Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 11 jan 2006, 15:56

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:Por acaso, não, não acho!

Como tenho vindo a dizer, as artes devem ser o mais ecléticas e variadas possível, em temáticas, géneros e correntes artísticas!

A realidade e os grandes temas da Humanidade devem ser abordados de inúmeras maneiras, e isso inclui tê-las como tema principal de uma obra (como de resto acontece em todas as artes).

Portanto acho uma falha grave, haver tão poucos jogos interssados em ter esse propósito...
Mas os jogos que referi, apesar de abordarem realidades paralelas e diferentes da nossa abordam também matérias da nossa realidade.

Umas perguntas:
- Achas que uma história sobre cowboys e índios é mais "reality boarding" que uma história de ficção científica?
- Achas que as obras de ficção do género de ficção atual e com "backgrounds" actuais abordam a realidade?

Responde e depois eu posso falar.
Tudo depende de como a matéria é abordada! Um filme de Cowboys pode ser feito de uma infindade de maneiras, o mesmo com qualquer género.
A questão é que os jogos que ofereces como exemplos, são, antes de serem reflexões humanas, histórias de acção e divertimento.
Isso não tem mal nenhum, é muito bom até! Mas faltam as obras que não renegam essas questões para segundo plano...

Amanhã estreia cá em Portugal "Jarhead" um filme sobre a guerra do Golfo, com uma carga política, social e humana muito forte. Onde está o "Call of Duty" que não só retrata a guerra dentro do campo de batalha, como fora dele?
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 11 jan 2006, 16:00

Maedhros Escreveu:Tudo depende de como a matéria é abordada!
Exatamente. Mas eu prefiro um jogo de ficção científica, do género de Fallout ou Deus Ex a jogos do género de Call of Duty ou do género, cheios de ensinamentos da "vida real". Pois bem, aprendo muito mais com fallout ou kotor que com jogos baseados na realidade. Mas isto apenas porque reflito sobre as coisas, não gosto de passividade...

Just think about it
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 11 jan 2006, 16:12

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:Tudo depende de como a matéria é abordada!
Exatamente. Mas eu prefiro um jogo de ficção científica, do género de Fallout ou Deus Ex a jogos do género de Call of Duty ou do género, cheios de ensinamentos da "vida real". Pois bem, aprendo muito mais com fallout ou kotor que com jogos baseados na realidade. Mas isto apenas porque reflito sobre as coisas, não gosto de passividade...

Just think about it
Na boa, gostos são gostos!

Mas continuas sem me conseguir dar exemplos de jogos cujo principal tema sejam questões da actualidade e da realidade (independentemente do género). E isso é perigoso, pois uma arte também deve ter o papel da consciencialização sócio-humana e sócio-política.

Se amanhã ficássemos reduzidos a esta 8a arte, o mundo podia-se virar do avesso que ninguém notaria, tal seria a falta de cultura e informação, que as pessoas apresentariam. E o problema que a Erica aponta, é mesmo esse. A realidade que é apresentada nos jogos é falsa, e recusa-se a abordar os temas importantes, com medo de afastar os jogadores.

Por muito que goste dos jogos que falas, nenhum aborda com profundidade o nosso mundo, apesar da sua retórica até ser interessante (volto a focar que mesmo assim é secundária).

Quero ver mais jogos a falar de política, dos problemas sociais, da guerra, do homem, das artes.... Todas as artes abordam estes temas, agora é a altura certa para os jogos deixarem-se de reflexões superficiais (ou mesmo banais) e aprofundarem estas temáticas.

E isso é possível, mesmo sem descuidar o aspecto da jogabilidade, requer é coragem.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 11 jan 2006, 16:20

Será que é possível. A abordagem a esses temas iria tornar os jogos numa espécie de documentário ou aula sobre o tema, o que é bom. Ou então ia relegar isso também para segundo plano (assim como the movies, civilization e jogos baseados em política e coisas mais "reais" o relegam...)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 11 jan 2006, 16:29

Morbus Escreveu:Será que é possível. A abordagem a esses temas iria tornar os jogos numa espécie de documentário ou aula sobre o tema, o que é bom. Ou então ia relegar isso também para segundo plano (assim como the movies, civilization e jogos baseados em política e coisas mais "reais" o relegam...)
Todas as artes o fazem... só os jogos é que não.
E não, não têm de ser documentários... parece que nunca leste um livro ou um filme fortemente politizado ou que focasse questões sociais...
Se achamos que os jogos são arte, temos de ver isso dos dois lados!

Mais uma vez foco, que não tem mal renegar isso para segundo plano... mas também deveria haver obras que colocassem esses temas como prioridades!

E lembro que isso não quer dizer que esses os jogos não possam ser divertidos! Quer dizer é que esses jogos devem ter uma mensagem forte e uma corrente opinativa bem delineada, em vez de se reduzirem a meras histórias com uma retórica interessante.

As narrativas nos jogos ainda são muito imaturas (há excepções, claro), e precisam de amuderecer, mas mesmo as mais adultas ainda têm um longo caminho a percorrer até atingirem patamares mais altos.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 11 jan 2006, 16:38

Maedhros Escreveu:Por muito que goste dos jogos que falas, nenhum aborda com profundidade o nosso mundo, apesar da sua retórica até ser interessante (volto a focar que mesmo assim é secundária).
Maedhros Escreveu:Mais uma vez foco, que não tem mal renegar isso para segundo plano... mas também deveria haver obras que colocassem esses temas como prioridades!
??? não percebi qual é a tua posição...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 11 jan 2006, 16:59

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:Por muito que goste dos jogos que falas, nenhum aborda com profundidade o nosso mundo, apesar da sua retórica até ser interessante (volto a focar que mesmo assim é secundária).
Maedhros Escreveu:Mais uma vez foco, que não tem mal renegar isso para segundo plano... mas também deveria haver obras que colocassem esses temas como prioridades!
??? não percebi qual é a tua posição...
A minha posição é que só há jogos (poucos) que abordam esses temas em plano secundário e nenhuns num papel principal!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » quarta 11 jan 2006, 17:05

Maedhros Escreveu:
.......Onde estão os jogos de consciencialização moral/ética, os jogos do despertar moral ou mobilização social? Onde está a divulgação da ciência e da política? Onde estão os grandes temas da sociedade?.....
A título de brincadeira é facil de responder, estão nas prateleiras das lojas, ninguém os compra :lol:
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 11 jan 2006, 17:22

Simple Escreveu:
Maedhros Escreveu:
.......Onde estão os jogos de consciencialização moral/ética, os jogos do despertar moral ou mobilização social? Onde está a divulgação da ciência e da política? Onde estão os grandes temas da sociedade?.....
A título de brincadeira é facil de responder, estão nas prateleiras das lojas, ninguém os compra :lol:
Tens que me dizer quais são....
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 11 jan 2006, 18:06

Maedhros Escreveu:, mas hoje lá arranjei tempo e li a coluna da Erica.
quote]

o k é k leste nas costas dela?!
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 11 jan 2006, 18:09

scarface Escreveu:
Maedhros Escreveu:, mas hoje lá arranjei tempo e li a coluna da Erica.
o k é k leste nas costas dela?!
:roll: lol
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » quinta 12 jan 2006, 11:40

Maedhros Escreveu:
Simple Escreveu:
Maedhros Escreveu:
.......Onde estão os jogos de consciencialização moral/ética, os jogos do despertar moral ou mobilização social? Onde está a divulgação da ciência e da política? Onde estão os grandes temas da sociedade?.....
A título de brincadeira é facil de responder, estão nas prateleiras das lojas, ninguém os compra :lol:
Tens que me dizer quais são....
NUm certo modo disse que se existissem ninguem os comprava, o que a malta quer é carros a dar 300 :), tiros e naves :) assim a modo que generalizando.
Grande Maioria compra esses jogos e passa ao lado de hipotéticos jogos de consciencialização moral/ética.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quinta 12 jan 2006, 13:33

Simple Escreveu:
Maedhros Escreveu:
Simple Escreveu:
Maedhros Escreveu:
.......Onde estão os jogos de consciencialização moral/ética, os jogos do despertar moral ou mobilização social? Onde está a divulgação da ciência e da política? Onde estão os grandes temas da sociedade?.....
A título de brincadeira é facil de responder, estão nas prateleiras das lojas, ninguém os compra :lol:
Tens que me dizer quais são....
NUm certo modo disse que se existissem ninguem os comprava, o que a malta quer é carros a dar 300 :), tiros e naves :) assim a modo que generalizando.
Grande Maioria compra esses jogos e passa ao lado de hipotéticos jogos de consciencialização moral/ética.
Então concordas que não existem :)
Mas eu acho que há público para eles, tal como há público nas outras artes. Têm é de aparecer os primeiros jogos, para que esse público surja!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
BoneBreaker
Beginner
Mensagens: 47
Registado: sexta 28 fev 2003, 11:39
Localização: Portugal

Mensagem por BoneBreaker » segunda 16 jan 2006, 16:54

Engraçado este tópico... para quem experimentou jogoos como half life ( o primeiro), road rage3 (para mega drive), morrowind, kotor, monkey island, siberia, e muitos outros aí sim os jogos são uma arte.. para quem se fica pelo gta ou pelo need for speed.. enfim....
To play or not play??
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 16 jan 2006, 16:58

BoneBreaker Escreveu:Engraçado este tópico... para quem experimentou jogoos como half life ( o primeiro), road rage3 (para mega drive), morrowind, kotor, monkey island, siberia, e muitos outros aí sim os jogos são uma arte.. para quem se fica pelo gta ou pelo need for speed.. enfim....
Porque é que Road Rage é arte e GTA não????
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Responder