Entrevistas a membros do forum

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 12 out 2006, 19:28

Pessoal relembro que o prazo prás perguntas termina amanhã.
Isto é pra evitar o que aconteceu da ultima x xD
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 15 out 2006, 16:01

EDIT- Aproveito para dizer que o próximo é o pedropaulo :)

Desculpem o atraso mas tenho tido certos probs que me impedem de ter um tempo decente pra fazer isto. Ponho aqui metade da entrevista e daqui a pouco o resto da entrevista. Desde mais as minhas sinceras desculpas...

-1-De onde surgiu essa tua admiração pelo Japão?(by: JPinto)
-r1-Não sei dzer ao certo como surgiu, acho que foi muito pela admiração que tive pelo anime Dragon Ball sendo que na altura era muito novo e fiquei muito influênciado por aquilo. Á medida que fui envelhecendo fui pesquisando mais acerca do Japão e fiquei cada vez mais interessado na cultura oriental e agora é o que se vê.

-2-Achas que os jogos estão a ficar cada vez mais violentos e que no futuro podem vir a prejudicar os que os jogam?(by: JPinto)
-r2-Não diria que os jogos são violentos, digo é que quem joga os jogos violentos, ou necessita de ter noção e de ser ensinado sobre o que é real e o que é virtual ou tem de ir pela idade aconselhada. Muitas vezes há crianças a jogar GTAs e depois os restantes jogos é que pagam. Até agora ainda só vi uma mulher que me perguntou se aquele jogo seria aconselhado pra filho ou não. Caso mesmo raro...

-3-Visto seres um grande fã de anime, achas que ainda há um lado "criança" dentro de ti?(by: JPinto)
-r3-Segundo os psicólogos há sempre uma criança dentro de nós xD. Mas agora a sério, a anime é muitas vezes estereótipada de "infantil" quando já não o é. Já se encontram grandes tramas adultas capazes de rivalizar com muitas boas séries que andam por ai. É tudo uma questão de mentalidade da sociedade.

-4-O que achas da pirataria? Como achas que se pode combate-la?(by: JPinto)
-r4-Combater a pirataria completamente é como combater o mundo da droga, virtualmente impossivel. Ninguém conseguirá bloquear a pirataria completamente sem quebrar a constituição de alguma forma. A pirataria é tanto discutida como sendo justificada ou como não sendo justificada, mas eu penso assim. Pagas aquele dinheiro pelo jogo, para sustentares os programadores, designers, pessoal do marketing, o gajo que conduziu o camião com as caixas do jogo, o gerente da loja, o empregado que te vendeu o jogo, os operários que trabalharam no fabrico do cd, etc...
Se fizerem as contas de todo o pessoal que tiveram de ser pagos, parecerá assim tão caro?

-5-Pensas que quando fores mais velho terás a ter o mesmo interesse pelos jogos?(by: JPinto)
-r5-Penso que sim porque foi sempre uma parte importante da minha vida e espero que continue a ser durante muitos anos...

-6-Qual foi o jogo que mais te "colou" ao ecrã?(by: JPinto)
-r6-Não sei dizer ao certo, sempre perdi a conta das horas que passei a jogar mas posso dizer que dos jogos que passei mais tempo a jogar foram Street Fighter, Sonic The Hedgogh, The Revenge of the Shinobi, Guild Wars e Ninja Gaiden.

-7-Achas que com o avançar da idade perde-se o interesse pelos jogos? Ja aconteceu contigo?(by: Cyrax)
-r7-Eu não diria muito com a idade, mas sim com a internet. Antes de ter internet passava horas a jogar (offline) e nunca me importava.
Agora com a internet ou estou a ver galerias no DeviantArt, ou estou a ver foruns, ou a falar com os meus amigos no msn, entre muitas coisas.
Diria que é mais falta de tempo do que qualquer outra coisa.

-8-Entre estas duas opções, preferes dedicar a um jogo com forte componente online ou uma experiencia offline (ou até um jogo que possua estas 2 vertentes, qual delas preferes?) Porquê? (by: Cyrax)
-r8-Depende... Será que conta offline umas tardes passadas com os amigos em lan ou multyplayer na mesma consola? Normalmente prefiro dedicar-me a uma história o mais complexa e cativante o possivel e de preferência que não tenha os clichês do costume, mas é sempre bom passar uma tarde com os amigos a fazer um torneio de Street Fighter ou algo do género. Acho que simplesmente não dá pra decidir entre os dois.

-9-Qual o jogo que mais esperas? Porquê? (by: Cyrax)
-r9-Ninja Gaiden Sigma ou qualquer outro que venha a seguir. Acho que foi o unico jogo, desta geração (Ninja Gaiden Black) , que realmente me cativou acima dos Halos e dos Splinter Cells.

-10-Diz como seria para ti o jogo perfeito.(by: Cyrax)
-r10-Não tenho um conceito de jogo perfeito porque como nada é perfeito haveria sempre possibilidades de melhorias mas um JRPG de proporções épicas com uma história que poderia mudar a cada coisa minima que fizessemos e até podia ter o sistema de linhagem do Phantasy Star 3....

-11-Sabendo que és um adepto da cultura oriental, e claro, dos jogos que de lá são importados, quais as maiores semelhanças e diferenças que encontras nos jogos ocidentais e orientais! (by: Death Crow)
-r11-Diria que seria na componente RPG e no estilo visual. A componente e a própria definição de RPG é muito diferente do estilo ocidental. Por cá em RPG pensa-se em D&D, por lá pensa-se em Final Fantasy e level ups. A história do RPGs do japão é muito linear mas cheia de side quests e coisas para fazer, mas mesmo sendo linear tem uma narrativa muito forte e emotiva que é como se tivesses a jogar um jogo interactivo. Nos Ocidentais reina a liberdade de escolha e uma narrativa muito mediaval. O aspecto visual é muito diferente porque enquanto os RPGs japoneses têm aquele estilo sempre anime os RPGs ocidentais focam-se no estilo medieval com cavaleiros e etc, tendo como excepções os RPGs ocidentais futuristas que se costumam passar num futuro pós-apocaliptico.
Mas escolher entre os dois, que venham os melhores !

-12-"Uma das vantagens de placas gráficas e CPUs mais potentes é a possibilidade de os designers conseguírem implementar mais e melhor as suas ideias, havendo jogos que são em termos visuais deslumbrantes." Comenta esta afirmação.(by: Winjer)
-r12-Visuais melhores? Já temos selvas deslumbrantes como no Far Cry, edificios e espetaculares efeitos de artilharia no BLACK, e áreas enormes com templos no Oblivion, mas já vi vids de pessoas a embaterem num prato no Oblivion e este voar pelos cantos todos, de quando algum Terrorist morre no CS: Source de o seu corpo imediatamente ficar estranho e mole como se só tivesse articulações. Porque não tentam melhorar a fisica? Torná-la realmente realista e também tornar a IA ainda melhor? Acho que preferia ver um inimigo sofrer um corte na perna e realmente coxear de maneira credivel e também poder realmente ficar incapacitado. Ou inimigos que realmente trabalhassem em grupo como uma verdadeira equipa que aposta sempre na sobrevivência de todos os membros do grupo acima de tudo. E no final havemos sempre de ganhar inimigos que se escondem atrás de barris explosivos ou que derepente se sentem como o Rambo e simplesmente vão contra nós...

-13-Para ti qual é o valor da aprendizagem auto-didáctica? E qual deveria ser o seu valor na sociedade, em especial no mercado de trabalho?
(by: Winjer)
-r13-Se a sociedade se regesse pela auto-didática estavamos tramados...
É preciso muita mas mesmo muita vontade de quem quer aprender e tempo para tentar. Como já praticamente todos do forum sabem eu estou a aprender a desenhar quase auto-didáticamente (tenho o Peddie pra me ajudar nos erros técnicos xD ) Eu simplesmente sempre tive vontade de desenhar e agora é k finalmente arranjei coragem pra começar a praticar desenho e estou a gostar. Agora quanto á pergunta mesmo, acho que o sistema de aprendizagem que está agora devia ser mantido, porque caso fosse sempre auto-didáctico uma pessoa teria sempre de começar "do zero" sendo que com as escolas temos alguém que nos ensine uma versão já muito reduzida do que devemos aprender e sempre nos "motiva" a memorizar aquilo.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 15 out 2006, 16:50

Aqui está o resto:

-14-Tal como outros membros do fórum, aprecias Anime e Manga. O que te atrai?(by: Winjer)
-r14-Diria que muitas vezes a trama e a originalidade.Sabes-se que os japoneses são reis da originalidade em muitas coisas como jogos, shows, personalidades (pesquisem por Razor Ramon). A Anime e Manga costumam ter tramas originais e excelentes, capazes de prender uma pessoa apesar de ás vezes até parecer um monólogo mas tem aquele "je ne sais quai" que prende a pessoa. Além disso apesar de já existirem muitissimos animes continuam todos os anos a sairem animes originais que se destacam, porque simplesmente quando os fazem não pensam em taboos como a morte ou sexo, o que dá uma grande variedade. Simplesmente é como os jogos deveriam ser, com originalidade e qualidade a abundar.

-15- Qual será o teu próximo investimento sério no universo dos videojogos? (by: Winjer)
-r15-Estou muito indeciso acerca disso...
Tou a supor de num futuro próximo (para Fevereiro do próximo ano) de arranjar ou uma Nintendo DS ou uma X360, mas a indecisão ainda é muita...
Logo se verá.

-16- Os videojogos são uma excelente forma de chamar os mais jovens para o contacto com novas tecnologias, no entanto ainda são considerados como algo sem interesse prático para a sociedade por muitas pessoas. Comenta. (by: Winjer)
-r16-A sociedade de hoje costuma querer manter valores antiquados. A de os jogos serem para putos é uma já bem velha e que há de continuar durante algum tempo, mas com a geração de agora que está a emergir, penso que esse valor desapareça. E ainda me pergunto uma coisa, como serão os idosos e adultos daqui a 60 anos? Acho que essa ideia dos jogos pra crianças mude.

-17- Qual o jogo que mais prazer te deu jogar. Porquê???? (by: Hunter)
-r17-Já foi respondido na pergunta 6.

-18- Que generos de videojogos é que preferes, e quais os que desgostas ( por ex: Rpg,etc....). Dentro desse genero quais os jogos que se sobressaem na tua opiniao??? (by: Hunter)
-r18-RPGs e Beat'em'Ups acima de tudo! Passei grande parte da minha infância a jogar beat'em'ups na Mega Drive e fiquei com aquela "mistica". RPGs é normalmente pela história que rivaliza com muitas boas histórias e tramas que se vêm por ai.
Esse dois géneros suplantam sempre todos os outros na hora da compra e na hora de desfrutar do jogo.

-19- Ja te enganaste em relaçao a alguma opiniao sobre um videojogo???? (by: Hunter)
-r19-Acho que foi ao Halo 2. Não tive grandes expectativas quanto ao jogo (nunca tenho quanto a um FPS numa consola) e sinceramente estava um pouco acima do que esperava. Sim eu li aquelas reviews todas a dizerem que o jogo éra um supra-sumo mas uma pessoa tem de ter noção dos seus gostos e FPS numa consola nunca foram pra mim....

-20- Para ti qual foi a consola que melhores jogos teve???? e a Pior?(by: Hunter)
-r20-Quantos aos meus gostos digo que foi a Ps2 com aquela quantidade enorme de RPGs e Beat'em'ups, mas não me arrependi de ter escolhido a Xbox. Pior diria a Gizmondo que sofreu morte prematura...

-21- Que pensas da nova geraçao de jogos que se avizinham??? (by: Hunter)
-r21-Mais do mesmo, o que quer dizer batalhas de fanboys, sequelas a dar com um pau e jogos altamente originais e cheios de qualidade que vendem pouco.


-22- Sentes que estás a perder o interesse por jogar, ou sentes que os teus interesses estão a mudar? Nota que aparentemente pode parecer uma pergunta redundante, mas não o é pois são 2 situações completamente diferentes. (by: Newtomic)
-r22-Já foi respondido na pergunta 7.

-23- Qual é o tipo de jogos que + jogas e/ou gostas de jogar? Porquê? (by: Newtomic)
-r23-Já foi respondido na pergunta 18.

-24- Acreditas que neste momento será possível renovar a “falta” de ideias novas e refrescantes no campo dos videojogos? (by: Newtomic)
-r24-Sim, mas seria preciso uma ENORME mudança na industria, que seria muito basicamente abandonar o estilo capitalista que tem agora e focar-se realmente no jogo. Caso contrário continuaremos com PES 17 e FIFAs 2014...

-25- Justifica a tua resposta anterior, seja positiva ou negativa. (by: Newtomic)
-r25-Agora é que reparei nesta xD, a resposta foi dada na anterior.

-26- Se de um momento para o outro o dinheiro deixasse de ser um problema para ti, fazendo de conta que terias uma quantia “ilimitada” qual ou quais os sonhos que gostavas de realizar a curto/médio prazo? Responde apenas se quiseres.(by: Newtomic)
-r26-Primeiro acabava o ano lectivo que tenho agora, talvez comprasse uma DS. Depois nas férias do Verão ia tirar um curso de lingua japonesa, claro está, no próprio Japão =D. Sinceramente gostava de ficar por lá e ver como as coisas seriam...
PS- Antes de ir pró Japão combinava-se um novo almoço Mega Score e pagava o almoço e gasolina de todos os que fossem para não haver desculpas.

That's all folks.

Começem a enviar perguntas para o pedropaulo.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 15 out 2006, 22:10

Player-Zero Escreveu:PS- Antes de ir pró Japão combinava-se um novo almoço Mega Score e pagava o almoço e gasolina de todos os que fossem para não haver desculpas.
Hehe nunca tinha pensado nisso, boa idea a ver se me calha o euromilhões... :mrgreen:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » segunda 16 out 2006, 0:27

Entrevista muito porreira, simples directo e bem explicita....
Agora o "renegado" é o nosso caro Pedropaulo...
O prazo para o envio de questoes é até domingo à noite... :wink:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sexta 20 out 2006, 0:02

Pessoal nao se esqueçam de enviar as perguntas ao mano Pedropaulo.... :D
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 20 out 2006, 12:58

Pois tem de ser até domingo right... :mrgreen:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 22 out 2006, 21:34

Vou publicar aki o meu PS relativo à PM k enviei ao pedropaulo com as minhas questões, pois não quero criar desconfianças e/ou mal entendidos. ;)

"""
PS: desculpa as minhas perguntas serem quase todas em relação ao mesmo assunto, mas é k sempre tive alguma coriosidade em te perguntar isso. :oops: Espero k não me leves a mal... :( (Vou publicar este PS no tópico para k o pessoal tenha conhecimento, pois não é nem foi com 2ª's intenções k fiz as perguntas. ;))
"""
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 23 out 2006, 22:23

Bem cá estão as respostas e as perguntas, espero que me tenha feito entender. Acho que fiz desaparecer alguns smiles, hehhe portanto sorry :)
Hunter
1- Ser moderador de um fórum de videojogos modificou a tua maneira de estar em relação aos jogos?

-Em parte, jogo menos :)
Não, em relação aos jogos tenho a mesma maneira de estar mas em evolução. Essa evolução é baseada não na minha posição como moderador mas como user, alguém que diariamente convive com opiniões contrárias nem certas ou erradas que ajudam a expandir horizontes.
-E em relação ao fórum e respectivos membros?

– Em relação ao fórum tenho algumas responsabilidades extras associadas à posição, o que me toma mais algum tempo e disponibilidade não sobrando muito para uma participação mais activa.
Vejo os membros como pessoas que como eu gostam de jogos, gostam da revista e apreciam o fórum.
Não tenho duvidas que, como disse, além da aprendizagem levarei tb um forte sentimento de companheirismo.

2-Consideras o continente europeu mais prejudicado aquando do lançamento de novos jogos ou consolas? A que se deve esse facto no teu ponto de vista?

-Temos de facto alguma desvantagem quer em termos de datas de lançamento, quer em termos de preço dos jogos ou hardware.
Creio que por trás estarão razões económicas e de estratégia comercial das empresas ou mesmo a falta de mediatismo do mercado europeu em relação aos seus congéneres.
O facto de, por enquanto, em termos técnicos a Europa ainda estar ligeiramente atrasada por ex na questão da HDTV ou mesmo em termos de acesso à Internet poderá tb ser relevante.
Convém referir no entanto que é provável que ainda nesta geração vejamos emergir em força dois novos mercados com um número tremendo de potenciais jogadores, o chinês e o Indiano, e isso obrigará certamente a mexidas no panorama actual.

3-PC ou consola????Porquê?

- Não tenho preferência sobre uma plataforma. São os jogos que me atraem, quer sejam de PC ou consola.
No entanto, mudanças próprias e, julgo, comuns à maioria das pessoas, quer em termos profissionais ou pessoais, estão a forçar-me a optar por um sistema. Assim, vendo o tempo limitado, serei forçado a virar-me para a plataforma mais adequada às minhas necessidades, modo de vida e no futuro creio que as consolas são a plataforma que mais se encaixam no meu perfil e já contam com catálogos de alta qualidade.
Obviamente sentirei falta de jogar no PC mas enfim a vida a isso obriga.

4-Que tipo de passatempos tens além dos jogos??? Tiras muitas horas por dia para este “vício”?

-O quê?! Existe algo mais que jogos?!:) Tenho os “hobbies” comuns à maioria das pessoas, cinema, ler quando tenho tempo, convívio com amigos, tento manter-me informado e raramente lá vou vendo Tv.
Se for possível considerar-se um hobbie, gosto de coleccionar jogos e ando sempre à procura de uma boa pechincha :)
- Tento passar o máximo possível de tempo a jogar. Infelizmente, isso traduz-se em pouco mais que uma hora por dia e ao fim de semana consigo um pouco mais, 5-6 horas.

5- Define-te como jogador...

- Isso é difícil :) Creio que o modo como encaro ou escolho o que jogar está muitas vezes relacionado ao timing e ao estado de espírito.
Gosto acima de tudo passar um bom bocado a jogar, seja algo menos “profundo” como PES ou Quake ou, quando o tempo o permite, jogos de maior complexidade. Não tenho uma escala de jogos bons ou maus, sou muito subjectivo na apreciação estando muitas vezes sujeitos ao interesse, casual ou complexo que desperta. Sou tb preguiçoso e raramente dou uma segunda oportunidade a um jogo que não me consegue cativar num curto espaço de tempo.

Bu77erCup242
1-Qual importância da personalidade e aparência do protagonista de um jogo? Geralmente quais são as personagens que gostas de interpretar?

-Creio que esse é um pormenor muitas vezes esquecido. O carisma de uma personagem , ex Cate Archer(NOLF) pode de facto ser muito útil à imersão no jogo e no mundo que ele se pressupõe apresentar. Não creio que a aparência seja um factor tão importante, mas dotar uma personagem de uma personalidade forte ou mesmo controversa é difícil e muitas vezes não agradam a todos mas torna um jogo uma experiência mais rica e muitas vezes memorável.
- Como referi antes, tenho um fraco por personagens activas que não se subjugam a ser encarnadas e conseguem levar-nos ao lado na aventura como duas personagens independentes e ainda melhor se conseguem despertar medo, alegria, emoção, angústia, enfim, algo somente ao alcance de obras que tenham nas suas personagens e enredo o carisma necessário.

2- Fala-nos um pouco da dificuldade de moderar um comunidade com a do fórum da MS e deixa um comentário a esta.

- Creio que o principal desafio é manter uma discussão saudável e qualitativa sobre o tema principal do Fórum.
-A comunidade é, e sou suspeito para falar, de uma preserverança e dedicação enorme. Julgo, no entanto, que podemos sempre fazer melhor e se olharmos para trás vemos um conteúdo rico que pode marcar em termos de opinião um sector ainda estigmatizado.
Julgo não ser pretensioso ao dizer que este fórum é, ainda que a espaços, um dos melhores a nível nacional e o desafio individual e colectivo é torna-lo, como disse, um farol de qualidade no oceano dos videojogos, sendo para isso necessário direccionar o nosso empenho no tema onde queremos ser, passe a relatividade, os melhores.

viriato_iceview51
1-Com a geração que se avizinha, qual é tua visão no que se respeita a evolução da industria de videojogos?

-Por um lado, estou francamente entusiasmado como o potencial que as novas consolas demonstram em termos técnicos e criativos. A evolução dos jogos tem estado, no entanto, demasiado dependente da tecnologia que, embora constitua o elemento primordial da galopante escalada dos jogos, é também paradoxalmente o factor castrador da inovação e democratização dos jogos, fruto da complexidade e custos associados. Uma consola que siga um rumo meramente visual ou que o procure impor como manobra de diferenciação com o objectivo de ser “melhor” é um suicídio.
Mas a tecnologia é mais muito mais que gráficos. São as outras ramificações tecnológicas, quer surjam sob a forma de avanços na física, no som, na interactividade com o jogo, que devem ser exploradas para em conjunto conseguirem imergir o jogador.
E nesse sentido a evolução dos jogos terá forçosamente que passar pelo enriquecimento de áreas tais como a direcção artística, o som, a fotografia, o argumento não sobre uma ponto de vista técnico mas sim artístico.
Devem começar, as editoras, a recrutar mais “sonhadores” e menos “cientistas”.
Existem inúmeras questões, como a possibilidade de os jogos servirem como meio de difusão cultural ou mesmo ideológica, o possível colapso da indústria vergada ao peso dos custos de desenvolvimento, uma recessão no meio, a importância de fóruns, blogs na opinião pública a nível do consumidor, a entrada de mais empresas no mercado, a importância das editoras independentes, etc.
No entanto, estas são questões que não interessam à maioria dos jogadores. Como jogador, de facto, estou ansioso pelos novos jogos que se avizinham mas estou tb de certa forma apreensivo com o futuro da indústria.

2-Achas que os GTA-like tomarão a posição ocupada actualmente pelos FPS’s (em termos de abundância e banalismo)?

-Penso que isso é possível acontecer em termos de banalismo, aliás, creio mesmo que já acontece. É difícil copiar com qualidade o conceito de gta e, enfim, isso tem-se visto nos jogos que o tentam fazer sem sucesso.
Creio que o que GTA deu aos jogos e à indústria teima em ser mal aproveitado e tem servido meramente para ser copiado. No entanto creio que serão jogos não GTA-like, mas de certa forma tocados por ele, que tomarão conta do futuro não estando sujeito a um género especifico. Ou seja, poderemos ver características do gta em FPS, RTS, RPG, etc.

3-Como sabes “GTA-like” não é o nome mais indicado para definir este género de jogos, a semelhança do que acontecia com o “Doom-like”. Qual seria para ti o melhor termo/nome que defina este genero?

Difícil de dizer. Afinal é um nome como qualquer outro mas talvez FAG(Free Adventure Game). Hummm duvido que este nome pegue, acho que isto é um palavrão em inglês:oops: . Mas perceberam a ideia:)


José Pinto
1º-Quando te sentes deprimido preferes isolar-te no teu mundo virtual ou encarar o mundo real?

- Uso os jogos como meio de combater o stress ou aclarar a mente por uns instantes.
È verdade que em alturas menos boas conto sempre com uns momentos de jogos para levantar o ânimo mas também conto com o melhor do mundo real para lidar com situações mais complicadas. Acho que ambos se complementam e surtem melhores resultados se assim for.


Newtomic
-1- Desde k te tornaste moderador neste, “nosso”, fórum achas k a tua atitude, no geral, sofreu algumas alterações?

Julgo que não, pelo menos não de forma radical. Tenho obviamente de manter uma posição didáctica dentro das possibilidades e imparcial na apreciação de opiniões contrárias nas intervenções, ou pelo menos tento que assim seja mas são mudanças inerentes ao “cargo”.
È provável, no entanto, que tal seja visto como um “distanciamento” em relação aos utilizadores, velhos companheiros de luta, mas tal não é de todo verdade.

-2- Já reparei k adoras muito falar sobre boatos e “mexericos”, por assim dizer, em relação às novas consolas e isso assim, é esta minha percepção correcta ou errada? Justifica a tua resposta.

-hehhe. È verdade, admito&:)
Mas faço-o não porque goste, antes pelo contrário, de mexericos, mas porque creio que uma notícia falsa ou não que motive uma boa discussão é sempre bem-vinda desde que minimamente credível. Enquanto debatemos as consequências de tal rumor enquanto ele é confirmado ou desmentido abrem-se horizontes, expõem – se ideias que normalmente não seriam conhecidas.
Não tenho nenhum gosto por mexericos, mas sabiam que…….:)

-3- Achas k por seres moderador k não tens o direito de entrar numa discussão + activamente e/ou animadamente?

Antes de ser moderador tb era e sou utilizador. Nessa categoria julgo ter o mesmo direito de intervir em discussões animadas mas como qualquer utilizador tento fazê-lo de forma correcta. Verdade, no entanto, que isso não tem acontecido com a frequência que desejava, mas por razões de tempo e não de vontade. Ando aqui o tempo suficiente para me lembrar com um certo sentimento de nostalgia de algumas, quase míticas, discussões sobre jogos ou consolas. E é óptimo ver quando essas discussões se geram porque traduzem-se em “agressividade” saudável e conteúdos de muita qualidade.
Tento, sempre que possível, dar a minha opinião e claro “atiçar” um pouco as coisas.

-4- Sinto k em certas alturas este fórum talvez fosse benéfico um moderador, activo, extra, assim um como tu, sentes o mesmo, ou achas k “quase” como k sozinho dás bem conta do recado?

- A comunidade tem muitas vezes uma dinâmica forte para manter o fórum em movimento e creio que não se ressente por alguns momentos em que os moderadores não possam estar mais activos. Compreendo que, de facto, a minha actividade talvez não seja sempre a melhor mas julgo que se a comunidade vier a necessitar de um moderador extra seguramente o Nelson terá isso em consideração.

-5- Acho k desde k és moderador o fórum melhorou consideravelmente nesse aspecto, mas não tb noto k a tua participação tb tem sido + diminuta, será k o cargo te consome + tempo e reflectindo-se assim numa menor participação a nível global?

Sim, é verdade. De facto, o papel de moderador consome-me um pouco mais de tempo e essa é a razão para ter decrescido um pouco a minha participação no fórum.
-


PS: desculpa as minhas perguntas serem quase todas em relação ao mesmo assunto, mas é k sempre tive alguma curiosidade em te perguntar isso. Espero k não me leves a mal... (Vou publicar este PS no tópico para k o pessoal tenha conhecimento, pois não é nem foi com 2ª’s intenções k fiz as perguntas. )

-Não há problema nenhum; São vinte e dois euros e dezassete cêntimos por favor :)

Cinemaniac

1-Para começar, e sendo eu curioso em relação aqui ao moderador do fórum da Mega Score como surgiu a tua relação com a Mega Score? (cinemaniac)

- A minha relação é exclusiva com o Fórum não tendo nenhuma ligação à Megascore(revista).
Um problema com uma placa gráfica, corria o ano de 2003, fez-me dar um salto ao fórum, como user, que conhecia da revista.
O ambiente que encontrei, o tremendo valor de muitas opiniões de pessoas que como eu partilhavam um interesse por jogos a partilha de experiências e pontos de vista sobre o tema e a revista muitas vezes com os próprios jornalistas, tornaram o fórum um local de referência e visita diária. Com o passar do tempo e face à necessidade de integrar um moderador surgiu o convite e, claro, aceitei.

2. Sendo já uma pergunta habitual, o que pensas desta disputa entre as 3 grandes das consolas (XBOX360, PS3 e Wii)?

- Interessante e lucrativa, espero, em termos de jogos para o público. Julgo que apenas duas consolas disputam o trono, PS3 e 360 com a Wii a correr por fora mas numa pista própria onde não será difícil chegar em primeiro, se conseguir acabar a corrida.
Isto porque talvez o maior problema da Wii é a Nintendo, cuja incapacidade em promover os seus jogos e muitas vezes escutar o mercado lhe poderá trazer dissabores.
Fico tb na expectativa qual será a resposta ao avanço técnico das outras consolas e até que ponto a N conseguira minimizá-lo.
A 360 tem de facto um bom catálogo, um projecto sóbrio e parece-me talhada a ganhar terreno à PS3, cujo reinado será abalado mas não creio que venha a ser conquistado, pelo menos para já.
Como referi antes, neste tipo de disputa, bem mais aguerrida que na geração anterior, as mudanças técnicas e a inovação que pode surgir fazem-nos esperar o melhor desta nova geração. Em termos de guerra entre eles nós vamos ficando com o que se espera serem óptimos despojos.

3. No que diz respeito ao PC, mais concretamente às novas adições que irão surgir (novas placas que suportem DirectX 10), achas que essas adições vão ficar completamente feitas quando? E será que vai ser imediatamente adquirido tanto por criadores de jogos como por jogadores ou será um processo lento?

- Será seguramente um processo lento. Em primeiro lugar as placas DX10 apesar de estarem próximas em lançamento não estarão completamente massificadas a curto prazo. Assim, é de esperar que só surjam jogos completamente DX10 no prazo de 1-2 anos quando de facto uma larga margem de jogadores tiverem hardware e software (Vista) capaz de correr os jogos.
Recordo que os grandes motores de jogo actuais, mesmo podendo ser alvo de upgrades, são na base DX9 casos o Source ou Unreal. Como estes servem de base a vários jogos em concepção, vamos de facto ter ainda um período de espera para a entrada total do DX10 quer a nível de hardware quer de software, como disse, não menos que 1-2 anos.
Isto, claro, para o público em geral.

4. Assim até ao final do ano, esperas que surja algum jogo que vá deixar tudo e todos realmente espantados ou que terá o efeito completamente contrário?

-Surpresas e decepções haverá seguramente. Não vejo no entanto nenhum jogo no horizonte próximo capaz de “revolucionar” a indústria. Neste momento as atenções centram-se nos gráficos (Crysis) e esses são efémeros. Creio que uma das maiores curiosidades está relacionada com GTA4, até que ponto o jogo se conseguirá distanciar ou melhorar a fórmula, a meu ver já limitada, dos seus antecessores.
Assim, creio que 2007 será o ano onde os potenciais grandes jogos se afirmarão ou não e parte do futuro será escrito.

5. No geral, como classificas a indústria dos videojogos?

Já pude em questões anteriores falar um pouco sobre isso e como disse há um misto de euforia com receios do que pode ficar por fazer.
No entanto, tendo uma visão de jogador, acho que o momento é emocionante com a presença de 3 boas consolas, inovação a nível do PC e acima de tudo potenciais bons jogos no horizonte.
É óptimo mas quero mais e, acima de tudo, de modo diferente


Podem começara inundar a caixa do PeddieKitsune é ele o proximo.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 24 out 2006, 0:12

Gostaria de dizer que gostei muito da entrevista, mas acho que todos tivemos a mesma ideia, pois fizemos varias perguntas relacionadas com o facto de ele ser moderador...
Ok. o prazo de envio de questoes para o PeddieKitsune é ate Domingo à noite... a partir dai aguardamos as respostas do nosso entrevistado... :wink: :mrgreen:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 24 out 2006, 10:18

Eu mt sinceramente, e como todas as entrevistas, gostei. Só acho k foi pena foi a participação diminuta por parte do pessoal em termos de perguntas, afinal não fomos muitos a perguntar.
Não será uma boa altura pra fazer uma semaninha de "férias" neste tópico para k o pessoal possa descançar e renovar as ideias para novas perguntas? ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 24 out 2006, 11:08

Newtomic Escreveu:Eu mt sinceramente, e como todas as entrevistas, gostei. Só acho k foi pena foi a participação diminuta por parte do pessoal em termos de perguntas, afinal não fomos muitos a perguntar.
Não será uma boa altura pra fazer uma semaninha de "férias" neste tópico para k o pessoal possa descançar e renovar as ideias para novas perguntas?
Acho que nao, pois isso nao iria alterar em nada o futuro desenrolar da participaçao no topico. Vamos deixar com esta...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
uni
Veteran
Mensagens: 661
Registado: quinta 15 dez 2005, 19:21
Localização: Liberty City
Contacto:

Mensagem por uni » terça 24 out 2006, 11:39

Já não me lembrava disto, parabéns pedropaulo !
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 25 out 2006, 18:55

uni Escreveu:Já não me lembrava disto, parabéns pedropaulo !
Nem eu! :( Ando tão atarefado que nem mandei as questões, desculpa la... Ja vou enviar para o Peddie antes que esqueça...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » quinta 26 out 2006, 17:25

Venham daí as perguntas =D E já agora, também vou começar a participar, foi uma boa ideia na qual ainda não participei ;)
Responder