Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 18 abr 2006, 15:44

Uma excelente noticia ........... para os piratas :?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 18 abr 2006, 15:51

ICE Escreveu:Uma excelente noticia ........... para os piratas :?
Não sei... Parece que o starforce dá probs a muita gente e não é só piratas... A mim nunca me deu, até porque eu acho que não tenho jogos com isso, a não ser o TM Nations... Enfim. Quem quizer que pense o que quizer. Eu cá por mim o starforce não me incomoda minimamente, mas é certo que não estaria à vontade em comprar um jogo que tenha starforce...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 19 abr 2006, 18:04

João Miranda Escreveu:Então aqui está o pedido a todos os moderadores (é preciso PM's?):

coloquem a votação deste tópico, para aquela que eu fiz, e já agora, alterem o nome deste tópico.
tão?
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 19 abr 2006, 18:16

João Miranda Escreveu:Então aqui está o pedido a todos os moderadores (é preciso PM's?):

coloquem a votação deste tópico, para aquela que eu fiz, e já agora, alterem o nome deste tópico.

Qual é exactamente a votação que pretendes? Pros e contras da pirataria?
Pros para quem?
Perguntas aos criadores ou as empresas quais são as vantagens de terem os produtos roubados.

O nome do topico vai ser alterado sim , mas não para um titulo tendencioso.
Quanto á votação peçam uma que sirva para lançar uma discussão saudavel sobre o tema.
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 20 abr 2006, 9:28

pedropaulo Escreveu:
João Miranda Escreveu:Então aqui está o pedido a todos os moderadores (é preciso PM's?):

coloquem a votação deste tópico, para aquela que eu fiz, e já agora, alterem o nome deste tópico.

Qual é exactamente a votação que pretendes? Pros e contras da pirataria?
Pros para quem?
Perguntas aos criadores ou as empresas quais são as vantagens de terem os produtos roubados.

O nome do topico vai ser alterado sim , mas não para um titulo tendencioso.
Quanto á votação peçam uma que sirva para lançar uma discussão saudavel sobre o tema.
Prós, para as pessoas como eu, que, não tendo dinheiro para comprar jogos, usam a pirataria como uma forma de poder jogar. Mas é claro que como isto não se passa com vocês, muitas pessoas não tentam perceber.

Prós porque é uma forma de conhecer os jogos, se eu não tivesse feito pirataria do Vice City, nunca o teria jogado, e não teria comprado o san andreas.

quanto á votação que fiz é esta, edita-a como quiseres:

Achas que em certas situações, a pirataria pode ser tolerada?

1 - Em todas as situações, só deixo de fazer pirataria quando o preço dos jogos baixar.

2 - Se uma pessoa não tiver dinheiro para comprar mais jogos, não vejo onde está o problema.

3 - Não, a pirataria deve ser evitada em todas as situações, quem não tem dinheiro não mereçe jogar, e ponto final.
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quinta 20 abr 2006, 9:54

João Miranda Escreveu:
pedropaulo Escreveu:
João Miranda Escreveu:Então aqui está o pedido a todos os moderadores (é preciso PM's?):

coloquem a votação deste tópico, para aquela que eu fiz, e já agora, alterem o nome deste tópico.

Qual é exactamente a votação que pretendes? Pros e contras da pirataria?
Pros para quem?
Perguntas aos criadores ou as empresas quais são as vantagens de terem os produtos roubados.

O nome do topico vai ser alterado sim , mas não para um titulo tendencioso.
Quanto á votação peçam uma que sirva para lançar uma discussão saudavel sobre o tema.
Prós, para as pessoas como eu, que, não tendo dinheiro para comprar jogos, usam a pirataria como uma forma de poder jogar. Mas é claro que como isto não se passa com vocês, muitas pessoas não tentam perceber.

Prós porque é uma forma de conhecer os jogos, se eu não tivesse feito pirataria do Vice City, nunca o teria jogado, e não teria comprado o san andreas.

quanto á votação que fiz é esta, edita-a como quiseres:

Achas que em certas situações, a pirataria pode ser tolerada?

1 - Em todas as situações, só deixo de fazer pirataria quando o preço dos jogos baixar.

2 - Se uma pessoa não tiver dinheiro para comprar mais jogos, não vejo onde está o problema.

3 - Não, a pirataria deve ser evitada em todas as situações, quem não tem dinheiro não mereçe jogar, e ponto final.
"não merece jogar" parece-me uma expressão que já contém uma posição enviesada, de censura a quem votaria nesta terceira opção...
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 20 abr 2006, 10:05

ok pessoal, eu tentei ser compreensivo com vocês, mas por mais que tente, vocês simplesmente não querem ver. olhem aqui os meus desenhos que fiz, sobre uma personagem em duas situações, ao longo de metade de um ano:

Imagem
Janeiro / Fevereiro / Março / Abril / Maio / Junho

Podemos ver nesta imagem, que no mês de janeiro e Abril, a personagem que não fez pirataria, comprou um jogo em cada mês, e divertiu-se muito com ele durante esses 2 jogos. No entanto, nos restantes 4 meses, como a personagem que não faz pirataria não tinha dinheiro para comprar jogos, não jogou. e sentiu-se muito triste, porque essa personagem gostava muito de jogar.
Durante essa metade do ano, a nossa amiga personagem comprou 2 jogos, jogou 2 jogos, e gastou 120€.


Imagem
Janeiro / Fevereiro / Março / Abril / Maio / Junho
Nesta 2ª imagem, vemos a personagem que faz pirataria, a divertir-se durante toda a metade do ano:

Como podemos ver , a nossa personagem divertiu-se durante toda a metade do ano, esta nossa personagem, sabe que pirataria é um crime, mas está de consciência limpa, pois sabe que mesmo que fizesse pirataria, não conseguiria divertir-se.

Esta personagem é a mesma que a anterior, durante toda a metade do ano comprou 2 jogos, jogou 6, e gastou 120 €.
Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 20 abr 2006, 10:07

NCalvin Escreveu:
João Miranda Escreveu:
pedropaulo Escreveu:
João Miranda Escreveu:Então aqui está o pedido a todos os moderadores (é preciso PM's?):

coloquem a votação deste tópico, para aquela que eu fiz, e já agora, alterem o nome deste tópico.

Qual é exactamente a votação que pretendes? Pros e contras da pirataria?
Pros para quem?
Perguntas aos criadores ou as empresas quais são as vantagens de terem os produtos roubados.

O nome do topico vai ser alterado sim , mas não para um titulo tendencioso.
Quanto á votação peçam uma que sirva para lançar uma discussão saudavel sobre o tema.
Prós, para as pessoas como eu, que, não tendo dinheiro para comprar jogos, usam a pirataria como uma forma de poder jogar. Mas é claro que como isto não se passa com vocês, muitas pessoas não tentam perceber.

Prós porque é uma forma de conhecer os jogos, se eu não tivesse feito pirataria do Vice City, nunca o teria jogado, e não teria comprado o san andreas.

quanto á votação que fiz é esta, edita-a como quiseres:

Achas que em certas situações, a pirataria pode ser tolerada?

1 - Em todas as situações, só deixo de fazer pirataria quando o preço dos jogos baixar.

2 - Se uma pessoa não tiver dinheiro para comprar mais jogos, não vejo onde está o problema.

3 - Não, a pirataria deve ser evitada em todas as situações, quem não tem dinheiro não mereçe jogar, e ponto final.
"não merece jogar" parece-me uma expressão que já contém uma posição enviesada, de censura a quem votaria nesta terceira opção...
ok, então edita-a como a quiseres. Dizer que uma pessoa é mentirosa é a mesma coisa que dizer que uma pessoa não diz a verdade, apenas uma forma mais leve de o dizer.
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quinta 20 abr 2006, 10:36

João Miranda Escreveu:ok pessoal, eu tentei ser compreensivo com vocês, mas por mais que tente, vocês simplesmente não querem ver. olhem aqui os meus desenhos que fiz, sobre uma personagem em duas situações, ao longo de metade de um ano:

Como podemos ver , a nossa personagem divertiu-se durante toda a metade do ano, esta nossa personagem, sabe que pirataria é um crime, mas está de consciência limpa, pois sabe que mesmo que fizesse pirataria, não conseguiria divertir-se.

Esta personagem é a mesma que a anterior, durante toda a metade do ano comprou 2 jogos, jogou 6, e gastou 120 €.
João, quem não percebe aqui és tu...
De certeza que te poderias divertir a cometer uma série de crimes que não cometes... Vamos é lá parar com esta cruzada pró-pirataria. Já estás farto de saber que isso é contra a filosofia do fórum.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 20 abr 2006, 11:06

Vou-te propor outra história João.

Dois individuos.

Um que infelizmente não tem dinheiro, o seu sonho é ter um carro mas devido à sua situação financeira não pode adquirir um estando limitado aos transportes publicos e está triste por isso, pois é obrigado a levantar-se mais cedo que os colegas, sair à noite só de boleia porque não há transportes a essa hora, sente-se preso e triste.

O outro, também sem dinheiro com o mesmo sonho, decide roubar um. Anda muito feliz na primeira semana, na segunda..... à terceira é preso. Ficando ainda mais pobre pois é obrigado a pagar uma enorme multa e muito mais triste pois é condenado a um ano de cadeia.

Já imaginaste que devido à pirataria os jogos que tanto te fazem feliz podem um dia acabar, se os videojogos te deixam tão feliz um dia podes vir a ficar triste como nunca.

Há sempre solução. Porque não fazes como eu, felizmente tenho vários amigos que também têm o bichinho dos jogos e compram original, assim podias arranjar colegas que dividissem a despesa ou então, como eu faço, visto que compro vários jogos, mas todos os meses jogo jogos diferentes, porque se eu comprar este jogo aviso-os para não o comprarem, assim eles compram outros e depois troca-mos. Não é uma solução bem melhor? Assim ninguém fica a perder.
Avatar do Utilizador
Fiery Dragon
Junior
Mensagens: 77
Registado: terça 13 dez 2005, 19:41
Localização: Maia

Mensagem por Fiery Dragon » quinta 20 abr 2006, 12:18

ICE Escreveu:Vou-te propor outra história João.

Dois individuos.

Um que infelizmente não tem dinheiro, o seu sonho é ter um carro mas devido à sua situação financeira não pode adquirir um estando limitado aos transportes publicos e está triste por isso, pois é obrigado a levantar-se mais cedo que os colegas, sair à noite só de boleia porque não há transportes a essa hora, sente-se preso e triste.

O outro, também sem dinheiro com o mesmo sonho, decide roubar um. Anda muito feliz na primeira semana, na segunda..... à terceira é preso. Ficando ainda mais pobre pois é obrigado a pagar uma enorme multa e muito mais triste pois é condenado a um ano de cadeia.

Já imaginaste que devido à pirataria os jogos que tanto te fazem feliz podem um dia acabar, se os videojogos te deixam tão feliz um dia podes vir a ficar triste como nunca.

Há sempre solução. Porque não fazes como eu, felizmente tenho vários amigos que também têm o bichinho dos jogos e compram original, assim podias arranjar colegas que dividissem a despesa ou então, como eu faço, visto que compro vários jogos, mas todos os meses jogo jogos diferentes, porque se eu comprar este jogo aviso-os para não o comprarem, assim eles compram outros e depois troca-mos. Não é uma solução bem melhor? Assim ninguém fica a perder.
Acho que o teu exemplo não foi o mais apropriado ICE..... :?

Acho que o João tem razão. Aliás, eu penso como o joão. Se não tem dinheiro para comprar, não tem mal que jogue, desde que o compre quando tiver dinheiro. É essa a ideia que ele quer transmitir. Roubar um carro não é o mesmo que piratear...

Vou propor eu um exemplo:
- O tone costuma ir todos os dias para o trabalho, de metro, mas como o metro é caro, ele às vezes vai sem pagar bilhete, tentando sempre evitar os revisores. Mas sempre que pode paga o bilhete, embora até ande com uns ordenados em atraso e tenha dois filhos estudantes e uma mulher desempregada... O tone não rouba nada a ninguém, apenas não paga sempre o serviço que lhe é sempre prestado.

- O quinhe também vai de metro, mas um dia acabou-lhe o dinheiro e então o quinhe teve que passar a ir a pé, saindo mais cedo de casa e tendo que se esforçar mais para trabalhar naquilo que gosta. Até que um dia o quinhe teve um esgotamento e ficou de baixa durante seis meses, a empresa despediu-o e teve que tirar o filho da faculdade e manda-lo trabalhar para ganhar para comer, tudo porque não quiz andar no metro sem pagar...

Transponhamos:

- O tone joga muito, mas nem sempre tem dinheiro para comprar todos os jogos que gosta. Então o tone gastou 50€ no Halo 2 e andou a jogar aquilo durante um mês. Mas no mês seguinte ainda não tinha outros 50€ para comprar o Ninja Gaiden e pirateou-o, jogando-o esse mês. No mês seguinte, ao comprar o PGR2, gastou mais 50€, e por aí a fora... Ao fium de um ano, o tone já sabia bastante de jogos e tinha uma cultura geral abranjente, e por acaso também já sabia escolher melhor os jogos que comprar e que não comprar.

- O quinhe joga muito, mas nem sempre tem dinheiro para comprar jogos. Então gastou 50€ no Halo 2 e jogou-o durante um mês, mas no mês seguinte não comprou nada porque não tinha dinheiro, comprando apenas o Ninja Gaiden dois meses a seguir. Resultado, o quinhe, ao fim de um ano, percebia pouco de jogos e acabou mesmo por deixar de jogar.

Claro que isto são extremos, o melhor exemplo mesmo é:
- O xico comprou o Battle for middle-earth por 10€, na semana a seguir comprou a mega score com o sudeki, depois comprou o SanAndreas por 30€ e passou dois meses a jogar estes três jogos, por apenas 45€. Depois comprou o Oblivion na amazon por 35€ e jogou mais dois meses oblivion, sempre a par de alguns bons jogos gratuitos e umas demozitas que circulam pela net. E depois comprou o GTA3 e o ViceCity tudo junto por 20€ e mais jogatana! Ao fim de um ano tinha gasto à volta de 250€ em jogos, tendo vários jogos. Isto graças a saber gerir o dinheiro e aproveitar os bons negócios.

É claro que quem quer jogos topo de gama tem que pagar por eles! É como eu querer agora uma XTX1900 e não ter dinheiro para ela, portanto ou compro um 6600 ou então espero que a 1900 desça de preço. Se eu quizer agora o Oblivion, ou pago por ele, ou espero que desça de preço, ou então compro o Morrowind (que está a um preço ridículamente baixo) e vou-me entretendo enquanto o oblivion não desce de preço.

É aquela velha história: só faz pirataria quem quer!!! Se não posso comprar um mercedes, compro um saxo ou vou de metro, se não posso compara um XTX1900 compro uma 6600, se não posso comprar o oblivion, compro o morrowind e ligo menos ao hype... :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quinta 20 abr 2006, 13:24

Fiery Dragon Escreveu:Acho que o João tem razão. Aliás, eu penso como o joão. Se não tem dinheiro para comprar, não tem mal que jogue, desde que o compre quando tiver dinheiro. É essa a ideia que ele quer transmitir. Roubar um carro não é o mesmo que piratear...
Primeiro vou reponder a esta parte antes de criar a verdadeira analogia... A questão é que provavelmente essa pessoa não irá comprar o jogo depois de ter a copia, e digam o que disserem, essa é a realidade!
Agora a verdadeira analogia:

O jovem "x" queria comprar roupa de marca só que não tinha dinheiro! Resolveu arrnjar um part time e poupar até ter dinheiro suficiente até ao dia que finalmente comprou (e ainda teve sorte, estava a um preço baixo)!

Ja o jovem "y", matreiro por natureza, chegou a loja e roubou! Nos seguintes dias, os jovens "a,b,c,d,e,f,g, etc" viram que o seu amigo "y" tinha tido sucesso e era considerado fixe por ter a "aquela" roupa, fizeram o mesmo! Após varios meses de perdas, la a loja fechou, ficando o empresario sem o seu negocio e as empregadas sem emprego, com uma familia para sustentar...

Além de isto dar que pensar, não misturo coisas basicas/necessarias com prazeres da vida, não vale apena...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quinta 20 abr 2006, 14:02

Fiery Dragon Escreveu:...
Realmente param aqui analogias muito demagógicas... Gostava de saber em que é que a falta de cultura videojogável prejudica uma pessoa, e qual a relação dos jogos com o transporte para o emprego (que é algo de vital importância para a vida de qualquer pessoa).

Mas também não acho que a analogia do Cyrax esteja correcta. Porque fazer o download do jogo, embora moralmente possa ser visto como um roubo (e indirectamente traduz-se num), na prática não tem efeitos tão próximos, porque não se está a privar alguém do acesso ao jogo (o que acontece no caso do roubo), apenas se está a a copiar o mesmo.

Enfim, acho que esta discussão já está morta, já todos sabemos a pirataria e os seus custos (morais, financeiros e culturais), talvez agora podéssemos começar a discutir activamente como combatê-la. Porque ela é definitavemente imoral, embora nos casos que a Fiery Dragon enumera eu considere um mal menor.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 20 abr 2006, 14:36

Confesso que nunca fiz pirataria aos jogos! Bom se calhar a um (SimCity 3000), mas isso foi por uma razao muito simples o CD que recebi da Mega Score partiu-se na caixa, nem sei como. E como queria jogar o jogo, fui pedir uma copia a um amigo que o tinha... E desde ai que mantenho a minha copia e um CD de BackUp para caso o que tenha deixe de dar.

Em relacao a musica, eu nao tenho dinheiro para comprar CD's atra's de CD's, especialmente quando estes nao merecem, muitas das vezes, o dinheiro pago por eles.

O que faco e' o seguinte, quando quero uma musica ou outra, compro sempre o CD no eBay ou na Amazon. Caso o CD me agrade, guardo-o... Caso contrario, retiro um numero definido de musicas (as que gostar), e guardo-as em MP3. E de seguida vendo o CD na Amazon ou no eBay a perder, ou seja um sistema nao muito diferente do abonar-se a um site de downloads e carregar faixa por faixa, pagando o preco que pedem. So' que para mim fica mais fa'cil, barato e nao estou submetido as limitacoes de uso, ou de qualidade.

E' o que faco, apesar de para os jogos nao funcionar. Portanto o melhor a fazer, e' como o ICE disse compra com os amigos, jogos diferentes e eventualmente troquem...

Agora se queres comprar jogos - epa' nao os pirates (isso e' a unica coisa que te peco) - compra jogos um pouco mais antigos. Tu nao es obrigado a comprar os jogos mais recentes, so' porque os teus amigos o estao a jogar.

Eu sei por exemplo que muitos estao a jogar Oblivion, mas achas que se tivesse um PC o compraria somente porque muitos estao a joga-lo. Epa' nao... preferia recuar no tempo e comprar algo que sempre quiz e que agora se encontra mais barato. Caso completes o jogo em questao, ou que mais nada vai-te trazer (como ficar a apanhar po'), vende.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 20 abr 2006, 18:48

Eu acho que a Fiery tem razão. Só os jogos topo de gama é que são caros (bem, não é bem assim)... Mas é a mesma coisa que comprar um carro. Eu bem queria uma Strakar, mas tenho que me contentar com um AX e já é um pau. Eu bem queria comprar o BFME2 mas contento-me com o 1. Simples... O problema de a pirataria aumentar, também é do hype criado em volta dos jogos, but then again, sem esse hype os jogos também não vendiam tanto... Tanto hype em volta de PES e é um jogo pirateado à força toda, enquanto se piratea muito menos um KOTOR ou um Fallout, quando os jogos são de topo e muito mais recompensadores que uma cópia do jogo do ano passado... São gostos, sim, mas se eu fosse comprar um FM, por exemplo, comprava o 2005, não o 2006 (será que se vende o 2005 novo?).

Quando ao que o maedhros disse, a fiery disse que o moço, ao deixar de ir de metro, passou a ir a pé, tendo menos tempo para se divertir. Por outro lado, eu venho bem como a falta de cultura videojogável prejudica uma pessoa. Prejudica tanto como a falta de qualquer outro tipo de entretenimento, e prejudica ainda mais se pensarmos que muito dos jogos disponiveis são também cultura, para além do entertenimento que proporcionam.

:EDIT: Ah! E outra coisa: eu comprei o Morrowind depois de o ter chegado ao fim duas vezes com uma cópia pirata... E comprei-o original, porque acho que devo recompensar a Beth pelo jogo que fez.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder