Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 25 jan 2007, 22:10

Continuas a não responder à minha pergunta: a pirataria provoca ou não provoca danos às outras pessoas?

Quanto a não melhorar a qualidade dos produtos, tens TODA a razão no que dizes, por isso mesmo é que eu nem sequer os pirateio, quanto mais comprar... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » quinta 25 jan 2007, 22:30

Morbus Escreveu:Continuas a não responder à minha pergunta: a pirataria provoca ou não provoca danos às outras pessoas?
Eu posso responder, depende do tipo de intenção da pessoa ke a pratica.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 25 jan 2007, 22:35

DesertStorm Escreveu:
Morbus Escreveu:Continuas a não responder à minha pergunta: a pirataria provoca ou não provoca danos às outras pessoas?
Eu posso responder, depende do tipo de intenção da pessoa ke a pratica.
Seria essa também a minha resposta. Mas a questão não acaba aí. Pelo que dizes, eu contraponho: mas até que ponto é que depende? (dá exemplos, talvez seja melhor).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » quinta 25 jan 2007, 22:44

Morbus Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
Morbus Escreveu:Continuas a não responder à minha pergunta: a pirataria provoca ou não provoca danos às outras pessoas?
Eu posso responder, depende do tipo de intenção da pessoa ke a pratica.
Seria essa também a minha resposta. Mas a questão não acaba aí. Pelo que dizes, eu contraponho: mas até que ponto é que depende? (dá exemplos, talvez seja melhor).
imaginemos uma pessoa ke ker jogar um jogo a todo o custo, tem dinheiro para o comprar mas vai "poupar" e arranja o jogo pirata, esta pessoa está a fazer com que os produtores de jogos deixem de ganhar pelo trabalho ke tiveram.

outra pessoa, ke não tem dinheiro para gastar nos jogos, por isso a unica hipotesses dela é piratear um jogo, se não o conseguir paciencia, mas comprar o jogo esta fora do orçamento, esta pessoa não prejudica ninguem, pois comprando ou não o jogo, não chega dinheiro aos produtores.

Mas por outro lado a pirataria pode ser boa na medida em que a pessoa ke não tem dinheiro, foi alimentando a sua fome por videojogos com cópias piratas, mas mais tarde quando tiver condicoes monetárias, pode vir a ser um dos suportes desta industria, suporte esse que teria perdido o interessa se não tivesse jogado jogos pirateados.

essa pessoa pode ter pirateado o fifa 2002, que não teria hipotesses de comprar e agora é um fiel seguidor e tem as versoes 2003,2004,2005,2006 todas originais.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 25 jan 2007, 23:15

É exactamente assim que eu penso, mas não referiste que um pirata consciente pode muito bem influenciar outras pessoas a comprar os jogos de que gosta (piratas).

Mas, note-se, estes casos de que falamos não são a maioria, como é óbvio. E infelizmente...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Jota
Junior
Mensagens: 96
Registado: quarta 06 out 2004, 12:23
Localização: Chaporro de Cima, Évora

Mensagem por Jota » sexta 26 jan 2007, 1:49

Morbus Escreveu:Continuas a não responder à minha pergunta: a pirataria provoca ou não provoca danos às outras pessoas?

Quanto a não melhorar a qualidade dos produtos, tens TODA a razão no que dizes, por isso mesmo é que eu nem sequer os pirateio, quanto mais comprar... :roll:
Sabes a questão é mesmo essa, diz-se que se lesa a Editora, mas vamos a ver elas lucram bastante, a ver se me consigo explicar, para elas a preocupação é que não têm muito lucro, pois sejamos realistas, a pirataria ocorre, maioritariamente e termos de negócio, em países como Portugal, Brasil, Filipinas, etc, onde os rendimentos médios mensais são dos mais baixos, porque se a maior parte da população de Portugal ganhasse mais 800 € acho que não estaríamos a ter esta conversa. Mas isso são contas de outro rosário. O que eu quero dizer com a conversa é se trata na realidade de um dano que pode ou não ocorrer, eu sei é confuso...
Já ouviste falar de contar com o ovo no cu da galinha, acho que é mais ou menos isso, como a galinha não deu o ovo sentem-se lesados, é uma pergunta difícil...

1 abraço Morbus
---------------------
I'm 'gona die playin'
---------------------
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 26 jan 2007, 15:15

Jota Escreveu:Sabes a questão é mesmo essa, diz-se que se lesa a Editora, mas vamos a ver elas lucram bastante, a ver se me consigo explicar, para elas a preocupação é que não têm muito lucro, pois sejamos realistas, a pirataria ocorre, maioritariamente e termos de negócio, em países como Portugal, Brasil, Filipinas, etc, onde os rendimentos médios mensais são dos mais baixos, porque se a maior parte da população de Portugal ganhasse mais 800 € acho que não estaríamos a ter esta conversa. Mas isso são contas de outro rosário. O que eu quero dizer com a conversa é se trata na realidade de um dano que pode ou não ocorrer, eu sei é confuso...
Eu quando falo das coisas não me cinjo a Portugal. Falo da pirataria no mundo todo, como é claro, ou pensei que fosse claro. Sim, em Portugal o caso é diferente, e há mais casos em que as pessoas simplesmente não têm possibilidade, mas não sejas tão lerdinho que penses que é a maioria assim. A maior parte do pessoal que faz pirataria fá-la porque quer, e porque simplesmente não lhe apetece gastar dinheiro numa coisa que pode obter de graça, e se for preciso compra um bosta de umas sapatilhas ou um cagalhão de um boné que custam 100€ cada um [xx(] Isso é mete veneno... [xx(]
Jota Escreveu:Já ouviste falar de contar com o ovo no cu da galinha, acho que é mais ou menos isso, como a galinha não deu o ovo sentem-se lesados, é uma pergunta difícil...
Não te esqueças que não é simplesmente estar à espera e não aparecer. É um investimento que é feito em algo cujos lucros lhe são simplesmente roubados...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Run As Fast as U Can
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 7
Registado: sexta 26 jan 2007, 13:20
Localização: Barreiro

Mensagem por Run As Fast as U Can » sexta 26 jan 2007, 15:23

Hoje em dia ninguém compra Jogos que apenas tenham modo Single Player, porque não vale a pena. Só compram Jogos Multiplayer porque obtêm uma Serial Key original e podem jogar em todos os servidores. Sinceramente até compreendo, porque irão as pessoas gastar dinheiro num jogo original (single player) enquanto um pirateado é igualzinho?

As Editoras hoje em dia colhem o que semearam, a cada ano que passa os jogos aumentam cerca de 5€ o que incentiva cada mais a pirataria. Apesar de existirem leis estas quase nunca são aplicadas, logo ninguém teme ter meia duzia de jogos pirateados em casa se não houver qualquer tipo de consequência.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 26 jan 2007, 15:38

Run As Fast as U Can Escreveu:Hoje em dia ninguém compra Jogos que apenas tenham modo Single Player
Deves estar muito ceguinho, coitadinho. Olha Oblivion, por exemplo. Bioshock não vai ter singleplayer. GTA's não têm (a não ser com mods). Qualquer RPG de gema (que são, discutivelmente, os melhores jogos) não têm singleplayer. Sim, putos que não percebem peva de jogos poderão não comprar jogos só singleplayer, mas nem esses são todos.
Mas não deves andar muito a par das coisas. Muitos dos jogos mais vendidos de sempre não têm singleplayer. The Sims, por exemplo, que é só o jogo mais vendido de sempre (penso eu, se não é o 1º é o 2º).

Era fixe é que dissesses quais os teus jogos de eleição xD A partir daí pode-se tirar algumas conclusões sobre a tua base argumentativa...
Run As Fast as U Can Escreveu:Sinceramente até compreendo, porque irão as pessoas gastar dinheiro num jogo original (single player) enquanto um pirateado é igualzinho?
Da mesma forma que gastam dinheiro num filme pirata quando um original é igualzinho, da mesma forma que gastam dinheiro numa cagada de uma camisola de marca quando uma da feira é igualzinha, da mesma forma que gastam dinheiro num livro original quando um pirata é igualzinho, ou num album ou seja lá no que for. As pessoas comprar jogos porque QUEREM jogar, porque quem não comprar e pirateia é porque não quer jogar. Tão simples quanto isso.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Run As Fast as U Can
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 7
Registado: sexta 26 jan 2007, 13:20
Localização: Barreiro

Mensagem por Run As Fast as U Can » sexta 26 jan 2007, 15:50

Morbus Escreveu:
Run As Fast as U Can Escreveu:Hoje em dia ninguém compra Jogos que apenas tenham modo Single Player
Deves estar muito ceguinho, coitadinho. Olha Oblivion, por exemplo. Bioshock não vai ter singleplayer. GTA's não têm (a não ser com mods). Qualquer RPG de gema (que são, discutivelmente, os melhores jogos) não têm singleplayer. Sim, putos que não percebem peva de jogos poderão não comprar jogos só singleplayer, mas nem esses são todos.
Mas não deves andar muito a par das coisas. Muitos dos jogos mais vendidos de sempre não têm singleplayer. The Sims, por exemplo, que é só o jogo mais vendido de sempre (penso eu, se não é o 1º é o 2º).

Era fixe é que dissesses quais os teus jogos de eleição xD A partir daí pode-se tirar algumas conclusões sobre a tua base argumentativa...
Run As Fast as U Can Escreveu:Sinceramente até compreendo, porque irão as pessoas gastar dinheiro num jogo original (single player) enquanto um pirateado é igualzinho?
Da mesma forma que gastam dinheiro num filme pirata quando um original é igualzinho, da mesma forma que gastam dinheiro numa cagada de uma camisola de marca quando uma da feira é igualzinha, da mesma forma que gastam dinheiro num livro original quando um pirata é igualzinho, ou num album ou seja lá no que for. As pessoas comprar jogos porque QUEREM jogar, porque quem não comprar e pirateia é porque não quer jogar. Tão simples quanto isso.
Tenho estado a ler posts e tinha-te considerado uma pessoa inteligente, diz-me la então qual o objectivo em comprar um jogo que só tenha modo em Single Player? Se em qualquer lado arranjas e uma Serial Key para isso e eles não fazem verficação..

Eu gosto bastante de jogar, é um hobbie, mas não me posso dar ao luxo de comprar um jogo sempre que vejo um que goste.

Em relação ao teu comentário sobre os meus jogos de eleição... os meus jogos de eleição sao: Ultima Online, Ragnarok e Call of Duty 1 e 2.

Em relação ao meu post, estava a dar uma opinião, estava a ver as coisas de um certo ponto de vista. Eu compro jogos Single Player quando posso, e gosto de ter jogos originais.

Tal como voces disseram claro que é mau que um tipo tenha possiblidades para comprar um jogo e obtem uma copia ilegal só mesmo para poupar dinheiro, aí sim as Editoras perdem dinheiro.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 26 jan 2007, 15:57

Run As Fast as U Can Escreveu:Tenho estado a ler posts e tinha-te considerado uma pessoa inteligente
A sério? [:D] [:I]
Run As Fast as U Can Escreveu:diz-me la então qual o objectivo em comprar um jogo que só tenha modo em Single Player? Se em qualquer lado arranjas e uma Serial Key para isso e eles não fazem verficação..
O objectivo? Muito simples. São vários, mas podem depender de pessoa para pessoa: apoiar os produtores, fazer com que os jogos de que nós gostamos continuem a existir, retribuir um serviço prestado, ser leal para aqueles que são leais para nós (infelizmente há muitos produtores que não são leais e a esses eu não pago, como é LÓGICO). Não me lembro de mais nenhum objectivo... Simples: se ninguém comprasse jogos, a esta hora não exisitia nem um décimo dos que existem agora, e MUITO provavelmente NENHUM do nível de qualidade do actual estado de arte.
Run As Fast as U Can Escreveu:Eu gosto bastante de jogar, é um hobbie, mas não me posso dar ao luxo de comprar um jogo sempre que vejo um que goste.
Nem ninguém te pede isso :-s Eu gostava de poder-me dar ao luxo... :( Assim como suponho que tu também gostasses.
Run As Fast as U Can Escreveu:Em relação ao teu comentário sobre os meus jogos de eleição... os meus jogos de eleição sao: Ultima Online, Ragnarok e Call of Duty 1 e 2.
Muito obrigado por responderes [:D] Se eu te disser os meus (tenho isso postado umas não sei quantas vezes :P) é possível que não conheças a maior parte deles, mas, também, a maior parte deles, se não todos, são single player exclusivamente... E são marcos importantes para QUALQUER game designer...
Run As Fast as U Can Escreveu:Em relação ao meu post, estava a dar uma opinião, estava a ver as coisas de um certo ponto de vista. Eu compro jogos Single Player quando posso, e gosto de ter jogos originais.

Tal como voces disseram claro que é mau que um tipo tenha possiblidades para comprar um jogo e obtem uma copia ilegal só mesmo para poupar dinheiro, aí sim as Editoras perdem dinheiro.
Exacto, é nessa lógica...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Jota
Junior
Mensagens: 96
Registado: quarta 06 out 2004, 12:23
Localização: Chaporro de Cima, Évora

Mensagem por Jota » sábado 27 jan 2007, 1:49

Morbus Escreveu:
Jota Escreveu:Sabes a questão é mesmo essa, diz-se que se lesa a Editora, mas vamos a ver elas lucram bastante, a ver se me consigo explicar, para elas a preocupação é que não têm muito lucro, pois sejamos realistas, a pirataria ocorre, maioritariamente e termos de negócio, em países como Portugal, Brasil, Filipinas, etc, onde os rendimentos médios mensais são dos mais baixos, porque se a maior parte da população de Portugal ganhasse mais 800 € acho que não estaríamos a ter esta conversa. Mas isso são contas de outro rosário. O que eu quero dizer com a conversa é se trata na realidade de um dano que pode ou não ocorrer, eu sei é confuso...
Eu quando falo das coisas não me cinjo a Portugal. Falo da pirataria no mundo todo, como é claro, ou pensei que fosse claro. Sim, em Portugal o caso é diferente, e há mais casos em que as pessoas simplesmente não têm possibilidade, mas não sejas tão lerdinho que penses que é a maioria assim. A maior parte do pessoal que faz pirataria fá-la porque quer, e porque simplesmente não lhe apetece gastar dinheiro numa coisa que pode obter de graça, e se for preciso compra um bosta de umas sapatilhas ou um cagalhão de um boné que custam 100€ cada um [xx(] Isso é mete veneno... [xx(]
Jota Escreveu:Já ouviste falar de contar com o ovo no cu da galinha, acho que é mais ou menos isso, como a galinha não deu o ovo sentem-se lesados, é uma pergunta difícil...
Não te esqueças que não é simplesmente estar à espera e não aparecer. É um investimento que é feito em algo cujos lucros lhe são simplesmente roubados...
"Não te esqueças que não é simplesmente estar à espera e não aparecer. É um investimento que é feito em algo cujos lucros lhe são simplesmente roubados..."
Aí é que te enganas, se eles não contabilizarem a pirataria, aí é que estão a ser roubados, é que esqueces-te de pensar da seguinte forma, já comeste filipinos com certeza (eu adoro) eles são um bem normal, mas acontece que não tenho dinheiro, então que faço compro um bem substituto inferior, os chocofinos do PLUS, são quase iguais, mas de qualidade inferior (googla conceitos de elasticidade na curva da procura para bens inferiores) pelo conceito de bem inferior admite-se que quando ocorre um aumento do rendimento, a procura pelo bem inferior diminui, e aumenta a procura pelo bem superior, sendo que a taxa marginal de substituição para chocofinos-filipinos é positiva, ou seja, se um gajo ganhar mais, compra mais filipinos e menos chocofinos, porque pode, porque o que queres dizer é que neste ramo sobrevaloriza-se o mercado paralelo, é absurdo, pelo que acho que eles já contam com as cópias piratas quando fazem a análise de mercado ao produto (acho eu, grande incompetência se não o fizeram antes). Isto tudo para dizer que os jogos são o bem normal e a pirataria o bem inferior

mais informação in http://www.esce.ips.pt/disciplinas/lice ... T.Cons.pdf

Ouve lá não és tu que estás a ser "lerdinho" com comparações parvas, uns ténis podem-se usar por mais de 1 ano, ninguém joga um jogo um ano seguido. São bens que cumprem fins distintos, pelo que acho que deves de pensar no que escreves, se me fores comparar, em termos de quão supérfluo é, é verdade, podes comprar sapatilhas mais baratas, é verdade, mas com menos qualidade, com capacidade média de durar menos tempo, a qualidade reflecte-se no preço. Agora não me venhas dizer que uma pessoa andar na rua sem estar calçada. Acho que devias de pensar que existem 14 tons de cinzento, vou te dar um exemplo, que não tem nada a haver em termos de necessidade efectiva quando comparado com a pirataria, mas tendo em conta a tua visão absolutista (preto e branco) sobre a justiça deve ser feita.
Um homem vai ao médico, como muitos outros portugueses, está desempregado, vai ao médico da caixa, é-lhe diagnosticada uma doença que pede medicamentos que ele não tem dinheiro para comprar, ele diz ao médico que não tem dinheiro para comprar os medicamentos, o médico responde que só aqueles medicamentos podem cura-lo. No entanto ele sabe, porque lhe disse o médico, que as farmácias têm-nos, achas errado ele assaltar a farmácia? Achas que a sociedade condena-lo-ia? e a justiça? O que achas ele deve morrer ou viver porque não tem dinheiro?
---------------------
I'm 'gona die playin'
---------------------
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 27 jan 2007, 10:34

Jota Escreveu:Aí é que te enganas, se eles não contabilizarem a pirataria, aí é que estão a ser roubados, é que esqueces-te de pensar da seguinte forma, já comeste filipinos com certeza (eu adoro) eles são um bem normal, mas acontece que não tenho dinheiro, então que faço compro um bem substituto inferior, os chocofinos do PLUS, são quase iguais, mas de qualidade inferior (googla conceitos de elasticidade na curva da procura para bens inferiores) pelo conceito de bem inferior admite-se que quando ocorre um aumento do rendimento, a procura pelo bem inferior diminui, e aumenta a procura pelo bem superior, sendo que a taxa marginal de substituição para chocofinos-filipinos é positiva, ou seja, se um gajo ganhar mais, compra mais filipinos e menos chocofinos, porque pode, porque o que queres dizer é que neste ramo sobrevaloriza-se o mercado paralelo, é absurdo, pelo que acho que eles já contam com as cópias piratas quando fazem a análise de mercado ao produto (acho eu, grande incompetência se não o fizeram antes). Isto tudo para dizer que os jogos são o bem normal e a pirataria o bem inferior
Tipo. Primeiro. É impossível contabilizar as cópias piratas com exactidão. Segundo, não há nenhuma lógica em contabilizar para lucros uma coisa que não dá, efectivamente, lucros. Terceiro. O teu exemplo é um exemplo diferente, pois aborda a concorrência e não o simples não cumprimento das quotas. A pirataria não dá lucro per se, e muito menos nos jogos. Há casos em que pode ter algumas vantagens, mas nunca dá tanto lucro como se as pessoas que a fazem comprassem o jogo. Não é difícil eu dizer-te algumas empresas que foram à falência por causa de não terem as vendas que eram normais, embora os jogos fossem de extrema qualidade. Muita gente os pirateava era o que era... Troika e Black Isle são os casos mais sonantes...
Jota Escreveu:Ouve lá não és tu que estás a ser "lerdinho" com comparações parvas, uns ténis podem-se usar por mais de 1 ano, ninguém joga um jogo um ano seguido.
Um tenis dura por mais de um ano, não precisam de ser tenis de marca :-s Tenho uns made in feirex que me custaram 15€ e duram à cinco anos para aí... E são os que eu uso, e não uso mais... :-s E sim, um jogo joga-se por um dois três cinco anos e mais, dependendo do jogo obviamente. E um jogo não custa 100€ ou mais. Custa 25€ ou nem, se souberes o que e onde comprar...
Jota Escreveu:São bens que cumprem fins distintos
Sim, os jogos são cultura, e os ténis de marca são luxo... [xx(]
Jota Escreveu:pelo que acho que deves de pensar no que escreves, se me fores comparar, em termos de quão supérfluo é, é verdade, podes comprar sapatilhas mais baratas, é verdade, mas com menos qualidade, com capacidade média de durar menos tempo, a qualidade reflecte-se no preço.
Exactamente. No entanto, essa analogia não se reflecte nos jogos, porque, pelo menos ultimamente, quanto mais caro o jogo é mais fraco é [xx(] O que quero dizer é que há MUITOS jogos excelentes e baratos, não precisas de andar a comprar BMW 740 novos quando podes comprar um BMW 850 usado, como novo, muito mais barato e é mais fixe e melhor...
Jota Escreveu:Agora não me venhas dizer que uma pessoa andar na rua sem estar calçada.
Lol, o calçado é um bem essencial e os jogos um bem supérfluo. Mas a marca é supérflua... Simples.
Jota Escreveu:Acho que devias de pensar que existem 14 tons de cinzento, vou te dar um exemplo, que não tem nada a haver em termos de necessidade efectiva quando comparado com a pirataria, mas tendo em conta a tua visão absolutista (preto e branco) sobre a justiça deve ser feita.
Não percebi o que quiseste dizer, mas eu não vejos as coisas a preto e branco, e também não a tons de cinzento...
Jota Escreveu:Um homem vai ao médico, como muitos outros portugueses, está desempregado, vai ao médico da caixa, é-lhe diagnosticada uma doença que pede medicamentos que ele não tem dinheiro para comprar, ele diz ao médico que não tem dinheiro para comprar os medicamentos, o médico responde que só aqueles medicamentos podem cura-lo. No entanto ele sabe, porque lhe disse o médico, que as farmácias têm-nos, achas errado ele assaltar a farmácia?
Claro que acho, ainda para mais quando as pessoas que não têm dinheiro para ser tratadas têm o direito de ser tratas gratuitamente. Ou tu pensas que um sem abrigo não é tratado quando está doente? É! Pode ser tratado mais fraquinho, mas é... :roll: A saúde é um direito, felizmente. Mas tu fazes uma analogia errada, porque piratear não é igual a roubar algo. A minha analogia é a que considero certa, a do metro. Vais no metro sem pagar. Não roubas nada a ninguém, mas estás a "roubar" no fundo, porque não estás a pagar por um serviço que te está a ser prestado. Assim acontece quando pirateias um jogo para uso próprio ou dos outros. E o metro pode ser, em determinadas circunstâncias, um bem de primeira necessidade, os jogos não, são coisas distintas.
Jota Escreveu:O que achas ele deve morrer ou viver porque não tem dinheiro?
Essa pessoa provavelmente ia presa e era lá tratada, e ficava lá uns dias, o que era muito melhor para ela...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Jota
Junior
Mensagens: 96
Registado: quarta 06 out 2004, 12:23
Localização: Chaporro de Cima, Évora

Mensagem por Jota » sábado 27 jan 2007, 11:00

Morbus, vê isto depois diz-me o que achas...

http://www.youtube.com/watch?v=9w036xAbSEs

"Surrendered people obey Gods words, even if they doesn't make sense"

"Don't ever argue with the devil, he his better at arguing than you are, having had thousands of years to practice."

"Tipo. Primeiro. É impossível contabilizar as cópias piratas com exactidão. Segundo, não há nenhuma lógica em contabilizar para lucros uma coisa que não dá, efectivamente, lucros. Terceiro. O teu exemplo é um exemplo diferente, pois aborda a concorrência e não o simples não cumprimento das quotas. A pirataria não dá lucro per se, e muito menos nos jogos."

Por partes, sim é possível contabilizar e sabes a diferença de uma forma rude, mas sabes os efeitos do mercado paralelo, porque há pessoas que estudam esses fenómenos sociais e económicos.
Tem sentido...porque consegues definir a diferença e o grau de influência da pirataria. A pirataria não tem um sentido lucro, óbvio...

Quanto á Troika http://www.geek.com.br/modules/noticias ... 3660&sec=7 pelo que diz o site os jogos tinham de facto problemas, que não puderam ser corrigidos e isso marcou quanto a mim o fim, não foi bom o suficiente, porque tanto quanto me lembro, a Mega Score tinha muitas expectativas em relação ao "Vampire: Masquerade" depois foi a ver-se, não era assim tão bom. O mercado é simples, não está para aturar erros, porque senão o que se passa, é que se fores mesmo MAU consegues vender e vencer, a pirataria obriga-te a inovar, sentido de marketing, a pirataria para quem faz coisas de qualidade não se nota (ver artigo de Landfill, em cima) e mesmo que tenhas um jogo e não possuas meios de distribuição possível, disponibilizas por Shareware ou Freeware, para não falar de outras formas de public licencing, se bem me lembro o Doom da Id era shareware (http://en.wikipedia.org/wiki/Doom) porque é que a Id não se dissolveu? Quer então dizer que a 3dfx foi resultado da pirataria? ou da competição sangrenta do ramo? percebe como funciona a economia.

Não estou a defender a pirataria, mas ela até é boa para o negócio, pois permitem aos elementos mais aptos a sobrevivência, um processo de selecção natural.

"E sim, um jogo joga-se por um dois três cinco anos e mais, dependendo do jogo obviamente. E um jogo não custa 100€ ou mais. Custa 25€ ou nem, se souberes o que e onde comprar... "

Quer então dizer que uma pessoa joga um jogo de computador por cerca de 5 anos??? Não conheço ninguém assim (mentira tu)...

"Os jogos são cultura"
São uma manifestação da cultura popular, não são em sim considerados no termo corrente e mais lato de cultura.

" No entanto, essa analogia não se reflecte nos jogos, porque, pelo menos ultimamente, quanto mais caro o jogo é mais fraco é Old Dead O que quero dizer é que há MUITOS jogos excelentes e baratos, não precisas de andar a comprar BMW 740 novos quando podes comprar um BMW 850 usado, como novo, muito mais barato e é mais fixe e melhor..."

Pois então vens dar-me razão apenas no que aspecto que diz respeito á parte económica da situação, a qualidade fraca com que saem motiva ausência de investimento por parte dos consumidores, pergunta, será mais fácil combater a pirataria? resposta é não, mas é cómodo para os CEOs das Editoras se safarem dos maus resultados com títulos medíocres, em vez de terem de inovar e de procurarem o consumidor sentam-se numa ponta da mesa e dizem venham buscar, se quiserem...

Não sei porque tens essa fixação com o metro...o metro serve 500 000 pessoas DIA, duvido que 30% constitua o volume de jogos vendidos em Portugal num ano...para além de se alguém não for de metro vai de autocarro que por acaso faz parte, se não da mesma empresa, do mesmo consórcio, pois os passes de metro e autocarro são conjuntos. Tu não fazes sentido nenhum, a ninguém com a comparação que fazes, por favor não a fazes estupidificas quem a ouve.

E quanto à interpretação que faço da última parte do texto que escreveste só prova que não percebes mesmo nada sobre sociedade, crime e justiça... o crime consiste em três pontos intenção, acção e resultado...é sobre isso que age um juiz...como dizes a saúde é gratuita e se ele foi, por essa razão, assaltar a farmácia, então não deve de ser preso, porque o sistema da saúde deve de assegurar a saúde, tal como diz a constituição, que também diz que tens o direito de agir em conformidade sempre que os teus direitos constitucionais estiverem ameaçados, portanto se a ele foi recusado tratamento mas indicado uma via de acção, ele tomou-a, para mais indicações digo-te que perguntas do género fazem parte do exame de selecção para o curso de sub-chefes da PSP...

Mais uma coisa lembras-te do que está escrito no topo, reflecte bem sobre isso e pensa, acreditas mesmo que estás absoluto de razão, então não discutas com o diabo, pois passei milhares de anos a praticar e consigo ganhar-te...
Última edição por Jota em sábado 27 jan 2007, 15:51, editado 1 vez no total.
---------------------
I'm 'gona die playin'
---------------------
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Modchip para a Wii

Mensagem por Winjer » sábado 27 jan 2007, 15:08

With successful launches of Wii worldwide, console hackers from all over have had the opportunity break open Nintendo’s console. It’s taken only a couple of months, but creators of a “Wiinja” modchip claim that its coded IC is able to bypass the copy protection on the Wii.

As described on Emuboards, the first Wii modchip will allow direct booting of backup games of the same native region as the console. That is, a North American Wii will only be able to run software intended for North America.

The modchip is reminiscent of hardware mods from the days of the original PlayStation, requiring five wires to be soldered directly onto the Wii’s motherboard. It should go without saying that the console must first be dismantled and that the entire process would completely and utterly void the warranty.
Fonte
Por muito que as empresas tentem desenvolver e implementar protecções de segurança contra a pirataria é uma batalha perdida, sendo apenas uma questão de tempo. Nalguns casos demora mais tempo (por exe4mplo o StarForce 3) noutros demora muito menos, como foi no caso da Wii.
Das 3 consolas só falta a PS3 ver as suas protecções anti-pirataria ultrapassadas. Mas também já não deve faltar muito.............

Por causa disto é que acho que as protecções anti-pirataria são contra-producente. Apenas servem para gastar mais recursos durante o desenvolvimento do produto e muitas vezes alienam os compradores legais. Seria mais eficiente uma politica de consciencialização dos consumidores e uma descida de preços para valores mais realistas. Tendo em conta a margem de lucro das distribuidoras e revendedores, isto é muito fácil de conseguir. Falta é a coragem da industria em geral.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder