas, gostei! =D>
Só faltou mesmo aquele pequeno pormenor, o proximo utilizador a ser entrevistado! (para eu ja enviar as perguntas) :P
Ora bem... O próximo a ser entervistado...

MadnessJonny!!! \:D/
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 06 nov 2006, 22:32

A pergunta 32 deviar ser junta como 33, pq assim a primeira perde parte do seu sentido.
Ja agora Morbus posso te fazer mais uma pergunta ( aviso que vai ser um bocadinha mazinha se quiseres responder a mais uma :P )
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 07 nov 2006, 10:11

Bu77erCup242 Escreveu:A pergunta 32 deviar ser junta como 33, pq assim a primeira perde parte do seu sentido.
Ja agora Morbus posso te fazer mais uma pergunta ( aviso que vai ser um bocadinha mazinha se quiseres responder a mais uma :P )
Venha ela :twisted:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 07 nov 2006, 11:50

a entrevista foi porreira e agora toca la a "massacrar" o proximo entrevistado. O prazo para o envio é ate 3ªfeira à noite :wink:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 07 nov 2006, 21:06

Vou ser sincero, eu não tenho participado muito neste tópico é verdade, mas sempre que posso venho dar um "olhinho" e tenho seguido com alguma atenção as entrevistas mas recentes.
Lamento não ter participado mais (fazendo perguntas [:p]) mas o tempo não tem dado. Vou no entanto tentar responder o melhor e mais rapidamente possível às perguntas que me forem colocadas, que venham elas que eu não tenho medo :twisted:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 08 nov 2006, 15:12

É só pra dizer... Excelente entrevista Morbus e obrigado por responderes à minha pergunta de aspecto + pessoal. :)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
uni
Veteran
Mensagens: 661
Registado: quinta 15 dez 2005, 19:21
Localização: Liberty City
Contacto:

Mensagem por uni » quarta 08 nov 2006, 16:16

Parabéns Morbus !
Imagem
Responder