Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 24 jan 2007, 21:57

MadnessJonny Escreveu:(...) Qualquer dia estamos a dizer que os policias nao podem preder os ladroes por o estado gasta mais dinheiro a tratar de quem leva um tiro do que o dinehiro que e roubado.
E porque achas que os polícias só usam as armas como último recurso, pelo menos teoricamente. Por ética profissional ? :|
De qualquer forma, vou seguir em frente e ignorar que comparaste o aborto a um crime dessa natureza... Sim é melhor, fazê-lo...[/quote]
E, por outra, talvez não seja a melhor opção, porque o argumento dele é facilmente refutável. O que se pretende com o referendo não é simplesmente despenalizar. Repito, a questão do aborto não é uma questão jurídica simplesmente. É, acima de tudo, uma questão de saúde, embora tenha, necessariamente, repercussões judiciais.

:EDIT:
Só quero lembrar aos "presentes" que a Odete Santos é um grande senhora, e muito provavelmente vê a coisa de uma maneira muito mais clara que todos os que aqui intervieram na discussão (o que não implica que aja de acordo com o que vê ou sabe, não estou a falar disso).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quarta 24 jan 2007, 22:07

Bu77erCup242 Escreveu:Nao precisas de ignorar, afinal quanda um de nos guiasse pelos seu principios. nao e o que tens vindo a dizer ? Eu concordo, se para ti alguem que comete um aborto nao fez nada de mal, para mim e um criminosos, como alguem que saca um jogos da MegaDrive da internet, ou quem assalta um banco, qualquer pessoa que faz alkgo contra a lei.
O comentario da Odete, nao foi mais do que isso, acerca de uma cen ahilariante que se passou da ultima vez que a vi na televisao. De qualquer maneira recordo perfeitamente do primeiro referendo do aborto. Qunado a Odete estava no estudio ( penso ser do canal 1 ) e ja se sabia que o refenedo nao ia ser vilculativos, mas todos pensavam que o sim ia ganhar. Durante horas foi a Odete a gritar como lhe e habitual que mesmo nao sendo vilculçativo que o estado tinha que aprovar a lei por tudo mais alguma coisa, que era a vontade do povo e tal....quando se soube dos resultados ja se tinha esquecido do que tinha estadoa dizer abertamente na televisao durante horas, se nao te lembras pergunta porque foi do mais ridiculo que tenho memoria.
Hum... Ok já fiquei esclarecido :|
De qualquer forma a Odete Santos pouco tem a ver com esta discução, só citei o nome dela porque ela, de facto, gritou isso [:p] (ou seja, que os abortos clandestinos custavam mais ao estados do que abortos feitos pelo próprio).
Quanto ao resto, creio que de facto o que tinha que ser dito já foi e agora cada um que meta a mão na consciência e que decida de sua justiça. Pelo meu lado, eu não quero ser responsável por mortes ou danos físicos permanentes em mulheres que tiveram que abortar e que não o puderam fazer com o mínimo de condições. Para além disso, creio que cada um deve poder ter o poder de decidir quando deseja ter um filho, o que não é pêra doce nos dias de hoje. Vocês que votem no que acharem melhor.
Espero que vença o Sim, senão são mais quarenta anos...
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 24 jan 2007, 22:10

MadnessJonny Escreveu:Espero que vença o Sim, senão são mais quarenta anos...
Como disse, duvido muito que haja um terceiro referendo sobre o aborto. Caso o Não ganhe (o que, pessoalmente, penso que vai acontecer), a lei é aprovada, no máximo, daqui a 8 anos... sem qualquer referendo, obviamente, por mais barulho que certas minorias façam.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 24 jan 2007, 22:13

Eu por minha parte nao queroi ser responsabel pela morte de alguem internada num hospital, que mesmo sem ter cometido qualquer acto contra a lei, ve que o sistema de saude nacional nao tem meios para o salvar...e que talvez, e so talvez com os 10 milhoes do aborto tivesse.
Ao mesmo tempo nao quero estar a impor qualquer principos a ninguem, nem espero que ninguem me os imponha a mim. Assim o mais certo sera nao votar, a primeira vez desde que posso votar para dizer a verdade.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quarta 24 jan 2007, 22:14

