Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quarta 04 jan 2006, 14:49

Maedhros Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Comparar a arte dos videojogos com as outras grandes artes é uma situação extremamente injusta para os videojogos. Comparado com artes como a pintura, literatura, teatro, musica, etc esta nova arte é apenas uma criança que ainda cambaleia ao andar, como esperas compara-la agora com velhos anciões que criaram a propria palavra Arte ?

Tu falas que a proporção de bons filmes é superior à de bons jogos, mas tu por acaso conheces todos os filmes que sairam num ano? Alguém conhece ? Há milhões de filmes que não xegam aos nossos ouvidos quanto mais aos nossos cinemas. Por outro lado, embora também possas não conhecer todos os jogos de um determinado ano, se fores minimamente atento poderás tomar conhecimento da maior parte deles.

E os Morangos com Açucar também são uma arte, a mais evoluída de todas, a arte de vender!

Foste tu que o disses-te. Então segundo esta teoria tas a admitir que os jogos são também eles uma arte, visto que estão nos topos de vendas ultrapassando mesmo a música, a menos que agora ponhas em causa que a música é uma arte.


Para mim os jogos são uma arte em franco desenvolvimento mas no entanto não conta com os anos de experiências das outras grandes artes, portanto não esperem, para já, por parte desta arte o mesmo que esperam da outras. Embora isso, é notório que os jogos já tomaram o lugar da literatura, cinema, teatro, etc na vida de muitas pessoas...

ARTES POWER!!!
1. Eu não afirmei que a proporção era superior, disse que me parecia superior. Coisas muito diferentes. E não, não conheco todos os filmes, eu digo isso num post. Nem sequer quero conhecer! Mas na minha experiência, acabo por ver uma maior proporção de arte na esfera do cinema que na dos videojogos!

2. É óbvio que tenho em conta que as outras artes estão mais dissiminadas. Mas estás-me a dar razão: os jogos são uma forma de arte mais recente e precoce. Mas é apenas isso o que eu digo. Não estou a dizer que os jogos são maus por isso! Apenas estava a tentar mostrar ao Newtomic que os jogos ainda têm um longo caminho a pecorrer (coisa que tu pareces estar de acordo). Daí eu dizer que os jogos estão longe de outras artes... Mas nem todos têm a tua opinião, como verás se leres os outros posts.

3. Jovem, jovem, escusas de me bater :wink: O segmento "arte de vender" era uma piada... Sim, música é arte. Mas arte de vender nada tem a haver com o facto. Também se vendem milhões de cigarros, não é por isso que eu ando para aqui a discutir a arte de enrolar um bom cigarro.

4. E eu nunca disse que os jogos não eram arte!!!!!!! Leiam os meus posts!!!
Antes de mais só aki um parentisis para dizer k nunca foi minha intenção "bater-te", tudo trankilo :wink:

Ok, podes nunca ter dito que os jogos não eram arte, mas a minha ideia era mostrar que, através da tua teoria dos "Morangos", estás a admitir que eles são. Só e apenas isso :wink:

Em relação as proporções de qualidade entre os filmes e os jogos eu digo com sinceridade que ultimamente não tenho assistido a filmes que eu realmente aprecie. Há muitos que têm não-sei-quantos efeitos especiais e contam com a presença do(a) actor(a) XPTO mas na realidade não tenho visto nada de realmente aliciante, e sou um bom frequentados de cinema. Talvez o último filme que realmente gostei foi talvez o Saw ou o Efeito Borboleta (este último foi o que gostei mais dos dois e já deverá contar com mais de um ano de existência). Por outro lado tenho tido oportunidade de jogar jogos muitos bons como é o caso de San Andreas, Jade Empire, Fahrenheit, etc.

Talvez seja eu que sou muito exigente com o cinema, mas é raro o filme que me sacia tão bem como um bom jogo (exemplo destes 3).
É o que penso :wink:

XPTO POWER!!!
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 04 jan 2006, 15:31

MadnessJonny Escreveu:Antes de mais só aki um parentisis para dizer k nunca foi minha intenção "bater-te", tudo trankilo Wink

Ok, podes nunca ter dito que os jogos não eram arte, mas a minha ideia era mostrar que, através da tua teoria dos "Morangos", estás a admitir que eles são. Só e apenas isso Wink

Em relação as proporções de qualidade entre os filmes e os jogos eu digo com sinceridade que ultimamente não tenho assistido a filmes que eu realmente aprecie. Há muitos que têm não-sei-quantos efeitos especiais e contam com a presença do(a) actor(a) XPTO mas na realidade não tenho visto nada de realmente aliciante, e sou um bom frequentados de cinema. Talvez o último filme que realmente gostei foi talvez o Saw ou o Efeito Borboleta (este último foi o que gostei mais dos dois e já deverá contar com mais de um ano de existência). Por outro lado tenho tido oportunidade de jogar jogos muitos bons como é o caso de San Andreas, Jade Empire, Fahrenheit, etc.

Talvez seja eu que sou muito exigente com o cinema, mas é raro o filme que me sacia tão bem como um bom jogo (exemplo destes 3).
É o que penso Wink

XPTO POWER!!!
Só te digo uma coisa: perdes-te um excelente ano para o cinema!
Não achando que os 2 filmes de que falas sejam maus, pelo contrário, mas este ano saíu uma quantidade enorme de filmes bem melhores!

São inúmeras as obras primas de arte que passaram pelas salas de cinema portuguesas este ano:

. Charlie and the Chocolate Factory
. Old Boy
. Million Dollar Baby
. Revolver
. Broken Flowers
. Crash
. House of the Flying Daggers
. Sin City
. Land of the Dead
. Sideways
. Closer
. Cinderella Man
. Lord of War
. The Descent
. Caché
...
Estes são os títulos que destaquei para o ano de 2005, e há muitos (mesmo muitos) mais!!! E como vês, não primam por fx ou actor xpto (embora haja alguns que podiam primar que não estão na lista), mas sim pela qualidade cinematográfica.

Não digo que não hajam excelentes jogos este ano, mas são menos que os filmes, e em geral, muito poucos mostram a acuidade estética e narrativa da maior parte dos filmes... Isto é, muitos são bons jogos, mas questiono até que ponto serão arte de primeira linha!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » quarta 04 jan 2006, 15:40

Eu ando mesmo mal no que toca a cinema... Desses filmes todos só vi o Old Boy e o Sin City, apesar de ter intenções de ver muitos dos outros.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 04 jan 2006, 15:49

Prime Operative Escreveu:Eu ando mesmo mal no que toca a cinema... Desses filmes todos só vi o Old Boy e o Sin City, apesar de ter intenções de ver muitos dos outros.
Andas melhor do que eu... Desses filmes todos eu só vi: ( ) Isso mesmo: nenhum! :oops:

Para mim, em 2005 e 2006 só vão sair dois filmes interssantes e realmente bons: In The Name of The King 1 e 2. Mas é a minha opinião. E ela não vale nada pois não sei muito de cinema... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » quarta 04 jan 2006, 15:57

Maedhros disse:

"Eu percebi o que ele queria, mas não justificou nada, não tornou o seu texto claro e compreensível numa primeira leitura, atirou uns bitytes para o ar (para ser engraçado, não sei?) e não teve qualquer encadeamento lógico no seu post. É impossível discutir com posts daqueles por base...

Acho que qualquer um consegue ser engraçado sem dizer nada, mas isto sou eu! E isso do tudo dizer, é muito subjectivo. Não percebo como alguém pode dizer tudo, dizendo nada e justificando menos!

Os seus outros posts foram muito mais claros e compreensíveis... como já disse gostos são gostos."

PEssoalmente e a nível de posts onde disse mais verdades ou onde fui mais explicito foi no primeiro post, se fui compreendido ou não isso é outra história. O humor explicito ou não é dependente de quem o lê, é como quem gosta de Fernando Rocha somente por dizer as asneiradas mais explicitamente..mas não gosta de outros autores menos directos que atacam na mouche e muitas vezes ferem os espectadores...não me situando claro em nenhum dos estilos.
Não disse nada dependendo das opiniões lógicamente e há coisas que simplesmente nõa precisam de ser justificadas.
Gostos saõ mesmo gostos.
Em relação ao tema do tópico:

Só hoje li a Megascore, só hoje também a comprei hehe e agora percebo onde vão buscar o MR. Erbert( que me estava a passar ao lado ;) tendo chegado a reler o tópico todo a procura de um user desse nome)

Uma opinião simples em relação a este senhor, que em certos pontos embora não do meu ponto de vista explica muito bem o meu 1º post. A mediatização das coisas e o modo como são vistas, é um bom ponto de vista para esse post, e neste momento o ponto de vista desse Senhor Erbert é critico no mau sentido para os jogos como arte, é também critico a quem os faz chamando-os de meros artesãos, e embora sendo um texto reduzido, pode dar a entender que os ditos senhores que criaram max payne ou god of war se o tivessem feito em Livro seriam considerados pessoas melhores? melhores artistas?.
Para este senhor os jogos estão a partida rotulados..quem os joga também, quem os cria idem..
Como disse anteriormente é diferente criar coisas para ambos os campos...mesmo com o mesmo objectivo..depende então da predisposição de cada pessoa para escolher qual gosta? Será melhor um leitor de um livro ou quem visualiza o filme?
A opinião dele divide esse tipo de pessoas e mete rotulos nas mesmas...
Sem dúvida não concordo.

Não conheço bem o jogo men of valor, mas acompanhei bem por dentro o trabalho desenvolvido a nível de investigação para o fazer, as fotos tiradas, o aconselhamento por parte de quem sobreviveu do dito batalhão e participou activamente no jogo, os cenários reproduzidos,etc..
NUm filme igualzinho de 2 horas teremos tantos dialogos como no jogo? tantas cutscenes para um complemento da história do jogo?, Não.
Teremos uma introdução ao batalhão, 3 ou 4 zonas chave de batlaha em que morre 1 membro de cada vez, sendo que na cena mais bruta do filme, as namoradas choram que nem umas desalmadas até chegar a casa depois de sair do cinema, triando os milhentos atalhos no filme para dura as 2 ditas horas.
È uma boa peça e a nível de envolvimento como filme é algo espectacular, se já se faz coisas por vezes tão boas sem enredo minimo quanto mais a fazer valer uma história desse género que nem resgate do soldado Ryan.

MAS, quantos não pegam no jogo, até mais completo, que também dura muito mais tempo, com factores de jogabilidade em que morremos umas poucas vezes(aqui tb cortam a imersão por vezes), sendo que por serem bonecos e jogado num PC ou xbox, já não é a partida e como ele indirectamente diz para todos.
Já não é aqui a falta de MAturidade..é sim a falta de Mentalidade que precisa de um pouco de juventude para abrir a mente para novos horizontes, horizontes mais sofridos do que hipotéticamente chorar num filme.
Quantos não têm retidas na mente situações de jogos como que filmes.

OS videojogos dependem da nossa imaginação e do que cada um sente ao jogar para ser arte, para serem apreciados.
A arte não é também isso? uma obra para ser apreciada, imaginada? com as mais variadas reacções a obra em si, quer seja um quadro com um risco(exagerando um pouco) que irá despertar as mais variadas reacções, umas pelo preço que o risco custa eheheh, outras porque não percebem porque um risco é arte..quando já deitaram desenhos assim, outros porque apreciam a coragem de alguém meter um quadro numa galeria com um risco e assumir isso como um bom trabalho,etc..
Há sempre alguém para apreciar de tudo, é uma questão de ler os recordes do guiness para ver das colecções mais bizarras a tútulo de exemplo eheh...e para essas pessoas cada colecção é uma obra de arte e muito própria ou única.

PAra mim , que sou um desconhecido de POrtugal, o critico mais conhecido dos Estados Unidos , não diz nada, e agora que conheço a sua opinião, ainda menos diz, é uma arte para mim, eu o ter posto perante mim e a minha opinião em ponto de igualdade, sendo que ganho quando a minha têm masi valor, pois considero-me com uma mente mais aberta, e criticando certos pontos que ele critica, mas vendo algo de positivo, pegando nos mesmos pontos sem o entuíto de mandar a baixo ´so porque ameaçam outros temas. No fundo a minha opinião não é tão comercial como a dele, ou aparentemente tão "velho do restelo".
Ele como critico acaba de dar uma machadada no pé.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 04 jan 2006, 16:35

PEssoalmente e a nível de posts onde disse mais verdades ou onde fui mais explicito foi no primeiro post, se fui compreendido ou não isso é outra história. O humor explicito ou não é dependente de quem o lê, é como quem gosta de Fernando Rocha somente por dizer as asneiradas mais explicitamente..mas não gosta de outros autores menos directos que atacam na mouche e muitas vezes ferem os espectadores...não me situando claro em nenhum dos estilos.
Não disse nada dependendo das opiniões lógicamente e há coisas que simplesmente nõa precisam de ser justificadas.
Gostos saõ mesmo gostos.
Para ver se acabamos com esta discussão que já vai longa:

Permite-me discordar da tua opinião sobre a clareza do conteúdo do teu post inicial. Como sabes há regras gramaticais, semânticas e estruturais que um artigo deve ter... Ignoras-te quase todas. E mesmo sabendo que isto não é um jornal ou sequer um pasquim, deves ter em conta que o teu texto vai ser lido por pessoas, e que elas (como eu) têm interesse no que vais dizer. Deves portanto tentar ser claro, coisa que tu não foste (não só pelo conteúdo, mas também pela forma). Devias rever os teus posts antes de postar, limpar os erros mais sonantes e tentar pensar que alguém os vai ler.

O teu sentido de humor não me toca, mas é a minha opinião, não te vou criticar por isso! Adoro vários estilos de humor e comédia: Seinfeld, Williams, Python, entre muitos outros. Em qualquer dos casos, esse humor tem de estar adaptado ao meio, neste caso um post, e como tal não é impeditivo da criação de um texto conciso e bem justificado.

E num fórum, se o teu objectivo é tentar discutir um tema (é, não é?), e mostrar a tua visão das questões, tens de justificar minimamente o que queres fazer passar! Senão, não passas de um aponta dedos como aquele do gato fedorento:

"Meu amigo, isto que aconteceu é muito simples, meu amigo. O que aconteceu é que chego aqui e sou logo confrontado com certas e determinadas situações... E há gajos por aí que fazem trinta por uma linha e depois passa tudo incólume, que é coisa eu eu não percebo! É que eu assim não venho... deixo de vir aqui, vou fazer a minha vida para outros sítios..."

Diz tudo e não diz nada. Se queres humor isso funciona, mas para discutir seriamente não. Eu não acho que estejamos num forum de stand up, nem o tópico foi criado com o mesmo intuito do História sem Fim. Venha o humor, mas com ideias e tópicos de discussão que se compreendam!

Tu dizes que foi onde disseste mais verdades, talvez... mas que verdades são essas? As minhas? Se calhar são as tuas... como podes esperar que eu as entenda completamente, se não as explicas para o resto das pessoas? O que tu fazes é denunciar certos males, sem os discutir e isso é tão perigoso com não os denunciar. Para além que te tira credibilidade como detentor de opinião (viu-se isso nas reacções ao teu post!!).

Quando eu disse que tu disseste nada, foi só para provar ao Newtomic que estava a contradizer-se, que ele mesmo leu o que eu li, e que as palavras do tudo e nada são inicialmente dele e não minhas.

Tu falas de muitas verdades, mas será que dizes mesmo muitas verdades??

P.S. Se te ofendi em qualquer ponto, não era essa a minha intenção, mas numa discussão viva às vezes dizem-se disparates! Se o fiz, peço desculpa! Não quero de forma alguam censurar-te a ti ou a quem quer que seja, estou apenas a dar a minha modesta opinião. Postem a favor ou contra o que digo, não me faz diferença, desde que todos aprendamos.

P.S. 2: Não vou comentar o resto do teu post, porque mais uma vez, acho que dizes coisas muito interessantes (algumas concordo outras não), mas acho que continuas a escreve-las da pior forma(para mim, outros discordarão), que me tira toda a vontade de uma réplica...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 04 jan 2006, 16:38

Ai que posts tão grandes... :shock: :? Mas acho que fiquei com algumas ideias do simple.

O problema do senho Ebert, como explico antes, é que não consegue admitir que os jogos sejam arte, comparando-os (e mal) apenas comuma das outras sete artes nobres:

Pintura
Escultura
Teatro
Música
Literatura
Arquitectura
Cinema

Só compara os jogos com a literatura. É impossível establecer ligações absolutas entre as sete artes, por isso, é impossível dizer que os jogos não são arte porque não têem ligações absolutas com as sete artes nobres. O problema do Sr. Ebert é que o argumento dele não é válido (o que não quer dizer que a ideia que ele tem de que os jogos não são arte seja falsa). Com o meu post grande lá de trás eu tentei provar que o argumento dele está mal.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 04 jan 2006, 17:17

Nunca li o que esse tal de Sr.Ebert escreveu, mas gostaria de o fazer! Mas se bem entendi é mais um "Velho do Restelo" que critica os videojogos e nunca os consideraria arte, mas será por apenas ser uma forma de entretenimento? A música e o cinema também o são! Será que é por ser digital? E os efeitos especiais que deliciam os amantes de cinema, e a arte digital com fotografias retocadas e imagens totalmente feitas digitalmente?

Os videojogos têm história (ex.: Max Payne com uma excelente história), têm arquitectura (ex.: Máfia, com uma mapa muito bom e uma cidade dos anos 30 muito bem reproduzida), música (há excelentes bandas sonoras e sons que alteram o ambiente vivido, como num filme, sons reproduzidos fielmente e reais), e também pintura (as texturas cada vez mais realistas e que se podem apreciar).

Pode ser um pouco difícil considerar os jogos como arte mas são relativamente recentes para serem aceites pela sociedade, vejam o caso dos nossos pais que dizem que jogar é um desperdicio de tempo e só estamos a estragar o computador... Será que de certa maneira os obrigassemos jogarem o Max Payne 2 prestando atenção à história pudessem compreender mais um pouco porque adoramos jogar? Será que se se sentassem ao nosso lado a ver-nos jogar Flight Simulator pudessem ver a complexidade e realidade daquele jogo e o quisessem experimentar para sentirem, nem que seja virtualmente, a dificuldade e experiência de pilotarem um Boing 777 que será impossível a 99% da população experimentar?

É extremamente impossível não conseguir admirar o espectacular dragão que aparece no filme Senhor dos Anéis, mas e então o trabalho digital por de trás dele? E se mesmo aos mais cépticos dos videojogos lhes apetecessem viajar e conduzir esse dragão? Só há uma hipótse... faze-lo através de um jogo, virtualmente. Se todas as pessoas que vão ao cinema e dizem que não fariam tal acção que o actor está a fazer experimentassem o Farenheit mudasse de opinião relativamente aos videojogos.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 04 jan 2006, 17:54

Death Crow Escreveu:Os videojogos têm história (ex.: Max Payne com uma excelente história), têm arquitectura (ex.: Máfia, com uma mapa muito bom e uma cidade dos anos 30 muito bem reproduzida), música (há excelentes bandas sonoras e sons que alteram o ambiente vivido, como num filme, sons reproduzidos fielmente e reais), e também pintura (as texturas cada vez mais realistas e que se podem apreciar).
E têm a arte do próprio videojogo inerente ao trabalho de programação, conceito de produção e de jogo, aos afinamentos dos controlos, imaginação em termos de inovações em relação aos outros jogs. É como eu digo: quando ultrapassarmos esta fase em que se andam a afinar as ferramentas (ou seja, gráficos e afins) vamos entrar numa fase em que os produtores se vão realmente preocupar em lançar para o mercado jogos originais e realmente bons. Já não vai haver a necessidade de sequelas baratas (muitas delas acabam). O que acontece agora é que alguns jogos bons que saem agora apenas compiam as ideias de jogos antigos com gráficos bons.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 05 jan 2006, 10:45

Maedhros Escreveu:...
Não digo que não hajam excelentes jogos este ano, mas são menos que os filmes, e em geral, muito poucos mostram a acuidade estética e narrativa da maior parte dos filmes... Isto é, muitos são bons jogos, mas questiono até que ponto serão arte de primeira linha!
Para mim disgas o k disseres, o GTA SA, ker consideres ou não Arte, diverte muito + k TODA a lista de filmes JUNTOS k mensionaste! 8)
Maedhros Escreveu:
PEssoalmente e a nível de posts onde disse mais verdades ou onde fui mais explicito foi no primeiro post, se fui compreendido ou não isso é outra história. O humor explicito ou não é dependente de quem o lê, é como quem gosta de Fernando Rocha somente por dizer as asneiradas mais explicitamente..mas não gosta de outros autores menos directos que atacam na mouche e muitas vezes ferem os espectadores...não me situando claro em nenhum dos estilos.
Não disse nada dependendo das opiniões lógicamente e há coisas que simplesmente nõa precisam de ser justificadas.
Gostos saõ mesmo gostos.
Para ver se acabamos com esta discussão que já vai longa:

Permite-me discordar da tua opinião sobre a clareza do conteúdo do teu post inicial. Como sabes há regras gramaticais, semânticas e estruturais que um artigo deve ter... Ignoras-te quase todas. E mesmo sabendo que isto não é um jornal ou sequer um pasquim, deves ter em conta que o teu texto vai ser lido por pessoas, e que elas (como eu) têm interesse no que vais dizer. Deves portanto tentar ser claro, coisa que tu não foste (não só pelo conteúdo, mas também pela forma). Devias rever os teus posts antes de postar, limpar os erros mais sonantes e tentar pensar que alguém os vai ler.
Sei k nem seker me devia estar a meter onde não sou chamado, mas (e desculpa) acho k tu deverias usar + a cabeça e menos as régras GRAMATICAIS, onde eu sempre fui um Zé-Nabo e no entanto percebi bastante bem onde o Simple kis chegar no 1º post dele.

... o resto do teu post não o vou responder pela mesma razão k não respondeste ao simple, a maneira como escreves tudo muito certinho e direitinho é DESINTERESANTE... hek como podes constatar existem mesmo gostos para tudo, à e devias de deixar de ser tão minhokinhas, deverias "ABRIR" + a tua mente! :wink:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 05 jan 2006, 10:51

os jogos para serem obras de arte tem que haver uma alteração na mente dos jogadores e dos produtores de jogos, e darem mais importância ás histórias no jogo, porque elas estão em todas as obras de arte.

os romanos/gregos utilizaram a escultura em 1º lugar para fazer colunas, jarras etc. depois começaram a fazer esculturas de imperadores deuses, que contavam a história de roma/grécia.

depois da música apareceu a ópera.

depois das encicolpédias apareceram os romances.

teatro e cinema sempre contaram histórias.

A maioria prefere jogos como Painkiler que é só matança, do que jogos como tomb raider angel of darkness, que até tem uma história fixe

É claro que quando isto soma as duas coisas faz um grande jogo, é o caso de Half-Life, Halo, etc.

Onde é que a história de Farenheinht é menos espectacular que o Código da Vinci, ou o espectaculo visual de Half-Life menos que alguns filmes?
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 05 jan 2006, 11:20

Newtomic Escreveu:
Maedhros Escreveu:...
Não digo que não hajam excelentes jogos este ano, mas são menos que os filmes, e em geral, muito poucos mostram a acuidade estética e narrativa da maior parte dos filmes... Isto é, muitos são bons jogos, mas questiono até que ponto serão arte de primeira linha!
Para mim disgas o k disseres, o GTA SA, ker consideres ou não Arte, diverte muito + k TODA a lista de filmes JUNTOS k mensionaste! 8)
Eu posso-te dizer algo que diverte mais que isso tudo junto e nem por isso é considerado arte (embora alguns fanáticos o possam considerar) :P :twisted:

Newtomic Escreveu:
Maedhros Escreveu:
PEssoalmente e a nível de posts onde disse mais verdades ou onde fui mais explicito foi no primeiro post, se fui compreendido ou não isso é outra história. O humor explicito ou não é dependente de quem o lê, é como quem gosta de Fernando Rocha somente por dizer as asneiradas mais explicitamente..mas não gosta de outros autores menos directos que atacam na mouche e muitas vezes ferem os espectadores...não me situando claro em nenhum dos estilos.
Não disse nada dependendo das opiniões lógicamente e há coisas que simplesmente nõa precisam de ser justificadas.
Gostos saõ mesmo gostos.
Para ver se acabamos com esta discussão que já vai longa:

Permite-me discordar da tua opinião sobre a clareza do conteúdo do teu post inicial. Como sabes há regras gramaticais, semânticas e estruturais que um artigo deve ter... Ignoras-te quase todas. E mesmo sabendo que isto não é um jornal ou sequer um pasquim, deves ter em conta que o teu texto vai ser lido por pessoas, e que elas (como eu) têm interesse no que vais dizer. Deves portanto tentar ser claro, coisa que tu não foste (não só pelo conteúdo, mas também pela forma). Devias rever os teus posts antes de postar, limpar os erros mais sonantes e tentar pensar que alguém os vai ler.
Sei k nem seker me devia estar a meter onde não sou chamado, mas (e desculpa) acho k tu deverias usar + a cabeça e menos as régras GRAMATICAIS, onde eu sempre fui um Zé-Nabo e no entanto percebi bastante bem onde o Simple kis chegar no 1º post dele.

... o resto do teu post não o vou responder pela mesma razão k não respondeste ao simple, a maneira como escreves tudo muito certinho e direitinho é DESINTERESANTE... hek como podes constatar existem mesmo gostos para tudo, à e devias de deixar de ser tão minhokinhas, deverias "ABRIR" + a tua mente! :wink:
O facto de uma pessoa falar na norma melhor não quer dizer que tem a mente fechada. E ele não escreve tudo muito certinho e direitinho... :P
scarface Escreveu:os jogos para serem obras de arte tem que haver uma alteração na mente dos jogadores e dos produtores de jogos, e darem mais importância ás histórias no jogo, porque elas estão em todas as obras de arte.

os romanos/gregos utilizaram a escultura em 1º lugar para fazer colunas, jarras etc. depois começaram a fazer esculturas de imperadores deuses, que contavam a história de roma/grécia.

depois da música apareceu a ópera.

depois das encicolpédias apareceram os romances.

teatro e cinema sempre contaram histórias.

A maioria prefere jogos como Painkiler que é só matança, do que jogos como tomb raider angel of darkness, que até tem uma história fixe

É claro que quando isto soma as duas coisas faz um grande jogo, é o caso de Half-Life, Halo, etc.

Onde é que a história de Farenheinht é menos espectacular que o Código da Vinci, ou o espectaculo visual de Half-Life menos que alguns filmes?
Acho que tens razão no que dizes, menos no facto de o Código de da Vinci ser tão bom como Fahrenheit...

Ah! E se consideras o TombRaider um jogo com boa história há uns conselhos a dar-te... :D
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 05 jan 2006, 11:31

scarface Escreveu:os jogos para serem obras de arte tem que haver uma alteração na mente dos jogadores e dos produtores de jogos, e darem mais importância ás histórias no jogo, porque elas estão em todas as obras de arte.
Ainda me hás de dizer qual é a história das pinturas e esculturas completamente abstractas ? :?
Morbus Escreveu:Eu posso-te dizer algo que diverte mais que isso tudo junto e nem por isso é considerado arte (embora alguns fanáticos o possam considerar) :P :twisted:
Ora possas então dis estás à espera do kê ? [:p]
Morbus Escreveu:O facto de uma pessoa falar na norma melhor não quer dizer que tem a mente fechada. E ele não escreve tudo muito certinho e direitinho... :P
Ok pronto reconheço k fui uma beka bruto... :oops:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 05 jan 2006, 11:35

Newtomic Escreveu:
Morbus Escreveu:Eu posso-te dizer algo que diverte mais que isso tudo junto e nem por isso é considerado arte (embora alguns fanáticos o possam considerar) :P :twisted:
Ora possas então dis estás à espera do kê ? [:p]
Espero que saibas do que eu estou a falar :?: :P :-$ O:)
Newtomic Escreveu:
Morbus Escreveu:O facto de uma pessoa falar na norma melhor não quer dizer que tem a mente fechada. E ele não escreve tudo muito certinho e direitinho... :P
Ok pronto reconheço k fui uma beka bruto... :oops:
É o que é preciso... :P :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 05 jan 2006, 11:51

Newtomic Escreveu:
scarface Escreveu:os jogos para serem obras de arte tem que haver uma alteração na mente dos jogadores e dos produtores de jogos, e darem mais importância ás histórias no jogo, porque elas estão em todas as obras de arte.
Ainda me hás de dizer qual é a história das pinturas e esculturas completamente abstractas ? :?
Morbus Escreveu:Eu posso-te dizer algo que diverte mais que isso tudo junto e nem por isso é considerado arte (embora alguns fanáticos o possam considerar) :P :twisted:
Ora possas então dis estás à espera do kê ? [:p]
Morbus Escreveu:O facto de uma pessoa falar na norma melhor não quer dizer que tem a mente fechada. E ele não escreve tudo muito certinho e direitinho... :P
Ok pronto reconheço k fui uma beka bruto... :oops:
e achas que as pinturas abstractas era consideradas arte quando começaram a aparecer?
Imagem
Responder