Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Maedhros
Veteran
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07

Mensagem por Maedhros » sábado 04 mar 2006, 18:18

Eu ainda não percebi é que "leis" são essas que impedem o emprestar de jogos, ou a revenda, ou mesmo o mostrar de jogos a outras pessoas. Eu não conheço nenhum EULA com essas características... não acham que estão a interpretar mal o que lá está escrito?
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
NCalvin
Redacção
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por NCalvin » domingo 05 mar 2006, 12:24

Maedhros Escreveu:Eu ainda não percebi é que "leis" são essas que impedem o emprestar de jogos, ou a revenda, ou mesmo o mostrar de jogos a outras pessoas. Eu não conheço nenhum EULA com essas características... não acham que estão a interpretar mal o que lá está escrito?
não conheces? estão em todo o lado. É so veres um DVD, por exemplo
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » domingo 05 mar 2006, 15:53

NCalvin Escreveu:
Maedhros Escreveu:Eu ainda não percebi é que "leis" são essas que impedem o emprestar de jogos, ou a revenda, ou mesmo o mostrar de jogos a outras pessoas. Eu não conheço nenhum EULA com essas características... não acham que estão a interpretar mal o que lá está escrito?
Que proíba o empréstimo ou a revenda não. O paleio legal nem sempre é óbvio, mas não referencia esse tipo de actividades. Leiam bem este exempo, referente à EULA do Far Cry:

LICENCE TO USE THE MULTIMEDIA PRODUCT

Please read this Licence carefully before installing the game ("Multimedia Product").
This Licence is an agreement between you, the "User", and Crytek GmbH ("CRYTEK"), which grants the User the non-exclusive and non-transferable right to use the Multimedia Product.
By installing the Multimedia Product, the User is undertaking to respect the terms and conditions of the Licence.

1- The Licence

CRYTEK grants the User a non-exclusive and non-transferable Licence to use the Multimedia Product, but remains the owner of all the rights relating thereto.
Any rights not specifically transferred by this Licence remain the property of CRYTEK and/or its licensees.
The Multimedia Product is licensed and not sold to the User, for private use.
The Licence does not confer any right or title to the Multimedia Product and any derived work to it and cannot be understood as a transfer of intellectual property rights to the Multimedia Product and derived works.

2- Ownership of the Multimedia Product

The User recognises that all of the rights associated with the Multimedia Product and its components (in particular the editor, titles, computer codes, themes, characters, character names, plots, stories, dialogues, places, concepts, images, photographs, animation, videos, music and text contained in the Multimedia Product), as well as the rights relating to the royalties and copyrights, are the property of CRYTEK and/or its licensees and are protected by national regulations or other Laws, Treaties and international agreements concerning intellectual property. The User recognises the rights associated with the trademark of the Multimedia Product are the property of Ubi Soft Entertainment S.A. and are protected by national regulations or other Laws, Treaties and international agreements concerning intellectual property.

3- Use of the Multimedia Product

The User is authorised to use the Multimedia Product in accordance with the instructions provided in the manual or on the packaging of the Multimedia Product.
The Licence is granted solely for private use.

It is not permitted namely:
- To make copies of the Multimedia Product,
- To operate the Multimedia Product commercially,
- To use it contrary to morality or the laws in force,
- To modify the Multimedia Product or create any derived work except through the use of its editor,
- To transmit the Multimedia Product via a telephone network or any other electronic means, except during multi-player games on authorised networks,
- To create or distribute levels and/or scenarios except through the use of the Multimedia Product’s editor,
- To decompile, reverse engineer or disassemble the Multimedia Product.

The User cannot sell, sublicense or lease the Multimedia Product to a third party.
The User can only transfer the Multimedia Product if the recipient agrees to the terms and conditions of the Licence. In this event, the User undertakes to transfer all components and documentation relating to the Multimedia Product. He also undertakes to delete any copy of the Multimedia Product from his computer. In this event, this Licence is automatically and immediately terminated.

4- Termination of the Licence

The Licence is effective from the first time the Multimedia Product is used.
It is terminated automatically by CRYTEK without notice if the User fails to adhere to the terms and conditions of the Licence.

5- Liability

In no event can CRYTEK and its licensees be held liable for any direct, consequential, accidental, special, ancillary or other damages arising out of the use or inability to use the Multimedia Product, as well as out of the ownership or poor functioning thereof, even if CRYTEK and/or its licensees has been advised of the possibility of such damages.
In particular, CRYTEK and its licensees accepts no liability regarding use of the Multimedia Product contrary to the precautions for use set out in the manual and on the packaging.
As some legislations do not allow exemption from liability in the event of direct or incidental damages, it is possible that the aforementioned exclusion does not apply to the User.

This Licence to use the Multimedia Product grants specific rights to the User and he may have other rights depending on the laws in his State or Province.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 05 mar 2006, 16:02

Maedhros Escreveu:(...) which grants the User the non-exclusive and non-transferable right to use the Multimedia Product.
Está tudo dito :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » domingo 05 mar 2006, 16:08

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:(...) which grants the User the non-exclusive and non-transferable right to use the Multimedia Product.
Não, não está. Por isso é que eu digo, que as pessoas têm saltado para conclusões precipitadas. Eu não sou nenhum advogado, mas já tive de aprender a ler este género de contratos. E aconselho-vos a ler todo do princípio ao fim.

The User can only transfer the Multimedia Product if the recipient agrees to the terms and conditions of the Licence. In this event, the User undertakes to transfer all components and documentation relating to the Multimedia Product. He also undertakes to delete any copy of the Multimedia Product from his computer. In this event, this Licence is automatically and immediately terminated.

Nesta linha, está incluída a permissão para venda e empréstimo dos produto, desde que seja nas condições enunciadas. Em nenhum lado, a não ser na frase anterior a esta (que complementa esta última, e tem um significado mais complexo do que aparenta) se refere como proibida a revenda ou empréstimo do jogo.

pedropaulo
Moderador||Moderadora
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 05 mar 2006, 16:25

"Manhosa" a seguinte citação.
"To use it contrary to morality or the laws in force"
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » domingo 05 mar 2006, 16:30

pedropaulo Escreveu:"Manhosa" a seguinte citação.
"To use it contrary to morality or the laws in force"
Pois... como tudo neste género de contratos, existe uma ambiguidade inerente. Mas a afirmação tem toda a lógica. Para além de cumprirmos as nossas obrigações perante a produtora, temos de ter em conta as leis do país em que nos inserimos, e a ética que está em vigor.

Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 05 mar 2006, 16:36

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:
Não, não está. Por isso é que eu digo, que as pessoas têm saltado para conclusões precipitadas. Eu não sou nenhum advogado, mas já tive de aprender a ler este género de contratos. E aconselho-vos a ler todo do princípio ao fim.

Nesta linha, está incluída a permissão para venda e empréstimo dos produto, desde que seja nas condições enunciadas. Em nenhum lado, a não ser na frase anterior a esta (que complementa esta última, e tem um significado mais complexo do que aparenta) se refere como proibida a revenda ou empréstimo do jogo.
Tens razão Maedhros. Eu por acaso li a EULA até ao fim mas não reparei nessa parte, em parte porque já tinha a minha dicisão tomada :oops: Mas tens razão, acho eu...

Curiosamente, foi a EULA do FarCry a primeira que li, mas li-a pela primeira vez quando instalei o jogo. :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
NCalvin
Redacção
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por NCalvin » domingo 05 mar 2006, 19:09

Maedhros Escreveu:
NCalvin Escreveu:
Que proíba o empréstimo ou a revenda não. O paleio legal nem sempre é óbvio, mas não referencia esse tipo de actividades. Leiam bem este exempo, referente à EULA do Far Cry:
lê outros exemplos
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » domingo 05 mar 2006, 19:11

NCalvin Escreveu:lê outros exemplos
Pensei que este fosse exemplificativo... Mas vou buscar outro!
EDIT: Ainda não descobri um com essas alíneas... alguém sabe de um exemplo que possa postar?

Golden Echo
Expert
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10

Mensagem por Golden Echo » segunda 06 mar 2006, 8:43

NCalvin Escreveu:
João Miranda Escreveu: agora, quem nunca:

a- copiou um jogo
b- emprestou um filme/jogo/cd (sim porque isto é crime também)
c- quem nunca exibiu um filme a uns amigos
d- quem nunca colocou musica numa festa sem pagar direitos de autor
e- quem nunca fez o download de uma musica ou outra, sim porque muitas musicas são de mastiga e deita fora, e os grupos que não fazem isso, (para mim aerosmith, offspring, nirvana) eu nunca fiz pirataria e compro os cd's, sim porque eles até nem são muito caros.
f- gravou uma musica da rádio, televisão, um filme/série da televisão, eu gravo os perdidos em vhs, mas comprei o DVD, eu gravo os simpsons tb mas já não comprei o dvd da série.
se vires bem, as alineas b, c, d, e até f são excelentes formas de divulgação de filmes/musicas/jogos que acabam por fazer com que outras pessoas possam conhecer e COMPRAR, sim COMPRAR os filmes/jogos/músicas originais.

mas nunca ouvi ninguém falar de um caso em que uma pessoa que se gaba de piratear tenha contribuído para outra pessoa comprar um original que seja.

É óbvio que 70 euros por um jogo é absurdo, mas então porque é que pirateiam música e filmes? Um CD custa 10 euros no iTunes, um DVD já se encontra por 5 euros e um bilhete de cinema idem. E no entanto tudo isto é pirateado. Até onde é preciso descer para deixar de ser "um roubo" que justifica a pirataria?

E à tua pergunta sobre quem nunca fez pelo menos uma vez todas essas coisas, respondo-te que tenho MILHARES de jogos, filmes e álbuns originais. a maioria deles foram comprados em promoções, no eBay, em mercados de segunda mão. Há verdadeiras pechinchas disponíveis em todo o lado, é só quereres encontrá-las. Este fim de semana, por exemplo, estou a pensar comprar uma série de jogos GameCube por 10 euros. Piratear para quê?

E volto à velha questão? Então porque não "piratear", isto é, roubar um carro só porque não se tem dinheiro para ele?
mas parece que estás só a gozar comigo catano. e não disse já que me mentalizei que não necessitava de piratear filmes há muito tempo? Eu não disse que só fasso o download de musicas que se "gastam" tipo eminem ou Robbie williams (gostos não se discutem).

No conservatório onde ando, muitos alunos tem bolsas de estudo, e em vez de comprar livros onde apenas 4 ou 5 pág. se aproveitavam para o programa visto aconcelharem autores diversos, ora, cada livro custa em média 20€, e devia ser preciso cerca de 10 livros para ter o programa necessário. esse alunos tiram fotócopias das partituras em vez de comprar mesmo os livros. eu não tinha coragem de chegar perto de um deles e chamar-lhe ladrão, e dizer que ele não podia estudar musica, "quem não tem dinheiro não usa". quando alguem diz que quem não tem dinheiro não joga está a ser egocêntrico ao extremo. imagina que saia o kotor 3, e tu não o pudesses comprar irias fazer pirataria, irias esperar quase um ano até ele estar em promoção? Talvez o comprasses mas jogarias o jogo pirateado tb. Agora, responde sinceramente e não respondas o que "é bonito dizer", ok'
Imagem
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » segunda 06 mar 2006, 20:25

João Miranda Escreveu:
mas parece que estás só a gozar comigo catano. e não disse já que me mentalizei que não necessitava de piratear filmes há muito tempo? Eu não disse que só fasso o download de musicas que se "gastam" tipo eminem ou Robbie williams (gostos não se discutem).

No conservatório onde ando, muitos alunos tem bolsas de estudo, e em vez de comprar livros onde apenas 4 ou 5 pág. se aproveitavam para o programa visto aconcelharem autores diversos, ora, cada livro custa em média 20€, e devia ser preciso cerca de 10 livros para ter o programa necessário. esse alunos tiram fotócopias das partituras em vez de comprar mesmo os livros. eu não tinha coragem de chegar perto de um deles e chamar-lhe ladrão, e dizer que ele não podia estudar musica, "quem não tem dinheiro não usa". quando alguem diz que quem não tem dinheiro não joga está a ser egocêntrico ao extremo. imagina que saia o kotor 3, e tu não o pudesses comprar irias fazer pirataria, irias esperar quase um ano até ele estar em promoção? Talvez o comprasses mas jogarias o jogo pirateado tb. Agora, responde sinceramente e não respondas o que "é bonito dizer", ok'
Eu respondo...
1º-Outra vez uma mau exemplo! É certo que estam a roubar mas se vais recorrer à moral então destingue 2 sentidos, o de prazer e o de trabalho. Ora estão a fazer fotocopias porque necessitam, para o seu trabalho na escola, tu fazes cópias por prazer, não necessidade!

2º-Comprava o original! Agora depende, ou compro quando tivesse o dinheiro todo ou comprava quando estivesse a baixo preço! Sempre foi assim, se não fosse a xbox 360 eu iria comprar alguns jogos para a xbox que andei um bom tempo à procura deles e agora encontro-os à baixo preço ou em 2ª mão.
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » segunda 06 mar 2006, 20:34

João Miranda Escreveu:
NCalvin Escreveu:
João Miranda Escreveu: agora, quem nunca:

a- copiou um jogo
b- emprestou um filme/jogo/cd (sim porque isto é crime também)
c- quem nunca exibiu um filme a uns amigos
d- quem nunca colocou musica numa festa sem pagar direitos de autor
e- quem nunca fez o download de uma musica ou outra, sim porque muitas musicas são de mastiga e deita fora, e os grupos que não fazem isso, (para mim aerosmith, offspring, nirvana) eu nunca fiz pirataria e compro os cd's, sim porque eles até nem são muito caros.
f- gravou uma musica da rádio, televisão, um filme/série da televisão, eu gravo os perdidos em vhs, mas comprei o DVD, eu gravo os simpsons tb mas já não comprei o dvd da série.
se vires bem, as alineas b, c, d, e até f são excelentes formas de divulgação de filmes/musicas/jogos que acabam por fazer com que outras pessoas possam conhecer e COMPRAR, sim COMPRAR os filmes/jogos/músicas originais.

mas nunca ouvi ninguém falar de um caso em que uma pessoa que se gaba de piratear tenha contribuído para outra pessoa comprar um original que seja.

É óbvio que 70 euros por um jogo é absurdo, mas então porque é que pirateiam música e filmes? Um CD custa 10 euros no iTunes, um DVD já se encontra por 5 euros e um bilhete de cinema idem. E no entanto tudo isto é pirateado. Até onde é preciso descer para deixar de ser "um roubo" que justifica a pirataria?

E à tua pergunta sobre quem nunca fez pelo menos uma vez todas essas coisas, respondo-te que tenho MILHARES de jogos, filmes e álbuns originais. a maioria deles foram comprados em promoções, no eBay, em mercados de segunda mão. Há verdadeiras pechinchas disponíveis em todo o lado, é só quereres encontrá-las. Este fim de semana, por exemplo, estou a pensar comprar uma série de jogos GameCube por 10 euros. Piratear para quê?

E volto à velha questão? Então porque não "piratear", isto é, roubar um carro só porque não se tem dinheiro para ele?

A questão da educação é muito (muito, muito...) diferente da questão dos videojogos e a pirataria. De uma maneira muito geral, a educação é essencial e os jogos são acessórios logo não há como comparar coisas tão diferentes.
Não leves a mal o que eu digo, não é nada de pessoal, apenas te pretendo mostrar que há que fazer a diferenciação entre as diversas coisas da vida que tomam valores e importâncias diferentes.
A minha posição em relação à pirataria é clara: é crime. Assim sendo só é criminoso quem quer.

Pessoalmente, e embora não seja politicamente correcto consigo suportar/entender aquelas pessoas que pirateiam ocasionalmente e compram e adquirem originais e cópias em igual/semelhante proporção, embora continuem a ser criminosos, sempre é melhor do que aqueles que vivem apenas à base de cópias piratas- mais do que piratas são autênticos parasitas.

POSIÇÃO POWER!!!
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » segunda 06 mar 2006, 20:54

Cyrax Escreveu:Eu respondo...
1º-Outra vez uma mau exemplo! É certo que estam a roubar mas se vais recorrer à moral então destingue 2 sentidos, o de prazer e o de trabalho. Ora estão a fazer fotocopias porque necessitam, para o seu trabalho na escola, tu fazes cópias por prazer, não necessidade!
MadnessJonny Escreveu:A questão da educação é muito (muito, muito...) diferente da questão dos videojogos e a pirataria. De uma maneira muito geral, a educação é essencial e os jogos são acessórios logo não há como comparar coisas tão diferentes.
Não concordo com o João Miranda, mas também não posso concordar convosco!

Cópia é crime seja em que estado for e porque motivos forem!
Ao copiar um livro ou partes deste voçês estão a lesar quem o escreveu, quem o compilou, quem o editou até quem o traduziu, se for esse o caso!

Posso utilizar neste caso os mesmos argumentos usados para os videojogos, se não têm dinheiro para adquirir um livro esperam que este desca de preço, procuram no mercado de segunda mão, procuram as informações contidas neste na net, de forma gratuita mas nunca copiar, seja porque motivos forem.
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » segunda 06 mar 2006, 21:09

Eu falei no sentido moral...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Responder