Morbus Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Espero que vença o Sim, senão são mais quarenta anos...
Como disse, duvido muito que haja um terceiro referendo sobre o aborto. Caso o Não ganhe (o que, pessoalmente, penso que vai acontecer), a lei é aprovada, no máximo, daqui a 8 anos... sem qualquer referendo, obviamente, por mais barulho que certas minorias façam.
Espero que estejas enganado quanto ao resultado do referendo porque senão [xx(] As pessoas queixam-se que os ordenados em portugal são os mais baixos da europa e que nunca aumentam, que o país não desenvolve e que está tudo na mesma, mas são os portugueses que estagnaram no tempo... mais precisamente na Idade Média [xx(]
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 24 jan 2007, 22:15

As mimorias que tem mais votos na urnas lol. Grande democracia.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » quarta 24 jan 2007, 22:53

Epá só queria deixar uma ultima nota sobre este assunto. Não vou ler tudo o que se escreveu desde que participei neste tópico pela ultima vez mas para mim existem certas coisas que não deviam sequer ser referendadas. E uma dessas coisas são tudo o que tenha a ver com Direitos Humanos.

Para mim era despenalizar e "mai nada". Sócrates sempre foi a favor da despenalização por isso a partir do momento em que ganhou as eleições, só tinha é de partir do principio que a maioria das pessoas partilha da sua visão e pô-la em prática.

Não sei porquê mas este pessoal que é contra a despenalização do aborto tem o mesmo "cheiro" do pessoal que é contra a eutanásia, os casamentos gays, a legalização da prostituição, e outros assuntos ditos fracturantes (a fractura claro está é a que divide as pessoas que vivem aqui e agora das que vivem lá longe no passado, as mesmas que puzeram salazar entre os 10 "maiores" portugueses).

EDIT: E já agora alguém tem seguido a "excelente" cobertura "jornalistica" da RTP relativamente a este assunto? Cada dia que passa convidam um bispo ou um padre diferente para ir lá opinar sobre o aborto. Partidários do sim nem vê-los... Já para não falar da propaganda diária do nosso amigo padre BorGa no programa da manhã da RTP. Felizmente que a maioria das pessoas que vêm a praça da alegria já se encontram em estado mental vegetativo por isso o mal também não é muito.
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » quinta 25 jan 2007, 0:55

kvk Escreveu:
Não sei porquê mas este pessoal que é contra a despenalização do aborto tem o mesmo "cheiro" do pessoal que é contra a eutanásia, os casamentos gays, a legalização da prostituição, e outros assuntos ditos fracturantes (a fractura claro está é a que divide as pessoas que vivem aqui e agora das que vivem lá longe no passado, as mesmas que puzeram salazar entre os 10 "maiores" portugueses).
Mas nesses casos, ambas as partes envolvidas podem decidir por si, no caso do aborto é diferente, uma das partes não tem poder para se defender, e por isso tem ke ser a sociedade a defende-lo.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 25 jan 2007, 1:04

DesertStorm Escreveu:Mas nesses casos, ambas as partes envolvidas podem decidir por si, no caso do aborto é diferente, uma das partes não tem poder para se defender, e por isso tem ke ser a sociedade a defende-lo.
Tipo:

1º - O referendo não é sobre ser ou não a favor do aborto.
2º - Daqui a um bocado não posso cortar a barba porque, prontos, ela não se pode defender [xx(] Se foi mostrado que o feto, aos 3 meses, ainda não é exterior em termos sensoriais à mãe, pura e simplesmente não passa de uma parte dela. Agora, se não foi provado... aí é outra coisa... Anyway, o ser contra ou a favor do aborto não tem nada a avir com o tema em debate...

E atenção que o aborto até às dez semanas em clínicas não autorizadas continua a ser crime...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 26 jan 2007, 7:26

pedropaulo Escreveu:Se não há nada mais a dizer sobre o tema do tópico o mesmo será encerrado.
É pá à coisas que não entendo pedropaulo existem para ai tópicos que estão abandonados à 40 séculos e onde por x's é feito montanhas de off-topic este tópico que até tem sido algo concorrido e participado só porque alguns intervenientes saíram um pouco do tema já está em eminencia de ser bloqueado/encerrado? :-s Bolas eu compreendo que este seja um fórum maioritariamente de jogos, mas este é um tópico que se encontra no GERAL e se neste geral não se pode falar de nada sem ser de jogos, + valia este nem existir não? :?
Morbus Escreveu:Mas isso a mim não me preocupa muito. Se algum dia vier um problema do género, eu próprio trato de fazer o aborto à mãe (depois de ela o fazer ao feto)... :|
Bem tu és "mau"... :lol:
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

É pá desculpem-me lá isto, mas andam ai alguns bacanos preocupados com o guito que o aborto pode ou não dar a + ou a - ao estado, pá para todos esses acho melhor ACORDAREM, pois o nosso pais não está em crise, eu pelo menos não vejo nenhum politico que se senta no parlamento a andar de comboio ou de autocarro. :? Bem pelo contrário é sempre "grandes" maquinas que na sua generalidade nem são considerados carros de gama baixa, são quase sempre ou média ou alta, por isso eu só acredito que o pais esteja em crise quando estes palhaços, k não tem outro nome, andarem de transportes públicos ou então em Fiat's Uno's e afins... :-k Ate lá crise nã isso é só para os que sempre estiveram na dita crise, ou seja o povo, porque os Srs. Drs. e etc... esses tem muita guita, o problema é esse.
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________
Bu77erCup242 Escreveu:As mimorias que tem mais votos na urnas lol. Grande democracia.
Isso dos votos nas urnas é um outro assunto que poderia dar pano para mangas, pois muito provavelmente já ninguém se lembra de umas noticias que chegaram a circular em alguns jornais, mesmo que muito timidamente em que provavam que autarquias como a de Lisboa, por exemplo tinha sido eleita, mas que a a confirmação da contagem de votos dava um resultado completamente diferente, enfim democracia apregoas tu, era bom que assim o fosse, pois se assim o fosse não andávamos a ver leis a entrarem em vigor e a serem violadas nesse mesmo dia por quem as inventou, mas isso são assuntos que são apagados muito rapidamente dos média porque estes infelizmente estão nas mãos dos mesmo que tem TODO o dinheiro que sai das bolsas de todos os Portugueses todos os dias seja para o IVA seja para impostos ABSURDICOS de + de 70% num único litro de combustível enfim... :-()~ É um outro assunto que daria pano para mangas... :mrgreen:
kvk Escreveu:Felizmente que a maioria das pessoas que vêm a praça da alegria já se encontram em estado mental vegetativo por isso o mal também não é muito.
Mega LOL :D :lol: :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 26 jan 2007, 9:21

Newtomic Escreveu: É pá desculpem-me lá isto, mas andam ai alguns bacanos preocupados com o guito que o aborto pode ou não dar a + ou a - ao estado, pá para todos esses acho melhor ACORDAREM, pois o nosso pais não está em crise, eu pelo menos não vejo nenhum politico que se senta no parlamento a andar de comboio ou de autocarro. :? Bem pelo contrário é sempre "grandes" maquinas que na sua generalidade nem são considerados carros de gama baixa, são quase sempre ou média ou alta, por isso eu só acredito que o pais esteja em crise quando estes palhaços, k não tem outro nome, andarem de transportes públicos ou então em Fiat's Uno's e afins... :-k Ate lá crise nã isso é só para os que sempre estiveram na dita crise, ou seja o povo, porque os Srs. Drs. e etc... esses tem muita guita, o problema é esse.
estamos em crise sim senhor, mas assim como akeles fumadores compulsivos ke quando falta o dinheiro cortam em tudo menos no tabaco e até se endividam para poder continuar a fumar, assim é o estado, corta em tudo menos nos luxos para eles próprios.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » sexta 26 jan 2007, 9:33

DesertStorm Escreveu:estamos em crise sim senhor, mas assim como akeles fumadores compulsivos ke quando falta o dinheiro cortam em tudo menos no tabaco e até se endividam para poder continuar a fumar, assim é o estado, corta em tudo menos nos luxos para eles próprios.
Eu digo mais ainda...se repararem nas reportagens em bairros pobres, toda a gente tem a casa a cair, mas estão sempre a fumar...

Vá-se lá perceber as prioridades dessas pessoas.
Avatar do Utilizador
Isis
Beginner
Mensagens: 36
Registado: sexta 20 out 2006, 13:24
Localização: Porto

Mensagem por Isis » sexta 26 jan 2007, 10:45

kvk Escreveu:
EDIT: E já agora alguém tem seguido a "excelente" cobertura "jornalistica" da RTP relativamente a este assunto? Cada dia que passa convidam um bispo ou um padre diferente para ir lá opinar sobre o aborto. Partidários do sim nem vê-los... Já para não falar da propaganda diária do nosso amigo padre BorGa no programa da manhã da RTP. Felizmente que a maioria das pessoas que vêm a praça da alegria já se encontram em estado mental vegetativo por isso o mal também não é muito.
Por acaso isso é uma coisa que nunca me entrou na cabeça, a religião a discutir o aborto, um padre, que por acaso nem uma vida amorosa pode ter, e entretanto defende o não uso do preservativo, mas pronto opina sobre o assunto lol, mas o que sabem eles disso??? Ah e tal é crime, é uma vida e tal... bahhhh... Pelo menos punham uma freira a comentar sempre era uma mulher e do mal o menos :D. Acho mesmo ridiculo!
Acho que justo seria passarem testemunhos de mulheres que ja praticaram o aborto ou que querem praticar, mostrar as suas razões e daí cada qual tira as suas conclusões agora pôr gente que sabe lá o que diz... É por isso que isto nunca vai avançar, são as pesssoas erradas que que vem comentar o assunto!! =;
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 26 jan 2007, 11:06

Isis Escreveu:Por acaso isso é uma coisa que nunca me entrou na cabeça, a religião a discutir o aborto, um padre, que por acaso nem uma vida amorosa pode ter, e entretanto defende o não uso do preservativo, mas pronto opina sobre o assunto lol, mas o que sabem eles disso??? Ah e tal é crime, é uma vida e tal... bahhhh... Pelo menos punham uma freira a comentar sempre era uma mulher e do mal o menos :D. Acho mesmo ridiculo!
Acho que justo seria passarem testemunhos de mulheres que ja praticaram o aborto ou que querem praticar, mostrar as suas razões e daí cada qual tira as suas conclusões agora pôr gente que sabe lá o que diz... É por isso que isto nunca vai avançar, são as pesssoas erradas que que vem comentar o assunto!! =;
Mas isso basta ver que é uma ceita/religião completamente estúpida toda ela, pois basta ver que o seu "líder" não pode ter "vida" com nenhum parceiro/parceira, pelo menos que se saiba publicamente, e só isso para mim faz com que a religião em causa seja olhada por mim como algo completamente estúpido e sem o mínimo sentido/credibilidade. Então basta pensarmos como pode uma pessoa aconselhar seja lá quem for sobre determinado assunto se nem sequer uma vida sexual activa pode ter? [xx(]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 26 jan 2007, 12:03

Newtomic Escreveu:
Isis Escreveu:Por acaso isso é uma coisa que nunca me entrou na cabeça, a religião a discutir o aborto, um padre, que por acaso nem uma vida amorosa pode ter, e entretanto defende o não uso do preservativo, mas pronto opina sobre o assunto lol, mas o que sabem eles disso??? Ah e tal é crime, é uma vida e tal... bahhhh... Pelo menos punham uma freira a comentar sempre era uma mulher e do mal o menos :D. Acho mesmo ridiculo!
Acho que justo seria passarem testemunhos de mulheres que ja praticaram o aborto ou que querem praticar, mostrar as suas razões e daí cada qual tira as suas conclusões agora pôr gente que sabe lá o que diz... É por isso que isto nunca vai avançar, são as pesssoas erradas que que vem comentar o assunto!! =;
Mas isso basta ver que é uma ceita/religião completamente estúpida toda ela, pois basta ver que o seu "líder" não pode ter "vida" com nenhum parceiro/parceira, pelo menos que se saiba publicamente, e só isso para mim faz com que a religião em causa seja olhada por mim como algo completamente estúpido e sem o mínimo sentido/credibilidade. Então basta pensarmos como pode uma pessoa aconselhar seja lá quem for sobre determinado assunto se nem sequer uma vida sexual activa pode ter? [xx(]
não estejam a dizere mal deles até porke me xeira ke alguns deles devem de ter uma boa experiencia no assunto, e por isso podem falar do ke sabem.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Bloqueado