eu estou no 5º grau, eu não consegui passar á 1ª o exame para o 1º grau mas depois tive dois 18 seguidos, e até agora a nota mais baixa num exame foi 15. tb toco viola, menos alguns acordes.Peddie Escreveu:Toco piano desde os 5 anos. Tive 15 no exame de 5º grau, mas acabei por deixar o curso de Piano a meio do 6º grau. Em que grau estás, ou és regime livre?João Miranda Escreveu:Alguém daqui sabe tocar piano ou algum instrumento?
eu sei tocar piano desde os 7 anos. neste momento estou a treinar o nocturno de chopin, aqule da banda sonora de o pianista.
Também toco baixo, mas isso aprendi sozinho. Toco também os básicos da guitarra e da bateria.
Musica
Moderadores: Redacção, Moderadores
- Golden Echo
- Expert
- Registado: quinta 15 set 2005, 13:10

- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:
Ehehehe pois é! Já não me lembrava como eram as referências no princípioJoão Miranda Escreveu: tb toco viola, menos alguns acordes.

Colega, tocar viola não é saber ou conseguir tocar os acordes todos, até porque há centenas deles

![Old Cool [8D]](./images/smilies/old_cool.gif)

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

- Golden Echo
- Expert
n sei se tás a perceber, é que consigo tocar uma musica que tenha ouvido na viola, mas tocar os acordes que acompanham a musica já não, a não ser talvez a tónica de cada acorde, só sei tocar os acordes Maiores de cada nota não alterda por nenhum acidente harmónico e no estado funtamental, percebes o que eu quero dizer?Morbus Escreveu:Ehehehe pois é! Já não me lembrava como eram as referências no princípioJoão Miranda Escreveu: tb toco viola, menos alguns acordes.![]()
Colega, tocar viola não é saber ou conseguir tocar os acordes todos, até porque há centenas delesMas olha, eu também toco viola, menos alguns acordes
![]()
Só que toco mais algumas coisas
loooo0000OOOO0000ooool

- Morbus
- Master
- Contacto:
Percebo, só que também percebo que não sabes quase nada de viola... Sabes que não há só acordes maiores e menores... Há acordes de sétima, de sexta, de quinta, acordes derivados às notas, acordes de sexta/sétimas miturados (normalmente sustenidos), acordes mascarados (não se chamam assim mas não sei o nome certo, são acordes que não têm a nota base e são só usados no tango e noutros ritmos mais estranhos), e depois cada um destes acordes, para cada nota, tem as suas variações de sétima, sexta, e quinta, assim com sustenidos e bmois, e assim como variações às notas da escala e assim como (alguns) duas maneiras diferentes de se fazerem (ou pensavas que era só o Sol que se podia fazer de maneiras diferentes?). Ah! E ainda há os Power Acordes.João Miranda Escreveu:n sei se tás a perceber, é que consigo tocar uma musica que tenha ouvido na viola, mas tocar os acordes que acompanham a musica já não, a não ser talvez a tónica de cada acorde, só sei tocar os acordes Maiores de cada nota não alterda por nenhum acidente harmónico e no estado funtamental, percebes o que eu quero dizer?Morbus Escreveu:Ehehehe pois é! Já não me lembrava como eram as referências no princípioJoão Miranda Escreveu: tb toco viola, menos alguns acordes.![]()
Colega, tocar viola não é saber ou conseguir tocar os acordes todos, até porque há centenas delesMas olha, eu também toco viola, menos alguns acordes
![]()
loooo0000OOOO0000ooool
![Old Tongue [:p]](./images/smilies/old_tongue.gif)
Tocar algumas músicas de ouvido não é saber tocar guitarra. Qualquer um acompanha cebola mole, nirvana (algumas), ou um malhão e assim. Mas basta entrarem no pop-rock tipo ThreeDoorsDown (que é do mais básico que anda por aí) e estatelam-se ao comprido...
Ok, mas se já acompanhas algumas músicas já é um começo, eu também comecei assim

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter

- Golden Echo
- Expert
tipo, eu nunca tive uma aula de viola, acho que saber só isso já é bom.Morbus Escreveu:Percebo, só que também percebo que não sabes quase nada de viola... Sabes que não há só acordes maiores e menores... Há acordes de sétima, de sexta, de quinta, acordes derivados às notas, acordes de sexta/sétimas miturados (normalmente sustenidos), acordes mascarados (não se chamam assim mas não sei o nome certo, são acordes que não têm a nota base e são só usados no tango e noutros ritmos mais estranhos), e depois cada um destes acordes, para cada nota, tem as suas variações de sétima, sexta, e quinta, assim com sustenidos e bmois, e assim como variações às notas da escala e assim como (alguns) duas maneiras diferentes de se fazerem (ou pensavas que era só o Sol que se podia fazer de maneiras diferentes?). Ah! E ainda há os Power Acordes.João Miranda Escreveu:n sei se tás a perceber, é que consigo tocar uma musica que tenha ouvido na viola, mas tocar os acordes que acompanham a musica já não, a não ser talvez a tónica de cada acorde, só sei tocar os acordes Maiores de cada nota não alterda por nenhum acidente harmónico e no estado funtamental, percebes o que eu quero dizer?Morbus Escreveu:Ehehehe pois é! Já não me lembrava como eram as referências no princípioJoão Miranda Escreveu: tb toco viola, menos alguns acordes.![]()
![]()
loooo0000OOOO0000ooool
Tocar algumas músicas de ouvido não é saber tocar guitarra. Qualquer um acompanha cebola mole, nirvana (algumas), ou um malhão e assim. Mas basta entrarem no pop-rock tipo ThreeDoorsDown (que é do mais básico que anda por aí) e estatelam-se ao comprido...
Ok, mas se já acompanhas algumas músicas já é um começo, eu também comecei assim

- Morbus
- Master
- Contacto:
Exacto, foi o que eu disse, já é um começoJoão Miranda Escreveu:tipo, eu nunca tive uma aula de viola, acho que saber só isso já é bom.

Tipo, eu tb não XD

- PeddieKitsune
- Expert
- Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Acordes de quinta? Isso não existe...Morbus Escreveu:Percebo, só que também percebo que não sabes quase nada de viola... Sabes que não há só acordes maiores e menores... Há acordes de sétima, de sexta, de quinta, acordes derivados às notas, acordes de sexta/sétimas miturados (normalmente sustenidos), acordes mascarados (não se chamam assim mas não sei o nome certo, são acordes que não têm a nota base e são só usados no tango e noutros ritmos mais estranhos), e depois cada um destes acordes, para cada nota, tem as suas variações de sétima, sexta, e quinta, assim com sustenidos e bmois, e assim como variações às notas da escala e assim como (alguns) duas maneiras diferentes de se fazerem (ou pensavas que era só o Sol que se podia fazer de maneiras diferentes?). Ah! E ainda há os Power Acordes.João Miranda Escreveu:n sei se tás a perceber, é que consigo tocar uma musica que tenha ouvido na viola, mas tocar os acordes que acompanham a musica já não, a não ser talvez a tónica de cada acorde, só sei tocar os acordes Maiores de cada nota não alterda por nenhum acidente harmónico e no estado funtamental, percebes o que eu quero dizer?Morbus Escreveu:Ehehehe pois é! Já não me lembrava como eram as referências no princípioJoão Miranda Escreveu: tb toco viola, menos alguns acordes.![]()
![]()
loooo0000OOOO0000ooool
Porque é que os acordes com 6ª e 7ª são normalmente sustenidos?
Acho que esses acordes "mascarados" são acordes com fundamental omitida.
- Morbus
- Master
- Contacto:
Ai isso é que existe! Vê lá isso outra vez.Peddie Escreveu:Acordes de quinta? Isso não existe...

Estava a falar dos misturados (não sei o nome técnico). São usados no fado para fazer aqueles ritmos com três acordes. Claro que os acordes de 7ª/6ª não são normalmente sustenidos! São como o normal. Agora acho que os tais "misturados" (acho que são modificados consuante a escala em que estão inseridos) é que, normalmente, são sustenidos.Peddie Escreveu:Porque é que os acordes com 6ª e 7ª são normalmente sustenidos?
Também acho que sim.Peddie Escreveu:Acho que esses acordes "mascarados" são acordes com fundamental omitida.

- PeddieKitsune
- Expert
Desculpa, mas acordes de quinta não existem. Podes estar se calhar a confundir com outra coisa.Morbus Escreveu:Ai isso é que existe! Vê lá isso outra vez.
Primeiro de tudo é preciso saber se o acorde é de 7ª maior, 7ª menor, 7ª diminuta ou 7ª à dominante.Estava a falar dos misturados (não sei o nome técnico). São usados no fado para fazer aqueles ritmos com três acordes. Claro que os acordes de 7ª/6ª não são normalmente sustenidos! São como o normal. Agora acho que os tais "misturados" (acho que são modificados consuante a escala em que estão inseridos) é que, normalmente, são sustenidos.
Depois o facto de serem acordes sustenidos depende exclusivamente da tonalidade da música, não do tipo de acordes em si.
- Morbus
- Master
- Contacto:
Estou a falar de acordes de 7ª dominante como é óbvio. Suponho que se partia desse princípio... Quanto à tonalidade, como eu aprendi, fala-se sempre em escala de Lá, quando não se especifica. Mas acho que tem alguma coisa a haver com a tonalidade. Eu não percebo muito dessas miudesas técnicas. Sei utilizá-los quando preciso deles, sei quando e como, e, incoscientemente, sei porquê...Peddie Escreveu:Primeiro de tudo é preciso saber se o acorde é de 7ª maior, 7ª menor, 7ª diminuta ou 7ª à dominante.Estava a falar dos misturados (não sei o nome técnico). São usados no fado para fazer aqueles ritmos com três acordes. Claro que os acordes de 7ª/6ª não são normalmente sustenidos! São como o normal. Agora acho que os tais "misturados" (acho que são modificados consuante a escala em que estão inseridos) é que, normalmente, são sustenidos.
Depois o facto de serem acordes sustenidos depende exclusivamente da tonalidade da música, não do tipo de acordes em si.
Desculpo desculpoPeddie Escreveu:Desculpa, mas acordes de quinta não existem. Podes estar se calhar a confundir com outra coisa.Morbus Escreveu:Ai isso é que existe! Vê lá isso outra vez.
![Old Tongue [:p]](./images/smilies/old_tongue.gif)

- PeddieKitsune
- Expert
0 1 3 3 X 0 = Mi Sib Fá Sib X Mi --->Morbus Escreveu:Desculpo desculpoPeddie Escreveu:Desculpa, mas acordes de quinta não existem. Podes estar se calhar a confundir com outra coisa.Morbus Escreveu:Ai isso é que existe! Vê lá isso outra vez.. Pode dar-se o caso de eu, de facto, estar a confundir mas seu um E de sétima pode ser 0 2 2 1 3 0, se um E de sexta pode ser 0 2 2 1 2 0, o que é um 0 1 3 3 x 0 (ou em casos diferentes x 1 3 3 x 0) a que eu chamo E de quinta? Pode ser que isto não seja nada um E5 e seja outra coisa, mas eu tenho quase a certeza que é. Vê lá isso melhor e vê aulas de guitarra (livros) sobre isso...

X 1 3 3 X 0 = X Sib Fá Sib X Mi ---> mesmo que anterior, só que está no Estado Fundamental, ou seja: Sib5/4Aum
Fui ver ao meu livro de Composição e de facto existe E5, mas significa que é um acorde que não tem 3ª, e costuma-se dizer "acorde de (nota) com 3ª omitida".

- Morbus
- Master
- Contacto:
Ok. Esclarecidos 

- Player-Zero
- Expert
- Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
- Golden Echo
- Expert
- PeddieKitsune
- Expert
Se te referires a um acorde assim -> E5, é um acorde com a terceira omitida, ou seja, não está definido se o acorde é Maior ou Menor.João Miranda Escreveu:os acordes de quinta n é o mesmo do que um acore no estado fundamental? terminam na dominante e começam na tónica,n é? eu n sei, n percebo muito de acordes, é o k mais me atrapalha na formação musical.