Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » terça 12 dez 2006, 10:12

Morbus Escreveu:
saliv Escreveu:
Morbus Escreveu:
saliv Escreveu:Pensem nos casos em que o pai viola a própria filha e, desse infortúnio, nasce uma criança. O que fariam se estivessem no lugar dela?
Além disso, não foi dito que os abortos por violação não são crime? :-k
Onde viste isso? :shock:
Está escrito aqui em cima... Foi o DesertStorm... E eu não SEI, apenas foi dito...
Peço desculpa por não ter lido todo o tópico! Não sabia disso! :shock:
Mas, de qualquer forma, sou a favor.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 12 dez 2006, 10:17

Dark_Apprentice Escreveu:às 10 semanas o feto é apenas um projecto de vida. Se às 10 semana for obrigado a "nascer" o feto é incompativel com a vida e não sobreviverá por não concordo com aqueles que defendem que às 10 semanas o feto já é um ser vivo.
Isso depende muito da prespectiva. A partir de que idade é que o sistema nervoso começa a trabalhar de maneira independente do da mãe? A partir daí é que, IMO, o feto deve ser considerado um ser independente... E não te esqueças que os likens se forem arrancados das árvores também morrem, e não é por isso que deixa de ser um ser vivo. Não é que isso interesse para algo. Também matamos os porcos para os comer, ou para o couro ou sei lá, e eles são seres vivos... :roll:
Dark_Apprentice Escreveu:Morbus, não te esqueças que todas as escolhas que nós fazemos têm consequencias... se escolheres assaltar um carro estás no teu pleno direito de o fazer, terás é que responder pelos teus actos
Claro que sim!!! E também tenho (eu não lol) o direito de escolher fazer um aborto! E depois enfrento as consequências. A questão aqui é fazer com que as consequências penalizadores para esse acto, até às doze semanas ou lá o que é, deixem de existir.
Dark_Apprentice Escreveu:no caso do aborto não tens opção! 10 semanas são 2 meses e meio, são pelo menos dois ciclos menstruais que a mulher não terá e tempo suficiente para se descobrir a gravidez. e mais, embora não concorde que seja pago pelo estado, ao fazer um aborto a mulher já está a "pagar" pelos seus erros...
Deixa que te diga que há mais abortos aqui em portugal, em média, que no estrangeiro em que ele é despenalizado....
Dark_Apprentice Escreveu:o aborto não é um processo simples nem indolor e há sempre problemas psicológicos depois de o fazer.
Duvido muito. Na antiguidade era comum fazerem-se aborto, até mesmo aos 6 e 7 meses de gestação... Mas na antiguidade faziam-se outras coisas... Isso vai de sociedade para sociedade, e de pessoa para pessoa.
Dark_Apprentice Escreveu:Relativamente ao exemplo que deste do filho matar o pai que é bebado etc... Em primeiro lugar ele não seria condenado a prisão, o resultado desse tipo de crime é (julgo eu) acompanhamento psicológico e liberdade condicional.
Depende da idade do puto, sim, mas não deixa de ser uma consequência. E a pergunta não foi essa, foi qual era melhor...
Dark_Apprentice Escreveu:que alternativas me dás?

a pílula do dia seguinte? só funciona até 48 horas após a relação desprotegida e tem que ser receitada por um médico.
Mas o aborto até às 3 semanas não é permitido? :-s
Dark_Apprentice Escreveu:preservativo? pode-se romper...
O fernando rocha provou que não :lol: Sim, pode-se romper...
Dark_Apprentice Escreveu:a pípula... há mulheres que não podem tomar a pípula e muitas vezes (especialmente nas adolescentes) a primeira pílula que lhes é receitada é apenas de controlo hormonas e não é anti-contraceptiva, e depois os acidentes acontecem.

Sendo o aborto a última opção, acho que deve ser despenalizada...
Pois, mas eu só tinha a impressão que ele era permitido até às 3 semanas ou coisa assim...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » terça 12 dez 2006, 10:50

3 semanas? não sei se é esse o "prazo" em vigor. No entanto às 3 semanas se houver um acidente (o preservativo romper-se por exemplo) é quase impossivel à mulher estar consciente de estar grávida, se teve relações desprotegidas das duas uma ou quer ter o filho e nesse caso o aborto não interessa ou tem como opção a pípula do dia seguinte.

O preservativo se ficar durante muito tempo na carteira (lugar comum nos homens) pode ficar com buracos imperceptíveis... (onde é que vi isto?)
Deixa que te diga que há mais abortos aqui em portugal, em média, que no estrangeiro em que ele é despenalizado....
Isso é devido a 1º falta de informação (a falta que faz a educação sexual nas escolas) e 2º quem procura o aborto vai faze-lo a clínicas ilegais e que só se preocupam com o dinheirinho... SE fosse feito por um médico e de forma legal há sempre opções que o médico irá pôr à mulher, a adopção por exemplo...

Não te esquecas que estamos a falar de um caso excepcional... o aborto é a ultima opção.

Acho mal é não se discutir a opinião do pai na equação. Se a mulher quiser um aborto e o homem não quiser? acho esse assunto muito mais polémico que a interrupção da gravidez.
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 12 dez 2006, 10:56

Dark_Apprentice Escreveu:3 semanas? não sei se é esse o "prazo" em vigor. No entanto às 3 semanas se houver um acidente (o preservativo romper-se por exemplo) é quase impossivel à mulher estar consciente de estar grávida, se teve relações desprotegidas das duas uma ou quer ter o filho e nesse caso o aborto não interessa ou tem como opção a pípula do dia seguinte.

O preservativo se ficar durante muito tempo na carteira (lugar comum nos homens) pode ficar com buracos imperceptíveis... (onde é que vi isto?)
Um preservativo foi desenhado especialmente para essas condições, e ele só se torna subjectível a romper caso tenha terminado o prazo de validade, ou a carteira é do James Bond e está cheia de buracos de balas (omg que seco).

E a pílula do dia seguinte é mais a pílula das 12 horas seguintes...
hax face
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 12 dez 2006, 16:40

Bu77erCup242 Escreveu:Eu nao sei se o assunto sera aqui discutido de uma maneira seria. Assim posso dizer que votava sim se uam fosse por uma "pequena" questao, assim o mais certo sera nao participar.
Os hospitais em Portugal tem listas de espera enormes paras as operaçoes, eu nao sei se mais alguem que aqui participa tem familiares com problemas de saude...eu infelizmente tenho e bastante graves. No entanto esse problemas nao acontecem por irresponsabilidade das pessoas como acontece em alguns casos de aborto ( sim em casos exepcionais, como violaçoes nao sao casos de inrresponsabilidade ). No entanto os abortos nao podem ficar em lista de espera ( ja bem longas em Portugal ), enquanto o restos dos doentes, alguns em risco de vida, ficam e so vao ver a sua situaçao agravada com os abortos.
Assim se os hospitais pubicos nao fizerem abortos ate o problemas das listas de espera estarem resolvidos, votava sem duvida sim.
A questão é que quer se vote sim ou não os abortos vão ser sempre uma prioridade e serão AGORA uma maior prioridade do que se eventualmente forem legalizados, pois se forem um médico que saiba fazer abortos preferes ganhar 10x + com um aborto do que com uma operação qualquer num outro hospital publico, é lógico que não falo de TODOS os médicos, mas dispararia para o ar uma percentagem de 90% deles. :| Logo eu acho k é preferível legalizar a questão, até porque acho k é um direito que deveria ser da mulher e não do "estado". :-k
Player-Zero Escreveu:Mas acho que há uma coisa que eles não explicaram bem, é que com a despenalização, os abortos vão ser pagos pelo estado e se são pagos pelo estado, imaginem quem vai lhe custar mais?
É lá não sabia dessa, então quer dizer k vai passar a ser o estado a pagar os abortos? :? Se isso for mesmo verdade já não concordo nada, a não ser nas situações, pronto... (violações/etc...)
Dark_Apprentice Escreveu:às 10 semanas o feto é apenas um projecto de vida. Se às 10 semana for obrigado a "nascer" o feto é incompativel com a vida e não sobreviverá por não concordo com aqueles que defendem que às 10 semanas o feto já é um ser vivo.
Em relação a ser ou não um ser vivo ele já o é MESMO no próprio dia da fecundação, onde ele ainda é um espermatozóide! [:)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 12 dez 2006, 16:49

Antes de se fazer este referendo sem pés nem cabeça, porque é óbvio que o Aborto em determinados casos nunca deveria ser proibido e mesmo nos outros se a mãe ou até o pai apresentassem uma razão válida o aborto poderia ser praticado, deveria era ser promulgada as propostas de leis para a defesa dos animais.

Acho que esta é uma questão bem mais importante que essa. Tou farto de ouvir pessoas a dizer são contra o aborto, mas são capazes de fazer atrocidades medonhas com animais. Só sabemos olhar para o nosso umbigo, talvez quando um dia estivermos sozinhos no mundo nos arrependamos.

Portanto estou como o Morbus, em branco, não porque eu voto sempre em branco isso não é razão nenhuma e chega a ser até imaturo, mas porque estou farto desta sociedadezinha rasca, não temos o direito de comandar vidas, excepto toda e qualquer vida que não seja humana. Palhaçada.
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » terça 12 dez 2006, 16:53

ICE Escreveu:Portanto estou como o Morbus, em branco, não porque eu voto sempre em branco isso não é razão nenhuma e chega a ser até imaturo, mas porque estou farto desta sociedadezinha rasca, não temos o direito de comandar vidas, excepto toda e qualquer vida que não seja humana. Palhaçada.
Se votas sempre (oops... li mal...) em branco fazes muito mal. O voto é a tua voz... se não votares a democracia não faz sentido

edit: acho muito mal o votar em branco ou ainda pior nem sequer votar. eu sei que é um pouco off topic mas ouvir pessoas a dizer com orgulho que não votam deixam-me chateado. Os nossos pais e os nossos avós lutaram pelo direito de votar, foram presos e perseguidos para que todos nós pudessemos por uma cruzinha numa folha de papel de X em X tempo. Não custa nada.

edit 2: escolhi aquilo que discordava... como não tenho nenhuma crítica a fazer ao teu comentário, antes pelo contrário de certa forma até concordo com o que dizes resolvi pegar em algumas das tuas palavras... ainda que um pouco fora de contexto.
Última edição por Dark_Apprentice em terça 12 dez 2006, 17:00, editado 3 vezes no total.
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 12 dez 2006, 16:55

Lê novamente
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 12 dez 2006, 17:10

Dark_Apprentice Escreveu:
ICE Escreveu:Portanto estou como o Morbus, em branco, não porque eu voto sempre em branco isso não é razão nenhuma e chega a ser até imaturo, mas porque estou farto desta sociedadezinha rasca, não temos o direito de comandar vidas, excepto toda e qualquer vida que não seja humana. Palhaçada.
Se votas sempre (oops... li mal...) em branco fazes muito mal. O voto é a tua voz... se não votares a democracia não faz sentido

edit: acho muito mal o votar em branco ou ainda pior nem sequer votar. eu sei que é um pouco off topic mas ouvir pessoas a dizer com orgulho que não votam deixam-me chateado. Os nossos pais e os nossos avós lutaram pelo direito de votar, foram presos e perseguidos para que todos nós pudessemos por uma cruzinha numa folha de papel de X em X tempo. Não custa nada.

edit 2: escolhi aquilo que discordava... como não tenho nenhuma crítica a fazer ao teu comentário, antes pelo contrário de certa forma até concordo com o que dizes resolvi pegar em algumas das tuas palavras... ainda que um pouco fora de contexto.
Acreditas sinceramente k o teu voto e o de muitos conta para alguma coisa, deveriam por x's ler + jornais com + atenção, especialmente quando saem aquelas grandes "bombas" por trás dessas e escondidas estão outras bem piores como o facto de montes de votações em 2005 terem sido mal CONTADAS! lol enfim o pessoal pensa mesmo que está num pais onde todos somos iguais ai k lol, se assim fosse não teríamos IVA a 21% e não teríamos uma carga de impostos brutal e depois o efeito desse dinheiro é qual? Nada absolutamente nada, a não ser é claro muitos cheios de dinheiro às nossas custas, enfim votar/não votar não é assim tão importante quanto julgas e secalhar teríamos + PODER se decidisse-mos pura e simplesmente não VOTAR! Porque depois de votar podem sempre dizer, tu é k votaste! Mas on fim das contas quem sabe se "quase" todos os votos não são apenas e só fantochada? Enfim... :-()~
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » terça 12 dez 2006, 17:28

:? Ia para não responder, mas... Se calhar sou eu a acreditar demais no serviço que o estado nos presta.
As questões que colocaste são válidas e bastante pertinentes. Se calhar se ninguem votasse haveria uma pequena revolução no estado da nação, mas a beleza de sistema de votos é que se te informares votas naquele que vai mais de encontro com as tuas ideologias. Sim porque estado não é só finanças.

uma coisa é certa se fizessem um referendo sobre os impostos ganhava o 0% :D

uma pequena resposta mal arranhada. :-''
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » terça 12 dez 2006, 18:12

Newtomic Escreveu:
Dark_Apprentice Escreveu:
ICE Escreveu:Portanto estou como o Morbus, em branco, não porque eu voto sempre em branco isso não é razão nenhuma e chega a ser até imaturo, mas porque estou farto desta sociedadezinha rasca, não temos o direito de comandar vidas, excepto toda e qualquer vida que não seja humana. Palhaçada.
Se votas sempre (oops... li mal...) em branco fazes muito mal. O voto é a tua voz... se não votares a democracia não faz sentido

edit: acho muito mal o votar em branco ou ainda pior nem sequer votar. eu sei que é um pouco off topic mas ouvir pessoas a dizer com orgulho que não votam deixam-me chateado. Os nossos pais e os nossos avós lutaram pelo direito de votar, foram presos e perseguidos para que todos nós pudessemos por uma cruzinha numa folha de papel de X em X tempo. Não custa nada.

edit 2: escolhi aquilo que discordava... como não tenho nenhuma crítica a fazer ao teu comentário, antes pelo contrário de certa forma até concordo com o que dizes resolvi pegar em algumas das tuas palavras... ainda que um pouco fora de contexto.
Acreditas sinceramente k o teu voto e o de muitos conta para alguma coisa, deveriam por x's ler + jornais com + atenção, especialmente quando saem aquelas grandes "bombas" por trás dessas e escondidas estão outras bem piores como o facto de montes de votações em 2005 terem sido mal CONTADAS! lol enfim o pessoal pensa mesmo que está num pais onde todos somos iguais ai k lol, se assim fosse não teríamos IVA a 21% e não teríamos uma carga de impostos brutal e depois o efeito desse dinheiro é qual? Nada absolutamente nada, a não ser é claro muitos cheios de dinheiro às nossas custas, enfim votar/não votar não é assim tão importante quanto julgas e secalhar teríamos + PODER se decidisse-mos pura e simplesmente não VOTAR! Porque depois de votar podem sempre dizer, tu é k votaste! Mas on fim das contas quem sabe se "quase" todos os votos não são apenas e só fantochada? Enfim... :-()~
lembrem-se ke o voto em branco é diferente de não votar, o voto em branco significa ke nenhuma das opcoes é considerada válida por voçes, enkuanto ke abstenção é simplesmente não votar, e pode ter vários significados desde o dito já acima para o voto em branco até preguiça de sair de casa.

Kuanto as mulheres terem direito a decidir, eu acho muito bem que ela dicida, mas só assuntos ke digam respeito só a ela.
Como o ser ke está dentro dela não se pode defender, tem ke haver alguem ke o defenda, e neste caso entra a sociedade e as leis.

kuanto a ser a ultima alternativa, eu digo ke não, a ultima alternativa é ter esse filho e dá-lo para adoção, o filho pode bem ser feliz mesmo adoptado.
Mas é por isso ke eu acho ke o sexo deve ser feito em conciencia. pois pode haver um azar e o resultado ser um filho, mas tambem pode ser uma doença, e não valem a pena fazerem referendos para proibir o contagio de doenças porke essa lei ja foi feita há muito tempo e está perfeita
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 12 dez 2006, 18:55

Bem uma ultima participaçao. Sim um votava sim pela despenalizaçao do aborto. Agora, tem familia doente que precisa de uma operaçao, ficam meses nas lista de espera. Com os abortos as listas aumentam, e esperam, quem quer fazer abortem tem que passar a frente do resto das pessoas....nao me parace que possam ficar 1ano na lista de espera. Nao fazem abortos nos hospitais publicos, voto que sim sem duvida...ate la nao, porque nao estou a prejudicar a saude de pessoas que estao doentes sem culpa ...sim a casos de abortos exepecionais, mas para tb se tem de criar medidas exepecionais para eles.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 12 dez 2006, 19:32

ICE Escreveu:Portanto estou como o Morbus, em branco, não porque eu voto sempre em branco isso não é razão nenhuma e chega a ser até imaturo,
Eu voto em branco porque não concordo com nenhum partido, nenhum político, e não gosto do nosso governo. Além disso, não há ninguém real com quem eu me identifique para poder votar nesse alguém. Por outro lado, não quero andar a manter xulos e portanto voto em branco. Neste caso, no entanto, é um voto em branco intencional e particular, não é só porque sim, como expliquei ;)
Dark_Apprentice Escreveu:Se votas sempre (oops... li mal...) em branco fazes muito mal. O voto é a tua voz... se não votares a democracia não faz sentido
Aqui o nosso colega não percebeu ainda que o voto em branco é também um voto... :roll: Se toda a gente votasse em branco havia de ser bonito, e era bem diferente de se toda a gente não votasse.
Dark_Apprentice Escreveu::? Ia para não responder, mas... Se calhar sou eu a acreditar demais no serviço que o estado nos presta.
Vai por mim: NUNCA acredites em alguém que esteja por cima de ti e que te esteja a roubar dinheiro. Quando muito, vai tolerando e vai acreditando que eles não te querem mal em particular, mas nunca te acredites que eles fazem seja o que for para o teu bem...
Dark_Apprentice Escreveu:uma pequena resposta mal arranhada. :-''
Diz-se "amanhada" ;)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 12 dez 2006, 20:57

Atenção, nada de imagens ou outro tipo de conteúdo.
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 14:36

O referendo sobre o aborto está cada vez mais perto e eu gostaria de ouvir mais opiniões dos foristas sobre este tema. Eu sou a favor da despenalização do mesmo e, entre outras razões posso apontar uma que penso ainda não ter sido abordada, que tem a ver com a eficácia dos métodos contraceptivos. Deixo aqui uns dados que retirei do livro de Biologia 12º ano (programa novo, iniciado o ano passado) pelo que os dados são de total confiança:

Método -> % mulheres grávidas por ano

Contracepção Oral Hormonal (vulgo, pílula)
- combinado : 0,1 a 1
- progestativo: 0,5 a 1,5

Preservativo masculino
- 5 a 10

Espermicida
- 10 a 30

Preservativo feminino
- 10

Diafragma
- 15

Como podem ver, não existem métodos 100% seguros. Mesmo a contracepção cirúrgica, i.e. a Laqueação de trompas ou a Vasectomia, apresentam valores entre os 0,5% e 1,8% para o primeiro caso e 0,15% para a segunda, e claro, estes não são métodos utilizados muito vulgarmente.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Bloqueado