Para expressar as ideias, sentimentos e opiniões dos artistas. É para isso que serve a arte contemporânea.PanicFreak Escreveu:A arte é feita para quê?PeddieKitsune Escreveu:A arte não é feita para entreter.
Nintendo
Moderadores: Redacção, Moderadores
- PeddieKitsune
- Expert
- Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
- PanicFreak
- Expert
- Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
também sou da opinião que os videojogos ainda não são arte.PeddieKitsune Escreveu:Os jogos não são arte. Ponto final. Os jogos chamam-se jogos porque são feitos para entreter. A arte não é feita para entreter.
Mas atenção: há arte que entretém. E há jogos que não são feitos para entreter. E muito menos se chamam jogos porque são feitos para entreter.
- PeddieKitsune
- Expert
Os filmes alguns, os jogos claramente que não.PanicFreak Escreveu:E os filmes e os jogos não fazem isso?PeddieKitsune Escreveu:Para expressar as ideias, sentimentos e opiniões dos artistas. É para isso que serve a arte contemporânea.PanicFreak Escreveu:A arte é feita para quê?PeddieKitsune Escreveu:A arte não é feita para entreter.
- PanicFreak
- Expert
Já jogaste Super Columbine Massacre RPG?PeddieKitsune Escreveu:Os filmes alguns, os jogos claramente que não.PanicFreak Escreveu:E os filmes e os jogos não fazem isso?PeddieKitsune Escreveu:Para expressar as ideias, sentimentos e opiniões dos artistas. É para isso que serve a arte contemporânea.PanicFreak Escreveu:A arte é feita para quê?PeddieKitsune Escreveu:A arte não é feita para entreter.
Esse jogo não passa a opinião do seu criador? A sua visão do acontecimento?
Atenção que não estou a dizer que considero os videojogos Arte, apenas a tentar perceber o porquê de, para ti, não o serem...
Peace
- PeddieKitsune
- Expert
O conceito de videojogo contém já em si a obrigatoriedade de entreter, e a arte não serve para entreter, é muito mais do que isso.PanicFreak Escreveu:Já jogaste Super Columbine Massacre RPG?PeddieKitsune Escreveu:Os filmes alguns, os jogos claramente que não.PanicFreak Escreveu:E os filmes e os jogos não fazem isso?PeddieKitsune Escreveu:Para expressar as ideias, sentimentos e opiniões dos artistas. É para isso que serve a arte contemporânea.PanicFreak Escreveu:A arte é feita para quê?PeddieKitsune Escreveu:A arte não é feita para entreter.
Esse jogo não passa a opinião do seu criador? A sua visão do acontecimento?
Atenção que não estou a dizer que considero os videojogos Arte, apenas a tentar perceber o porquê de, para ti, não o serem...
Peace
- PanicFreak
- Expert
Uma coisa não impede a outra. Como já viste, a Arte pode entreter...PeddieKitsune Escreveu: O conceito de videojogo contém já em si a obrigatoriedade de entreter, e a arte não serve para entreter, é muito mais do que isso.
Logo, um jogo, ao entreter, pode também ser mais do que apenas entretenimento, expressando opiniões, sentimentos, etc, como tinhas dito.
O que separa um excelente jogo de um bom filme?
- Role-Player
- Senior
- Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Claramente? A mim parece-me claro que o Hideo Kojima tem usado a saga Metal Gear Solid para expressar as suas ideias, sentimentos e opiniões a respeito de muitas coisas, mas principalmente sobre os perigos da idade digital e da liberdade. O Sons of Liberty tocou várias vezes no aspecto de lutar por uma identidade própria em oposição ao esquecimento da mesma no contexto da comunidade global. O Metal Gear Solid tocava nos perigos nucleares e de uma ciência que se coloca acima da moral e da ética. Se a ideia dele era activamente alertar as pessoas para estas situações, ou se apenas se debruçou sobre o assunto sem segundas intenções é discutível, mas isto está claramente presente nos jogos deles. E o mesmo se aplica a outros jogos.PeddieKitsune Escreveu:Os filmes alguns, os jogos claramente que não.PanicFreak Escreveu:E os filmes e os jogos não fazem isso?PeddieKitsune Escreveu:Para expressar as ideias, sentimentos e opiniões dos artistas. É para isso que serve a arte contemporânea.PanicFreak Escreveu:A arte é feita para quê?PeddieKitsune Escreveu:A arte não é feita para entreter.
- PeddieKitsune
- Expert
Onde é que eu vi que a arte pode entreter?PanicFreak Escreveu:Uma coisa não impede a outra. Como já viste, a Arte pode entreter...PeddieKitsune Escreveu: O conceito de videojogo contém já em si a obrigatoriedade de entreter, e a arte não serve para entreter, é muito mais do que isso.
Logo, um jogo, ao entreter, pode também ser mais do que apenas entretenimento, expressando opiniões, sentimentos, etc, como tinhas dito.
CinemaPeddieKitsune Escreveu:Onde é que eu vi que a arte pode entreter?PanicFreak Escreveu:Uma coisa não impede a outra. Como já viste, a Arte pode entreter...PeddieKitsune Escreveu: O conceito de videojogo contém já em si a obrigatoriedade de entreter, e a arte não serve para entreter, é muito mais do que isso.
- Newtomic
- Master
- Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
- Contacto:
E que tal a Arte ser o k tu/nós achares/acharmos que o é e não ser aquilo que alguns definem como sendo e/ou não sendo? Será que essa definição é a melhor utilizada, não será que aquilo a que alguns chamam Arte não o seja efectivamente para alguns de nós?
Última edição por Newtomic em sexta 09 mar 2007, 19:42, editado 1 vez no total.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

- PanicFreak
- Expert
Aí tenho uma opinião diversa da tua.Newtomic Escreveu:E que tal a Arte ser o k tu/nós achares/acharmos que o é e não ser aquilo que alguns definem como sendo e/ou não sendo? Será que essa definição é a melhor utilizada, não será que aquilo a que alguns chamam arte não o seja efectivamente para alguns de nós?
Acho que a Arte é Universal, mas não é universalmente compreendida.
Percebes o que quero dizer?
- Newtomic
- Master
- Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
- Contacto:
WTF?!Morbus Escreveu:![]()
![]()

Percebo mas não concordo... Por exemplo diz-me lá algo que seja Arte (Universalmente) e que ninguém nesse mesmo Universo o entenda como uma Arte será essa coisa realmente Arte?PanicFreak Escreveu:Aí tenho uma opinião diversa da tua.
PS: mas creio que a continuação deste debate possa ser dada num tópico + apropriado...
Última edição por Newtomic em sexta 09 mar 2007, 19:50, editado 1 vez no total.
Gostos são gostos e estes não se discutem!

- PanicFreak
- Expert
Afinal não percebeste...lolNewtomic Escreveu:Percebo mas não concordo... Por exemplo diz-me lá algo que seja Arte (Universalmente) e que ninguém nesse mesmo Universo o entenda como uma Arte será essa coisa realmente Arte?PanicFreak Escreveu:Aí tenho uma opinião diversa da tua.
Eu digo que a Arte é Universal.
Mas que não é universalmente compreendida, ou seja, não é compreendida por todos, o que é Arte certamente será entendido como tal por alguns, quiçá muitos, mas não quer dizer que o seja por todos, percebes?