Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 06 abr 2006, 9:28

Finalmente o ppl está a entender o meu ponto de vista.

Eu acho que é estúpido alguém com possibilidades económicas fazer pirataria. Se eu pudese comprava muitos mais jogos, é muito melhor ter um Cd com capa de qualidade, instruções, etc. No entanto conheço amigos meus ricos que fazem pirataria, e fazem mesmo. Conheço um rapaz, que é rmesmo rico. Sópara ter uma noção ele estraga um mp3 por mês e compra logo um a seguir, e tem uma ps2 de cada cor (preta e prateada). No entanto, ele faz pirataria para a ps2, e isso até é mau para ele. NUm dia tem o Gt4, no outro já tem o Shaolin Monks e eskeçe o GT4, depois tem o Fifa 06 e eskeçe o Shaolin Monks, e nem seker joga uma jogo como deve ser. Mas pronto, cada um com a sua pankada.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 06 abr 2006, 10:50

João Miranda Escreveu:Finalmente o ppl está a entender o meu ponto de vista.

Eu acho que é estúpido alguém com possibilidades económicas fazer pirataria. Se eu pudese comprava muitos mais jogos, é muito melhor ter um Cd com capa de qualidade, instruções, etc. No entanto conheço amigos meus ricos que fazem pirataria, e fazem mesmo. Conheço um rapaz, que é rmesmo rico. Sópara ter uma noção ele estraga um mp3 por mês e compra logo um a seguir, e tem uma ps2 de cada cor (preta e prateada). No entanto, ele faz pirataria para a ps2, e isso até é mau para ele. NUm dia tem o Gt4, no outro já tem o Shaolin Monks e eskeçe o GT4, depois tem o Fifa 06 e eskeçe o Shaolin Monks, e nem seker joga uma jogo como deve ser. Mas pronto, cada um com a sua pankada.
Uma coisa que eu já tinha referido, e também conheço gente assim.

E MUITA BEM FEITO!!!suckas....
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quinta 06 abr 2006, 10:54

saliv Escreveu:
Crjspim Escreveu:People, vou ser sincero... não li todos os posts deste tópico...
Mas, acho que aqui a malta se está a esquecer de muita coisa...
Primeiro e FUNDAMENTAL: o preço é ajustado pela oferta e pela procura... imaginem um gráfico com uma recta de declive positivo e outra de declive negativo... quando as duas se cruzarem têm o preço de equilíbrio do mercado... no outro eixo das coordenadas têm a quantidade que será procura/vendida por esse preço.
Mais, nunca se esqueçam que o objectivo fundamental de uma empresa é fazer o maior lucro possível...
Imaginem esta situação: temos um jogo para vender. Se o vendermos a 50 € teremos uma procura de 7 unidades, se o vendermos a 25 € teremos uma procura de 10 unidades. Façam as contas, 50*7=350; 25*10=250. Como vêem, às vezes compensa vender menos, mas a preços mais elevados... Não se esqueçam também que o nosso mercado é desinteressante para muitas empresas, principalmente pelos elevados custos que existem para a localização e abordagem a ele. Logo, os preços terão que subir para que as margens se mantenham as mesmas. Se não compreendem quais os custos a que me refiro, pensem na nossa dimensão... muito pequena, pelo que só será capaz de absorver pouca quantidade de cópias de um jogo. Ora, os custos de transporte, de localização, de marketing, etc... serão muito desproprocionais às vendas. Se eu tiver 1.000.000 € de custos nos EUA e vender 100.000 cópias, tenho um custo por unidade de 10€. Se em Portugal vender 1.000 cópias, mas os meus custos forem de 30.000€, tenho um custo de 30 € por unidade. Já estão a ver que para manter margens é necessário aumentar preços. Isto para não falar de impostos...
Lembrem-se também que os nossos distribuidores não são tantos quanto isso e que quanto menos possibilidades de escoar o produto para o mercado houver, mais altos são os preços. Como vêem nem tudo é simples. :
Não quero com isto dizer que concordo com os preços colossais que se praticam actualmente... Já fiz conhercer a minha palavra em mails à Mega Score e acho mesmo que estes preços estão demasiado inflaccionados...Não me convenço também que não há malabarismos e figuras habilidosas que aproveitam para subir os preços... :twisted
Este post deve ser uma seca para a maoiria de vocês... :lol:
Não tenho pena nenhuma de todas essas empresas. Simplesmente coloquem mais unidades à venda. Pode ser que pessoas como eu comecem a comprar no nosso pequeno país. :?

Se posso comprar mais barato, porque razão irei comprar mais caro?
Man, tens toda a razão!!! Eu também não tenho pena nenhuma das empresas que exploram tudo e todos... No entanto, estou por dentro dos assuntos económicos e consigo encontrar raízes para alguns problemas...só isso...
Mas, não te esqueças que também referi que há pessoas habilidosas e malbarismo que andam aí a esfolar a nossa carteira...
Eu também compro fora do país... quem tiver um palmo de testa vai comparar preços e... há várias soluções...
Mas vejam lá, pirataria é uma treta... só o prazer de ler o manual de instruções...
Quem tem o Diablo sabe que tem um manual fantástico... com artwork e citações de livros sagrados do mundo Sanctuary...
Mais uma coisita, quem não pode ou não quer pagar o preço de lançamento, espera que ele desça ou que surjam oportunidades do tipo TOP GAMES ou XPLOSIV... Saber esperar também é uma virtude...
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » quinta 06 abr 2006, 11:28

Sou contra a pirataria, mas também sou contra os preços exagerados que se praticam em Portugal. Claro está que nem todas as pessoas (leia-se "jovens") têm possibilidade de encomendar um jogo via net, a não ser que os pais cheguem à frente com o cartão de crédito! Logo, isso leva muita gente a "sakar" bits e bytes de informação neste nosso país à beira-mar plantado! Mas, pelos vistos, há quem tenha bastantes posses para adquirir originais e pura e simplesmente continuam a piratear títulos oriundos do esforço e dedicação de equipas de profissionais que quase nem comem nem dormem durante 2, 3 e mais anos!

É triste.. muito triste.. :cry:
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quinta 06 abr 2006, 11:33

Precisamente... esse pessoal é está mal, muito mal...
A verdade é que a pirataria está a aumentar apesar dos esforços de muita gente... é muito triste e deve ser terrível para os programadores...
Imaginem um programador de Far Cry, que teve tanto trabalho a fazer gráficos lindos, ver o seu trabalho banalizado e tratado como uma menos valia... deve ser péssimo. :evil:
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 06 abr 2006, 13:11

Morbus Escreveu:Permite-me discordar neste ponto. Há muitos que têem possibilidades de comprar mas não compram. É para eles que a justiça havia de ser parcial!
Acredita k não keres isso, com o tempo o feitiço virava-se contra o feitiçeiro. :wink:
Morbus Escreveu:Li num site (o link estava no fórum do oblivion) que já se estimava que o número de cópias piratas do jogo tenha chegado ao milhão!!! E provavelmente vai sibir aos muitos milhões, enquanto o jogo venderá aí umas 4 milhões de cópias (e vai ser grande venda!). Claro que grande parte dos que pirateam (pelo menos em portugal) não têem assim tantas possibilidades de comprar, mas posso arriscar que 40% dos que o fazem poderiam comprar.
Depois existem casos muito engraçados, em k até existe possíbilidades de se comprar o jogo original; Mas então e quando o jogo original custa pra cima de 40€ e ainda por cima dá + problemas k o PIRATA! Como é k é hummm?!
Vou relatar um caso especifico k me aconteceu...
Tenho o TM Sunrise original e este tem protecção Star Force 3.0.??? é tudo muito bonitinho e até nunca me tinha acontecido, mas à uns tempos instalei o jogo na casa de um "puto" novo só pra ele ver se gostava do jogo, ele até k curtiu o jogo, mas páh akilo pra jogar tem de lá estár invariavelmente o CD na drive, até ai tudo bem, mas páh eu entretanto tinha de me ir embora e levei o CD como é obvio, ele tem instalado o The Sims 2 e este original tb pede k o CD/DVD esteja na drive, vai o puto pra jogar e o JOGO começa a dizer insira o CD/DVD original na drive e o CD lá dentro :shock: chamou-me eu parti a cabeça às voltas e + voltas e nada não conseguia perceber o k é k se passava, trocamos o leitor e nada, depois subitamente lembrei-me "TMS tem o Star Forçe..." desistalei o jogo na esperança k fosse isso e... nada! Páh já nem sabia + o k fazer, até k fui dar com isto http://www.glop.org/starforce/ pois é o jogo tinha sido desistalado, mas o Star Force continuava no sistema a fazer "caquinha" com uma toolzita desistalei o Star Force por completo e o The Sims 2 arrancou logo à 1ª. O + incrivel disto é k o puto tristemente nem seker o TMN podia ter instalado porke lhe acontecia o mesmo e o JOGO é FREEWARE! Sorte é k depois de se desistalar o Star Force o TMN funciona na mesma e mesmo sem instalação! 8)
Por isso eu só vos digo uma coisa, de TODOS os jogos k usem StarForce se eu kiser muito o jogo e se existir um crack pra esse MESMO eu vou utiliza-lo e até digo + não compro o ORIGINAL! [:(!]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 06 abr 2006, 13:15

Pois essa questão levantou muitas suspeitas de porque raio o Trackmania Nation tem a proteção Starforce...
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
DaF
Moderador||Moderadora
Mensagens: 361
Registado: segunda 14 jul 2003, 14:08
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por DaF » quinta 06 abr 2006, 14:07

Player-zero Escreveu:Pois essa questão levantou muitas suspeitas de porque raio o Trackmania Nation tem a proteção Starforce...
Provavelmente porque o Sunrise usa o mesmo game engine e por isso se o Natios não tivesse protegido podia ajudar os Crackeres a derrotar o StarForce. Só uma ideia, pessoalmente também prefiro evitar jogos com StarForce, e dou todo o meu apoio a empresas que decidem não por protecções dessas nos seus jogos.
DragonSoull says: For the HORDE!
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 06 abr 2006, 14:11

DaF Escreveu:
Player-zero Escreveu:Pois essa questão levantou muitas suspeitas de porque raio o Trackmania Nation tem a proteção Starforce...
Provavelmente porque o Sunrise usa o mesmo game engine e por isso se o Natios não tivesse protegido podia ajudar os Crackeres a derrotar o StarForce. Só uma ideia, pessoalmente também prefiro evitar jogos com StarForce, e dou todo o meu apoio a empresas que decidem não por protecções dessas nos seus jogos.
O TMN com Starforce?!! Voçês têm a certeza? Não me parece mesmo, até porque o jogo é Freeware e o StarForce não uma tecnologia da Nadeo, pelo que eles teriam de pagar os direitos. Por um jogo FreeWare não me parece que eles fossem fazer isso. Além disso não é necessário qualquer CD para o fazer correr.
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 06 abr 2006, 14:17

ICE Escreveu:
DaF Escreveu:
Player-zero Escreveu:Pois essa questão levantou muitas suspeitas de porque raio o Trackmania Nation tem a proteção Starforce...
Provavelmente porque o Sunrise usa o mesmo game engine e por isso se o Natios não tivesse protegido podia ajudar os Crackeres a derrotar o StarForce. Só uma ideia, pessoalmente também prefiro evitar jogos com StarForce, e dou todo o meu apoio a empresas que decidem não por protecções dessas nos seus jogos.
O TMN com Starforce?!! Voçês têm a certeza? Não me parece mesmo, até porque o jogo é Freeware e o StarForce não uma tecnologia da Nadeo, pelo que eles teriam de pagar os direitos. Por um jogo FreeWare não me parece que eles fossem fazer isso. Além disso não é necessário qualquer CD para o fazer correr.
Pois mas realmente tem mesmo essa proteção por isso se alguém depois de ter instalado o Trackmania Nations tiver problemas no leitor de DVDs/CDs pode ser isto a causa...
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quinta 06 abr 2006, 17:03

Bem, acho certos casos exagerados... Não tenho muito dinheiro para gastar, daí que só compro um jogo em cerca de 2/3 meses, quando não compro alguns em 2ª mão a baixo preço, por isso não utilizem o argumento dos preços em Portugal para justificar a pirataria, é pirata quem quer, agora se disserem que utilizam a copia para verificar se o jogo é bom, bem, acho uma solução valida, tal como arrependo-me de comprar o max payne 1, sim senhor, bom jogo e tal mas demasiado curto, não justificando assim os 50€ que gastei... Agora musica estão à vontade de discutir o que quiserem... :P
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
_Omega_
Veteran
Mensagens: 635
Registado: domingo 23 jan 2005, 11:14
Localização: Great Big White World
Contacto:

Mensagem por _Omega_ » quinta 06 abr 2006, 17:17

Crjspim Escreveu:Precisamente... esse pessoal é está mal, muito mal...
A verdade é que a pirataria está a aumentar apesar dos esforços de muita gente... é muito triste e deve ser terrível para os programadores...
Imaginem um programador de Far Cry, que teve tanto trabalho a fazer gráficos lindos, ver o seu trabalho banalizado e tratado como uma menos valia... deve ser péssimo. :evil:
Pois, temos pena.
Um progamador actual, quando começa o seu trabalho tem que partir do príncipio de que, mal o seu trabalho seja comercializado no mercado, vai também ser posto online para download ilegal (leia-se gratuito).
Imagem
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quinta 06 abr 2006, 18:42

People, por favro não me crucifixem se este post for um clone de outro neste tópico... é que o tempo não é muito, por isso não dá para ler tudo...
Como já disse noutros posts, sou contra a pirataria...
Mas, há aqui uma questão bicuda... imaginem lá que compra um FPS super bacano e com a possibilidade de jogar via LAN. Vocês têm um irmão que também se apaixona pelo jogo e gostaria de jogar com vocês...
Vão comprar outro original? para jogar em dois PCs?
Excuse me... I have my own demons to fight...
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 06 abr 2006, 18:59

Crjspim Escreveu:People, por favro não me crucifixem se este post for um clone de outro neste tópico... é que o tempo não é muito, por isso não dá para ler tudo...
Como já disse noutros posts, sou contra a pirataria...
Mas, há aqui uma questão bicuda... imaginem lá que compra um FPS super bacano e com a possibilidade de jogar via LAN. Vocês têm um irmão que também se apaixona pelo jogo e gostaria de jogar com vocês...
Vão comprar outro original? para jogar em dois PCs?
Isso está (ou estava) previsto na lei. Podes (ou podias) fazer cópias para uso pessoal, quantas quizeres, assim como acontece na música e no cinema. Mas acho que eles andaram a mudar as leias e puzeram tudo uma palhaçada pegada... A minha irmã não gosta de jogar, portanto não se aplica aos irmãos. Mas eu e a minha namorada não temos duas versões originais do mesmo jogo (excepto o diablo 2, que compramos ainda não nos conhecíamos). Se eu tenho e ela quer, faço uma cópia, craco o jogo e dou-lhe, e ela faz o mesmo para mim. Não estamos juntos legalmente mas somos como uma família, portanto :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quinta 06 abr 2006, 19:03

Isso de ter uma namorada a jogar o mesmo que nós é que é!!!
Eu bem tento, mas nada... só pensa em trabalho... é professora...
Talvez lhe consiga seduzir com o The Movies (adoramos cinema)... mas jogar Diablo com ela é que era... Desculpem OFF TOPIC
Excuse me... I have my own demons to fight...
Responder