keko Escreveu:Não tem? Então onde existe um tri core para PC e uma placa com recursos DX10?
E outra coisa claro que n tem melhor aspecto na 360 que num PC TOPO. Foi o que eu disse. A 360 apesar de ter mais hardware eles fazem jogos multiplataforma com a mesma qualidade. Se eles quisessem tinham feito melhor para a 360. O oblivion só usa um dos 3 cores. Se usasse os 3 se calhar n tinha tempos de loadings. E a placa da 360 n foi puxada ao maximo com o oblivion. Esse jogo puxa para ai 40% da 360 pelo que tenho ouvido.
Eu tambem adoro o PC e vou comprar um com DX10 com windows vista para as férias de verão lá para julho ou agosto com uma placa DX10 boa e um bom processador.
E mesmo que os PCs passem a 360 os graficos dos dois vão continuar a ser os mesmos. É como o caso de agora em k os PCs são piores e os graficos são os mesmos. Porque ambos evoluem ao mesmo nivel. Dqui a uns tempos quando a 360 estagnar graficamente o PC continua e sai a x box 720. LOL
Mas a 360 pode passar o PC com os exclusivos como passou com o HALO.
E pode-se falar em nova geração de PCs pk vem ai o DX10.
OK, hoje tenho tempo para explorar esta questão (again...)
1. O Tri-Core da 360 não é, nem de perto nem de longe equivalente aos actuais dual core (sejam eles AMD X2 ou Pentium Core Duo). Claro que a pergunta de ordem é: porquê? Cada core da 360 é um Power PC (tal como a únidade sinergética principal da PS3 ou os antigos MACs), ora o IBM Power PC tem uma arquitectura muito diferente dos AMD's e dos Pentiums mais recentes.
E a característica que o torna tão ineficiente face à competição dos desktops, é o tempo de resposta a operações do tipo branching. Para pôr em termos simples, branching é uma operação em que se faz saltos no código. Por exemplo: se o jogador carrega no botão A, o código salta para X, se o jogador carrega em B, o código salta para Y. Como dá para perceber, é um tipo de operação muito recorrente (é o equivalente em assembly ao if das linguagens de alto nível), sobretudo quando se trata de processar código de motor físico ou IA. Ora, é esse mesmo código que actualmente os processadores têm assignados para processar, visto que a parte gráfica está encarregue à placa gráfica.
No caso da PS3, é tudo mais grave, porque as unidades sinergéticas (os trais 8 mini processadores do Cell) não têm sequer hipóteses de executar operações de branching, tendo que ser todas essas operações levadas a cabo pelo core Power PC.
Por isso, apesar do poder de processamento enorme da 360, o número de operações por ciclo de relógio é gravemente reduzido (sobretudo em código repleto de operações de branching), levando a que, apesar das velocidades dos cores sejam de 3.2GHZ, a sua eficiência real, seja muito abaixo das propostas das concorrentes nos desktops.
Mas não se fiquem pelas minhas palavras, podem ir buscar estas informações em qualquer site da especialidade (possivelmente escritas de uma forma mais complexa).
2. E não, os jogos não podiam ser muito melhores para a 360. Se estivesses atento à Bethesda, verias que o Oblivion usa os 3 cores da 360, e explora a pláca gráfica aos limites possíveis na altura (se explora a dos PC's porque não a da 360?). Mas, como Oblivion é um jogo muito pesado em termos de motor físico e IA, o Xenon não era capaz de ir muito mais longe, pelo menos, com as actuais ferramentas de desenvolvimento. Daí, ter N vezes melhor aspecto e correr N vezes melhor num PC topo de gama.
Se tens dúvidas, vê os screenshots. E o que é válido para Oblivion é válido para outros jogos. E essa dos 40% não sei onde ouviste, possivelmente da Microsoft. A 360 ainda vai evoluir muito, claro, mas única e exclusivamente pelo mesmo motivo que todas as consolas evoluem, porque o hardware não é upgradable, porque na prática já está mais que ultrapassado. Não te esqueças que a placa gráfica da 360 já está no mercado há mais de um ano. Já há gráficas com o poder de processamento muito superior (a GX2 nem se compara...).
Não existe uma consola que batesse o PC na sua saída, e muito menos após a saída, e a 360 e PS3 não são excepções.
3. O Famigerado DX10. Facto: A placa gráfica da 360 é um modelo DX9 (e o mesmo em relação à da PS3). As tais capacidades DX10 são emuladas, ou nas minhas palavras "aldrabadas", para fazer campanha pela Microsoft e para permitir correr certos jogos. Para além disso, a biblioteca que cada gráfica suporta, não aumenta o poder de processamento dela, apenas permite que certos efeitos e funcionalidades (no caso do DX9 foram os pixel e vertex shaders, e do DX10, os Polygon Shaders), que não eram previstas na norma anterior, estejam implementados em termos de hardware (tornando-os muito rápidos). Como o Morbus disse e bem, a ti4500 batia a 5500, mesmo que operando numa biblioteca anterior! Para além disso, se quando a gráfica da 360 foi criada, não existia DX10, como podiam as funcionalidades estar implementadas no hardware?
4. E essa do PC estagnar é obra... tens estado atento ao mercado das consolas e PC's? O que acaba por estagnar sempre são as consolas, nunca o PC...