Maedhros Escreveu:cinemaniac Escreveu:sim e eu já vi, só que isto:
"como na maioria dos filmes negros, todos os protagonistas sao culpados, nascem com um pecado e com um inevitável segredo que é para desvendar com a ajuda do espectador"...hmm se bem me lembro o espectador aqui neste filme nao precisa sequer de pensar (e não convem que o faça).
e ainda:
"Por isso, A Dália Negra é um sofisticado cocktail de clichés e momentos do melhor cinema negro da história..." se isto é o melhor, ainda bem que não vi o pior lol e é bom saber que é uma junção de vários clichés! é original então
![Whistle :-''](./images/smilies/eusa_whistle.gif)
(nao sei se leste a premire, mas se leste, sim concordo com o resto da frase que não coloquei aqui)
e como é normal:
"O filme A Dália Negra não foge à regra dramática de um dos géneros mais queridos do cinema norte-americano.." e ainda bem que é dos mais amados, porque nem quero imaginar que nota a critica americana ia dar ao filme se ele nao fosse dos mais queridos, já que agora as notas sao 34% ou mesmo este belo texto do Hollywood Reporter:
""Black Dahlia" has the looks, smarts and attitude of a classic Brian De Palma/film noir thriller. During the first hour, the hope that the director has tapped into something really great mounts with each passing minute. Then, gradually, the feverish pulp imagination of James Ellroy, on whose novel Josh Friedman based his screenplay, feeds into De Palma's dark side. The violence grows absurd, emotions get overplayed, and the film revels once too often in its gleeful depiction of corrupt, decadent old Los Angeles. Disappointingly, the film edges dangerously into camp."
uff...ainda bem que o amam lol
p.s.: considerar o público critica especializada ou mesmo o IMDB, não é nada bom. o IMDB baseia-se em notas dadas por kk pessoa, e as pessoas que votam é smp 0 valores ou 10 para conseguirem subir ou descer a nota do filme.
1. Caso não tenhas apanhado, eu dei-te essas referências apenas para te mostrar que o Black Dahlia era um filme noir puro e duro, só isso (nisso estamos todos de acordo). Afinal, não pareces sequer saber o que é um filme noir (o que não tem problema nenhum...), e afirmavas que nunca tinhas lido "que o Black Dahlia era um film noir"... ora agora já leste. Estamos esclarecidos.
2. Lamento, mas nem sequer vou responder aos teus comentários aos textos que aqui colocaste. Acho que eles falam por si.
3. Quando eu me referia ao Público, referia-me a uma publicação jornalística diária chamada "O Público", que só por acaso deve ser o melhor jornal do país. Se os elementos da secção de cinema do público não são crítica especializada, hás-de-me dizer quem é? Talvez sejam pessoas com um pouco mais e cultura cinematográfica que tu e eu.... E se achas que a premiere é crítica especializada comparada com o Público, então talvez devas comparar as críticas e reportagens da Y com as da Premiére. Mesmo tendo em conta que a premiére tem um público mais generalista (a Y é altamente elitista), a qualidade editorial da Premiere está a anos luz da do Y. Basta ler.
4. O IMDB não só serve como barômetro do público em relação aos filmes, como também tem alguns comentários pertinentes sobre os filmes. Nem toda a gente que lá escreve tem falta de cultura cinematográfica. Obviamente que não é "critica especializada", mas eu também nunca disse que era.
E chega de Black Dahlia... Há N filmes para vocês falarem aqui no forúm...
1. Eu disse que nunca tinha lido a dizerem que era um "noir puro e duro" e continuei a nao ler. eles bem que dizem que é... mas nao tem todas as caracteristicas para tal. e tal como aqui aparece:
Precursores
O Film noir é resultado de uma combinação de estilos e gêneros, com origem na pintura e na literatura, assim como no cinema. De acordo com James Monaco em American Film Now, film noir não é um gênero em si, mas um estilo visual. Outros críticos tratam o film noir como um "modo" ou "ciclo".
A estética do film noir é fortemente influenciada pelo Expressionismo alemão Sob o jugo do Nazismo, muitos diretores importantes foram forçados a emigrar (incluindo Fritz Lang, Billy Wilder e Robert Siodmak). Eles levaram em sua bagagem técnicas que desenvolveram (principalmente a iluminação dramática e o ponto-de-vista subjetivo e psicológico) e fizeram alguns dos mais famosos films noirs nos Estados Unidos.
Outras influências importantes vieram do realismo poético francês, com seus temas de fatalismo, injustiça e heróis arruinados, e do neo-realismo italiano, com ênfase na autenticidade. Muitos films noirs posteriores, como Night and the City (1950) e Panic in the Streets (1950), adotaram uma abordagem neo-realista, utilizando fotografia in loco e extras não-profissionais. Além disso, alguns films noirs se esforçaram em retratar pessoas comuns e oprimidas com vidas ordinárias de um amaneira similar aos filmes neo-realistas, como The Lost Weekend e In a Lonely Place.
Nos Estados Unidos, a principal influência literária do film noir veio da escola de ficção policial e de detetives, que abrange escritores como Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain, popularizado em revistas baratas como Black Mask. Apesar de não ser considerado um film noir, Cidadão Kane (1941) de Orson Welles teve uma forte influência no desenvolvimento do estilo deste gênero, particularmente por seus visuais barrocos e a complexa estrutura narrativa conduzida por sobreposição narrativa.
O período clássico
As décadas de 1940 e 1950 foram o "período clássico" do film noir. Alguns historiadores do cinema consideram Stranger on the Third Floor (1940) como o primeiro film noir genuíno. Touch of Evil (1958), de Orson Welles é comumente citado como o último filme do período clássico.
Alguns acadêmicos acreditam que o film noir nunca acabou realmente, mas apenas declinou em popularidade para, mais tarde, ser revivido de uma maneira um pouco diferente. Outros críticos - talvez a maioria - não consideram autênticos os filmes feitos fora do período clássico. Estes críticos consideram o genuíno film noir como pertencente a um ciclo ou período, e crêem que os filmes subsequentes que tentaram reviver os filmes clássicos são diferentes, pois os criadores são conscientes do estilo "noir", de maneira que os diretores dos film noirs originais talvez não fossem.
Muitos dos filmes deste gênero eram produções de baixo orçamento, sem atores de grande porte e alguns diretores e roteiristas perseguidos pelas políticas dos tempos da guerra fria que se acharam, de certa maneira, livres das regras das grandes produções. Muitos dos mais populares exemplos de film noir giram em torno de uma mulher de virtudes questionáveis, e eram também conhecidos por bad girl movies. Os filmes dos grandes estúdios demandavam mensagens mais positivas. Personagens fracos e moralmente ambíguos foram interpretados por astros do cinema, enquanto os personagens secundários raramente possuíam alguma profundidade ou autonomia. Era regra nos filmes "A" o uso de iluminação sofisticada, interiores luxuosos e sets de filmagens externas ricamente elaborados. O film noir ficou conhecido por estas características, criando dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo, desconfiança, paranóia e cinismo, em ambientes realistas urbanos e utilizando-se de técnicas como narração confessional ou movimentos de câmera com o ponto-de-vista do herói. O estilo noir gradativamente influenciou o senso-comum - mesmo fora de Hollywood.
Exemplos de film noir do período clássico
Stranger on the Third Floor (1940)
The Maltese Falcon (1941)
This Gun for Hire (1942)
Shadow of a Doubt (1943)
Murder, My Sweet (1944)
Laura (1944)
Double Indemnity (1944)
Detour (1945)
Mildred Pierce (1945)
The Big Sleep (1946)
Gilda (1946)
The Killers (1946)
The Lady from Shanghai (1947)
Out of the Past (1947)
Force of Evil (1948)
Key Largo (1948)
Criss Cross (1949)
The Third Man (1949)
White Heat (1949)
The Asphalt Jungle (1950)
Night and the City (1950)
Sunset Boulevard (1950)
Strangers on a Train (1951)
On Dangerous Ground (1952)
Clash by Night (1952)
Pickup on South Street (1953)
The Big Heat (1953)
Kiss Me Deadly (1955)
The Night of the Hunter (1955)
The Killing (1956)
Sweet Smell of Success (1957)
Touch of Evil (1958)
Alguns diretores associados ao período clássico do film noir: Jules Dassin, Edward Dmytryk, John Farrow, Samuel Fuller, Henry Hathaway, Alfred Hitchcock, John Huston, Phil Karlson, Fritz Lang, Joseph H. Lewis, Anthony Mann, Otto Preminger, Nicholas Ray, Robert Siodmak, Orson Welles, Billy Wilder, e Robert Wise.
Neo-noir e a influência do film noir
Na década de 1960, cinegrafistas como Peckinpah, Arthur Penn, Robert Altman criaram filmes inspirados nos films noirs originais. Em The Long Goodbye, o detetive criado por Altman é apresentado como um idiota azarado que não consegue evitar sua derrota numa batalha moral. Talvez o mais bem sucedido filme neo-noir tenha sido Chinatown (1974), de Roman Polanski.
Muitos dos filmes de Joel e Ethan Coen são exemplos de filmes influenciados pelo gênero noir, especialmente O homem que não estava lá e Gosto de Sangue, além da comédia O grande Lebowski. O homem que não estava lá apresenta uma cena que parece ter sido filmada de maneira simelar a uma cena de Out of the past Os irmãos Cohen também acrescentaram diversos elementos de film noir tanto na filmagem quanto no roteiro de Fargo. Alguns críticos consideram-no um clássico moderno do gênero. O aclamado Los Angeles: cidade proibida, de Curtis Hanson (adaptado do romance de James Ellroy) pode ser o filme que mais se aproxima do film noir moderno, com suas histórias de policiais corruptos e femmes fatales que parecem ressurgidos dos anos 50.
O ponto-de-vista cínico e pessimista do film noir influenciou fortemente os criadores do gênero cyberpunk de ficção científica no início dos anos 1980, sendo Blade Runner o mais conhecido filme deste gênero. Uma mistura de film noir e cyberpunk também é chamdaa de tech-noir. Os personagens destes filmes são geralmente derivados de filmes de gangsters dos anos 30 e de revistas em quadrinhos. Outros exemplos de ficção científica noir são Gattaca, The Thirteenth Floor, Ghost in the Shell, Dark City, e Minority Report.
Alguns consideram que os filmes de David Lynch têm forte influência noir, principalmente Blue Velvet and Lost Highway.
Alguns trabalhos recentes com uma veia noir incluem filmes como Cães de aluguel (1992), Fargo (1996), Kiss Kiss, Bang Bang (2005), e A Simple Plan (1998); a série de video game Max Payne, e o remake de "Insônia", de Christopher Nolan. Também de Christopher Nolan, Amnésia e Batman Begins são considerados exemplos de neo-noir, assim como o filme Sin City, filmado em preto-e-branco, com alguns elementos em cores.
Com a estréia do seriado de TV Veronica Mars (2003), e do filme Brick (2006), o noir ganha uma nova vertente, batizada (e aplaudida) por críticos como teen-noir, uma reinvenção do gênero como expressão das angústias do universo adolescente.
Caracteristicas:
Estilo visual
Os film noirs tendem a utilizar sombras dramáticas, alto contraste, iluminação low key (que tenta cirar cenas em chiaroscuro) e película em preto-e-branco, resultando numa razão de 10:1 do escuro para o claro, ao contrário da razão de 3:1, dos filmes tradicionais. Muitos films noirs foram filmados em locações reais, durante a noite. Sombras de venezianas sobre o rosto de um ator enquanto ele olha através da janela são um ícone visual no film noir, já tendo se tornado um cliché.
O film noir também é conhecido pelo uso de ângulos de câmera não-convencionais e lentes grande-angulares. Outros dispositivos de desorientação utilizados nos film noirs incluem pessoas filmadas em espelhos, ou contra múltiplos espelhos, filmagens através de vidros, e múltiplas exposições.
Situação geral
O film noir apresenta personagens desesperados num universo desapiedado. Crime, geralmente assassinato, é um elemento que permeia a maioria dos films noirs, geralmente carregados de ciúmes, corrupção e fraqueza moral. A maioria dos films noirs contém certos personagens arquétipos (femme-fatales, policiais corruptos, maridos ciumentos, corretores de seguros e bodes expiatórios), locações famosas (Los Angeles, New York e San Francisco), e temática recorrente nos roteiros (tramas de assaltos, histórias de detetives, filmes de gangsters e de julgamentos).
Moralidade
A moral no film noir tende a ser ambígua e relativa. Os personagens podem aderir a determinado objetivo moral, mas sempre apresentam um comportamento do tipo "o fim justifica os meios". Por exemplo, no filme The Stranger, o detetive está tão obcecado em investigar um criminoso nazista que coloca a vida de outras pessoas em risco para alcançar seu objetivo.
Elementos do film noir
O film noir é mais difícil de definir especificamente que determinados gêneros como o Western ou o musical, principalmenet pelo fato de que os criadores responsáveis por estes filmes não tinham a consciência de que faziam parte de determinada tendência estilística. Alguns filmes, portanto, são considerados noir por alguns e não o são por outros. Por exemplo, Leave Her to Heaven (1945), Niagara (1953), Vertigo (1958) foram filmados em cores, mas são freqüentemente considerados noir. Os filmes considerados noir geralmente contêm alguns, se não todos os seguintes elementos:
Personagens
Femme fatale
Protagonistas moralmente ambíguos
Protagonistas alienados
Bode expiatório
Personagens violentos ou corruptos
Ambientes
Ambiente urbano
Ambiente contemporâneo
Locações exóticas ou remotas
Casas noturnas e/ou clubes de jogos/apostas
Elementos cinematográficos
Fotografia em preto-e-branco, ou em cores lavadas (não-saturadas)
Ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e técnicas expressionistas de fotografia
Seqüências e efeitos visuais incomuns
Cenários noturnos e interiores sombrios
Uso de narração
Elementos temáticos
Senso de fatalismo
Obsessão sexual/romântica
Corrupção social ou humanitária inerente
Emboscadas
Elementos de roteiro
Roteiro intrincado
Uso de flashbacks
Sobreposições narrativas
Presença do protagonista em praticamente todas as cenas
Estória contada sob perspectiva criminal
Assassinato ou roubo como centro da estória
Falsas acusações
Traição
Inevitabilidade do fracasso do protagonista
Final em aberto ou ambíguo
acho que é mais facil considerar então o Black Dahlia como um filme Neo-Noir do que um Noir puro e duro ja que por norma, os filmes Noir são a preto e branco. podem nao o ser, mas este encaixa-se melhor em Neo-Noir. já que Black Dahlia tem mais inspiraçao em filmes noir do que propriamente é um.
2. ok pronto
3. uma coisa é o jornal, outra é a qualidade dos criticos de cinema. eu falei disso, pois eles como criticos deixam muito a desejar. ou vais-me dizer que muita gente não gosta deles porque apetece-lhes? ou então, vê este exemplo: Filme --> Finding Neverland. Excerto de Critica: "será que o autor do filme está a querer fazer-nos passar por crianças e a acreditar no que vemos? não obrigado!" BEM que bela critica. e isto é so um dos exemplos. por aquela ordem de ideias, filmes como Scream, ou Exorcista, ou mesmo Black Dahlia, estavam a querer pensar-nos passar por assassinos ou vitimas. mas para mim (e mais uma boa dose de pessoas) não gostam deles, não os acham aptos ao trabalho que fazem. pois se há coisa que a Premiere faz, é fazer criticas, e os criticos distanciam um pouco (se nao mesmo muito) os seus gostos. e há que ter em conta, que no público, graças a pessoas fartarem-se de "resmungar" com aqueles criticos, por menos um deles já saiu do jornal. ou por menos, da secção de criticas de cinema.
4. a critica especializada fui eu k fiz confusao. pensei k tivesse lido em kk lado. sorry. em relação ao IMDB, eu vou la somente para informaçao de actores e etc, pois já nao era a primeira nem a segunda vez que eu levava com spoilers sem avisos, ou as notas eram totalmente mal dadas (refiro-me a darem 0 ou 10) e nunca encontrar lá nada que va valer a pena ser lido no que respeita a membros. sei que podem haver la boas opinioes (duvido que nao haja) mas entre levar com spoilers ou com coisas "THIS FILM SUCKS. ITS SH**" ou encontrar uma boa opinião, prefiro deixar passar essa opinião.
Já agora, dei-te duas criticas especializadas de que realmente os próprios americanos nao gostaram lá muito do filme. por isso, há ali kk coisa de errado no filme. uma coisa é gostar-se do realizador, ou actores, ou do que for, mas há que ver que por vezes as coisas saem para o torto. e tantos actores/realizadores que eu venero já nao o fizeram? e olha, digo a alto e bom som que detestei.